Home Atividades educação infantil Atividade para educação infantil

Atividade para educação infantil

23 min read
0
0
43

Atividade para educação infantil

A Educação Infantil está organizada em quatro anos, do Infantil 2 (dois anos) ao Infantil 5 (cinco anos). Tem por objetivos desenvolver Atividade para educação infantil que proporcionem na criança uma imagem positiva de si, estimular-lhe a confiança na superação de suas:

limitações;

Estabelecer e ampliar as suas relações sociais;

Auxiliá-la a aprender a situar-se no universo cultural e letra­do;

Utilizar diferentes linguagens e a desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais, emocionais e físicas.

 Atividade para educação infantil 1 (3 ou 4 anos)

Existem ótimos materiais como livros e apostilas com excelentes atividades para trabalhar na educação infantil. Hoje trazemos o livro: “O mundo da gente, A organização e o encaminhamento propostos neste livro levam a criança a observar, conhecer, vivenciar e refletir sobre a diversidade presente no mundo e a interagir com ele por meio de temas e atividades que exploram os conteúdos de Formação Pessoal e Social.

atividade-educação-infantil

Consideramos o saber já constituído da criança como ponto de partida para a ampliação do processo e das formas de compreensão e de representação do mundo em que ela vive.

atividade-educação-infantil1
A cada situação proposta, é importante conversar com a criança sobre suas experiências, o que sabem e o que gostariam de saber sobre o assunto tratado.

atividade-educação-infantil2

As ações didáticas foram organizadas e desenvolvidas na perspectiva da ludicidade, por meio de brincadeiras, construções, jogos, passeios…

atividade-educação-infantil3

Gostou do material? Está disponível para baixar inteiramente grátis.



Livro disponível “mundo da gente” para download inteiramente grátis – baixe aqui

Atividades para educação infantil jardim 1, 2 e 3


    Plano de aula para educação infantil:


      Apostila de atividades para educação infantil:





      Apostila educação infantil pdf

      Projetos para educação infantil

      Coleção Adoletra  Volume 1, 2, 3 e 4 para baixar

      Coleção Dente de Leite

      1.000 Atividades Para Imprimir Berçario, Maternal e EMEI

      Maternal livros de Atividades para baixar

      Atividades para educação infantil 4 anos

      Sugestões de Trabalho




      •  Peça para as crianças que observem suas mãos. Conte com elas quantos dedos possuem.
      •  Cante com as crianças, fazendo os gestos da música “Palminhas, palminhas“.
      •  Proponha também a música “Bata Palmas“. Cante com as crianças, repetindo os movimentos da música.
      •  Apresente às crianças a atividade proposta na ficha: “Vamos carimbar as mãozinhas?” Passe tinta guache na mão de cada criança e oriente-as a carimbar as mãos no quadro indicado.
      •  Se possível, você ainda pode ajudá-los a criar desenhos a partir do carimbo das mãos ou dedos, como uma borboleta, uma flor, um pato etc.
      •  Proponha aos alunos o problema: “Mãos para…”. Pergunte para eles o que podemos fazer com as nossas mãos. Estimule-os a levantar hipóteses como: “usamos as mãos para pintar, pentear o cabelo, pegar as coisas etc”.
      •  Prepare uma caixa com vários objetos: brinquedos, algodão, tecido, lixa, pedra etc. Feche a caixa deixando um espaço para que as crianças coloquem a mão e tentem adivinhar, através do tato, o que há dentro da caixa.
      •  Desenhe nos dedos das crianças olhos, nariz e boca. Brinque e cante com elas a música “Dedinhos“.
      •  Desenvolva com as crianças atividades utilizando as mãos, como pintura a dedo, pintura com pedaços de jornal, colagem com areia, casca de ovo, fazer massinhas etc.
      •  Antes de encerrar a aula, organize uma roda com as crianças e mostre como ficou a atividade de cada uma, com as mãozinhas impressas. Explore o tamanho das mãos, as cores utilizadas e deixe que as crianças interajam uma com as outras, tocando e comparando suas mãos.

