Home Atividade de Carnaval ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

20 min read
0
0
295

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos brasileiros, sair para pular carnaval, se divertir, dançar e aproveitar para relaxar é o desejo das pessoas que esperam por essa data, mas os bebês, os pequeninos também podem aproveitar e muito do que essa data tem a oferecer.

Como?

Olha só!

Resultado de imagem para maternal no carnaval

Para essas turminhas do maternal as atividades carnavalescas são bem simples, porém de suma importância para o desenvolvimento dos pequenos os estímulos nos anos iniciais da vida das crianças são muito importantes e podem ajudar muito futuramente, logo após o nascimento, os bebês produzem em média de dois a três mil sinapses por segundo, essas sinapses são as conexões entre os neurônios no cérebro das crianças, que servem para armazenar e transmitir informações.

Do nascimento até os cinco anos de idade mais ou menos a cabeça das crianças funcionam como uma esponja que captura tudo que esta a sua volta, por conta das sinapses do seu cérebro que estão a todo vapor, nessa fase a criança tem um alto rendimento cerebral por isso é muito importante os estímulos, seu potencial de aprendizagem está praticamente no ápice, por isso é tão importante estimular as crianças desde muito cedo, quando mais estimuladas, mais sinapses no cérebro e mais conhecimento para as crianças.

As atividades no maternal irão justamente fazer com que esses estímulos sejam bem recebidos e armazenados para serem utilizados futuramente.

As atividades para o maternal em geral, vão estimular principalmente:

  • Concentração,
  • Criatividade,
  • Percepção de mundo,
  • Percepção sensorial,
  • Capacidade de lidar com os sentimentos,
  • Sociabilidade,
  • Coordenação motora,
  • Comunicação,
  • Curiosidade,
  • Inteligência,
  • Formação de identidade,
  • Capacidade de expressão.

Cada fase da criança é responsável por um desenvolvimento, como levantar a cabeça, rolar, engatinhar, andar, bater as mãos, segurar objetos.

Os brinquedos nessa fase devem ser bem coloridos e que estimulem seu desenvolvimento, brinquedos de encaixar e que emitem sons são ótimas opções para o maternal, lembrando que os brinquedos comprados, seja pelos pais ou pela escola, devem ter o certificado do INMETRO, por segurança.

O professor pode utilizar de diversos materiais, formas, texturas aromas, e o que a sua imaginação quiser criando para os pequenos, experiências incrivelmente enriquecedoras e estimulantes, lembrando sempre de pedir pra os pais ou familiares colocarem roupas adequadas na malinha nas crianças, para que elas possam se sujar sem medo, afinal dependendo da atividade elas irão se sujar sim e muito.

Atividades Para o Maternal Para Carnaval

Resultado de imagem para carnaval para crianças

Pintar:

A pintura é uma das atividades que mais contribui no desenvolvimento das crianças ela ajuda para a coordenação motora fina e grossa, identificação das cores, imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão, noção especial, dentre outras.

São diversos também o modo que você pode ensiná-los a pintar e os materiais que você pode utilizar como, por exemplo, pincel, lápis, esponja, rolha de garrafa, giz de cera, tampa de garrafa, escova, materiais reciclados, dentre outros. São várias também as atividades que podem se feitas com as tintas e os materiais de pintura, então como vemos ela é realmente uma atividade completa.

Entregue aos aluninhos um desenho sobre o carnaval, fale para eles o que é aquele desenho, se for um pandeiro, por exemplo, tente levar um real, para que eles vejam como é, toquem, ouçam o som que o instrumento emite. Depois pensa para que eles pintem o desenho do papel.

Ainda trabalhando com o pintar você pode estender uma folha bem grande no chão e sentar os aluninhos ali, depois passe para eles as tintas que vocês tiverem, mostre alguns desenhos bem coloridos do carnaval, aponte os elementos como os confetes, pandeiros, fantasias, máscaras, chame a atenção dos alunos para cada um deles, explique para que eles servem, deixe-os atualizados e contextualizados sobre o assunto, peça depois para que eles pintem os elementos que viram, e alguns outros elementos que talvez eles saibam, sobre o carnaval no papel.

Deixe que eles usem tudo que estiver ao alcance para pintar, materiais, as mãos, deixe que eles usem a criatividade e se sujem.

Depois de pronto o professor pode montar um painel com a arte feita pelos alunos sobre o carnaval. 

Quebra- cabeça Temático:

Quando as crianças estão um pouco grandinhas já dá para brincar com um quebra- cabeça, não se preocupe em comprar um com o tema que você quem, no nosso caso será o carnaval, você mesmo pode fazer um. Peque uma imagem bem legal sobre o carnaval, logo abaixo segue algumas sugestões de máscaras de desenhos canavalescos.

atividades-de-carnaval-para-o-maternal-1

Máscaras de Super-herói Para Imprimir

Máscaras De Carnaval Para Imprimir

Mais de 50 Moldes de Máscaras Para Imprimir

Depois de escolhida a imagem, cole um papel mais duro na parte de trás, pode ser um E.V.A, depois disso pegue um molde de quebra- cabeça para fazer o desenho: Resultado de imagem para molde de quebra cabeça para imprimir

Depois é só recortar e pedir para as crianças montarem. Além de estar contextualizado com o tema elas irão treinar diversas habilidades, como coordenação motora fina, memória, raciocínio.

