A Importância da Educação Infantil

A Importância da Educação Infantil

A Importância da Educação Infantil

Em um passado não muito distante a educação Infantil era tida como de menor importância.

A Educação Infantil no Brasil é algo recente, pois foi após a década de 80 que o atendimento à criança em creches e pré-escolas teve um crescimento significativo.

Pesquisas identificam que isso é oriundo das mudanças ocorridas na sociedade, a questão da urbanização e industrialização, a organização familiar, a participação da mulher no mercado de trabalho, entre outros fatores.

Hoje em dia, sabemos da importância da educação infantil nos primeiros anos de vida da criança para a construção dos alicerces da personalidade e do seu conhecimento precoce, o que contribui e muito para o seu aprendizado futuro.

Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

Uma outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive..

A Importância da Educação Infantil nos primeiros anos de vida

Os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Infantil” propõem critérios curriculares para o aprendizado em creche e pré-escola. Buscam a uniformização da qualidade desse atendimento. Os Parâmetros indicam as capacidades a serem desenvolvidas pelas crianças: de ordem física, cognitiva, ética, estética, afetiva, de relação interpessoal, de inserção social e fornecem os campos de ação. Nesses campos são especificados o conhecimento de si e do outro, o brincar, o movimento, a língua oral e escrita, a matemática, as artes visuais, a música e o conhecimento do mundo, ressaltando a construção da cidadania.

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, cabe aos sistemas municipais a responsabilidade maior por esses atendimento.

A Constituição da República diz que “A educação é direito de todos e dever do Estado”. A emenda constitucional n.º 14/96 alterou dispositivos relativos à educação e estabeleceu que a educação infantil é atribuição prioritária dos municípios.

A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.

A Importância da Educação Infantil na vida escolar do aluno

A Importância da Educação Infantil

A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde ela começa a experimentar o mundo fora do núcleo familiar.

Faz novos amigos, aprende a conviver com as diferenças e faz várias descobertas em todas as áreas do conhecimento.
Hoje, não pode ser mais vista como um lugar onde são realizados os cuidados básicos de higiene e alimentação e sim, onde educar e cuidar estejam agregados e mais ainda, onde laços afetivos sejam criados.
O primeiro contato com o outro deve ser conduzido com muito cuidado e carinho, para que as crianças aprendam de forma lúdica e prazerosa.

E dentro do processo educativo, é preciso entender o que é brincar e conduzir a criança ludicamente para suas descobertas afetivas, cognitivas, de relação com o outro e com a sociedade. Brincando a criança adquire conhecimento da língua oral, escrita, matemática e muito mais.

A Importância da Educação Infantil nos dias atuais

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seus seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

A pré-escola cumpre conduzir a criança à socialização e à prontidão para alfabetização, o educador é o mediador.

Os alicerces do processo de aprendizagem devem ser sólidos, fornecendo as condições para que o ensino fundamental seja bem aproveitado por crianças de famílias sem experiência escolar, minimizando o fracasso escolar.

Acredita-se que as crianças ao passar pela educação infantil terão grandes possibilidades de concluir seus estudos com êxito, pois os primeiros anos de vida são cruciais na formação da criança, se tratando de um período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua estrutura física, Sócio afetiva e intelectual.

A Importância da Educação Infantil

Para Freud (1973) aspectos extremamente significativos de nosso desenvolvimento pessoal e emocional são determinados durante os primeiros sete anos de vida, desse modo práticas inadequadas na educação das crianças resultarão em prejuízos para o seu comportamento quando adulto.

Os estudos e pesquisas de Piaget e Freud demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, conforme cada faixa etária.

Dessa forma, todos os aspectos levantados são significativos para a educação, pois ao se planejar como e o que ensinar é necessário saber quem é o educando, ou seja, compreender em qual momento a criança se encontra, para que haja uma aprendizagem significativa como também possibilita ao educador realizar seu trabalho de maneira eficiente, proporcionando aos alunos uma maior compreensão do conteúdo.

A Importância da Educação Infantil na formação do individuo

É dever da escola contribuir para o desenvolvimento e a realização do ser humano.

A Importância da Educação Infantil

Acredita-se que os ambientes escolares devem ter qualidade em seu atendimento, tanto no espaço físico quanto na preparação dos profissionais, garantindo os direitos básicos à educação e um cuidado atencioso às crianças. Para que isso aconteça de fato, é necessário que se tenha profissionais habilitados para que esse atendimento seja confiável.

Diante dos argumentos expostos, percebe-se a importância dada a Educação Infantil, pois a criança que tem o privilégio de fazer parte desse espaço educativo passa a ser “educada” e a relacionar-se com os objetos e materiais ali presentes de forma diferenciada, tendo também seu comportamento modificado.

A Importância da Educação Infantil no processo de escolarização

A historia da Educação Infantil tem revelado que as crianças em desenvolvimento não mais ocupam um lugar desconhecido, mas sua relevância tem sido cada vez mais compreendida, ao perceber-se que é na infância que se desenvolvem as características mais importantes para o equilíbrio e inteligência do adulto.

A importância da Educação Infantil é comprovada pelo interesse que vem ganhando ao longo da história, e sua eficácia é garantida pela combinação dos seguintes fatores: consideração as características da criança, ambiente adequado a cada fase do seu desenvolvimento, profissionais preparados, socialização com indivíduos semelhantes e estímulo à criança.

A criança precisa de assistência, cuidado e consequentemente de educação dirigida, que lhe possibilite um amplo desenvolvimento de suas faculdades mentais e físicas, contudo a educação familiar aliada à escolar permitirá que a criança ultrapasse as diversas transformações que ocorrerá ao longo de sua vida, de forma equilibrada e sadia.

A Importância da Educação Infantil

Sugestões de Atividades Para Educação Infantil

Atividades pré II

Planejamento anual educação infantil maternal

PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

Atividades recreativas para maternal

Atividades formas geométricas maternal

Atividades para maternal

1.000 Atividades Para Imprimir Berçário, Maternal e EMEI

100 Atividades para Maternal

Maternal 3 livros de Atividades para baixar

DOWNLOAD COLEÇÃO TIC TOC (MATERNAL)

Adicionar Comentário