      Atividades para educação infantil 5 anos

      Atividade com crachá

      • A professora chama mostrando o crachá e falando o nome da criança.
      • Colocar os nomes no meio do círculo para que cada criança identifique e pegue o seu, sendo que irá pegar o crachá uma criança de cada vez.
      • Jogo da memória: colocar no meio do círculo para que todos observem, virá-los para baixo, uma criança por vez virará um nome se for o seu colocará no cartaz, se não, dará a vez para outro amigo até que todos coloquem seus nomes.
      • Distribuir os crachás aleatoriamente, cada criança deverá descobrir de quem é o nome que tem na mão e entregar para o amigo com um comprimento previamente estabelecido (beijo, abraço, aperto de mão).
      • Brincando de roda: fazer uma roda com as crianças e deixar os crachás expostos no meio, cantando a música: “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar eu tirava a……. lá do fundo do mar”, ao ouvir seu nome a criança sai da roda e pega seu crachá, coloca no cartaz e senta.

      Mais sugestões de atividades:

      • Ovo choco: formar um círculo, o ajudante começa pegando um crachá e cantando “tenho um nome”, o grupo responde: “de quem é?” ele coloca o nome atrás da criança correspondente que deverá tentar pegá-lo e será o próximo a colocar o nome atrás de um amigo.
      • O ajudante faz a chamada (mostrando ou lendo os nomes).
      • Chamada do silêncio: a professora apenas mostra o crachá e o dono deve pegá-lo e colocar no cartaz, sem dizer nada.
      • Esconder os nomes para que cada criança encontre o seu, se encontrar o de um amigo deve deixá-lo no lugar, se alguém não encontrar pode-se dar pistas.
      • A professora fala os nomes das crianças sem emitir som apenas articulando as palavras com a boca para que as crianças tentem descobrir fazendo leitura labial.
      • Nome oculto: a professora apresenta o crachá coberto por um envelope e vai mostrando as letras uma a uma para que as crianças através de reflexões e perguntas da professora tentem descobrir de quem é o nome (após conhecerem bem o nome de todos).
      • A professora sorteia uma letra do alfabeto, a criança cujo nome começar com aquela letra o pega e coloca no cartaz.
      Mais ideias:
      • Caixa surpresa: a criança retira um crachá se for o seu coloca no cartaz se não o devolve e passa a caixa ou então pode entregar para o colega ou se pegar o nome de um colega entrega para ele.
      • Com parlendas de escolha, ex: O……………… comeu pão na casa do João, a criança citada pega o seu crachá e coloca no cartaz.
      • Pulando amarelinha: os nomes devem ser colocados no céu.
      • Corrida: os nomes devem ser deixados a certa distância, cada duas crianças devem sair de um local determinado, pegar o nome e colocar no crachá.
      • Elefante colorido: uma criança ou professora diz o nome de uma cor, quem tiver algo da cor, pega o nome e coloca no crachá.
      • Dança da cadeira: realiza-se a brincadeira normalmente, mas cada um que fica sem cadeira, sai e coloca o seu crachá no cartaz.

      Atividades para educação infantil –  crianças de até 3 anos

       Levar as crianças para brincarem no parque, com areia, na grama, no pátio coberto, explorando todos os espaços disponíveis nos Centros de Educação Infantil.

      • Com diversos tecidos tocar, acariciar, sentir o cheiro, esconder a mão, tocar diferentes partes do corpo, acariciar a professora, um colega, esconder o pé, a barriga, esconder a professora e fazê-la aparecer. Sacudir os tecidos no chão, nas costas, acima da cabeça. Esconder os tecidos na mão, no bolso, dentro do avental, na barriga e fazer aparecer dizendo palavras mágicas. Incentivar as crianças a procurarem os tecidos na sala. Fazer uma chuva de tecidos.
      • Confeccionar móbiles com elástico de garrafas pet pequenas, contendo papéis e pedrinhas coloridos, água colorida com gliter, com objetos variados que fazem barulhos diferentes e chamem a atenção pelas suas cores e sons. Tome cuidado apenas em colar as tampinhas das garrafas para que as crianças não consigam abri-las.
      • Pode-se também confeccionar móbiles ou cartazes com as fotos das crianças ou das famílias para que as crianças possam visualizar, a si mesmas e também aos seus amigos e suas famílias.
      • Confeccionar cabanas com bambolês com tiras de tecido amarradas no mesmo, para que as crianças possam entrar, sair, se esconder e outras brincadeiras.

