Atividades de coordenação motora para maternal

Atividades de coordenação motora para maternal

Atividades de coordenação motora para maternal

Desde cedo as crianças exploram seus movimentos, seu corpo como um todo: quando bebês levam as mãos e pés à boca, movimentos simples que revelam curiosidade, descoberta e conhecimento do corpo.

Conforme vão crescendo, os movimentos mudam, conquistam novas habilidades, segurança e controle sobre os movimentos corporais, conhecem o próprio corpo, os limites e possibilidades no espaço.

No maternal, trabalham-se muitas propostas para desenvolver e estimular a coordenação motora dos pequenos. Através de atividades e brincadeiras, exploram-se os movimentos que exigem cada vez mais destreza e concentração.

Que tal, oferecer às crianças atividades que podem ajudá-las a desenvolver suas habilidades e ao mesmo tempo demandem concentração e tempo?

A cada dia que passa, nossos bebês crescem, começam a se limpar sozinhos, a escovar seus dentes, abotoar ou fechar o zíper de suas roupas, atividades que aparecem e desenvolvem naturalmente através da experiência e maturidade de cada criança. São conquistas que levam os pequenos à autonomia e ao desenvolvimento pleno e saudável.

Para que a coordenação motora se desenvolva da melhor forma possível, é necessário estimular cada movimento da criança, sugerir atividades pertinentes ao desenvolvimento dele. A escola faz isso durante os exercícios propostos em cada ano do maternal.

Algumas sugestões de atividades de coordenação motora para maternal divertidas que podem ser realizadas com facilidade:

1) Mostrar o objeto, fechar os olhos, dar um objeto diferente para reconhecer e depois entregar o certo;

Atividades de coordenação motora para maternal

2) Copiar modelos de formas simples;

Atividades de coordenação motora para maternal

3) Trançar cadarços e enfiar em pequenos buracos;

Atividades de coordenação motora para maternal

4) Prender pregadores na beira da caixa, fazendo brincadeira. Pode escrever as letras do alfabeto ou números para as crianças encontrarem os iguais, ou pintar com diferentes cores e fazer o mesmo;

Atividades de coordenação motora para maternal

5) Esconder objetos em massinha de modelar e depois achar com os dedos em movimento de pinça;

Atividades de coordenação motora para maternal

Atividade de coordenação motora grossa para maternal

Atividades de coordenação motora para maternal

A coordenação motora grossa diz respeito as atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores, tais como: Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos disso. Rolar morro abaixo, empurrar um velocípede… Toda vez que usamos grandes músculos, o nosso corpo todo ou várias partes dele ao mesmo tempo, estamos colocando em ação a nossa capacidade motora grossa. Por isso o tônus muscular é fundamental para exercê-la. Se o corpo reage de maneira muito constrita, os movimentos saem estranhos ou desconectados. Se ele reage de modo muito solto, os movimentos parecem lentos e é preciso usar mais força para realizá-los.

Para auxiliar no desenvolvimento da Coordenação Motora Grossa nas crianças, segue algumas dicas e sugestões de Atividades de Coordenação Motora Grossa, confira:

1- Atividades de Coordenação Motora Grossa: Brincando com Bolas

Atividades de coordenação motora para maternal

Futebol, basquete, ou qualquer outra brincadeira que envolva chutar, correr em várias direções, agarrar ou arremessar são excelentes para o desenvolvimento da coordenação grossa. Algo que o educador pode trabalhar com os pequenos é brincar de jogar a bola um no outro.

É só o professor sair correndo e pedir para os pequenos jogarem as bolas até o acertarem e depois vice e versa, use bolas macias para não machucá-los. É muito divertido, com certeza terão altas risadas.

2-Atividades de Coordenação Motora Grossa: Imitando animais

Atividades de coordenação motora para maternal

Brincar de imitar animais é uma das brincadeiras que considero perfeitas, são tantas as possibilidades que é impossível enjoar. Engatinhar, rolar, pular, imitar os sons…

3-Atividades de Coordenação Motora Grossa: Dançar

Atividades de coordenação motora para maternal

Dançar é algo muito divertido para os pequenos ainda mais se for com brincadeira utilizando gestos os pequenos amam se mexer.

