Home atividades cantigas de roda Atividades cantigas de roda educação infantil

Atividades cantigas de roda educação infantil

28 min read
0
0
554

 

Atividades cantigas de roda na educação infantil desenvolve na criança:





O trabalho com Atividades cantigas de roda educação infantil desenvolve:

1) Linguagem sonora (sons, silêncios, entoações, melodias, ritmos…)
2) Linguagem corporal (gestos, posturas, trejeitos, tipos de movimentos…)
3) Linguagem verbal (o discurso do paciente)

Ao trabalhar com a expressão integrada destas linguagens, Atividades com cantigas de roda na educação infantil desenvolve na criança e resgata o papel e a importância do corpo e os seus sons no processo terapêutico.

Atividades cantigas de roda educação infantil 1 – Aspeto corporal – A dança exterior e interior





“…Quem quiser aprender a dançar
vai à casa do Juquinha.
Ele pula, ele roda,
ele faz ‘requebradinha’!…”
(requebradinha – dançar mexendo as ancas)

Essas Atividades cantigas de roda educação infantil propõem exatamente o que a música sugere. Uma ótima estratégia para iniciar a atividade é pedir para os alunos fazerem uma roda e sentar-se de perninha de índio, cantando a música vai solicitando que um aluno de cada vez execute os gestos entrando na roda após ouvir seu nome ” vai na casa do João”… e assim sucessivamente.

Sugestão de atividade cantiga de roda educação infantil 2





São várias as brincadeiras que também têm na sua dinâmica um espaço especial para a
manifestação da singularidade de cada criança. Este destaque se dá: ao escolher uma outra
criança para ser o seu par:
“Sozinha eu não fico,
não hei de ficar,
porque tenho a N.
para ser meu par!…”;

Forma-se uma roda e uma criança ou o professor inicia a brincadeira. Conforme for cantando a música vai tirando da roda e segurando na mão a criança que for sendo chamada pelo nome e assim finaliza a brincadeira após todos terem completado a roda com os alunos que iniciaram sentados.

Cantigas de roda para educação infantil 3

“Ciranda, cirandinha,
vamos todos cirandar.
Vamos dar a meia volta,
volta e meia vamos dar…”

Essa atividade cantando formando uma grande roda com os alunos seguindo a melodia da música.

Projeto cantiga de roda educação infantil

atividades-cantigas-de-roda-educação-infantil-4




Tema: Cantigas de roda

Público Alvo: Educação Infantil/ 4 a 5 anos

Área: Música
Duração: Cinco semanas

Justificativa:

Este projeto possibilita o resgate das cantigas de roda e suas brincadeiras tendo
em vista as potencialidades e multiplicidade de situações que as cantigas da cultura popular
possibilitam às crianças, dentre as quais pode-se destacar: experiências de interação social,
desenvolvimento cognitivo, transmissão de valores e desenvolvimento da noção de ritmo
individual e coletivo. No seu decorrer, as crianças terão a oportunidade de conhecer diferentes
elementos musicais com Atividades cantigas de roda educação infantil, desenvolver a criatividade, ampliar seu repertório musical e o elo afetivo
entre a turma e seus familiares.

Objetivos:

 Resgatar as cantigas e brincadeiras de roda;
 Ampliar o repertório musical;
 Conhecer cantigas de roda;
 Praticar as brincadeiras de roda coreografadas;
 Desenvolver o equilíbrio e a coordenação motora;
 Incentivar a socialização da criança;
 Despertar a curiosidade musical.

Desenvolvimento:

Atividade 1: Conhecendo as cantigas de roda

Momento 1:

Inicie este momento conversando com a turma sobre a temática. Pergunte quem
conhece alguma cantiga, peça para cantar, questione se já viu alguém cantando. Faça uma breve
apresentação do que são as cantigas de roda apresentando alguns exemplos.

Momento 2:

Pesquisa em casa com pais/avós/responsáveis
Converse com as crianças sobre a atividade proposta neste momento. Informe-as de que elas
deverão entrevistar algum adulto (pais, avós, responsáveis, etc.) a fim de investigar quais eram as
cantigas de roda na época em que tais pessoas eram crianças. Em anexo, segue uma sugestão
de entrevista.

Momento 3:

Leitura das entrevistas
Disponibilize a turma em roda e peça que cada criança apresente a cantiga relatada em sua
entrevista. Cante e direcione a turma sobre a coreografia da cantiga. Auxilie as crianças nessa
apresentação e permita que todos se expressem.

Momento 4:

Solicite que as crianças façam um desenho representando a cantiga que mais
gostou durante as apresentações dos colegas.

Atividade 2: Conhecendo a cantiga de roda Samba Lelê

Momento 1:

Disponha a turma em pé para apresentação do vídeo Samba Lelê.

Converse com as crianças sobre o vídeo. Perguntas orientadoras:

 O que aconteceu com Samba Lelê?
 Você gostou da música?
 Percebeu o ritmo e as repetições de palavras?