      Sugestões de brincadeiras para educação infantil:

      • Brincar de mágica para descobrir as cores nos frascos plásticos com água e anilina.
      • Descobrir objetos manipulando dentro de uma bolsa.
      • Brincar com rimas para mover as partes do corpo.
      • Apresentar pequenas dramatizações com fantoches na sala.
      • Dançar a partir da música que escutamos, em trenzinho, em roda, em pares, etc.
      • Confeccionar um mural com as mãos e pés das crianças para ser exposto na sala.
      • Desenhar com giz de cera grosso com o papel na vertical e na horizontal.
      • Brincar de esconder-se atrás do jornal e voltar a aparecer, esconder diferentes partes do corpo. Fazer bolas de papel, arremessar para cima, atirar contra a parede, picar, fazer chuva de papel, esconder a professora ou algum amigo que queira com os jornais e fazer mágica para que apareça.

      Atividades de coordenação motora:

      • Utilizando papel celofane: construir lupas e sair explorando os espaços do CEI. Fazer bolas com o jornal e envolvê-las com papel celofane de várias cores. Jogar as bolinhas dentro de um cesto. Escondê-las na sala para que a turma procure. Observar a claridade do sol através do papel celofane.
      • Olhar revistas e buscar imagens de mulheres, homens, bebês, avós, etc.
      • Reconhecer as partes de nosso rosto olhando-se no espelho, movendo-as: abrindo e fechando os olhos, enrugando o nariz, inchando e esvaziando as bochechas e outros.
      • Utilizar papel micro-ondulado: caminhar sobre o papel exposto no chão, tocar com as mãos o papel na parede, pintar o mesmo com as mãos, com esponjas.
      • Trabalhar com diferentes tipos de massas: geleca, massinha caseira com corante comestível e outras.
      • Brincar no parque de areia com baldes e pás de brinquedo.
      • Brincar com bolhas de sabão, incentivando as crianças a estourarem-nas.
      • Brincar com caixas de papelão, fazendo casinhas, castelos, portinhas, janelas, convidando as crianças para entrarem e saírem.

      Observação: Deve-se tomar cuidado com alguns materiais que são disponibilizados para as crianças pequenas, devido ao fato de que elas descobrem o mundo através da boca, e por isto alguns materiais podem ser perigosos.

      “O Berçário deve ter espaços programados para dar à criança oportunidade de se movimentar, interagindo tanto com objetos como com outros bebês. Deve oferecer situações desafiadoras, possibilitando o desenvolvimento de suas capacidades. Os espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebês. Portanto, eles devem ser observados, avaliados e mudados pelos educadores na medida em que eles se desenvolvem e se interessam por coisas novas”.

      Retirado do livro: Os fazeres na educação infantil. Autoras: Maria A.S. Martins, Cândida Bertolini, Marta A.M. Rodriguez e Francisca F. Silva

      Atividade de educação infantil para imprimir:

      Sugestões de cantinhos na educação infantil:

      Summary
      Review Date
      Reviewed Item
      Professores Heróis
      Author Rating
      51star1star1star1star1star
      • atividades-para-maternal

        Atividades para maternal

        Atividades para maternal • Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se…
      • apostila-educação-infantil-4anos

        APOSTILA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

        O QUE É ALFABETIZAÇÃO? Quer baixar Apostila Educação Infantil 4 anos? Antes vamos entender…
      Carregar mais artigos relacionados
      carregar mais Professor
      Carregar mais Atividades educação infantil

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Além disso, verifique

      Atividades para bebês de 1 ano

      Atividades para bebês de 1 ano 10 sugestões de Atividades para bebês de 1 ano que estão ne…