Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

Atividades dia do trabalho Educação Infantil

Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

 

1- Que tal começarmos com a história do dia do trabalho ?

2- Como surgiu o dia do trabalho?

 Em 1889, surgi o Dia do Trabalho na França, como um movimento de homenagem à greve geral de 1º de Maio de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos, que era um dos principais centros industriais do século XIV.

Tudo começou com um movimento grevista de Chicago que protestou contra as longas jornadas de trabalho que eram de 13 horas por dia. Ocorreram diversas manifestações, passeatas, piquetes e discursos sobre direito do trabalhador, devido há vários confrontos com os policiais, alguns manifestantes foram presos, outros feridos e até mortos, mas que resultaram na redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.

Em nosso país, o primeiro registro de comemoração do 1º de Maio foi em Santos, importante cidade portuária do Brasil, em 1895, também como uma luta pela redução da jornada de trabalho. Porém somente em 1925, o Dia dos Trabalhadores foi determinado como feriado nacional. Neste dia, diversas organizações sindicais promovem shows, encontros, passeatas, reivindicações e festejam as conquistas.

Mas foi no governos de Getúlio Vargas que ocorreram as principais conquistas do Dia do Trabalhador, com iniciativas populistas, como reajuste anual do salário mínimo, redução de jornada de trabalho, a criação do Ministério do Trabalho, regulamentação do trabalho da mulher e de menores e as leis da CLT, que incluíam as férias e o direito à aposentadoria.

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” –Perseu Abramo

3- Vamos analisar agora um lindo poema sobre nosso tão glorioso 1º de Maio utilizando como Atividades dia do trabalho Educação Infantil:

Meu Maio”, de Vladimir Maiakovski
A todos
Que saíram às ruas
De corpo máquina cansado,
A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua –
Primeiro de Maio!
Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.
Sou operário –
Este é o meu maio!
Sou camponês – Este é o meu mês.
Sou ferro –
Eis o maio que eu quero!
Sou terra –
O maio é minha era!

4 -Com base no poema, você pode ensaiar algumas frases e mensagem para a apresentação das crianças sobre o Dia do Trabalhador, ou também utilizar uma música, que remeta ao tema da data comemorativa como Atividades dia do trabalho Educação Infantil:

 Como é fácil fazer a data ser lembrada pelas crianças, um simples gesto já faz com que os pequenos se lembrem das datas comemorativas, basta tentar reunir atividades recreativas e também educativas.

5 – Dia do Trabalho para Pintar como Atividades dia do trabalho Educação Infantil:

Pintar é uma das atividades que colaboram muito para o aprendizado, e reforça também a coordenação motora, a capacidade de concentração, a criatividade e muito mais.

Segue abaixo algumas imagens que servem como Atividades dia do trabalho Educação Infantil para pintar sobre o Dia do Trabalhador,  mas vocês também pode escolher as imagens na internet, imprimir, fazer as cópias e pronto.

Atividades dia do trabalho Educação Infantil  Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

Ressalto que as atividades que você podem ser alternadas podendo ser utilizados como material para pintar:

  • Lápis de cor;
  • Giz de Cera;
  • Tinta Guache;
  • papel crepom;
  • cola;

Solicite que as crianças utilizem qualquer dos materiais citados à acima ou outro que julgar interessante, para que façam o preenchimento das áreas da imagem através de colagens, pinturas de tinta ou lápis ou até mesmo juntando tudo, a diversão será garantida e data comemorativa nunca mais esquecida.

6 – Atividades dia do trabalho Educação Infantil, Jogos e Brincadeiras para o Dia do Trabalhador:

Para as crianças em fase de alfabetização ou já alfabetizadas, você pode levar algumas atividades mais elaboradas sobre o Dia do Trabalho, entre elas:

  • jogo da memória:

Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

Separe imagens, conforme modelo abaixo, de várias profissões, recorte as cartinhas coloque virada para baixo e comece a brincadeira, cada participante terá sempre a chance de virar duas cartinhas, se achar o par ele irá guardar para ele as cartinhas, caso seja diferente vire novamente no jogo, e assim por diante, ganha quem achar mais parzinho.

  • Caça-palavras:

Procure na tabela abaixo as palavras que estão relacionadas com o Dia do Trabalho:

Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

  • Cruzadinhas:

 Preencha os quadradinhos corretamente de acordo com as profissões relacionadas ao lado:

Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

 

  • Ligar os pontos:

Ligue os pontos e descubra o desenho:

Atividades dia do trabalho Educação Infantil  

 

  • Pode ser brincar do dia da profissão, peça para as crianças irem vestida da profissão que irá escolher no futuro, faça a brincadeira e peça para que cada pequeno conte o motivo que escolheu esta profissão.
  •  O legal também é confeccionar murais e Painéis para Decorar a sala de aula no Dia do Trabalho, pode ser decorado com vários tipos de profissões e qual a curiosidade de cada uma delas.

Os cartazes, murais e painéis são muito presentes nas datas comemorativas, você pode achar que são somente peças decorativas, mas são muito importante no processo de ensino aprendizado das crianças, também é uma atividade muito rica no processo de conhecimento, além das habilidades que são desenvolvidas pela criatividade de cada uma delas, utilizando as técnicas acima citada de pintura, colagem e o que mais a imaginação permitir.

Você pode fazer um mural para a sala de aula ou ainda no corredor da escola, decorar espaços como o pátio e a biblioteca, para que todos se lembrem do Dia do Trabalho, sua data, dos anos anteriores de luta e conquista significam hoje.

Você pode utilizar diversos materiais na confecção do seu mural do Dia do Trabalhador:

  • EVA;
  • Cartolina;
  • Papel Cartão;
  • Tecido – para a roupa dos profissionais;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Purpurina;
  • Lantejoulas;
  • Tinta guache;
  • Papel crepom;

As imagens e moldes para os painéis podem ser retiradas da internet.

As ideias para as datas comemorativas podem já ser relacionadas no dia do planejamento anual e repensada próximo a cada data.

Peça a ajuda das próprias crianças, com certeza será uma ajuda e tanto, afinal são eles o dono da criatividade.

Não esquece sempre se planejar tudo com antecedência, afinal os imprevistos existem e se planejado antes há tempo de mudar ou trocar alguma ideia.

O importante e não deixar passar em branco nenhuma data importante, para que os pequeninos já tenham em mente o quão importante é cada uma delas para nosso convívio social.

Mais Sugestões de Atividades Para Datas Comemorativas:

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL

Datas Comemorativas Janeiro

DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBRO

Dia Nacional da Consciência Negra

 

Adicionar Comentário