Atividade número 1

O trabalho com o número na educação infantil é muito importante pois está presente em todo nosso meio social. Desenvolver atividades com o número 1 é fundamental, antes de conhecer as infinidades de números presentes em nosso cotidiano precisamos de um ponto de partida.

Separamos algumas sugestões de atividades com número 1 para imprimir, brincadeiras, músicas, enfim… Um conteúdo rico para desenvolver o trabalho, dentro e fora da sala na descobertas dos números.

Atividade número 1 educação infantil para imprimir



 

Atividades prontas para imprimir e podem ser trabalho noção de quantidade, coordenação motora com atividade com número 1 pontilhado. 

Trabalhar atividades pontilhadas ainda assim ajuda muito na coordenação motora dos alunos, os alunos se apropriam da escrita e logo estão desenvolvendo de forma autônoma.

Por que ensinar os números?

Ensinar matemática é mais fácil do que você pensa. Pode ser tão fácil quanto contar com seus dedos. A ciência mostra que as crianças que contam com os dedos são melhores em matemática. Demonstra que contar com os dedos fornece uma base sólida para a matemática e leva, como o renomado pesquisadores proclamam, para as crianças com representação normal de números em seus cérebros.

Porque contar utilizando os dedos?

Pesquisas sugerem que a contagem de dedos ajuda a criança a visualizar números. Quando uma criança é capaz de conceitualizar visualmente a quantidade de números, a criança pensa em números de uma maneira mais abrangente. Isso significa que mais partes do cérebro da criança são ativadas ao contar. A criança então compreende os números como multidimensionais e entende melhor como os números se encaixam em nosso mundo.

“Os pesquisadores descobriram que quando crianças de 6 anos melhoraram a qualidade de sua representação digital,  melhoraram em conhecimentos aritméticos, particularmente habilidades como contagem e contagem de números.   De fato, a qualidade da representação de dedo da criança de 6 anos foi melhor.” preditor de desempenho futuro em testes de matemática do que suas pontuações em testes de processamento cognitivo “.

Mesmo que seu filho possa dizer os números, ele ou ela pode não entender o significado ou conceitualizar visualmente os números. Entender o significado dos números, assim como sua quantidade, é essencial para aprender matemática corretamente.  

“Muitas crianças pequenas podem contar de 1 a 10 sem entender o significado dos números que estão contando”

Como isso muda a educação numérica? 

Tradicionalmente e até hoje, muitos professores desencorajam a contagem nos dedos. A memorização mecânica (ou seja, a repetição de números de escrita e multiplicação) é frequentemente usada para ensinar matemática. Em vez disso, métodos mais tangíveis devem ser usados.

“Todo mundo usa caminhos visuais quando trabalhamos em matemática. O problema é que tem sido apresentado, por décadas, como um assunto de números e símbolos, ignorando o potencial da matemática visual para transformar as experiências matemáticas dos alunos e desenvolver importantes vias cerebrais.” ( O Atlântico )

Como ensinar números visualmente?

Formas visuais de aprender números ensinam seu filho a entender que os números são iguais. Por exemplo, o número 5 = 5 coisas. Também ajuda seu filho a entender a magnitude. Por exemplo, 10 maçãs significa “mais maçãs” do que 3 maçãs e, subsequentemente, 10 é maior que 3.   

Abaixo estão diferentes maneiras de visualizar números com seus filhos, incluindo atividades que você pode fazer todos os dias, jogos para jogar e matemática Montessori. 

4 maneiras de contar visualmente durante atividades diárias

1. Conte no mercado:

  • pedir-lhe filho para obter 2 aplica-se
  • peça ao seu filho para contar o número de cebolas no seu carrinho
  • peça ao seu filho para contar quantos itens estão no seu carrinho enquanto você está na fila

2. Conte as fatias de frutas ou legumes em casa

  • Quando você corta, por exemplo, uma maçã em casa, conte as peças com o nosso filho. Alinhe os pedaços de frutas e conte-os antes de comê-los.  
  • Quando você terminar de contar, reforce a rotulagem dos números, perguntando: “Agora que você os contou, pode me dizer quantos pedaços de fruta existem?”
  • Toda vez que seu filho come um, conte o número restante. 

3. Contagem de Passos

  • Ao subir ou descer os degraus, conte-os com o seu filho.  

4. Jogue Dedo Contando Jogos

  • Segure um dedo de cada mão. Pergunte quantos dedos estou segurando?
  • Em seguida, segure dois dedos de cada mão, depois três, etc.
  • Você também pode perguntar “o que é um mais um”? Segure um dedo de cada mão e peça ao seu filho para contar o total. Continue com dois mais dois ou três mais um, etc.

Ideias de atividades para trabalhar número 1 na educação infantil

Trabalhar com alguma atividade na educação infantil tem que ter caráter criativo para envolver de forma divertida todos os alunos, dessa forma aprendizagem fica ainda mais prazerosa;

Atividade 1 – Decorando números com barbante

Fazer o número em uma folha e pedir para os alunos contornar com barbate. Trabalha a coordenação motora e ajuda na assimilação do numeral 1.

