ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

A educação infantil dos 4 anos visa o desenvolvimento integral e a construção da autonomia infantil. Essa fase é de tomada de decisão. É aqui que são formadas atitudes básicas que exercem impacto durante toda a vida.

A criança ao chegar pela primeira vez a escola deve ser bem acolhida, afinal isso irá fazer toda a diferença para o resto de sua vida, esta é a parte mais importante do dia da criança na pré-escola.

Superada a dificuldade na separação dos pais, a criança aprende que é bem-vinda. Quem a recebe, como é recebida pelos adultos, professores e colegas determina o tom do dia e de sua percepção da vida na pré-escola. A chegada também é o momento de formação de importantes hábitos: localizar e guardar objetos, colocar e tirar roupas, amarrar e desamarrar sapatos. A criança deve adquirir autonomia nessas questões logo nas primeiras semanas.

A presença de um adulto é fundamental para orientar a formação de hábitos e sequências, bem como para estimular a criança a, progressivamente, tornar-se autônoma.

Algumas crianças nessa faixa etária são ativas, cheias de energia e para elas é difícil ficarem sentadas por alguns minutos. Outros têm dificuldade para se concentrarem em detalhes, facilmente se distraem e possuem uma compreensão limitada do tempo e espaço.

Algumas Atividades educação infantil 4 anos:

Quanto mais lúdico for o ensino nessa fase dos 4 anos maior é o aprendizado da criança.

1– Corrida do Saci

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Tem como objetivo trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e velocidade.

Execução:

O professor deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.

Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não haver exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada.

2- Pega-pega

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Execução:

um aluno começa sendo o pegador. Os outros deverão fugir. No momento que o pegador encostar em alguém este passa a ser o pegador. Poderá variar também com pega-ajuda: ao passo que o pegador encosta em outro aluno este também passa a ser pegador.

Corrente: quando for pego o aluno deverá dar a mão ao pegador e ajudará a pegar e assim sucessivamente, sendo que somente o aluno da ponta com um braço livre pode pegar, vence quem ficar por último a ser pego.

 3- Esponjas

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina, coordenação viso-motora, esquema corporal e melhorar o tônus muscular.

Material: bacia com água e várias esponjas coloridas, com texturas/dureza diferenciadas.

Execução: Colocar as esponjas na água e pedir para a criança retirar uma a uma apertando bem retirando toda água da esponja.

3- Morto-Vivo

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Objetivo: atenção, agilidade, coordenação.

Execução: O professor intercala entre vivo (ficar de pé), morto (agachar). Quem errar perde, para não haver exclusão poderá pagar uma prenda.

4 – Música

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

O objetivo desta atividade lúdica é estimular a criança a aprender a ouvir e prestar atenção aos sons.

Material: Aparelho de Som e CDs com músicas de ritmos variados.

Execução: A forma de elaborar a atividade pode ser variada e fica a critério do professor, porém a música deve ser o foco da atividade e não um pano de fundo. Ele deverá estimular as crianças a ouvir os sons presentes na música, como por exemplo, os sons dos instrumentos, dos animais, dos elementos da natureza, elas também podem acompanhar o som batendo palmas ritmicamente ou até mesmo cantando. Se o professor souber tocar algum instrumento musical ou cantar, ele pode propor as crianças que escrevam uma música juntos.

5 – Alfabetizando

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

o objetivo é incentivar as crianças a conhecerem as letras do alfabeto.

Material: Letras do alfabeto confeccionada com EVA, papel cartão, papelão ou qualquer outro material mais firme, as letras devem ser coloridas, com carinhas divertidas para que as crianças se interessem por cada uma delas.

Execução; veja se a criança já consegue identificar, mesmo não sabendo o nome da letra, quais são as letras que compõe seu nome;

Peça para que elas as identifiquem de acordo com seu crachá, será uma atividade bem divertida, dinâmica e bel alvoroçada, afinal todos irão querer identificar seu nome.

O educador deverá cantar musicas ligadas ao alfabeto, assim as crianças já irão começar a se familiarizarem com as letrinhas.

