Home Atividades Volta as aulas 14 Atividades para os primeiros dias da escola

14 Atividades para os primeiros dias da escola

26 min read
0
0
217

Se você está procurando atividades divertidas para os dias de abertura da escola – atividades que o ajudarão a conhecer seus alunos e ajudá-los a conhecê-lo – confira essas sugestões de seus colegas em todo o mundo. Veja também Atividades Volta às Aulas 19 sugestões divertidas

As idéias não têm nenhuma ordem especial, e todas foram editadas para o espaço.

Atividades para o primeiro dia de aula!

Verdadeiro ou falso? 
Esta atividade é sempre divertida, e todos aprendemos algo interessante um sobre o outro! Eu começo. Eu escrevo quatro fatos sobre mim em uma transparência geral. Três dos fatos são verdadeiros, e um é falso. Os alunos tomam meu pequeno teste verdadeiro-falso. Então eu examino estudantes para aprender os resultados. 

Retornamos cada pergunta para ver o que eles pensavam sobre cada afirmação. Isso me dá uma chance de contar um pouco sobre mim. Então, em uma folha de papel, os alunos escrevem três fatos interessantes sobre si mesmos que são verdadeiros e falsos. Ao longo do dia, peço a alguns alunos que tentem mexer com o resto de nós. 
   

  Já é um teste!

Ainda está procurando por mais idéias? Não esqueça nosso arquivo de MÚSICAS PARA VOLTA AS AULAS

Depois que os alunos se sentarem e tomo o rolo, peço-lhes que tirem uma folha de papel e uma caneta ou lápis para o primeiro teste do ano letivo. 

Eu explico-lhes – com total seriedade, é claro – que este será o teste mais difícil de todo o ano porque eles não prepararam na sala de aula para o teste. Eu tenho o título do artigo “Professor”. 

Peço-lhes que respondam todas as partes de cada pergunta. 

  • As perguntas podem incluir Onde nasci ?
  • O que o meu pai faz para viver ?
  • Quantos irmãos e / ou irmãs eu tenho – se houver ?
  • Quantos estados diferentes eu chamei para casa ?
  • Onde eu fui?
  • para o ensino médio e a faculdade?
  • quantos anos eu tenho?
  • Qual é a minha cor favorita?
  • Que tipo de carro eu dirijo? 

O teste pode ser tão longo ou curto quanto desejar; faça as perguntas adequarem-se às coisas que você gostaria que elas conhecessem. 

Você pode imaginar os olhares nos rostos quando solicitado estas perguntas. Eu lhes digo que receberam seus 100 primeiros na minha classe se eles responderam todas as perguntas corretamente! No final do “teste”, dou as respostas e as crianças ficam maravilhadas com a discrepância de suas respostas. 

Uma das minhas coisas favoritas para ver é um estudante que estava na minha aula no ano anterior. Eles sempre pensam que vão fazer um 100. Eles nunca fazem! Com alunos mais jovens, quando estão certos, eles pensam que podem prever o futuro! Eles sempre pensam que vão fazer um 100.

Eles nunca fazem! Com alunos mais jovens, quando estão certos, eles pensam que podem prever o futuro! Eles sempre pensam que vão fazer um 100.

Eles nunca fazem! Com alunos mais jovens, quando estão certos, eles pensam que podem prever o futuro!
     

Olhadinha no Verão

Divida um quadro de avisos em “painéis de janela”, usando tiras brancas de papel. Crie um painel de janela para cada criança em sua classe. Atribua duas crianças para trazer algum objeto a cada dia, como uma concha, que representa o que eles divertiram fazendo no verão passado. 

Coloque os itens em sacos plásticos pequenos com fecho de correr. Após cada apresentação, monte as sacolas de plástico no “painel de janela” de cada criança. Isso faz um ótimo quadro de avisos de volta para a escola e oferece às crianças oportunidades para falar sobre o verão. 

Mais atividades volta às aulas

O Livro Mais Importante
No primeiro dia da escola, leia aos alunos um favorito popular. Depois de ler o livro e descobrir sua forma, escrevemos o nosso Livro mais importante . Cada criança fala sobre si mesmo, seguindo o formato do Livro Importante . “As crianças terminam, como faz o livro, repetindo a primeira linha,” Mas, a coisa mais importante sobre o nome da criança é que ele ou ela _____. “Cada criança é responsável por uma página” mais importante “, que se torna parte do livro de aula.

