ATIVIDADES DE CARNAVAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL

O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos brasileiros, sair para pular carnaval, se divertir, dançar e aproveitar para relaxar é o desejo das pessoas que esperam por essa data.

A sala de aula também pode ser um ambiente delicioso nessa data, além de um projeto para realizar com os alunos o professor pode também fazer algumas atividades diferenciadas.

Antes de começar uma atividade relacionada ao tema de carnaval, deixe seus alunos por dentro do assunto, explique como começou o carnaval no Brasil e como ele se tornou a festa popular que é hoje.

Breve Histórico do Carnaval:

atividades-de-carnaval-1

O Carnaval teve origem com as festas dos povos pagãos, elas comemoravam o início da primavera ou do inverno, com o tempo ela passou a ser costume em toda a Europa e foi se modernizando, o carnaval mais próximo que temos do atual data do século XVIII na Itália, onde as pessoas cantavam músicas relacionadas ao tema, vestiam fantasias e máscaras e saiam em blocos nas ruas com carros enfeitados.

No Brasil o Carnaval começa a ter a sua origem na época colonial, a festa era portuguesa e seus primeiros foliões foram os escravos, com o tempo e a vinda de diferentes culturas, ritmos, costumes, o Brasil passou a ter a sua própria maneira de pular o carnaval, surgiram marchinhas, festas de salão, bailes a fantasia, frevos, maracatus, escolas de samba, afoxés, até chegar ao tão conhecido e popular carnaval de rua que vemos hoje espelhado pelo nosso país.

Agora que você já sabe um pouco da história, pode usá-la também nas atividades.

Atividades:

Vou deixar aqui algumas sugestões de atividades, lembrando que você pode adaptar para a realidade da sua escola e da sua comunidade.

Chapéu de Carnaval: atividades-de-carnaval-2

O carnaval é época de se fantasiar e usar roupas diferentes, com a ajuda dos alunos vocês podem fabricar o seu próprio chapéu de carnaval.

Utilize materiais como E.V.A, feltro, papel cartão, T.N.T, restos de tecidos, paête, lantejoula, gliter, cola, tinta, botões, enfim, tudo que vocês tiverem ao alcance para fabricar chapeis diferentes, coloridos e divertidos. 

Peguem na internet alguns modelos de chapéus, tem vários tipos e tamanhos, peça para que seus alunos escolham o que eles preferem e comecem a fabricação, ajude no que for preciso, mas é legal que eles mesmos façam os seus chapéus.

*Atividades manuais além de darem asas a imaginação do aluno e deixar que ele crie livremente, utilizando toda a sua imaginação e criatividade, contribuem para a coordenação motora fina, raciocínio e memória.

Por isso é super importante realizá-las em sala de aula e também fora dela, em casa, por exemplo, com os amigos e familiares, sem contar que é uma atividade divertida e gostosa.

Máscaras de Carnaval: atividades-de-carnaval-3

As máscaras no carnaval são um evento a parte, são coloridas, bonitas, cheias de enfeites e detalhes, por isso vale como uma atividade para se fazer também e quem sabe utilizá-las para enfeitar a sala de aula, ou qualquer outro ambiente e até mesmo usar durante a folia.

Para fazer as máscaras você usar um papel grosso, E.V.A, ou até mesmo o próprio gesso, vai depender da sua disponibilidade, para enfeitar, podem ser usados de tudo, gliter, lantejoulas, paête, tecidos, brilhos, pedrarias, penas, o legal é deixar a imaginação do dono da máscara fluir.

Caça Palavras: atividades-de-carnaval-4

Você pode fazer um caça- palavras de acordo com o nível de conhecimento dos seus alunos utilizem palavras- chave, para ficar mais fácil deles encontrarem as palavras, para que fique com a cara do carnaval, quando eles acharem a palavra, peça para que pintem de diferentes cores do lápis de cor, assim ficará bem colorido.

Marchinhas: atividades-de-carnaval-5

As marchinhas são tradição do carnaval, todo mundo conhece pelo menos uma, por isso converse com os alunos e descubra se eles conhecem alguma, se sabem cantar, da onde eles conhecem, onde ouviram, coloque para que eles ouçam das caixinhas de som, entregue um papel com elas impressas, para que eles circulem palavras que são diferentes, ou que eles nunca tenham ouvido, depois procurem no dicionário de papel ou online o significado dessas palavras.

É possível também pedir para que eles façam uma releitura das marchinhas e adapte aos dias atuais, para isso você pode separá-los em pequenos grupos para que eles pensem juntos, e quando terminarem, peça para que eles apresentem para a turma a sua marchinha de carnaval.

Você pode fazer até um concurso de marchinhas na sala de aula, ou talvez na escola, tudo dependerá da equipe pedagógica.