4-Atividades de Coordenação Motora Grossa: O jogo do Espelho

Atividades de coordenação motora para maternal

No jogo do espelho você fica de frente para a criança, como se fosse um espelho mesmo. Finja que você é o reflexo dele e imite cada movimento que ele fizer. Se ele deitar, deite também. Se ele pular, pule também. Sempre o mais igual possível. A beleza dessa brincadeira é que criança vai sozinha buscando movimentos mais complexos.

5- Atividades de Coordenação Motora Grossa: Caixas de papelão

Atividades de coordenação motora para maternal

Essa é um verdadeiro clássico! Qual pai/mãe não comprou um eletrodoméstico, móvel ou brinquedo grande e deixou a criança curtir dentro da caixa de papelão do produto? Pode parecer simples, mas o processo de entrar e sair dela é bem complexo para eles.

Por isso pode ser adotado na educação também, o educador poderá fazer um recorte grande da lateral para ser utilizado como porta e outra do lado como janela, assim as crianças aprendem as formas geométricas como o quadrado e retângulo e ainda estimulam a coordenação motora em entrar e sair da caixa “casa”.

6- Atividades de Coordenação Motora Grossa: Navio Humano.

Atividades de coordenação motora para maternal

A criança deita de barriga para cima com os joelhos dobrados e segurando o tornozelo. Coloque alguns brinquedos na barriga dela e peça para começar a se balançar para frente e para trás, como se fosse um navio na água. Peça para elas tentarem não derrubar os objetos que estão em sua barriguinha realçando o equilíbrio.

Atividades coordenação motora fina maternal:

Atividades de coordenação motora para maternal

Nossa capacidade motora fina nos permite usar os pequenos músculos do nosso corpo. Escrever, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, criar peças de arte, mover olhos e lábios são exemplos de habilidade motora fina. Pegar uma pequena folha do chão com os dedos também é um uso dela.

O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém brinca com tijolinhos de construção — o que envolve também a nossa capacidade motora visual. Qualquer coisa que fazemos coordenando olhos e mãos tem a ver com essa capacidade motora fina, como usar um lápis, inclusive para desenhar.

Muitas atividades podem ser realizadas com os pequenos do maternal com esse intuito, inclusive a coordenação é muitas vezes trabalhada sem se ter consciência nas atividades mais comuns do dia a dia.

  • Jogos de memória
  • Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).
  • Rasgar papéis com as mãos.
  • Amassar os papéis picados.
  • Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.
  • Massinhas de modelar.
  • Argila
  • Brincar de faz-de-conta.
  • Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.
  • Dançar.
  • Correr com e sem apoio.
  • Reconhecer e nomear partes do seu corpo e dos outros.
  • Brincar com água, terra, argila,areia, barro.
  • Reconhecer os sabores, doce, salgado, amargo, azedo.
  • Reconhecer as temperaturas: frio, quente, gelado.
  • Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.
  • Observar e explorar o ambiente através do tato.
  • Identificar cores.
  • Representa, por meio de gestos, sem utilização de objetos,: o fechar portas, calçar sapatos, receber uma visita, cozinhar, lavar, etc.
  • Andar imitando um trenzinho, transpondo obstáculos, passando por baixo de mesas eu formarão um túnel, circundar objetos.
  • Morto-vivo (jogo)
  • Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.
  • Desenho espontâneo com lápis de cera.
  • Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.- Utilizar fantoches, teatro de máscaras, teatro de sombra para apresentação (histórias) às crianças.
  • Corrida de cavalinho: fazer uma fila com as crianças e colocar pequenos obstáculos como latinhas, saquinhos de areia, espalhados pela área em círculo. Ao sinal de um apito, palmas, as crianças saem correndo procurando saltar os saquinhos.
  • Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.

Sugestões em vídeo de Atividades de coordenação motora para maternal

Mais sugestões de Atividades de coordenação motora para maternal

Atividades de coordenação motora fina para berçário

Plano de aula coordenação Viso Motora – Educação Infantil

O que é Coordenação viso motora?

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

 

 

Adicionar Comentário