Atividades de coordenação motora para educação infantil 5 anos

Atividades de coordenação motora para educação infantil 5 anos

Atividades de coordenação motora para educação infantil 5 anos

Para as crianças de 5 anos que já possuem uma certa coordenação motora várias atividades podem ser trabalhadas uma vez que elas já conseguem entender regras de brincadeiras. Segue abaixo algumas idéias:

1- Bola por cima, bola por baixo

Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, concentração e velocidade. Ótima brincadeira para crianças já com 5 anos de idade e pode ser usada tanto na aula de educação física quanto na sala (caso tenha espaço suficiente).

Materiais: Bolas

Execução: O professor deve colocar os alunos em duas colunas, em fila indiana. Podendo dividir em equipes ou meninos versus meninas. Ao primeiro sinal, que pode ser dado com um apito, o primeiro aluno de cada fileira deve passar a bola por cima da cabeça (com as duas mãos), até chegar ao último colega da fileira. Quando este pegar a bola, deverá correr até a frente da fileira e passar a bola por cima da cabeça, dando sequência a atividade.

Assim que todas as crianças completarem e o que iniciou a atividade voltar a ser o primeiro, o professor deve pedir que todas as crianças afastem as pernas e dêem sequência a atividade, sendo que desta vez devem passar a bola por baixo, até que todos completem a tarefa.

Quando terminar esta sequência, a primeira criança deve passar a bola por cima da cabeça, e a segunda deve pegar a bola e passar por baixo das pernas, a terceira criança deve pegar a bola embaixo e passar por cima da cabeça, até que todos completem a tarefa.

eliminada.

2-  Corda

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora ampla, o esquema corporal, estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a lateralidade e melhorar o tônus muscular.

Material: A atividade é desenvolvida com uma corda de quatro metros em média.

Execução: Pode ser utilizada no chão, em que a criança ande descalça sobre a corda, com os braços abertos, procurando manter o equilíbrio.
Aproveitando a mesma atividade só que agora a criança vai andar de costas sobre a corda. Ainda esticada no chão a criança pula com os dois pés juntos para esquerda e para direita consecutivamente.

3- Sapos em Fila

Objetivo: coordenação, trabalho em grupo, atenção

Material: giz e apito

Execução: Trace duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma delas, os participantes são reunidos em dois grupos iguais (pode ser mais grupos com número igual de participantes).

Em fila, os alunos seguram firme na cintura de quem está na frente. Dado o sinal, os participantes avançam pulando com os dois pés ao mesmo tempo. Se a fila romper, o grupo volta a linha de largada. Vence a turma que alcançar a linha de chegada primeiro.

4 – Corre Cotia

Essa brincadeira precisa de mais crianças para ser mais incrível. Estimula a atenção, coordenação, velocidade, agilidade.

Material: qualquer objeto.

Execução: é só fazer uma roda e dar algum objeto para uma criança iniciar a brincadeira. Essa fica de pé e roda atrás dos amigos, enquanto a música é cantada. Quando a música termina, ela deixa o objeto atrás de alguém e sai correndo com o objetivo de se sentar no lugar do amigo, ou então esse amigo pega e volta para o lugar.

Normalmente utiliza-se esta versão: Corre cotia na casa da tia, corre cipó, na casa da vó. Lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração. Posso jogar?

As crianças todas juntas gritam: Não!

O aluno que está com o objeto põe nas costas de outra criança.

5 – Morto-Vivo

Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.

Execução: O professor intercala entre vivo (ficar de pé), morto (agachar). Quem errar perde, para não haver exclusão poderá pagar uma prenda.

Atividades de coordenação motora para educação infantil 4 anos

Atividades de coordenação motora para educação infantil 5 anos

Segue algumas atividades fáceis de serem executadas tanto na escola como em casa pelos pais, estas brincadeiras ajudam muito na coordenação motora dos pequenos.

O educador pode escolher um dia e convidar os pais para brincarem com as crianças na escola, como forma de incentivá-los a desenvolver tais atividades em casa, melhorando a desenvoltura dos pequenos.

Segue :

1) Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois entregar o certo;

2) Copiar modelos de formas simples;

3) Trançar cadarços e enfiar em pequenos buracos;

4) Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Pode escrever as letras do alfabeto ou números para as crianças encontrarem os iguais, ou pintar com diferentes cores e fazer o mesmo;

5) Fazer carinhas e colar em balões;

6) Ensinar o movimento de zigue-zague, através de corridas com obstáculos nessa posição ou desenhando no papel para os carrinhos fazerem o movimento;

7) Colar pequenos objetos no papel formando figuras. Podem ser botões, pequenas sementes (feijões, semente de melancia, milho etc);

Atividades de coordenação motora para educação infantil 3 anos

Atividades de coordenação motora para educação infantil 5 anos

Com as crianças menores, o desenvolvimento da coordenação deve ser divertido por isso vamos começar pela MÚSICA uma das atividades mais gostosa de ser desenvolvida com as crianças de 3 anos.

Tempo de atividade: 30 minutos.

Espaço para desenvolver a atividade: sala de aula, pátio ou jardim.

Objetivos desta atividade: conhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador e os coleguinhas de sala, e desenvolver a coordenação motora, através dos gestos.

Desenvolvimento da atividade : o primeiro passo é escolher uma música na qual você possa incluir o nome das crianças com gestos.

Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”.

Reúna a turma em um local agradável e cante, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

Uma segunda atividade a ser desenvolvida com as crianças de 3 anos desenvolvendo a coordenação motora é a HORA DA COLHEITA.

Tempo de atividade: Uma hora.

Espaço para desenvolver a atividade: Sala de aula.

Materiais utilizados no desenvolvimento de tal atividade: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos.

Objetivos desta atividade: Integrar-se ao grupo e colaborar com os amiguinhos, aprendendo os movimentos desenvolvendo a coordenação motora.

Desenvolvimento da atividades : Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta. O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.

E que tal deixar os pequenos fazerem o que mais gosta “bagunça” com a atividade CHUVINHA DE PAPEL IDADE:

TEMPO: De 15 a 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades.

Tempo de atividade: a vontade até os pequenos cansarem.

Materiais utilizados no desenvolvimento de tal atividade: Revistas e jornais velhos.

Objetivos desta atividade: Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir de maneira lúdica com o educador e os colegas, desenvolvendo a coordenação motora das crianças de 3 anos.

Sente-se com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

Atividades de coordenação motora para educação infantil 5 anos

Mais sugestões de Atividades de coordenação motora para educação infantil 

Atividades de coordenação motora para maternal

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

O que é Coordenação viso motora?

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

A importância da psicomotricidade na educação infantil

Veja também nossas sugestões de Atividades de coordenação no youtube:

 

Adicionar Comentário