6 – jogo das letras  

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Objetivo do jogo das letras será testar o conhecimento ou a memória fotográfica das crianças.

Depois de cantar musicas do alfabeto e identificá-lo com as letras do nome

vamos verificar se os pequenos já sabem identificar todo alfabeto

 Material:  vamos precisar de letrinhas do alfabeto impressa e colorida pelas próprias crianças, com giz de cera, lápis de cor, guache, enfim o que a criatividade dispor.

Escreva na lousa e peça para as crianças identificarem as letras, depois leia e releia com elas todo o alfabeto e pergunte se elas já sabem como chama a primeira letra do seu nome.

E assim sucessivamente e diariamente até que os pequenos tenham uma noção completa das letras do alfabeto, a ordem crescente de cada uma delas. Isso deve virar um habito corriqueiro, afinal é assim que logo eles estarão lendo.

7- pintar:

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Use e abuse dos desenhos, esta atividade é campeã para o desenvolvimento motor das crianças, além de aguçar a imaginação.

  • Conte histórias e depois peça que os pequenos a representem no papel, mesmo que sejam apenas traços, solicite que eles mesmos contem o que desenhou, não esqueça de anotar para depois mostrar aos responsáveis.
  • Imprima desenhos e deixe a disposição das crianças lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura. Faça com que eles sintam-se bem a vontade para decidir como querem que sua obra de arte fique. Não esqueça sempre elogiar.

8- ligue :

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Atividades de ligar, pontos, nomes, desenhos também são bem interessantes para as crianças nesta idade, segue abaixo alguns exemplos:

9 – jogo da memória :

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOSATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

objetivo aguçar a memória das crianças, excelente brincadeira para a idade, afinal esta é a fase da curiosidade e da competitividade,.

Material : papel cartão ou cartolina, impresso com desenhos iguais de 2 em 2, o jogo deve conter no mínimo dez peças.

Execução:  as crianças devem ir virando uma a uma as peças até formarem os pares, ganha a criança que conseguir o maior número de pares, o professor pode dividir a sala em grupos de 4 crianças.

Atividades de corpo e movimento na educação infantil

Um dos meus filhos está girando em círculo, criando uma narrativa sobre uma princesa enquanto ela gira. 

O outro está construindo um foguete de uma caixa descartada, prendendo hélices feitas de papelão e pulando dentro e fora de seu lançador improvisado. 

É um dia de neve, e eu decidi deixá-los projetar suas próprias atividades enquanto eu limpo e preparo uma refeição. Minha criança se torna a princesa girando, imaginando os sentimentos e reações de sua personagem. 

O que parece ser uma história simples envolve sequenciamento, desenvolvimento de caráter e empatia pela corajosa princesa presa em sua torre. 

O foguete em que meu primeiro aluno está trabalhando precisa de um piloto e de alguém para conceber as dimensões e a escala de seu quadro; também precisa de uma história para acompanhar. Ela alterna entre papéis e perspectivas, entre modos de pensar e consertar.

Movimento na educação infantil objetivos

Esse tipo de aprendizado experimental, no qual as crianças adquirem conhecimento fazendo e refletindo sobre suas experiências, é cheio de movimento, imaginação e brincadeira auto dirigida. 

No entanto, esse aprendizado é cada vez mais raro nas salas de aula da primeira infância nos Estados Unidos, onde muitas crianças pequenas passam os dias sentadas em mesas e completando planilhas. 

O jardim de infância e a pré – escola nos Estados Unidos tornaram-se cada vez mais acadêmicos, estruturando rigorosamente o tempo das crianças, enfatizando a avaliação, traçando uma linha firme entre “trabalho” e “brincar” – e restringindo o movimento físico das crianças. 

Um estudo da Universidade da Virgínia divulgada no início deste ano descobriu que, em comparação com 1998, as crianças hoje gastam muito menos tempo em aprendizado autônomo – movendo-se livremente e fazendo atividades que eles próprios escolheram – e mensuravelmente mais tempo em um ambiente de aprendizado passivo.