Atividade 2 – decorando o número 1 com canudinhos

Desenhar o número 1 em um papel ou fazer impressão de alguns acima, disponíveis para imprimir e depois para decorar, pedir para os alunos picarem canudinhos e fazer a colagem contornando os numerais. Atividade também trabalha a coordenação e percepção visual.

Atividade 3 – Equilibrando no numeral

Essa atividade é muito interessante de ser feita antes das crianças desenvolverem  o processo de escrita. Com essa brincadeira eles vão sentir o número 1 antes mesmo de conhece-lo escrito no papel, porém pode ser feito a qualquer momento. 

Pegar uma corda ou barbante e desenhar o número 1 no chão. Depois de representar o número na superfície pedir para os alunos contornar o número andando sobre ele. Atividade desafiadora que tem por objetivo também trabalhar o equilíbrio. 

Atividade 4 – Decorando com tinta

Além de utilizar as atividades para imprimir, fazendo apenas pintura com lápis de cor ou giz colorido é interessante fazer os alunos terem contato com a tinta. Oferecer aos alunos o desenho do numero 1 e pedir para decorarem utilizando a tinta. Não é necessário fazer a pintura com o uso do pincel. A experiência com as mãos e dedinhos é prazeroso. Auxilia muito na percepção tátil e sensibilidade.

O trabalho com atividades número 1 na educação infantil podem ser realizadas de diversas maneiras, aqui só foram algumas sugestões, sendo essas atividades também ótimas para serem trabalhadas com outras faixas etárias. Todas as atividades com número 1 aqui demonstradas podem ser trabalhadas também no maternal, pré escola e nos anos iniciais da educação básica.

Atividade número 1 maternal





atividade com número 1

atividade número 1 atividade número 1 atividade com número 1

Algumas sugestões de apostilas com atividades sobre o número para educação infantil:

Ótimas atividades com número 1 disponível para baixar abaixo





Crie de maneira fácil: Cartelas de números, letras ou frases. Alfabetizar brincando de BINGO!!

Matemática para educação infantil

Livro de Matemática 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano

bem me quer vol.2 matemática

Projeto de matemática





Este projeto que disponibilizamos aqui pode ser desenvolvido por meio dele plano de aula números maternal, além de ser desenvolvido projeto de matemática na educação em todas as faixas etárias e idade…. 1 ano, 2 anos, 3 anos, 4 anos, 5 anos e por aí vai.

Além das atividades práticas é possível desenvolver atividades brincando com matemática na educação infantil e mais sugestões de brincadeiras daremos dicas logo abaixo.

Segue o projeto para trabalhar numerais:

ESCOLA: ***

TEMA: Números de 1 a 5

TURMA: Maternal II

PROFESSORA: ***

PERÍODO: **** – ****

INTRODUÇÃO

Os números fazem parte do nosso cotidiano, pois estão presentes em nossa idade, nos dias do mês, nos endereços, números de telefone e até mesmo em nossa alimentação. Eles representam muito mais do que uma forma de se medir ou quantificar o que existe ao nosso redor, pois os números são a ponte que une o conceito quantificador do abstrato à sua respectiva correspondência do concreto.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista que nos utilizamos da linguagem numérica todo o tempo, é necessário introduzir o conceito de números e quantidades às crianças a fim de ampliar-lhes a visão e a compreensão do mundo que as circundam.

OBJETIVO GERAL

  • Promover a internalização do conceito de número e estabelecer sua relação com as quantidades. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Estimular a formação do conceito de número;
  • Identificar e nomear os numerais de 1 a 5; 
  • Ampliar vocabulário; 
  • Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras;
  • Estabelecer a relação/correspondência do número e a quantidade.

ATIVIDADES

Atividade de introdução – Relação símbolo e significado (número e quantidade correspondente)

Data: ****

A primeira atividade do projeto visa trabalhar a relação existente entre símbolo e significado, ou seja, visa esclarecer que cada quantidade têm um símbolo correspondente, desta forma esta representação se fará de maneira mais concreta possível. Os materiais utilizados para a efetivação desta atividade são: caixas de leite, tinta guache, Bombril, E.V.A., cola branca e caneta preta. Pretende-se com esta atividade possibilitar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.

Atividade do número 1 

Data: ****

Esta atividade visa esclarecer a relação entre o símbolo e o significado, ou seja, número como representação de quantidade, além de possibilitar o conhecimento do traçado do número. Serão utilizados para a realização da atividade, palitos de sorvete, cola branca e tinta guache. Pretende-se com esta atividade promover o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.

Atividade do número 2 

Data: ****

O objetivo desta atividade é possibilitar o conhecimento do traçado do número 2 bem como a identificação da quantidade que representa. Serão utilizados para a realização da atividade, cola gliter e cola colorida. Pretende-se com esta atividade possibilitar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.

Atividade do número 3 

Data: ****

Por meio desta atividade busca-se possibilitar o conhecimento do traçado do número 3, bem como a identificação da quantidade que ele representa. Os materiais utilizados na sua realização serão gizes de cera de cores diversas (a escolha da criança). Pretende-se com esta atividade promover o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção, concentração e autonimia.

