Apostila educação infantil pdf

Apostila educação infantil pdf

Objetivos de Aprendizagem:

As atividades disponíveis nas apostilas educação infantil pdf tem por objetivo:
• Compreender o que é concepção de infância e refletir sobre a sua relação coma formação educacional
e integral da criança.
• Situar e refletir sobre o percurso histórico da Educação Infantil no Brasil, visando compreender essa
etapa de ensino no atual momento.
• Conhecer os principais dispositivos legais que orientam e amparam a Educação Infantil no Brasil




Separamos diversas apostilas de educação infantil pdf para baixar e algumas estavam separadas por aspectos de aprendizagens, dentre outras opções de apostilas para educação infantil com variadas atividades.

Alguns aspectos que contribuem da Apostila de Educação Infantil PDF

a – A estimulação





Pesquisas revelam que, durante os primeiros anos de vida, 90% das conexões cerebrais da criança são definidas por meio da sua interação com estímulos do meio ambiente, mediados pelo adulto. Nesse sentido, cabe ao professor da educação infantil, a importante tarefa de planejar atividades diversas levando em conta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores que serão estimuladas (percepções, atenção, linguagem, memória, raciocínio, imaginação e outras).

Não deve haver momentos estanques em que se “pega” a criança e a estimula, e sim, em
qualquer atividade em que o adulto possa mediá-la, estimulá-la, como:

  • Na hora do banho;
  • Na hora das refeições;
  • Do brincar;
  • Do contar histórias;

ou seja, das mais variadas atividades da rotina da criança.

Apostila Professor Educação Infantil PDF




Atividades para maternal I

b – A imitação

A imitação é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança. Ao imitar, ela compreende que
é uma pessoa independente e, com isso, tem capacidade de agir por si só. Wallon, psicólogo cientista francês,
considerou a imitação um processo constitutivo do desenvolvimento psíquico da criança. Segundo esse autor, por
meio da imitação, a criança se iguala ao outro e se compara com ele, reconhecendo semelhanças e diferenças,
sendo que, um é equivalente ao do outro, para ser como ele, ou fazer o que ele faz. Para se realizar a imitação, há
o esforço que implica uma duplicação de ações, aquelas que o outro fez e as que ela própria fez. Nesse sentido,
torna-se importante que as instituições educacionais infantis criem condições que permitam atividades próprias da
criança, incluindo as brincadeiras livres, dinâmicas e estimuladoras do pensar e do imitar.

Atividades para maternal 2

Cartilha Pirulito em PDF

c – O movimento

O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano e essa acontece desde a vida intra-uterina. Esse permite que a criança se reconheça enquanto um organismo independente dos outros. É por meio do movimento
que ela explora seu corpo, o ambiente e entra em interação com outras pessoas. A privação do movimento poderá
interferir no desenvolvimento desses aspectos.

Baixe grátis Apostila educação infantil com varias atividades para maternal:



d – O tempo

Primeiramente, é necessário compreender e respeitar/estimular o tempo do desenvolvimento/amadurecimento
biológico da espécie humana (filogênese) que obedece ao seu ritmo. Atrelado ao desenvolvimento físico, acontece
o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e, nelas, envolvem todas as formas de aprendizagens.

Apostila para educação infantil pdf

1.000 Atividades Para Imprimir Berçario, Maternal e EMEI

100 Atividades para Maternal

Download Coleção Telecoteco (Alfabetização)

e – O espaço

Geralmente, as primeiras aprendizagens da criança pequena estão atreladas ao espaço em que ela brinca e
explora. Quando bebê, ela explora o espaço com as mãos e os pés soltos, com movimentos de tocar, agarrar
e pegar. Ao iniciar a engatinhar, o movimento no espaço se torna mais amplo. Assim, atividades como andar,
subir, correr estão relacionadas à exploração do espaço disponível às suas atividades. A diversidade dos espaços
representa possibilidades de socialização e formação humana. Assim sendo, atividades físicas planejadas
envolvendo o movimento são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Plano de aula para educação infantil