MAIS IDEIAS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS 

Com tão poucos anos em seus cintos, minhas filhas de 3 e 6 anos ainda estão aprendendo a habitar seus corpos. Eles estão aprendendo como se manobrar fisicamente, como se orientar no espaço. 

Como Vanessa Durand, uma pediatra do Hospital St. Christopher para Crianças da Filadélfia, diz que a liberdade de movimento é necessária para que as crianças cumpram seus marcos de desenvolvimento:

“As crianças aprendem experimentando seu mundo usando todos os seus sentidos. A restrição de movimento, especialmente em tenra idade, impede o processo de aprendizagem experiencial ”.

O movimento permite que as crianças conectem conceitos à ação e aprendam através de tentativa e erro. “Se você entrar em uma boa aula de jardim de infância, todo mundo está se movendo. 

O professor está se movendo. Existem atividades estruturadas, mas geralmente trata-se de um movimento proposital ”, comenta Nancy Carlsson-Paige, professora emérita de educação infantil da Universidade de Lesley e autora de Taking Back Childhood., descrevendo a configuração ideal da sala de aula. 

Na cultura de sala de aula que ela defende, “[Crianças] estão obtendo materiais para uma atividade, eles estão voltando e decidindo o que mais precisam para o que querem criar, vendo como funciona a forma de um bloco em relação a outro bloco, se precisam mais, se equilibram, precisam ser mais altos, simétricos. 

Todos esses conceitos matemáticos estão se desdobrando enquanto as crianças estão construindo e se movendo ativamente ”.

Educação infantil movimento corporal

A pesquisa mostrou repetidas vezes que as crianças precisam de oportunidades para se mudarem para a aula . 

A memória e o movimento estão ligados , e o corpo é uma ferramenta de aprendizado , não um bloqueio ou um desvio para longe dele. 

Qualquer pai que tenha levado para casa um creche depois da escola, repleto de energia inexplorada, mas muitas vezes levando o dever de casa para completar após um dia de sete horas, pode deduzir razoavelmente por que as crianças hoje têm problemas para se manterem imóveis em seus assentos. 

Muitas crianças estão fazendo pausas de 20 minutos ou nenhuma. (Na Flórida, os pais cujos filhos não têm recesso têm feito campanha para legislar sobre o recreio no currículo.) Descobriu-se que o recreio, agora um tema mais freqüente de pesquisas, tem

“Implicações educacionais e de desenvolvimento importantes. 

Escolas que buscaram integrar mais movimento e liberdade de ação, como períodos curtos de 15 minutos ao longo do dia, viram ganhos na atenção do aluno e no tempo de instrução . Como Carlsson-Paige aponta, “o recreio não é uma coisa separada na educação da primeira infância”.

Corpo gestos e movimentos na educação infantil

“A ideia de que deveria haver instrução formal faz com que ela não seja mais jogada”, diz Mardell. “Em jogo, o jogador está escolhendo participar, escolhendo uma meta e direcionando e formulando as regras. 

Quando há um adulto dizendo às crianças: “É isso que devemos fazer”, muitos dos benefícios importantes do desenvolvimento se perdem.

O papel do brincar foi estabelecido não apenas como uma parte da aprendizagem, mas como uma base para uma função social e emocional saudável. 

A Associação Nacional para a Educação de Crianças Pequenas publicou artigos amplamente divulgados sobre a necessidade de práticas de ensino apropriadas para o desenvolvimento e para reverter as “tendências inaceitáveis ​​na entrada e na colocação de jardins de infância”.que foram motivados em grande parte pela demanda dos formuladores de políticas por padrões educacionais mais rigorosos e mais testes. 

Alguns professores estão realizando mudanças, buscando maneiras de trazer o movimento de volta à sala de aula. 

Lani Rosen-Gallagher, ex-professora de primeiro grau de escolas públicas de Nova York e hoje instrutora de ioga para crianças, explica a mudança de pensamento: “Eu gostaria que meus alunos saíssem de seus assentos a cada 15 minutos e tomassem um guerreiro.

Pose ou Lion’s Breath, e então eu poderia conseguir mais 15 minutos de trabalho com eles. ”Esse tipo de movimento, ela disse, também dá às crianças espaço para desenvolver autoconsciência e auto-regulação, para se conhecerem como indivíduos pensantes. conectando com o corpo.

