Atividades de coordenação motora fina para berçário

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Durante a primeira infância, período que vai da gestação aos 6 anos, temos uma janela de oportunidade para oferecer estímulos que vai refletir, lá na frente, na capacidade do adulto se comportar, se relacionar com o outro e também sua atuação profissional.

O melhor é que tudo isso acontece de maneira natural, desde que a gente ofereça para as crianças o tempo, o espaço e os objetos para brincar.

A coordenação motora fina envolve os músculos mais pequenos do corpo, em particular os músculos das mãos, dos dedos, bem como ao redor da boca e dos olhos.Por isso as brincadeiras e atividades que fortalecem estes músculos e treinam o trabalho conjunto dos olhos e das mãos, facilitam a realização de tarefas do dia a dia como:

  • abotoar e desabotoar o casaco,
  • apertar os atacadores dos sapatos
  • e de tarefas ligadas à aprendizagem na escola – escrever, desenhar e cortar…

Existem várias atividades para desenvolver a coordenação motora fina das crianças que frequentam o berçário. A proposta aqui é propor uma atividade divertida e diferente para as crianças, usando apenas os materiais de fácil acesso, desenvolvendo assim a coordenação motora fina dos bebês, isso sem contar que tais atividades poderão ser desenvolvidas em casa pelos pais também.

E o melhor! em apenas 10 minutinhos.

  • Você vai precisar de:
  •  fitas;
  •  pregadores de roupa;
  • Cordinha para varal ou barbante.

Na escola o educador poderá arramar a cordinha ou barbante nas extremidades da sala e em casa os pais podem usar o varal da sua casa para pendurar as fitas caso ele não estiver disponível, use barbante para improvisar um. Cada pedaço de fita deve ser preso com um pregador.

A atividade consiste em pedir para as crianças retirar as fitas, uma a uma. Pode não parecer, mas o movimento de pinça, necessário para pressionar o pregador a ponto de abri-lo não é fácil.

Trabalhar com música também é bem legal para desenvolver a coordenação motora dos bebês, arrume uma sala com almofadas e coloque uma musica infantil divertida deixe que os pequenos observem as mãozinhas, os pezinhos, estimule sua concentração em conseguir bater palmas e pés e começar a dançar e até acompanhar a música cantando.

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Atividades de coordenação motora para berçário 1

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Nos primeiros anos de vida é especialmente importante que os pais e educadores estimulem seus filhos a realizarem atividades que trabalhem a coordenação motora. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, tarefas como andar, correr e segurar objetos devem ser ensinadas às crianças e estimuladas a serem realizadas. Afinal, é a coordenação motora que nos permite ficar de pé, nos equilibrar e segurar objetos, por exemplo. No caso das crianças, é brincando que elas vão explorar o mundo ao seu redor e conhecer mais sobre si mesmo, seu corpo e suas limitações, desenvolvendo as primeiras noções de força, tamanho, distância, velocidade, altura, etc.

Podemos dividir a motricidade (coordenação motora) em dois tipos. A primeira é a chamada coordenação motora ampla ou grossa, que inclui movimentos como engatinhar, pular e andar. Para desenvolvê-la, o ideal é realizar atividades recreativas simples, como correr, pular, empurrar, rastejar e qualquer outra atividade em ambientes abertos que proporcione às crianças liberdade de movimentos. Brincadeiras com bolas, bambolês e outros objetos que estimulem a movimentação são boas sugestões de práticas para o desenvolvimento das coordenação ampla. O ideal é que essas atividades sejam realizadas até os dois anos de idade.

Em seguida, vem a coordenação motora fina, que envolve, principalmente, o controle das mãos e dos dedos, com o desenvolvimento de noções como força, precisão e velocidade.

O ideal é que os exercícios para o desenvolvimento da coordenação fina não contem com nenhuma ajuda à criança. No começo, até mesmo passar cola em um pedaço papel pode ser um desafio, por isso é importante que ela trabalhe esses movimentos, que serão essenciais nos anos seguintes, principalmente quando ela começar a escrever. Essas habilidades podem ser estimuladas através de atividades como colagens, pinturas, contornos e desenhos.

Geralmente, são exercícios e brincadeiras de baixo custo e fáceis de fazer, podendo ser feitas na sala de aula, no recreio e até mesmo em casa.

  1. Brincadeiras com Obstáculos

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Esse tipo de atividade é voltado ao desenvolvimento da coordenação motora ampla. Em uma área aberta, como pátio da escola ou o jardim de casa, coloque objetos que sirvam como obstáculos no caminho das crianças, fazendo com que elas tenham que desviar, pulá-los ou empurrá-los. Caixas de papelão ou um simples bambolê no chão já servem para fazer brincadeiras com os pequenos. A atividade pode ir se tornando mais complexa de acordo com a idade e progresso da criança.

  1. Pinçar

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Uma atividade muito simples, barata e fácil de fazer. Brincar de pinçar objetos é uma das formas de desenvolver a coordenação fina. Com uma pinça de brinquedo, peça para as crianças pegarem diferentes objetos que estarão espalhados pelo chão ou em uma mesa e os coloque dentro de um recipiente. Aqui, você pode usar feijão, milho e diversos outros objetos mais difíceis de pinçar. Com essa atividade, serão trabalhadas as capacidades de abrir e fechar e também noções de pressão e força.