Sugestão de Atividades  Identidade e Autonomia

10 Atividades Para Berçario

Apostila educação infantil 5 anos pdf

f – A música

A música está intimamente ligada à linguagem emocional da espécie humana. Pela e com as canções de ninar
se embalam o bebê há milênios. Segundo Lima (2003), a música, na infância, possibilita desenvolver a oralidade,
a orientar o movimento e o ritmo. Nesse sentido, cabe ao professor da educação infantil explorar, por meio da
música, os seus diversos ritmos, movimentos, conteúdo cultural e outros.

Maternal 3 livros de Atividades para baixar

g – Os brinquedos, as brincadeiras e os jogos de faz de conta

A função do brinquedo é a brincadeira, ele tem como objetivo estimular a ação e convidar a criança para essa
atividade. Por meio do brinquedo, a criança constitui a base da percepção do mundo dos objetos humanos e, com
isso, determina o conteúdo de suas brincadeiras. As brincadeiras são um verdadeiro exercício de movimento e de
organização do movimento com o ritmo.

Apostila educação infantil 4 anos pdf

Coleção Dente de Leite vol. 1 e 2 ano

Os jogos e brincadeiras para Vygotsky (2003)

Não são pura invenção da criança, mas são uma reconstituição da realidade vivida por ela. Assim como as regras que estabelecem o que é permitido e o que é proibido na cultura na qual se encontra, além, também, de como lidar com os objetos e coisas que compõem o seu espaço.

Para entender essas regras, ela as vivencia nos jogos do faz de conta, quando imagina e se coloca no lugar do outro, quando imita a mãe, o pai, o professor, o colega ou o cuidador, quando se utiliza de objetos como um pedaço de madeira para imaginar e representar um carrinho ou uma poltrona, por exemplo.

Algumas Idéias sobre desenvolvimento e Jogos Infantil

Segundo Lima (2003)

O brincar revela a estrutura do mundo psíquico da criança: como ela organiza e expõe o seu pensamento e como ela vê o mundo à sua volta. As crianças experienciam estados de conflito que se resolvem no seu mundo imaginário.

A contradição entre a necessidade de fazer, de agir, e a impossibilidade real de realizar essas ações mobilizam a criança a criar a brincadeira e realizá-la.

Esse conflito cria a situação imaginária.
Com isso, ela aprende a lidar com situações como: saber esperar a vez, tomar decisões, participar do coletivo, do
individual, aguçar a imaginação, aceitar as derrotas e outras.

Jogos para educação infantil

Algumas sugestões de jogos para serem trabalhados na educação infantil para baixar grátis:

JOGOS DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS

JOGOS DE MATEMÁTICA TABUADA

Brincadeiras Com Crianças Jogos Educativos

Considerações finais:

Mediar é estar numa situação interposta, ou seja, estar entre o objeto de conhecimento e o aluno. Atividade
pedagógicamediadora é a condição de se levar o aluno a internalizar conceitos de umobjeto de estudo e externalizá-
los por meio da aprendizagem e desenvolvimento.  

Download Coleção Lápis na mão

LEITURA COMPLEMENTAR

Modelo de relatório individual Educação Infantil

“O que se faz agora com as crianças, é o que elas farão depois com a sociedade¨
Autor desconhecido.




Sugestões de atividades para educação infantil

Atividades pré II

Planejamento anual educação infantil maternal

PROJETO COPA DO MUNDO MATERNAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

Atividades recreativas para maternal

Atividades formas geométricas maternal

Atividades para maternal

1.000 Atividades Para Imprimir Berçário, Maternal e EMEI

100 Atividades para Maternal

Maternal 3 livros de Atividades para baixar

DOWNLOAD COLEÇÃO TIC TOC (MATERNAL)

Adicionar Comentário