Esta é uma maneira maravilhosa e divertida de conhecer uns aos outros e o livro é lido durante todo o período ano. 

Vamos ouvir isso! 
Eu acredito que os alunos estão mais interessados ​​na escola quando eles têm uma mão em sua própria aprendizagem. Peço aos meus alunos de segundo ano que escrevam alguns parágrafos explicando o que eles gostariam de sair da minha classe de governo americano. Se eles pudessem ensinar a própria classe, como eles tornariam isso mais interessante e o que eles evitariam? 

BINGO-Caçador! 
Para começar a comunicação entre alunos que não são necessariamente amigos, eu começo o ano com um jogo de BINGO. Crie de maneira fácil: Cartelas de números, letras ou frases. Alfabetizar brincando de BINGO!!Cada quadrado no cartão inclui uma breve descrição. 

Exemplos: visitou o zoológico neste verão, tem um grande irmão e uma pequena irmã, nasceu em outro país, vive mais perto da escola, aprendeu a patinar neste verão, não viu o filme Titanic, Gosto de pizza, nasceu no mesmo mês que você, tem um irmão ou uma irmã na mesma escola, assunto favorito é ciência, tem uma orelha perfurada mais de uma vez, o nome do pai é Jim, leia mais de um livro neste verão, Fala dois idiomas, tem dois animais de estimação. 

Estudantes andam ao redor da sala e recebem a assinatura de alguém que se encaixa na descrição específica em cada caixa. 

O objetivo é ser o primeiro a estudar a preencher o cartão BINGO com assinaturas. 

Para tornar mais difícil, peça aos alunos que preencham todos os quadrados com uma assinatura de estudante diferente e estabeleçam um limite de tempo. 

Quando um aluno tem um BINGO (um nome assinado por quadrado), dê à pessoa um pequeno prêmio, como ser o primeiro na fila naquele dia. 

Esta é uma ótima maneira de aprender coisas especiais sobre seus alunos e ajudá-los a conhecer-se. 

Uma alternativa: 

Configure isso como uma caça ao tesouro com uma série de perguntas, cada pergunta com uma linha ao lado. Os alunos recebem um limite de tempo para circundar a sala de aula e encontrar alguém que tenha “estado lá, feito isso”. Que “alguém” escreve seu nome no espaço em branco.

Iniciando círculos
Durante todo o primeiro dia da escola, organizo todas as mesas em um círculo grande, com todos de frente para o centro. Isso torna mais fácil para as crianças conversarem e se conhecerem. Então peço a cada criança que se apresente. As crianças também devem fornecer um fato sobre si mesmas. Ao percorrer o círculo, os alunos tentam repetir a informação (nomes e fatos) sobre cada um dos outros alunos no círculo. 

Ir para Ciência
Esta atividade tem como objetivo que os estudantes de ciências do ensino médio pensem sobre o processo científico – qual é o problema ou problema, o que sabemos, o que precisamos saber. etc. – e avaliar quais áreas do currículo são familiares para eles. 

Emita textos, agrupe alunos e forneça a seguinte atividade: Convide os alunos a digitalizar o primeiro capítulo de seu texto – ou o Índice, que apresenta as principais áreas normalmente cobertas no curso. 

Como grupo, selecione um tópico ou assunto relacionado. Isso é uma questão controversa? Ou seja, existe um debate em curso relacionado a isso? Identifique o que você conhece como um grupo sobre esse tópico ou problema. 

Determine quais fatos ou informações que você, como grupo, gostaria de saber sobre este tópico ou problema. Como você responderia às perguntas que você acabou de levantar? 

Discuta de que maneira esta questão é relevante para você? Após cerca de 20 minutos, paro a discussão e convido cada grupo a compartilhar suas respostas.

Vinte Perguntas
Um dos meus objetivos é levar as crianças a “participação verdadeira” e a idéia de que estar errado pode levar a estar certo! Jogar Twenty Questions é um grande empate no que eu começo a fazer classe com o dia seguinte – como às vezes aprendemos tanto ou mais de errado por estar correto. 