Momento 2:

Proponha a turma uma nova exibição do vídeo e o acompanhamento de forma
gestual da música ouvida. Solicite que as crianças representem a cantiga de roda através do
canto e da dança, incentive a expressão corporal, o canto e a participação de toda a turma.

Atividade 3: Conhecendo a cantiga Os escravos de Jó

Momento 1:

Apresente à turma o vídeo com a cantiga Escravos de Jó.

Disponha as crianças no pátio, sentadas em roda. Oferte pequenas bolas coloridas e incentive o
canto da música Escravos de Jó. Possibilite que todos cantem a música e acompanhem os
movimentos da música passando a bola para o colega ao lado. Na parte do “tira/põe”, a criança
deve soltar a bola a sua frente para pegá-la em seguida e dar continuidade a brincadeira.
Estimule a participação das crianças.

Mais sugestões de Atividades cantigas de roda educação infantil:

Momento 2:

Organize as crianças em roda com uma mão por cima do colega ao lado e outra por
baixo da mão do outro colega. Incentive todos a cantar a música Escravos de Jó. Quando se diz
“tira”, a criança que vai levar o tapa tira a mão. Quando se diz “põe”, a criança coloca a mão de
volta. Na hora do “zig-zig-zag” a ordem das batidas que eram da direita vai para a esquerda.

Momento 3:

Converse com a turma sobre as brincadeiras e proponha que cada uma descreva
suas sensações e emoções durante as brincadeiras de roda.
Solicite que representem a emoção que sentiram (felicidade, tristeza, medo, etc.) através de
pinturas em folhas A4. Esta produção deve ser socializada para a turma e exposta em sala de
aula.

Atividade 4: Conhecendo a cantiga de roda Marcha Soldado

Momento 1:

Apresente à turma o vídeo com a cantiga Marcha Soldado.

Momento 2:

Solicite aos pais uma revista usada. Proponha às crianças a confecção de chapéus
produzidos com folhas de revistas usadas. Demonstre passo a passo como fazer a dobradura do
papel para se transformar em chapéu. Solicite a nomeação dos chapéus e socialize os trabalhos
produzidos. Ao fim da atividade, guarde as produções para serem usadas em outro momento do
projeto.

Momento 3:

Proponha a turma a confecção de uma faixa como as usadas pelos soldados do
vídeo. Utilizando as revistas velhas, demonstre para a turma o corte dos papéis, a montagem e
colagem das faixas.

Momento 4:

Relembre junto a turma a música Marcha Soldado. Solicite que as crianças
coloquem a faixa e os chapéus produzidos anteriormente. No pátio da escola, proponha à turma
uma brincadeira de todos em fila, marchando e cantando a cantiga Marcha Soldado. Solicite que
a turma eleja um líder que será o comandante da brincadeira. Ajude nos comandos ao grupo
dando ordens como: todos marchando, todos saltando, todos pulando e todos sorrindo. Ao fim da
atividade, disponibilize as faixas e chapéus para as crianças levarem para casa.

Finalização do projeto:

Monte junto à turma um portfólio com os desenhos produzidos, as
pinturas, fotos das atividades e cantigas descobertas durante o projeto.
Incentive a observação dos trabalhos produzidos pelos colegas.
Durante o desenvolvimento desse projeto é importante que você estimule a participação, o
interesse pelo tema, a curiosidade e a imaginação tornando as atividades prazerosas e
enriquecedoras.

Materiais:

 Folha A4;
 Lápis de cor;
 Tintas de diversas cores;
 Revistas usadas;
 Tesoura;
 Cola;
 Máquina fotográfica;
 Impressora;
 Datashow.

Avaliação:

A avaliação será realizada através da observação diária dos estudantes. Verifique o
envolvimento, o interesse, a participação, o comprometimento, o respeito aos colegas do grupo e
a compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas
durante o desenvolvimento do projeto nas brincadeiras e as criações individuais.

Mais sugestões de Atividades cantigas de roda educação infantil

atividades-cantigas-de-roda-educação-infantil-5





Atividades cantigas de roda

Brincadeiras Antigas e Cantigas de Roda I

CANTIGAS COM ATIVIDADES

Atividades cantigas de roda educação infantil – Sequencia didática O cravo brigou com a rosa:

  1. Conversa na rodinha sobre música: com as crianças em círculo questionar:

Vocês gostam de música?

Gostam de cantar?

Gostam de dançar?

Que músicas conhecem?

Gostam de brincar de roda?

Com quais músicas gostam de brincar de roda?

Se sabem o que são cantigas de roda e quais cantigas de roda conhecem?

Pedir para que as crianças que quiserem cantem algumas cantigas conhecidas e brinquem com os colegas.