Colagem com Barbante:

Para essa atividade você irá precisar de um desenho relacionado ao tema de carnaval:

Máscaras De Carnaval Para Imprimir

Mais de 50 Moldes de Máscaras Para Imprimir

atividades-de-carnaval-para-o-maternal-3 atividades-de-carnaval-para-o-maternal-2

Tesoura sem ponta, cola e barbante de várias cores, é interessante que se tenha vários barbantes e de várias cores, assim os aluninhos se sentiram mais atraídos pela atividade.

Entregue um molde para cada da imagem, podem ser duas ou três, assim a variação será maior, explique aos alunos como a atividade será feita, com os pedaços de barbante coloridos os aluninhos irão preencher o desenhos que a professora entregou, assim ao invés de pintar eles irão enfeitar e colorir o desenho de maneira diferente e criativa deixe a imaginação deles tomarem conta do espaço.

Depois de prontos os desenhos de barbante façam um varal de exposições para que todos da turma vejam os desenhos dos colegas.

*A minha sugestão para essa atividade foi com barbante, mas você pode fazer também com diversos outros materiais, por exemplo, tampinhas, lacres, lã, linha, recortes de papel, recortes de tecidos, algodão colorido, palitos de fósforos, palitos de sorvete, semente, folhas, recortes de revistas, madeirinha de lápis apontados, dentre outros materiais.

Festinha de carnaval:

Organize com a escola toda uma festinha de carnaval com os pequenos, o professor de cada sala pode ensaiar uma marchinha ou uma musica de carnaval com os seus alunos para dançar e realizar uma apresentação no dia da festinha, nesse dia eles poderão ir fantasiados para a escola, assim como toda a equipe pedagógica, afinal a festinha será para todos.

Em casa e na escola, as crianças precisam de espaço para se movimentar e conhecer o mundo a sua volta, tomando alguns cuidados básicos claro, é melhor que não sejam colocados cercadinhos ou andadores, deixe que elas circulem livremente pelo ambiente, deixe que elas conheçam o mundo que as cerca, as crianças exploram todos os objetos possíveis, elas exploram esses objetos sozinhas criando autonomia, criatividade, um método de comunicação e expressão,  sentem as texturas de cada um deles, os formatos, os tamanhos, as cores. As atividades para o maternal vão estimular principalmente:

  • Concentração,
  • Criatividade,
  • Percepção de mundo
  • Percepção sensoriais,
  • Capacidade de lidar com os sentimentos próprios e dos outros,
  • Sociabilidade,
  • Coordenação motora fina,
  • Comunicação,
  • Curiosidade,
  • Inteligência,
  • Formação de identidade,
  • Capacidade de expressão.

As fases das crianças são dividas por partes e cada uma é responsável por um avanço que os pequenos alcançam, por isso é tão importante que elas sejam estimuladas em todos os ambientes, mas como nem tudo são flores existem sim alguns estímulos negativos para os pequenos, dos quais devemos, pais e professores, tomar muito cuidado para não surtir efeitos ruins em suas vidas como:

  • Ruídos constantes,
  • Estresse,
  • Brigas,
  • Isolamento social,
  • Fazer com que elas sintam medo.

São exemplos simples de alguns estímulos negativos e que devem ser evitados, além de fazer mau para o desenvolvimento das crianças fazem com o que o cérebro não se desenvolva como a de outras crianças que recebem estímulos positivos, como o cérebro deles funciona como uma esponjinha, esses estímulos negativos irão dominar os positivos e causar diversos traumas nos pequenos, contribuindo para o surgimento das fobias, por exemplo, isso fará com que eles se sintam menos a vontade e não queiram interagir com as outras crianças privando-os de diversos aprendizados significativos.

Atualmente em alguns casos, cabe somente aos professores estimular, motivar e orientar as crianças, por isso é tão importante que na escola seja feito esse trabalho todo de maneira adequada, atenciosa, carinhosa, considerando sempre o estágio de desenvolvimento de cada criança, o professor precisa fazer com que a família participe desse processo, por mais que seja complicado ou parecer impossível, no final fará com que a criança se desenvolva muito bem.

O ambiente escolar deve desafiar, inspirar, instigar a criança a pensar, deve fazer com que ela queira saber os porquês de tudo, deixe que ela faça pergunta e tente responder da maneira mais calma e pacifica o possível.

Por fim, as atividades propostas para o maternal podem e devem ser adaptadas a realidade de cada um e da escola, faça com que os aluninhos se sintam confortáveis durante as atividades e recebam o devido conhecimento sobre o tema.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Atividades Para o Carnaval

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

Máscara de carnaval Sugestões criativas

Como fazer uma máscara de carnaval

Máscaras de Carnaval Com Pratinho de Festa

Máscaras de Carnaval Com Materiais Recicláveis

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

Moldes Máscaras de Coelho

Sugestões em Vídeo de Atividades de Carnaval para o Maternal:

Summary
Review Date
Reviewed Item
ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • ATIVIDADES DE CARNAVAL

    ATIVIDADES DE CARNAVAL O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos brasileiros, …
Carregar mais artigos relacionados
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • JOGOS DE NATAL

    JOGOS  DE NATAL O natal é uma das épocas mais deliciosas do ano, é um momento para es…
  • COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

    COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN Sabemos que alfabetizar uma criança não é u…
  • BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS As brincadeiras folclóricas de fato são super procuradas, são leg…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

    ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN As crianças com Síndrome de Down ou Trissomi…
carregar mais Andre Marques
Carregar mais Atividade de Carnaval

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

ATIVIDADES DE CARNAVAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos brasileiros, …