Contando: atividades-de-carnaval-6

Da para usar o tema carnaval na matemática também, isso vai depender é claro de qual nível o aluno se encontra, faça perguntas elaboradas de acordo com o que ele sabe e aprendeu com você, por exemplo:

  1. Em um baile de carnaval tocaram 15 machinhas e 20 sambas, quantas músicas foram tocadas no baile?
  2. Luiza organizou uma festa de carnaval na sua casa.
  3. Foram convidadas 30 pessoas, 10 levaram confetes, 3 levaram serpentinas e 2 levaram chapéus.  Quantas pessoas não levaram nada?

Você pode também elaborar as contas normalmente e colocar um desenho relacionado ao carnaval no meio para que eles pintem quando acabarem as continhas.

Desenhar: atividades-de-carnaval-7

Depois de apresentar a história do carnaval para os alunos, realizar uma roda de conversa para ouvir a opinião deles sobre a festa, o que eles gostam, peça para que eles façam um desenho do que o carnaval representa para eles, fale que eles podem usar a imaginação, deixe a mão livre, assim eles se sentirão mais livres para desenhar o que quiserem.

Redação: atividades-de-carnaval-8

Se seus alunos já estiverem alfabetizados e letrados, peça para que seus alunos façam uma redação explicando com as palavras deles como começou o carnaval, por que é uma festa tão popular, se eles gostam de carnaval, das marchinhas, das máscaras e fantasias, enfim, peça para que eles escrevam a opinião deles no texto, caso a turma ainda não saiba escrever certinho, você pode atuar como escriba deles, faça as mesmas perguntas e deixe que eles falem, respeitando é claro a opinião e a vez do colega, quando o texto estiver pronto leia para eles, assim eles verão como ficou a produção de texto do grupo.

Danças: atividades-de-carnaval-9

O carnaval ocorre em todas as regiões do país por isso alguns costumes e estilos de danças são diferentes, esse trabalho você pode fazer junto com o professor de educação física.

Apresente os diferentes ritmos para os alunos, maracatu, axé, frevo, samba, mostre em vídeos como são as danças, as coreografias e as roupas, peça para que eles prestem bastante atenção em tudo.

Depois peça para que eles escrevam o que acharam de mais legal, diferente e o que acharam mais difícil, depois faça uma votação com a sala toda, de quais ritmos eles gostariam de dançar, vamos supor que o axé e o frevo tenham ganho, você irá conversar com a professora de educação física e irão ensaiar junto com ela duas músicas, uma de axé e uma de frevo, caso os alunos conheçam alguma peça para que eles apresentem as músicas para as os professoras darem uma olhada.

Ai e só ensaiar com a turma as músicas, caso tenha alguma festinha de carnaval na escola vocês podem apresentá-las ao restante da escola, caso não os alunos irão conhecer os diferentes jeitos de se dançar o carnaval no Brasil.

Exposição de Painéis: atividades-de-carnaval-10

Esse trabalho pode ser feito pela escola toda ou apenas por uma sala. Junto com os alunos pesquise na internet, caso a escola disponha, painéis de carnaval, caso a escola não tenha os computadores com internet, peça para que eles pesquisem em casa e tragam impresso ou você mesmo pode imprimir algumas imagens de livros, jornais, revistas ou impressas para mostrar para eles.

A partir desses exemplos façam o da turma, usem toda a criatividade que tiverem, faça bem colorido, cheio de figuras do carnaval, da maneira que a turma achar que vai ficar legal, no painel pode ter as máscaras feitas pelos alunos, desenhos, marchinhas escritas, deixe que os alunos criem e passem para o painel a ideia deles, no final coloque do lado de fora da sala em um local seguro, para que a escola toda veja o lindo trabalho da sua turma.

Apenas para lembrar, você pode e deve adaptar as atividades e os materiais para a realidade da sua escola e dos seus alunos.

Esses tipos de atividades têm o poder de uma maneira lúdica e deliciosa ensinar os alunos sobre o carnaval, além de ser divertido eles se sentem proveitosos fabricando os materiais.

Peça também para que a família participe desse processo, é de suma importância que vocês atuem juntos, dessa forma o aluno não receberá estímulos somente na escola, mas em casa também, é bom para o aluno quando a escola e a família trabalham juntas, porque assim eles se sentiram estimulados e animados para realizarem as tarefas.

A escola deve ser um ambiente receptivo e socializador e o carnaval é uma época super divertida que é incrivelmente propicio, então una o útil ao agradável e aproveite o carnaval.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Atividades Para o Carnaval

PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

Máscara de carnaval Sugestões criativas

Como fazer uma máscara de carnaval

Máscaras de Carnaval Com Pratinho de Festa

Máscaras de Carnaval Com Materiais Recicláveis

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

Máscaras De Carnaval Para Imprimir

Mais de 50 Moldes de Máscaras Para Imprimir

Máscaras de Super-herói Para Imprimir

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA MATERNAL

ATIVIDADES DE CARNAVAL PARA ALFABETIZAÇÃO

Adicionar Comentário