6 ATIVIDADES DE ARTES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

As aulas de artes para alguns professores podem parecer sem importância e sem objetivos, o que é um engano.

As aulas de artes contribuem e muito para a educação dos pequenos de maneira incrivelmente significativa e sem que eles que percebam isso.

È uma aula que necessita de um cronograma, um planejamento, mas que também proporciona uma liberdade de criação por ambas às partes, professor e aluno.

Sugestões de Atividades de Artes Para Educação Infantil

Pintar envolve uma coordenação motora fina necessária para a escrita também, o ato de pintar desenhos prontos, por exemplo, ajuda a criança a ter uma melhor coordenação motora, respeitando as linhas e as metas traçadas para aquele desenho em específico, mas só?

Não. As atividades de artes devem inspirar a criatividade das crianças também, deixá-las criar e apreciar seu próprio processo criativo é importante para que elas percebam que também conseguem e conseguem sozinhas.

Para tal é preciso que o professor apresente sempre novos métodos, materiais, formas, tudo o que estiver ao seu alcance para que o aluno perceba que não existe apenas o papel e lápis e que a arte de faz de diversas maneiras, agregando valores simbólicos e muito úteis as suas vidas presentes e principalmente futuras como a criatividade, sensibilidade, senso-crítico e conhecimento sobre si.

6 Ideias de Atividades de Artes Para Educação Infantil

Visitas a Museus: Imagem relacionada

Sair do ambiente da escola é uma forma de dar asas a imaginação das crianças, dessa forma elas irão observar coisas completamente diferentes do ambiente fechado da sala de aula e com uma boa orientação do professor essa experiência pode se tornar realmente significativa e importante para os alunos.

Visitar ambientes como museus e planetários fazem com que as crianças aprendam sobre diversas coisas legais, que o professor poderia sim explicar em sala, mas ele não teria um apoio visual tão grande quanto os desses ambientes, fazendo o aluno imergir nesse novo conhecimento de forma realmente significativa, quando o aluno faz uma imersão no que está sendo explicado, fica mais fácil dele entender e aprender o que esta sendo dito, por isso é legal levá-los aos ambientes externos e a passeios como os museus.

Atividades de Artes Para Educação Infantil com pinturas:

Atividades de Artes Para Educação Infantil com pinturas

Pintar é uma forma de arte muito usada e expressiva, não se limita apenas ao lápis e papel e pincel e tela, a pintura vai muito além, os alunos podem:

  • Usar o próprio corpo para pintar e isso será incrivelmente prazeroso para eles;
  • Mãos e pés podem servir como os pinceis para essa arte, antes é claro professor peça a autorização dos pais e peça para que eles mandem uma roupa que os alunos possam sujar sem medo;

É valido lembrar também que temos que ter cuidado com a tinta que vamos usar, pois mesmo que sem querer o aluno pode levar a boca ou olhos, por exemplo, então é preciso muito cuidado.

Entregue uma folha grande para os alunos, dessas que são do tamanho deles mesmo, e peça para que eles desenhem algo significativo para eles, pode ser a casa deles, a escola, os colegas, uma floresta, os planetas, caso eles já tenham aprendido, eles mesmos, algo que eles gostem, enfim deixem que eles usem a imaginação no tema que você pediu, aqui eles podem desenhar com os dedos mesmo ou pinceis.

Nesse mesmo tema o professor pode:

  • Pedir para que os alunos façam um painel de mãos e pés, em um papel bem grande escreva ou cole ou nomes dos alunos e do professor depois separe as cores de tinta em potinhos e peça para que eles escolham uma cor para por as suas mãos e pés no painel abaixo do seu próprio nome;
  • O painel ficará colorido e com as mãos e pés dos alunos e do próprio professor, depois você pode por para secar em um varal improvisado na sala de aula mesmo, para que todos vejam, nessa atividade o professor pode abordar temas também como as diferenças, questionando se as mãozinhas e pezinhos ali são iguais, se são grandes ou pequenas, o que eles acharam dessa atividade;

Enfim, conversar com os alunos também é uma ótima opção de sondagem pela parte do professor.

Atividades de Artes Para Educação Infantil Com Materiais Recicláveis

Reaproveitamento de Materiais Reciclados:

Atividades de Artes Para Educação Infantil Com Materiais RecicláveisAtividades de Artes Para Educação Infantil Com Materiais Recicláveis

Os materiais que jogamos fora diariamente como caixas de sapatos, rolo de papel higiênico, caixa de cereal e até mesmo caixinhas de fósforo podem se tornar arte nas mãos das crianças, necessitando apenas do empurrãozinho correto por parte do professor e de um assunto legal, esses materiais podem ser realmente transformados.

