Adivinhas Folclóricas

ADIVINHAS FOLCLÓRICAS

 

 

 

 

 

 

 

O Brasil possui um folclore riquíssimo que inclui:

  • Mitos;
  • Lendas;
  • Contos populares;
  • Ritos e cerimônias religiosos e sociais;
  • Brincadeiras;
  • Provérbios;
  • Adivinhas;
  • Receitas de comidas;
  • Orações;
  • Danças;
  • Cantorias;
  • Gírias;
  • Apelidos de pessoas e de lugares;
  • Desafios;
  • Trava-línguas;
  • Festas;
  • Encenações;
  • Artesanato;
  • Música instrumental;

Canções de ninar e roda, e até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais, expressões próprias da vida em cidades, lendas urbanas, reclames, símbolos, modelos de arquitetura e urbanismo, dentre muitas outras características do folclore no Brasil.

Diversas festas brasileiras possuem influências folclóricas como o carnaval, festa junina, festa do divino e claro as lendas.

Por ser uma cultura tão rica e diversificada o professor pode aproveitar para trabalhar diversas matérias, elaborar várias atividades, estruturar meios para que o processo de ensino aprendizagem seja mais eficaz, enfim com a ajuda do folclore brasileiro o professor pode enriquecer as aulas e tornar essa fase de aprendizagem muito mais gostosa para os alunos.

As adivinhas folclóricas são também conhecidas como “o que é, o que é?”, são passadas geralmente de geração em geração por meio da cultura e sabedoria popular, são feitas por meio de estruturas simples porém muito desafiadoras para quem não as conhece, é necessário que a pessoa utilize muito o raciocínio para acertar a resposta da adivinha.

Adivinhas e o Folclore Brasileiro

As adivinhas são extremamente importantes para o folclore brasileiro em todas as regiões do país, são usadas para divertir as pessoas e principalmente as crianças, afinal elas se interessam por tudo que é novo e chama a atenção, por serem rápidas, arrancando-lhes ótimas risadas.

Na escola as adivinhas trabalhadas pelos professores geralmente fazem o maior sucesso com os alunos, por serem simples e rápidas, as adivinhas fazem com que os alunos tenham oportunidades únicas de aprendizagem como, por exemplo:

  • Trabalhar a leitura e a escrita;
  • Interpretação de texto;
  • Resgatar os valores culturais;
  • Resgatar o folclore brasileiro;
  • Despertar o interesse pela leitura e pela escrita;
  • Desenvolver a interação com os colegas;
  • Troca de experiência;

Desenvolver a criatividade e alfabetização de uma maneira gostosa e prática.

O professor deve antes trabalhar o folclore com os alunos em sala de aula e lhes apresentar a rica cultura que o mesmo trás, explicar que o folclore possui diversas culturas contribuíram para que viesse a ser tão rico e diversificado, como:

As culturas indígenas;

Africana e portuguesa;

Ele tem uma característica de cultura popular, representa á população, com suas diferentes histórias e referências culturais, possuindo diversas variantes regionais e locais, dessa forma as crianças vão ficar um pouco mais por dentro do assunto e saber do que as adivinhas estão falando, tornando as atividades mais prazerosas.

Trabalho com Adivinhas Folclóricas

Com o trabalho com as adivinhas o professor perceberá uma grande evolução nos alunos da sala como, por exemplo, ler diferentes tipos de textos (poemas, prosa, tirinhas, histórias, dentre outros) com autonomia, compreender e produzir diversos gêneros textuais, interpretar diversos tipos de textos com autonomia, dentre outras características, possibilitando um melhor aprendizado aos alunos e qualidade no aprendizado.

O legal desse processo é o professor estar em contato com o seu aluno a todo o momento, mostrando que a sua opinião sobre o assunto é importante, pode ser feito em meio a uma roda de conversa, assim todos terão a oportunidade de expressar sua opinião sobre o assunto.

O professor pode colocar várias advinhas dentro de uma caixa e pedir para que cada aluno pegue uma e leia para a turma, para que eles reflitam sobre a adivinhas e tentem acertá-las, caso eles ainda não saibam ler a professora pode fazer o papel de leitora da turma, em seguida todos podem tentar adivinhar a resposta dos enigmas juntos.

É importante a relação professor e aluno no processo de aprendizagem dos alunos, o professor é um modelo a ser seguido por eles, então consequentemente um alguém a ser admirado e imitado.

Formas de trabalhar Adivinhas Folclóricas

O professor pode trabalhar as adivinhas de diversas formas dentro da sala de aula, podendo fazer um projeto a longo prazo e elaborar as atividades de acordo com o tempo que terá e as atividades que deseja fazer junto com os alunos, pode utilizar:

Desenhos dentre outros materiais que 

  • Gibis;
  • Vídeos da internet;
  • Brincadeiras;
  • Músicas;
  • Danças;
  • Bonecos;
  • Fantoches;

O auxiliarão nas atividades.

O professor deve explicar para os alunos que as adivinhas são tradições orais que misturam fantasia com realidade, quem fazem parte da cultura do nosso país, que nos fazem pensar e que sofreram diversas modificações do tempo.

