Home Apostila educação infantil Apostila educação infantil pdf

Apostila educação infantil pdf

18 min read
0
0
549

Apostila educação infantil pdf

Objetivos de Aprendizagem:

As atividades disponíveis nas apostilas educação infantil tem por objetivo:
• Compreender o que é concepção de infância e refletir sobre a sua relação coma formação educacional
e integral da criança.
• Situar e refletir sobre o percurso histórico da Educação Infantil no Brasil, visando compreender essa
etapa de ensino no atual momento.
• Conhecer os principais dispositivos legais que orientam e amparam a Educação Infantil no Brasil




Separamos diversas apostilas para baixar e algumas estavam separadas por aspectos de aprendizagens, dentre outras opções de apostilas para educação infantil com variadas atividades.

Alguns aspectos que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem infantil:

a – A estimulação





Pesquisas revelam que, durante os primeiros anos de vida, 90% das conexões cerebrais da criança são definidas
por meio da sua interação com estímulos do meio ambiente, mediados pelo adulto. Nesse sentido, cabe ao professor
da educação infantil, a importante tarefa de planejar atividades diversas levando em conta o desenvolvimento das
funções psicológicas superiores que serão estimuladas (percepções, atenção, linguagem, memória, raciocínio,
imaginação e outras). Não deve haver momentos estanques em que se “pega” a criança e a estimula, e sim, em
qualquer atividade em que o adulto possa mediá-la, estimulá-la, como: na hora do banho, na hora das refeições,
do brincar, do contar histórias, ou seja, das mais variadas atividades da rotina da criança.

Sugestão de atividades maternal I

 




b – A imitação

A imitação é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança. Ao imitar, ela compreende que
é uma pessoa independente e, com isso, tem capacidade de agir por si só. Wallon, psicólogo cientista francês,
considerou a imitação um processo constitutivo do desenvolvimento psíquico da criança. Segundo esse autor, por
meio da imitação, a criança se iguala ao outro e se compara com ele, reconhecendo semelhanças e diferenças,
sendo que, um é equivalente ao do outro, para ser como ele, ou fazer o que ele faz. Para se realizar a imitação, há
o esforço que implica uma duplicação de ações, aquelas que o outro fez e as que ela própria fez. Nesse sentido,
torna-se importante que as instituições educacionais infantis criem condições que permitam atividades próprias da
criança, incluindo as brincadeiras livres, dinâmicas e estimuladoras do pensar e do imitar.

Atividades para maternal 2

 

c – O movimento

O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano e essa acontece desde a vida intra-uterina. Esse permite que a criança se reconheça enquanto um organismo independente dos outros. É por meio do movimento
que ela explora seu corpo, o ambiente e entra em interação com outras pessoas. A privação do movimento poderá
interferir no desenvolvimento desses aspectos.

Baixe grátis Apostila educação infantil com varias atividades para maternal:




d – O tempo

Primeiramente, é necessário compreender e respeitar/estimular o tempo do desenvolvimento/amadurecimento
biológico da espécie humana (filogênese) que obedece ao seu ritmo. Atrelado ao desenvolvimento físico, acontece
o desenvolvimento das funções psíquicas superiores e, nelas, envolvem todas as formas de aprendizagens.

1.000 Atividades Para Imprimir Berçario, Maternal e EMEI

100 Atividades para Maternal

e – O espaço

Geralmente, as primeiras aprendizagens da criança pequena estão atreladas ao espaço em que ela brinca e
explora. Quando bebê, ela explora o espaço com as mãos e os pés soltos, com movimentos de tocar, agarrar
e pegar. Ao iniciar a engatinhar, o movimento no espaço se torna mais amplo. Assim, atividades como andar,
subir, correr estão relacionadas à exploração do espaço disponível às suas atividades. A diversidade dos espaços
representa possibilidades de socialização e formação humana. Assim sendo, atividades físicas planejadas
envolvendo o movimento são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Plano de aula para educação infantil

Sugestão de Atividades  Identidade e Autonomia

10 Atividades Para Berçario

f – A música

A música está intimamente ligada à linguagem emocional da espécie humana. Pela e com as canções de ninar
se embalam o bebê há milênios. Segundo Lima (2003), a música, na infância, possibilita desenvolver a oralidade,
a orientar o movimento e o ritmo. Nesse sentido, cabe ao professor da educação infantil explorar, por meio da
música, os seus diversos ritmos, movimentos, conteúdo cultural e outros.

Maternal 3 livros de Atividades para baixar

g – Os brinquedos, as brincadeiras e os jogos de faz de conta

A função do brinquedo é a brincadeira, ele tem como objetivo estimular a ação e convidar a criança para essa
atividade. Por meio do brinquedo, a criança constitui a base da percepção do mundo dos objetos humanos e, com
isso, determina o conteúdo de suas brincadeiras. As brincadeiras são um verdadeiro exercício de movimento e de
organização do movimento com o ritmo.

Coleção Dente de Leite vol. 1 e 2 ano

Os jogos e brincadeiras para Vygotsky (2003)

Não são pura invenção da criança, mas são uma reconstituição da realidade vivida por ela. Assim como as regras que estabelecem o que é permitido e o que é proibido na cultura na qual se encontra, além, também, de como lidar com os objetos e coisas que compõem o seu espaço.

Para entender essas regras, ela as vivencia nos jogos do faz de conta, quando imagina e se coloca no lugar do outro, quando imita a mãe, o pai, o professor, o colega ou o cuidador, quando se utiliza de objetos como um pedaço de madeira para imaginar e representar um carrinho ou uma poltrona, por exemplo.

Algumas Idéias sobre desenvolvimento e Jogos Infantil

Segundo Lima (2003)

O brincar revela a estrutura do mundo psíquico da criança: como ela organiza e expõe o seu pensamento e como ela vê o mundo à sua volta. As crianças experienciam estados de conflito que se resolvem no seu mundo imaginário. A contradição entre a necessidade de fazer, de agir, e a impossibilidade real de realizar essas ações mobilizam a criança a criar a brincadeira e realizá-la. Esse conflito cria a situação imaginária.
Com isso, ela aprende a lidar com situações como: saber esperar a vez, tomar decisões, participar do coletivo, do
individual, aguçar a imaginação, aceitar as derrotas e outras.

Jogos para educação infantil

Algumas sugestões de jogos para serem trabalhados na educação infantil para baixar grátis:

Considerações finais:

Mediar é estar numa situação interposta, ou seja, estar entre o objeto de conhecimento e o aluno. Atividade
pedagógicamediadora é a condição de se levar o aluno a internalizar conceitos de umobjeto de estudo e externalizá-
los por meio da aprendizagem e desenvolvimento.  

LEITURA COMPLEMENTAR

Modelo de relatório individual Educação Infantil

SUGESTÕES DE VIDEOS PARA DESENVOLVER ALGUMAS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 


“O que se faz agora com as crianças, é o que elas farão depois com a sociedade¨
Autor desconhecido.




  • Plano de aula para educação infantil

    O Plano de aula para educação infantil deve conter, basicamente: O assunto (conteúdo) a se…
  • Apostila educação infantil 3 anos pdf

    Apostila educação infantil 3 anos pdf

    Olá leitores!!! Baixe Apostila educação infantil 3 anos pdf grátis, com excelentes ativida…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Apostila educação infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Plano de aula para educação infantil

O Plano de aula para educação infantil deve conter, basicamente: O assunto (conteúdo) a se…