Ilustração do cravo (papel crepom, lápis de cor amarelo)

  1. Apresentar a proposta de trabalho para as crianças:

Falar que vai desenvolver com elas um projeto com muitas atividades com as cantigas de roda e que elas poderão participar de diversas e gostosas brincadeiras. Dar exemplos das atividades;

Trabalhar com a música: O cravo brigou com a rosa

Colocar a letra da cantiga no cartaz (papel AP) com letras garrafais;

 Cantar e brincar com as crianças;

2º Dia: cantar/brinacar/interpretar/ética: violência

Escrever a letra da música no papel AP com letras garrafais e cantar com as crianças várias vezes realizando com elas os movimentos ou gestos presentes na cantiga;

Conversa na rodinha: Interpretação oral da música: fala do que? Quem são os personagens que aparecem na musica? O que aconteceu entre eles? É correto brigarmos uns com os outros? Como foi que o cravo e a rosa saíram da briga?

(trabalhar com as crianças a questão da violência e suas conseqüências na vida das pessoas);

Trabalhar com a palavra: CRAVO – refletindo: quantas letras tem na palavra? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais as vogais? Qual a letra final? Qual a letra inicial?

Trabalhar com a inicial da palavra CRAVO – a letra: C:  coordenação motora (desenhar a letra com giz no chão e pedir para que as crianças percorram o seu traçado; cada criança fazer o traçado do C na caixa da areia;

3º DIA: cantar/brincar/arte/pesquisar

Cantar e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);

Continuar trabalhando com a inicial da palavra CRAVO – a letra: C:

– fazer o traçado da letra com tinta guache;

– fazer o traçado da letra usando barbante;

Atividade de pesquisa sobre insetos (pesquisar coletiva: em revistas e livros gravuras de insetos, recortar com tesoura e colar;

     4º DIA: cantar/ brincar/andar/ler/escrever

Cantar e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);

Destacar novamente o nome da cantiga: O CRAVO E A ROSA – Questionar:

Além do cravo, qual é a outra flor?

Trabalhar com a palavra: ROSA (quantas letras? Quantas sílabas? Quantas vogais? Quais (revisar o A e o O contextualizando) Qual a última letra? Qual a 1ª letra da palavra ROSA/

 Trabalhar com a inicial da palavra ROSA: R – fazer um a um na caixa de areia com o dedo; fazer movimento de coordenação motora caminhando sobre o traçado da letra desenhado no  chão;

Trabalhar com: circular as palavras iniciadas pela letra R – trabalhar com a forma geométrica: círculo;

5º DIA de Atividades cantigas de roda educação infantil:

Cantar e brincar com a música (realizando os movimentos e gestos necessários);

Arte: pintar a letra R de rosa com guache e pincel (usando a cor rosa);

Fazer o traçado da letra R com barbante;

Questionar: Quantas flores aparecem na cantiga? Trabalhar o numeral 2 de várias maneiras a partir desse contexto;                         

Ilustração de uma rosa para a mamãe com bolinhas de papel crepom;

6º DIA: CANTAR E BRINCAR/SERES VIVOS

Cantar e brincar com a letra da música;

Questionar: O que são: CRAVO E ROSA? São…

Trabalhar seres vivos (vegetais e animais);

Trabalhar com a exibição de imagens de vários vegetais e animais (ir mostrando e explorando oralmente com as crianças – usando o computador ou a TV);

Pesquisa/recorte e colagem de gravuras de animais e vegetais (misturar diversas gravuras de animais e vegetais e pedir para que as crianças separem o que é vegetal do que é animal e colem em cartaz (um cartaz para cada tipo));

                          7º DIA: CANTAR E BRINCAR/PESQUISA/IDENTIFICAÇÃO DE LETRA

 Cantar e brincar com música:

Contar a música do cravo e a rosa em forma de história;

Pedir para que as crianças ilustrem as estrofes da musica com desenho;

Recordando o trabalho com a letra: R –  inicial da palavra ROSA – pesquisa/recorte e colagem de palavras com iniciadas com a letra R;

Preparação de coreografia e ensaios para apresentação;

                        8º DIA: CANTAR/BRINCAR/REPRESENTAR

 Cantar e dançar com a música;

Preparação de coreografia e ensaios;

 Avaliação das atividades junto às crianças;

  • Avaliação da proposta junto ao coletivo da escola.

Neste artigo encontramos:

Planejamento cantigas de roda educação infantil;

Atividades cantigas de roda educação infantil;

Atividades cantigas de roda educação infantil para imprimir;

Sugestões de Atividades cantigas de roda educação infantil;

 

Considerações finais:

As crianças adoram ouvir músicas e até arriscam cantarolar da sua maneira. Atividades cantigas de roda educação infantil irá possibilitar muitos momentos de alegria e prazer, não somente com as Atividades cantigas de roda educação infantil, mas com o contato com diferentes materiais como a tinta e o papel, estimulando a coordenação motora e auditiva.

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais atividades cantigas de roda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *