ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA ALFABETIZAÇÃO

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA ALFABETIZAÇÃO

atividades-de-alfabetização-para-o-carnaval-1

Uma das tarefas mais difíceis é justamente alfabetizar, ela requer cuidados específicos e muita paciência por parte do professor, sabemos que cada aluno tem o seu tempo de aprendizagem, seu modo de entender e assimilar o conteúdo e todos eles são diferentes uns dos outros.

Mas existem métodos que o professor pode usar para que esse processo ocorra de uma maneira bem mais leve e gostosa, um deles é aproveitar as datas comemorativas para realizar essa tarefa.

O carnaval é um modo de alfabetizar de uma maneira lúdica e gostosa, vamos dar uma olhada em algumas atividades que você pode usar para a alfabetização?

Atividades de Alfabetização 

Lista carnavalesca:

Quem está trabalhando com alfabetização sabe que as listas são muito utilizadas, as ajudam e muito, mas que porque não fazer uma lista com coisa do carnaval?

A atividade é a seguinte:

Depois de você ter feito uma introdução sobre o tema, uma roda de conversa, contado a história do carnaval, porque ele é uma festa tão importante para o país, os principais elementos, ou seja, ter feito um apanhado sobre o tema com a turma você irá:

  1. Separe os alunos em grupos, pode ser de quatro a cinco alunos.
  2. O professor irá preparar no quadro um número para casa um dos grupos, com um espaço para escrever o que eles vão dizer abaixo.
  3. O professor irá cronometrar o tempo, cada grupo terá dois minutos para falar algo que lembre o carnaval. Existem várias palavras interessantes como, máscara, fantasia, festa de rua, samba, escola de samba, dança, festa, musica, assim por diante
  4. Os grupos não podem repetir as palavras que já foram ditas e anotadas no quadro pelo professor
  5. Cada grupo terá uma chance de falar, acertando ou errando passa para o próximo grupo.
  6. Cada acerto contara um ponto, que o professor irá somar no final da atividade, ganha quem tiver mais pontos.

*Essa brincadeira irá consolidar o que já foi aprendido por eles sobre o tema de carnaval, irá ajudar no raciocínio lógico dos alunos, memória e interação do grupo.

Caso você decida presentear o grupo que venceu não se esqueça de dar um premio de participação aos outros também, assim eles não se sentiram desanimados para realizar uma próxima atividade como essa.

atividades-de-alfabetização-para-o-carnaval-2

Marchinhas:

Não tem como falar de carnaval e não falar das marchinhas, elas são uma ótima opção para se trabalhar com a alfabetização.

Elas oferecem uma abordagem diferente para o aprendizado do aluno, coloque para que eles ouçam as músicas, as marchinhas podem ser utilizadas de várias formas.

Roda de Conversa

1- Faça uma roda de conversa e ouça as opiniões deles, sobre o que eles acharam, se já conheciam, depois leia junto com eles a letra das marchinhas que vocês ouviram e peça para que quando alguém não conhecer uma palavra erga a mão e pergunte o significado, esteja com o dicionário por perto, assim ficará bem mais fácil de realizar a explicação.

marchinha da turma

2- Você pode também fazer a marchinha da turma e juntos bolarem uma letra ou paródia para uma marchinha de carnaval, deixe que eles usem a imaginação e o que acontece em sua rotina e seu cotidiano, atue como escriba nessa atividade, ficará mais fácil e rápido, depois escolham o ritmo e ensaiem a letra da marchinha da turma.

Jogos e Brincadeiras de Carnaval

Qual é a música?

3- O jogo do qual é a música será mais fácil se o professor apresentar várias marchinhas e musicas de carnaval para os alunos, eles conhecendo ficará mais fácil a brincadeira.

Organize em um computador com caixinhas de som, por exemplo, as musicas que você escolheu para atividade, podem ser as marchinhas, músicas tradicionais como o frevo, e o que mais você tiver estudado e/ou achar que eles conhecem. 

Separe a sala em dois grupos, misturando os meninos e as meninas, quando todos estiverem organizados, solte a primeira música, o grupo que souber tem que levantar a mão antes do outro, se acertar ganha o ponto, se errar o outro grupo vai poder responder.

Ganha quem tiver mais pontos, mas deixe claro para a turma que o mais importante é participar da atividade a aprender.

Se você puder deixe uma pequena lembrancinha para os alunos, relacionado ao carnaval.

atividades-de-alfabetização-para-o-carnaval-3

Reconheça os Elementos:

4- O carnaval tem vários elementos próprios, e depois de um estudo sobre o tema com os alunos eles conseguiram com facilidade identificar esses elementos.

Em uma folha sulfite (uma para cada aluno) coloque, coisas que são elementos do carnaval como, por exemplo, um pandeiro representando o samba, uma alegoria de carros, uma pessoa dançando fantasiada, dentre outros, misturando com esses elementos coloque coisas que nada tem haver com o carnaval como, por exemplo, uma banda de rock, uma escova de cabelo, um animal, entregue para seus alunos e peça para que eles identifiquem os elementos que fazem parte do carnaval, peça para que eles escrevam ao lado, o nome daquele elemento, da maneira deles, e pintem o desenho.

Jogo da Memória:

5- Para o jogo da memória com o tema de carnaval, o professor vai precisar montar o jogo para seus alunos, faça sempre de acordo com o nível de conhecimento dos seus alunos, e com a quantidade de peças que você julgar o suficiente para a sua turma, pois só o professor conhece bem os alunos e sabe da capacidade de cada um dele.

Comece pesquisando da internet imagens de carnaval, pegue imagens de desenhos de pessoas fantasiadas, elementos do carnaval como o pandeiro e o confete, e monte os pares, caso você não saiba usar bem o computador peça a ajuda de outra pessoa. 

Monte os pares de modo que quando impressos na folha sulfite você consiga recortá-los no formato correto.

Depois de imprimir e recortar os pares, isso vai de pessoa para pessoa, você pode fazer o material ficar mais resistente e bem feito, na parte contraria do desenho cole um papel mais resistente, pode ser papel cartão, E.V.A, ou o que você achar melhor, faça bem colorido para chamar a atenção das crianças, depois caso você queira encapar com o papel contact transparente, melhor ainda, isso fará com que o seu joguinho dure muito mais tempo.

Depois de pronto é só ensinar os alunos como jogar separá-los em duplas e deixá-los de divertir, o jogo da memória trás diversos benefícios mentais para os alunos além de melhorar a memória, por isso é tão legal utilizá-lo nas aulas.

Perguntas e Respostas:

6- O jogo de perguntas e respostas será nesse caso todo sobre o carnaval, para realizá-lo é necessário que o professor tenha estudado a história do carnaval e um pouco pelo menos do carnaval de hoje em dia com os alunos.

Com base nesse estudo o professor irá elaborar as perguntas para que os alunos respondam, pode ser feito de duas maneiras,

  1. O professor pode entregar as perguntas em uma folha e pedir que os alunos respondam de uma maneira mais tradicional.

Ou

  1. O professor pode elaborar uma gincana. Separe a sala em dois grupos, misture os alunos, não separe meninos de meninas, quando cada grupo estiver organizado, um em cada canto da sala, o professor irá começar a realizar as perguntas, o grupo que souber tem que levantar a mão, se eles errarem o outro grupo tem a chance de responder, se acertar maca ponto.

O importante é que todos os alunos participem, brinquem e claro aprendam.

É importante ressaltar que não é legal nesse aspecto incentivar a competição entre os alunos, por isso mesmo que haja o grupo vencedor, mostre que o mais importante é participar e aprender.

atividades-de-alfabetização-para-o-carnaval-4

A sala de aula é um espaço onde o professor encontrará absolutamente tudo, alunos que já sabem um pouco, que não sabem nada, que gostam de aprender, que não gostam de aprender, que tem problemas familiares e outros com nenhum problema aparente, enfim, a sala de aula.

É o ambiente mais desafiador na vida tanto dos alunos quanto dos professores, mas também é um dos mais gratificantes na vida de quem escolhe essa área no extenso leque da educação, alfabetizar é uma delicia, ver a evolução dos alunos é incrível e gratificante, a maneira como o professor realiza essa árdua tarefa também faz toda a diferença na hora da aprendizagem dos alunos, atividades divertidas, lúdicas, são mais fáceis de serem aprendidas nessa primeira fase do aprendizado da leitura e da escrita.

É importantíssimo que o professor adéque a alfabetização da(s) turma(s) de acordo a realidade da escola e dos alunos, respeite os conhecimentos prévios, e faça com o processo de alfabetização seja prazeroso e gostoso para ambos os lados, professor e alunos, sem prejudicar o processo em si.

Sabemos que por conta das novas tecnologias fica cada vez mais difícil utilizar lápis e papel, porém o professor tem o poder de mostrar aos alunos que existem coisas super divertidas e prazerosas fora do ambiente tecnológico, e com isso mostrar um mundo novo, cheio de aprendizagem e cores aos alunos, pode parecer difícil assim de inicio, mas fique calmo professor, no final tudo vai dar certo.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Atividades Para o Carnaval

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

Máscara de carnaval Sugestões criativas

Como fazer uma máscara de carnaval

Máscaras de Carnaval Com Pratinho de Festa

Máscaras de Carnaval Com Materiais Recicláveis

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

Máscaras De Carnaval Para Imprimir

Mais de 50 Moldes de Máscaras Para Imprimir

Máscaras de Super-herói Para Imprimir

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

 Ideias em Vídeo de Atividades Para o Carnaval:

No Responses

Adicionar Comentário