O jogo é fácil e não requer nenhuma configuração ou materiais. Eu escolho um item na sala, e os alunos têm que adivinhar o que é. Eles podem fazer apenas perguntas que eu possa responder com sim ou não. 

Por exemplo: “É azul?”, “Está na metade da frente da sala?” A pessoa que finalmente obtém é a próxima sim-nenhuma pessoa. Eu insisto que essa pessoa nunca teria conseguido sem a ajuda de todos os outros; as respostas “não” ajudaram tanto quanto as respostas “sim” fizeram. 

Eu também tenho que ser um participante e apontar que às vezes também estou errado! O tom de cooperação amigável no primeiro dia dura o ano letivo, e o primeiro dia passa a fazer parte de uma lição, não apenas um dia de registro.

Quem sou eu? 
crianças compartilham fatos sobre si mesmos, criando um Quem eu soulivro enigmático. Os alunos escrevem quatro ou cinco declarações sobre si mesmos. 

A última linha é uma pergunta: “Quem sou eu?” Eu coloco isso como um quadro de avisos e os alunos adivinham quem é cada pessoa. A primeira pessoa a adivinhar corretamente consegue escolher quem adivinha a seguir. 

Matemática Sobre Mim 

Estudantes criam folhas de Matemática Sobre Mim. Eles compartilham os lençóis com a classe e a folha de cada aluno se torna parte de seu portfólio. 

As informações de Matemática sobre mim podem incluir aniversário, números de endereço, número de telefone, número de esportes, número de favoritos, número de animais de estimação, número de pessoas na família, etc.

Quando os alunos se reúnem para compartilhar seus números, eles vêem o número deles em comum com seus colegas de classe, e todos aprendem um pouco uns sobre os outros. 

Os números são usados ​​para fazer um cartaz de Matemática sobre mim. Eu tomo um instantâneo de cada criança para o centro do cartaz. Em seguida, as crianças projetam os fatos de matemática em uma apresentação colorida e interessante. Usamos estes como um quadro de avisos de corredor. 

Roteador alfabético! 
Depois de se apresentar, crie algum caos. Diga aos alunos que tenham três minutos para concluir sua primeira tarefa: “Classifique-se em ordem alfabética pelo sobrenome”. 

Após o choque inicial e depois de terem sucesso, lembre-os de como eles são capazes de lidar com seu primeiro dia e todos os dias, fazendo perguntas, recebendo ajuda dos outros, trabalhando juntos, tentando e avaliando estratégias para “simplesmente fazê-lo”! Seja como for, pode fazê-lo! 

Atividade confusa
Os alunos usam marcadores coloridos para escrever seus nomes em grandes letras em uma folha de papel de desenho. Sob seus nomes, eles escrevem várias frases descrevendo-se, por exemplo, coisas favoritas, informações familiares, passatempos e informações para animais de estimação. 

Em seguida, distribua enigmas em branco (o que pode ser encontrado em lojas de artesanato – barato!). Em particular – talvez por trás de uma pasta na parte de trás das mesas – os alunos ilustram os enigmas em branco dos interesses e informações em suas folhas de nome. 

Eles rompem seus enigmas e colocam as peças em uma bolsa de papel marrom com um ponto de interrogação na frente. Poste os papéis grandes com as frases descritivas em um quadro de avisos e, abaixo dessa exibição, alinhe todas as bolsas de papel cheias de peças de quebra-cabeça. 

Ao longo da semana, durante o tempo livre, os alunos podem escolher um saco, juntar o enigma, comparar o enigma com as frases publicadas, e adivinhe qual classe pode ser. No final da semana, veja as suposições e descubra de quem é realmente quem é quem.

Veja outras sugestões de atividades volta às aulas

Atividades Volta às Aulas 19 sugestões divertidas

Volta às Aulas Turma da Mônica Desenhos para colorir

MÚSICAS PARA VOLTA AS AULAS

Dinâmicas Para Crianças

sugestões de atividades volta as aulas em vídeo

Summary
Review Date
Reviewed Item
14 Atividades para os primeiros dias da escola
Author Rating
51star1star
1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Atividades Volta as aulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Volta às Aulas – Interação Social

Conheça as atividades de seus colegas de classe Procurando uma maneira de acalmar esses ne…