A importância da psicomotricidade na educação infantil

A importância da psicomotricidade na educação infantil

A importância da psicomotricidade na educação infantil

A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, a mente e o espírito. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, já que o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. (LIMA; BARBOSA, 2007)

A importância da psicomotricidade na Educação Infantil é criar espaços e oportunidades para que elas se vejam capazes de realizar as mais diversas atividades, tornando-se mais saudáveis, confiantes e autônomas.

Em nossa época de criança anos 80 e 90 as crianças experimentavam o movimento de maneira espontânea, as brincadeiras eram criativas e com certa liberdade de espaço, hoje, porém, a infância é bem diferente. Com o passar dos anos  veio o avanço tecnológico que mudou os hábitos e a forma de brincar das crianças, diminuindo os espaços e limitando sua liberdade.

Nesse contexto, a escola ganha um papel ainda mais importante na educação infantil, ajudando as crianças, a ser tornarem indivíduos autônomos, criativos, críticos e cientes de si. De acordo com Tubelo (2006), a escola deve propiciar aos educandos diversas vivências, sejam elas corporais, visuais, auditivas, para que se estimulem os sentidos para que a criança desenvolva as habilidades psicomotoras necessárias para o aprendizado, principalmente o da linguagem escrita. Segundo a autora, as brincadeiras e os jogos são importantes para que a criança possa construir significados mais adequados para o que é ensinado na escola.

Para a criança, o movimento significa muito mais que mexer o corpo, sendo uma forma de expressão e socialização, importante para vivenciar experiências e descobrir o mundo ao seu redor. Nos movimentos é que se articulam todos os seus desejos, suas possibilidades de comunicação e expressão e toda sua afetividade. Através da ação, a criança descobre suas preferências e se toma consciente do seu esquema corporal, adquirindo domínio do seu corpo e de seus sentimentos.

A importância da psicomotricidade na educação infantil baseiam-se no estímulo e no desenvolvimento desse esquema corporal, em que a criança aos poucos organiza o mundo a partir da percepção do seu próprio corpo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Educação Infantil deve ter como objetivo final o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

A importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil

A importância da psicomotricidade na educação infantil

Quando integrada às atividade escolares, a Psicomotricidade tem papel importante no desenvolvimento infantil, uma vez proporciona resultados importantes à formação e ao desenvolvimento das crianças, trabalhando a coordenação motora e o autoconhecimento e a vivência em sociedade. Em muitos casos, alunos taxados como desatentos ou desmotivados sofrem, na verdade, com a falta de práticas psicomotoras que deixaram de ser trabalhadas na Educação Infantil.
A psicomotricidade ocupa um lugar importante no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade é a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, o espaço e o tempo.

A psicomotricidade no desenvolvimento infantil é muito importante pois além da estimulação aos movimentos da criança tem como prioridade, motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior, cultivando a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal, atua também como organizador da capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários e faz  com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.
Na primeira infância existe uma forte correlação entre os desenvolvimentos motores e intelectuais, e de suma importância esta  estimulação, podendo ser desenvolvida através  do desenho infantil, que representa seu primeiro “tesouro” expressivo, que muito irá contribuir para a construção de sua linguagem / aprendizagem.
O desenho é uma atividade espontânea e como tal, deve-se respeitá-la e considerá-la como a grande obra das crianças. Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça. O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel. Começarão com rabiscos e logo estarão desenhando formas mais reconhecíveis. Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento.

O desenho faz parte da psicomotricidade no desenvolvimento infantil é muito importante pois ajuda a criança a desenvolver:
– psicomotricidade fina;
– Aprendizagem (leitura e escrita);
– confiança em si mesma;

-exteriorização de suas emoções, sentimentos e sensações;
– comunicação com os demais e consigo mesma;
– criatividade;
– formação da sua personalidade; e
– maturidade psicológica.
A Psicomotricidade tem papel fundamental no desenvolvimento infantil e contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.

A importância da Psicomotricidade no processo de aprendizagem

A importância da psicomotricidade na educação infantil

É importante que professores e gestores compreendam a importância do movimento no mundo da criança. Para isso, é essencial que o educador conheça o desenvolvimento motor e todas as sua fases, se tornado capaz de propor atividades e disciplinas que permitam que as crianças utilizem seus corpos como forma de explorar, criar, brincar, imaginar, sentir e aprender.

Muitas das dificuldades no aprendizado da escrita, por exemplo, podem ser prevenidas por meio de atividades psicomotoras. Sendo assim, é essencial que os professores da Educação Infantil sejam capacitados e tenham uma formação adequada, possibilitando usufruir de todas as contribuições positivas que podem ser conquistadas através da implementação dessas práticas.

A compreensão dos benefícios da Psicomotricidade para o processo de ensino-aprendizagem infantil é importante para que possamos repensar e recriar as metodologias de ensino, possibilitando às crianças uma educação mais adequada à sua realidade por meio de um aprender cercado de motivações e movimentos.

O processo de aprendizagem é um processo complexo que envolve sistemas e habilidades diversas, inclusive as motoras. Na maioria das crianças que passam por dificuldades de aprendizagem, a causa do problema não está localizado no período escolar em que se encontram no nível das bases, ou seja, nas estruturas de desenvolvimento. Assim sendo, é imprescindível que a criança, durante o período pré-escolar, antes de iniciar a sistematização do processo de alfabetização, adquira determinados conceitos que irão permitir e facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita.
Esses conceitos ou habilidades básicas são condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem, e constituem a estrutura da educação psicomotora.  A psicomotricidade no processo de aprendizado tem extrema importância no desenvolvimento infantil e requer o auxílio constante do professor através da estimulação; portanto não é um trabalho exclusivo do professor de Educação Física, e sim de todos profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

MA importância da psicomotricidade na educação infantilA importância da psicomotricidade na educação infantil

Mais sugestões de Atividades psicomotricidade na educação infantil

Sugestões de atividades de psicomotricidade na educação infantil

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

O que é Coordenação viso motora?

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Mais sugestões de Atividades para Educação infantil

Atividades pré II

Planejamento anual educação infantil maternal

PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

Atividades recreativas para maternal

Atividades formas geométricas maternal

Atividades para maternal

1.000 Atividades Para Imprimir Berçário, Maternal e EMEI

100 Atividades para Maternal

Maternal 3 livros de Atividades para baixar

DOWNLOAD COLEÇÃO TIC TOC (MATERNAL)

Professores Heróis com canal no Youtube!! Faça parte deste família, INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL!!

Adicionar Comentário