Atividade do número 4

Data: ****

Pretende-se com esta atividade possibilitar o conhecimento do traçado do número 4, bem como a identificação da quantidade que ele representa. Os materiais utilizados na sua realização serão colas coloridas (cores primárias: amarelo, vermelho e azul). Busca-se com esta atividade possibilitar o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.

Atividade do número 5

Data: ****

Esta atividade visa possibilitar o conhecimento do traçado do número 5, bem como a identificação da quantidade que ele representa. Os materiais utilizados na sua realização serão gizes de cera, nas cores verde e marrom e E.V.A. purpurinado na cor amarelo. Pretende-se com esta atividade promover o desenvolvimento das habilidades de coordenação motora, percepção visual, percepção sensorial, atenção e concentração.

Atividades complementares:

O jogo “Boliche” será adaptado aos objetivos do projeto, de maneira que será trabalhado com as crianças utilizando cinco pinos, de forma a identificá-los respectivamente com os números 1, 2, 3, 4 e 5, a fim de reforçar a identificação e a associação do símbolo a nomenclatura correspondente.

Haverá ainda uma contação de história a partir do livro de dedoche sobre o ursinho Ted intitulado “Quando eu crescer” que aborda cinco profissões; para reforçar a internalização do conceito números-quantidades, com este objetivo será trabalhada também a música “João trabalha com martelo”.

METODOLOGIA

O presente projeto se efetiva por meio de atividades de coloração, colagem, contato com materiais diversos, contação de histórias, músicas e gestos, que possibilitam a identificação dos traçados dos números e das quantidades que representam. Desta forma, a partir das atividades propostas as professoras estarão auxiliando os alunos sempre que houver necessidade.

RECURSOS

Livros

Papéis diversos

Palitos de sorvete

Tintas guache

Colas coloridas

Colas gliter em cores diversas

E.V.A.

Pincéis

Giz de cera

Cola branca

AVALIAÇÃO

Deve ser realizada  de forma qualitativa e contínua, na qual se leva em consideração o que as crianças apreendem dos conceitos trabalhados por meio de sua participação na aula e na realização das atividades.

OBSERVAÇÕES

Foi possível perceber no decorrer das atividades do projeto que um trabalho permeado pela ludicidade, ou seja, com contação de histórias, músicas e gestos enriquece e consolida a aprendizagem da criança, pois durante a realização das atividades frequentemente as crianças faziam alusões aos recursos utilizados pelas professoras como introdução ao tema da mesma.

Poema Numérico

Número 1 é como um pau. 
Uma linha reta que é muito rápida. 
Para o número 2, vá para a direita. 
Em seguida, faça uma linha no chão. 
Vá para a direita. O que será? 
Volte novamente para fazer um 3. 
Para baixo e para cima e para baixo um pouco mais. 
Essa é a maneira de fazer um 4. 
Vá para baixo e ao redor. Então você pára. 
Termine o 5 com uma linha no topo. 
Faça uma curva. Então faça um loop. 
Não há truques para fazer um 6. 
Através do céu e do céu. 
Essa é a maneira de fazer um 7. 
Faça um “S” e depois não espere. 
Suba novamente para fazer um 8.
Faça um loop e depois uma linha. 
Essa é a maneira de fazer um 9. 
Faça um 1 e, em seguida, um 0. 
10 são todos os seus dedos que você conhece! 

Escrevendo Números Poema

Linha reta para baixo 
E depois estamos a fazer. 
Essa é a maneira de 
fazer um. 
Volta e volta 
Na ferrovia. 
Dois, dois, 
dois, reboque. 
Em torno de uma árvore, em 
torno de uma árvore. 
Essa é a maneira de 
fazer um três. 
Essa é a maneira de 
fazer um quatro. 
Linha reta para baixo, 
então ao redor. 
Chapéu em cima 
E cinco é um palhaço. 
Faça os truques. 
Essa é a maneira de 
fazer um seis. 
Através do céu
E desceu do céu. 
Essa é a maneira de 
fazer um sete. 
Faça um S 
E não espere. 
Volte para cima 
E isso é um oito.
Um loop e uma linha 
Isso é um nove. 
Linha reta para baixo, 
então ao redor com um sorriso. 
Essa é a maneira de 
fazer um dez. 

Mais sugestões de atividades com números

Matemática jogos Jogo da Memória Com Números

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividade número 1

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

JOGOS DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS

JOGOS DE MATEMÁTICA TABUADA

Matemática jogos Jogo da Memória Com Números

Atividades sobre o número 1 para educação infantil





 

Considerações finais:

Nessa postagem vimos atividades de matemática educação infantil numero 1 para maternal, atividades com numeral para imprimir e muita atividade com numero 1 utilizando pontilhado para trabalhar também a coordenação motora.

Espero que tenham gostado das sugestões de atividades disponibilizadas aqui no site com publicações diárias e atualizado sempre para você professor.

 



Mais Sugestões Plano de aula para Educação Infantil para Creche

 

Adicionar Comentário