  • Caixas de cereal podem se tornar porta livros ou mochilas a jato;
  • Rolo de papel podem se tornar bonecos, flores, animais, enfim;
  • Os materiais que descartamos podem e devem ser usados para fazermos arte, isso ajuda e muito no desenvolvimento das crianças criando consciência de cuidar do meio ambiente;
  • Reaproveitar objetos, transformar as coisas “inúteis” em “úteis” gastando pouco, como pode contribuir com valores necessários para o ser humano, ajudar o próximo, colaborar com os colegas dentro e fora da sala de aula, emprestar materiais, ser solidário, respeitar o outro, dentre outras coisas, pode contribuir também para a evolução enquanto aluno, auxiliando em sua coordenação motora fina e principalmente em sua criatividade.

Então, mãos a obra de arte?

Atividades de Artes Par Educação Infantil com Papel:

Atividades de Artes Par Educação Infantil com Papel

O papel não serve apenas para escrever e desenhar, existe diversas artes super legais e criativas que podemos fazer utilizando o papel.

  • Você pode utilizar vários tipos de papel. Com alguns papeis coloridos peça para os aluno fazerem desenhos, estrelas, coração, dinossauros, o que eles quiserem;
  • Depois com a tesoura sem ponta, eles irão recortar do papel colorido o desenho que fizeram, e colar em um outro papel, montando um novo desenho ou até mesmo uma historinha;

Esse tipo de arte é possível também com papel crepom

Você ensinará os alunos a fazerem pequenas bolinhas com o papel crepom!!

  • Peça para que eles façam o desenho antes da folha branca, assim fica mais fácil de colar o papel crepom e obter o resultado correto do desenho que o aluno queria;
  • Depois de desenhado é só começar a colar os papeis enroladinhos, claro, vai dar um pouco de trabalho sim, mas quando os alunos virem os resultados vão adorar e com toda certeza irão querer fazer mais.

Outra arte com o papel que eu já mencionei aqui no blog, são os origamis…

A técnica japonesa é utilizada para fazer animais e formas com o papel, é super divertida e da para fazer um monte de coisa com eles, se toda a turma fizer vocês podem ate enfeitar um lugar da sala de aula com os origamis dos alunos, formando uma espiral por exemplo, fica super bonito e eles terão a visibilidade da arte que eles fazem, sabendo que aquilo é importante.

Atividades de Artes Para Educação Infantil com Esponja

 Atividades de Artes Para Educação Infantil com Esponja

Aquela esponjinha da cozinha tem muito mais finalidades do que imaginamos, ela poderá servir para os alunos fazerem arte também na escola.

Entregue uma folha grossa para os alunos e uns três pedaços médios de esponjas para cada um deles, mostre como fazer, molhando um pouco da esponja na tinta e de leves batidinhas no papel, formando um desenho simples, se quiser você pode pedir para que antes eles façam o desenho no papel para depois pintarem com as esponjinhas, deixe a livre escolha o desenho, ou entregue algo já pronto para que eles preencham.

Essa atividade contribuirá muito para a atividade e coordenação dos alunos, você pode trabalhar também as cores primarias e secundarias, falar sobre a mistura das cores e como eles podem fazer e aproveitar esse processo de aprendizagem.

Atividades com Argila

Arte com Argila: Atividades para educação infantil com Argila

Nessa atividade você pode estar trabalhando com contextos históricos, por exemplo, no início as crianças irão estranhar a argila, por ela não ter o cheiro gostoso da massinha e nem ser tão molinha quanto a mesma, mas depois de pegar o jeito e o costume de trabalhar com ela, elas irão adorar, deixe que elas vão se adaptando aos poucos, é legal deixar eles brincarem e sentirem o material mais de uma vez para pegarem o jeito mesmo, depois é só pedir para que eles produzam algo com o material ou deixe a mão livre para que eles mesmos criem o que quiserem.

No final você pode preparar uma exposição das artes feitas pelos alunos para a escola e para os pais, tenho certeza que eles irão adorar ver o trabalho deles sendo reconhecido por outras pessoas.

Para essa atividade é valido lembrar que os alunos vão se sujar e muito, então peça para que eles levem uma roupa que possam sujar, forrar o chão e as mesas com jornal também é uma boa opção.

As aulas de arte devem ser:

  • Prazerosas;
  • Deleitosas;
  • Divertidas e repleta de aprendizagens;

É legal fugir da normalidade e mostrar para os alunos que existem variados tipo de arte, que mesmo que eles não sigam essa determinada carreira é importante que eles aprendam sobre.

O professor deve dar o suporte e auxilio necessário para que isso ocorra, dessa forma o aluno adquire conhecimento sobre o assunto e cria a sua própria opinião sobre o mesmo, o que é de suma importância, afinal assim ele cria as suas próprias ideias desde cedo e aprende a pensar sobre os assuntos para que de fato possa dar uma opinião coerente sobre.  

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de plano de aula de artes:

Plano de Aula de Artes  Colagem em forma de arquitetura

 

Adicionar Comentário