Durante as atividades o professor pode perguntar aos alunos se eles têm alguma adivinha que gostaram mais até aquele momento, se eles gostaram das histórias dos folclores que estudaram, o professor pode pedir para que os alunos a reescrevam as adivinhas, atuando caso a turma não seja alfabetizada como escriba, fazendo com que eles trabalhem em grupos e aprendam de uma forma divertida e gostosa, proporcionando momentos únicos aos alunos.

ALGUMAS ADIVINHAS:

1- O que é, o que é, surdo e mudo, mas conta de um tudo?

Resposta: O Livro  

2- O que é, o que é que sempre se quebra quando se fala?

Resposta: O segredo

3- O que é, o que é que enche uma casa mas não enche uma mão?

Resposta: Um Botão

4- O que é, o que é que cai de pé e corre deitado?

Resposta: A chuva

5 – O que é, o que é, tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente?

Resposta: Alho

6- O que é, o que é, tem chapéu mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa?

Resposta: O Bule

7- O que a areia falou para o mar?

Resposta: Deixa de onda

8- O que é, o que é quando ficamos em pé ele fica deitado, e quando estamos deitado ele fica em pé?

Resposta: Os pés.

9- O que é, o que é tem coroa, mas não é rei, tem espinho mais não é peixe?

Resposta: O abacaxi

10- O que é, o que é que anda com os pés na cabeça?

Resposta: O Piolho

11- O que é, o que é céu mas não tem estrelas?

Resposta: Céu da boca

12- O que é, o que é que é irmã da minha tia e não é minha tia?

Resposta: Minha mãe

13- O que é, o que é de dia tem quatro pés e de noite tem seis?

Resposta: A cama

Adivinhas Folclóricas e Aprendizagem

As adivinhas ajudam a estimular a inteligência e raciocínio das crianças, são super divertidas e fazem com que os alunos aprendam de uma maneira diferente, associando ideias e palavras por exemplo.

Existem diversos tipos de adivinhas como as vistas á cima, elas podem incluir, diversos temas e situações cotidianas estimulando os alunos de diversas maneiras, o que lhes proporciona situações únicas.

O professor tem diversas responsabilidades para com a sua turma em sala de aula, o seu papel é árduo e muito significante.

Cabe ao professor promover uma boa convivência dos alunos, ensinando-os:

  • A conviver com pessoas de outros grupos;
  • Respeitar a todos que estão ao seu redor;
  • Aprender a viver em sociedade;

E a escola é o ambiente ideal para que a criança aprenda a viver em um ambiente socializador, independentemente da faixa etária a escola sempre ensinará a boa convivência social, para que as crianças aprendam a serem cidadãos de respeito e que exerçam a sua cidadania. As atividades escolhidas pelo professor, que tenham um caráter lúdico,  oportunizam aos alunos aprendizado acompanhado de diversão, esse tipo de saber não são esquecidos pelos alunos, pelo contrário, é levado com eles através dos anos escolares.

O ensino de jogos e brincadeiras folclóricas, adivinhas, por exemplo, se usados na medida certa e acompanhadas de um conteúdo, contribuem de uma maneira incrivelmente significativa no processo de aprendizagem dos alunos, para tal o professor precisa de metas e objetivos dos quais ele planeja alcançar até o final do ano letivo por exemplo. 

As fases iniciais das crianças são incrivelmente importantes, é nesse momento que o cérebro esta incrivelmente ativo, em conseqüência consegue armazenar inúmeros registros de informações diariamente, é nesse período também que a criança esta começando a formar:

  • Sua identidade;
  • Começa a ter um maior desenvolvimento físico;
  • Social e moral;
  • Aprende certos valores;

É a fase dos por quês, tudo isso contribui para a sua formação enquanto pessoa, por isso o trabalho do professor é tão importante nessa fase, é com os conteúdos aplicados e brincadeiras que as crianças irão adquirir valores que não serão mais perdidos com o decorrer dos anos.

É importante que a criança brinque bastante, é com brincadeira que ela irá recriar e entender como funciona a realidade e como poderá ser os seus passos futuros. 

A criança é um ser sociável, com a instrução correta do professor e da família ela tende a somente evoluir enquanto pessoa, os conteúdos passados contribuem e muito  para a sua formação, entretanto se faz necessário sempre incluir algo a mais de acordo com as necessidades da turma.

O Brasil é um país incrivelmente rico culturalmente, saber sobre o folclore brasileiro e seus temas é valioso para as crianças, as lendas, danças, músicas e adivinhas por exemplo tem muito a contribuir com todo esse processo de aprendizagem dos alunos, e principalmente os incentivando a querer aprender a cada mais por exigirem bastante, principalmente as adivinhas, com o raciocínio das crianças, portanto, é de suma importância trabalhar essas vertentes com os alunos.

Autora: Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de atividades

Brincadeiras Folclóricas

Sugestões em vídeo de Adivinhas Folclóricas

 

Adicionar Comentário