  1. Blocos de Construção

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Assim com o quebra-cabeça, jogos e brinquedos que envolvem a montagem de blocos de construção, como os tijolinhos de brinquedo, estimulam a criatividade, a cooperação e a coordenação das crianças. Ao realizar a montagem, elas vão trabalhar noções como equilíbrio e peso, por exemplo. Além disso, busque utilizar peças de diversas cores e tamanhos, favorecendo também o estímulo das capacidades cognitivas e sensoriais das crianças.

Atividades de estimulação motora para bebês

Atividades de coordenação motora fina para berçário

O grande marco no desenvolvimento de um bebê é a capacidade de se sentar sem apoio. Outros marcos importantes deste período são as capacidades de engatinhar e, em alguns casos mais precoces, andar sem ajuda.

A partir destes dados segue algumas atividades que estimulam a coordenação motora dos bebês:

  1. Cubos e bolas

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Entregar para a criança um cesto com cubos e bolas é garantia de muita diversão. A primeira coisa que o bebê vai querer fazer será simplesmente pegar os brinquedos e levá-los a boca. Essa é a forma que ele tem de conhecer os objetos. É interessante ter cubos e bolas de diferentes texturas por conta disso. Além de permitir essa experiência, que por si só é uma atividade, você pode incrementar a brincadeira fazendo pilhas com os cubos. O bebê irá adorar derrubá-los. Já com as bolas, o que você pode fazer é jogá-las de um lado para o outro para que o bebê se interesse por se movimentar e ir buscá-las com as mãos. Lembre-se de colocar tudo um pouco afastado do corpo do bebê de forma que ele tenha que deslocar o corpo para pegar. Será um importante exercício de fortalecimento da coluna e do abdômen, fundamental para o bebê engatinhar no futuro.

  1. Bolinha e caixa de sucrilhos

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Inventar brinquedos e brincadeiras com objetos que temos em casa é bem legal . Uma caixa de sucrilhos e uma bolinha rendem uma atividade incrível para. Afinal, para os bebês perceberem que a bolinha entra por uma lado e sai pelo outro, é uma grande vitória!

  1. Potes de cozinha viram bateria

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Quer outro exemplo de como os objetos da casa podem virar brinquedo? Experimente colocar o bebê sentado diante de um conjunto de potes de plástico. Ele vai passar um tempo bom pegando os potes e manuseando um por um. De novo, isso por si só é uma atividade. Agora experimente colocar uma colher de pau na mão dele, outra na sua mão e comece a batucar. Logo o bebê vai perceber que pode imitar os seus gestos e, do jeito dele, vai transformar os potes numa bateria rapidinho!

4.Texturas

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Se o seu bebê já está seguro no engatinhar, experimente aumentar o grau de dificuldade com uma nova experiência que é engatinhar em diferentes texturas.

  1. Toalhas

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Para terminar, uma brincadeira que você faz com uma toalha velha que tem em casa: coloque seu bebê numa ponta, segure na outra e saia passeando pela casa. Até uma toalha pode ser um excelente brinquedo.

Atividades para bebês de 0 a 6 meses

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Aqui estão algumas brincadeiras e atividades para bebés de 0 a 6 meses não precisa de brinquedos muito sofisticados, nem nenhum material do outro mundo.

  • Cantar canções de embalar, conversar, contar histórias, contar os dedos do pé.
  • Jogos simples como esconder a cara com as mãos e fazer “cu-cu”.
  • Ler um livro de bebé, especialmente com cores de elevado contraste (muito importante para começar a estimular o interesse pelos livros e pela leitura!)
  • Tempo face a face: fazer caras, sorrir, rir, agitar suavemente as mãos. O momento depois de mudar a fralda é ótimo para estas atividades já que o muda fraldas fica a uma boa altura para interagir com o seu bebé.
  • Massagens na barriguinha, costas, pernas, braços, face, pés e mãos ajudam o seu bebé a relaxar e têm muitos outros benefícios.
  • Use espelhos para que ele possa ver o seu rosto e seus movimentos (ajuda a criar a noção dos seus movimentos).
  • Dê-lhe algum tempo de barriga para baixo para que o seu bebé consiga ver o mundo de uma perspetiva diferente. Além disso, durante este tempo ele vai praticando a elevação da cabeça e fortalecendo os músculos do pescoço e costas, que serão importantíssimos para a aquisição da posição de sentado. Para um recém-nascido, uma boa estratégia é ter pequenos períodos intensos de 30-60 segundos várias vezes ao longo do dia.

Mais sugestões de Atividades de coordenação motora fina para berçário

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

O que é Coordenação viso motora?

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

Sugestões de Atividades para Educação Infantil

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

Brincadeiras Para Educação Infantil 4 anos

Tarefas infantil para imprimir

Atividades Para Educação Infantil  Pintura com gelo

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos

Atividades recreativas para educação infantil 4 anos

Atividades recreativas para educação infantil 3 anos

Atividade Natal para educação infantil

Atividades recreativas para educação infantil

Projeto Férias Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil

 

Adicionar Comentário