Home Atividades educação infantil A Importância da Música na Educação Infantil

A Importância da Música na Educação Infantil

18 min read
0
0
112

A Importância da Música na Educação Infantil

A Importância da Música na Educação Infantil

  • Qual a importância da música?

 A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. 

Primeiro, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica” disse Platão.

A Importância da Música na Educação Infantil 

O primeiro som que o bebê ouve são as batidas do coração de sua mãe, esse som inconscientemente simboliza proteção, tranquilidade e aconchego. E como a música é a alternância entre som e silêncio, podemos considerar que a primeira música que ouvimos são as batidas do coração, o educador ou a mamãe e o papai podem fazer o teste pedir para que a criança fique bem quietinha e tente ouvir o som do seu coração colocando a mãozinha em cima, fiz isto com meu filho de 3 anos, e ele ficou tão feliz e empolgado por ter conseguido ouvir seu coraçãozinho.

A Importância da Música na Educação Infantil

A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.

Quando meu pequeno chegou da escola cantando certinho a primeira musica que aprendeu executando os gestos certinhos quase tive um desmaio de emoção, como foi lindo, pois em casa apenas cantávamos juntos algumas músicas mas ele sozinho nunca havia escutado, que delicia!

Para cantar com a criança, não é necessário possuir técnicas vocais, e sim deixar a voz sair do coração e passar pela garganta carregada de emoção, e assim conduzi-la. Cante com ela e os laços afetivos certamente serão fortalecidos.

Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.

A Importância da Música na Educação Infantil

O voo dos pássaros, a chuva caindo, o vento na janela, portas e gavetas abrindo e fechando. Desde cedo os sons e ritmos exercem uma forte atração sobre nós, podemos notar isso nitidamente quando vemos bebês, que nem se quer aprenderam a falar, movimentando o corpo e tentando cantarolar quando escutam música ou então como eles prestam atenção nos sons ao seu redor.

 A música, tem o poder de acalmar e disciplinar uma criança, portanto facilita a aprendizagem, seja ela formal ou no âmbito familiar. Ela é um dos estímulos mais potentes para os circuitos do cérebro, além de ajudar no raciocínio lógico matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação. Atua nos dois hemisférios do cérebro. O direito que é criativo e intuitivo e o esquerdo que é lógico e sequencial”.

Neurociência Paulo Roberto Suzuki

Interessante também é mostrar para as crianças a diversidade de estilos e gêneros musicais existentes ao redor do mundo, assim elas poderão comparar as diferenças e semelhanças de estilos de um local para o outro, além de conhecer instrumentos musicais diferentes dos utilizados em seu país. Colocar os alunos em contato com o maior número de gêneros musicais expandirá seu universo musical. No livro “Educação infantil: Para quê, para quem e por quê?”, de Maristela Angotti, há um trecho que explica, com base em estudos, que existe um período ideal para se trabalhar a musicalidade nas crianças, que começa aos 3 anos e vai até os 10. O mesmo livro diz que “A música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro na infância”.

Observar, discutir, comparar, descobrir semelhanças e diferenças são pontos importantes que a proposta interdisciplinar, envolvendo as áreas de Natureza e Cultura, Arte e Música, prioriza para os alunos da Educação Infantil.

Música é forma de conhecimento legal, divertida e didática:

A Importância da Música na Educação Infantil

Estamos em contato com ela todos os dias, em vários momentos, principalmente através do rádio, da TV, cantaroladas por aqueles com quem convivemos, na escola, entre amigos, som dos ambientes, dos pássaros enfim de muitas maneiras. A linguagem musical tem estrutura e características próprias. O contato da criança com a música se faz nas situações de convívio social, por meio de brincadeiras e manifestações espontâneas e pela intervenção de familiares e professores.

Música para os pequenos é um processo inicial de descobertas e aprendizagem da linguagem musical e suas características, vivenciadas no cotidiano. A música é expressa através de conexões do som, silêncios, afetos, leituras, vibração e sensações. São formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, promovendo interação e comunicação social.

As crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender as tradições musicais de seu contexto. Cada comunidade familiar, bairro, cidade e região têm suas características e peculiaridades. Em algumas, a música se faz especialmente presente na vida diária e, ainda hoje, é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical.

É papel do professor desenvolver seu repertório para possibilitar novas descobertas, oferecendo um ambiente rico em sons, diferentes estilos musicais, ritmos, instrumentos e objetos sonoros, brincadeiras e expressões. Assim o professor precisa conhecer muito para identificar e correlacionar seu repertório com os interesses das crianças. Porém, as crianças são sempre livres para traçar seus próprios caminhos e escolher ou não participar das propostas.

São importantes, então, as situações de aprendizagem que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto da criança pela atividade musical e atendem sua necessidade de expressão espontânea neste campo de experiência. Lembramos, como exemplo, as várias brincadeiras infantis como: brincar de roda, ouvir música, aprender uma canção, realizar brincadeiras rítmicas com movimentos corporais, acompanhadas de palmas ou bater dos pés e os tradicionais jogos de mãos das crianças maiores etc.

A criança por natureza gosta de música, brinquedo, poesia, por isso é importante levar até ela o que lhe interessa e o que já conhece, e está presente nas suas brincadeiras, no canto de ninar, e em diversas atividades realizadas pelas crianças.
Sabemos que à medida que as crianças crescem e ampliam seu domínio sobre seus movimentos, o modo de expressão característico dessa faixa etária integra gesto, som e movimento. A partir dos três anos, as brincadeiras com movimento são fonte de prazer, alegria e possibilidade efetiva para o desenvolvimento motor e rítmico, sintonizados com a música.

E música é cultura! Podemos citar dentre as experiências de alguns povos, as crianças indígenas, quilombolas e mesmo as crianças de comunidades musicais, como os filhos de integrantes de grupos de manifestações Culturais – os diferentes Bois (Boi Bumbá, Boi de Mamão, etc.), Congadas, Maracatus, Siriris, Jongo, Tambores e Escolas de Samba.

A Importância da Música na Educação Infantil

Mais sugestões de  Atividades com Música na Educação Infantil

Musicalização Infantil

musicas tradicionais festa junina cd em mp3 gratis

musicas de festa junina download

MUITAS MÚSICAS DE FESTA JUNINA PARA BAIXAR

Sugestões em vídeo – A Importância da Música na Educação Infantil

Segue abaixo para baixar grátis:

Atividades para educação infantil jardim 1, 2 e 3

Summary
Review Date
Reviewed Item
A Importância da Música na Educação Infantil
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Musicalização Infantil

    MUSICALIZAÇÃO INFANTIL / INICIALIZAÇÃO MUSICAL             &…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Marcela Jacqueline Da Silva
Carregar mais Atividades educação infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…