Corpo movimento e aprendizagem

Pré-escolas baseadas em brincadeiras e escolas progressistas (muitas vezes com planos de sala aberta, grupos mistos e ênfase na criatividade e independência) estão vendo uma popularidade crescente. 

Programas de enriquecimento envolvendo crianças em movimento com intenção (ioga, meditação, artes marciais) também estão ganhando força.

Esses tipos de métodos procuram devolver às crianças parte da agência que seus jovens mentes e corpos anseiam , pois menos brincadeira e mobilidade levam a um aumento da ansiedade em estudantes cada vez mais jovens e até, segundo Durand, um número crescente de casos de crianças quem precisa ver terapeutas ocupacionais. Práticas de atenção plena , como respiração guiada e ioga, podem ajudar a atenuar os sintomas centrais do TDAH em crianças ( um diagnóstico cada vez mais comum ), enquanto as artes estimulam a autoexpressão e o desenvolvimento de habilidades motoras.

Emily Cross, professora da Escola de Psicologia da Universidade Bangor do Reino Unido, explica o impacto do movimento na memória e na aprendizagem: Nova pesquisa em neurociência, ela disse em um e-mail, mostra que a aprendizagem ativa – “onde o aprendiz está se movendo , agindo e interagindo ”- pode mudar a maneira como o cérebro funciona e pode acelerar o processo de aprendizagem das crianças. 

Embora o aprendizado passivo possa ser mais fácil de administrar, ela acrescentou, isso não favorece a atividade cerebral. Cross, cuja pesquisa se concentra em pré-adolescentes e adultos jovens, disse que encontrou “evidências muito claras de que quando os alunos estão ativamente envolvidos em mover seus próprios corpos para a música, no tempo com os avatares na tela.

A importância do corpo e movimento na educação infantil

Estes resultados de pesquisa ecoam as observações e metodologias de educadores que promovem a aprendizagem ativa. 

Como Sara Gannon, diretora e professora da Bethesda Nursery School, uma escola pré-escolar altamente conceituada em New Haven, Connecticut, que favorece o aprendizado experimental sobre a instrução direta, em um e-mail observa:

“Infelizmente, tem havido tanto foco em forçar os acadêmicos e crianças pequenas estão sendo solicitados a fazer o que eles simplesmente não estão prontos para fazer …

Claro, nós ensinamos letras e sons, números e quantidades – mas através de experiências e dentro de um contexto. 

Isso significa, na prática: contar o número de bolotas que uma criança encontrou no parquinho, construindo com blocos de unidades, soando o nome de uma criança à medida que aprendem a escrevê-la, observando os sinais de trânsito em uma caminhada.

Como minhas meninas continuaram criando suas próprias estações de atividades e mundos imaginários, o contraste entre o modo como as crianças operam e o que muitas vezes é esperado deles era aparente. 

Seria imprudente e impraticável fingir que as crianças não precisam de nenhuma estrutura, ou que as habilidades acadêmicas não são importantes na escola. 

No entanto, é necessário reconhecer que a sala de aula da primeira infância foi significativamente alterada por padrões acadêmicos cada vez mais rigorosos, de maneiras que raramente se alinham com o aprendizado das crianças pequenas.

Mais sugestões de ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

Atividades para educação infantil 4 anos coordenação motora

Brincadeiras Para Educação Infantil 4 anos

Tarefas infantil para imprimir

Atividades Para Educação Infantil  Pintura com gelo

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos

Atividades recreativas para educação infantil 4 anos

Atividades recreativas para educação infantil 3 anos

Atividade Natal para educação infantil

Atividades recreativas para educação infantil

Projeto Férias Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil

Mais sugestões de Atividades com nomes Educação Infantil:

Atividade de alfabetização para imprimir

Livros com atividades para alfabetizar:

Download Coleção Telecoteco (Alfabetização)

Coleção Dente de Leite vol. 1 2º ano

TIN-DO-LÊ-LÊ SILABAS SIMPLES

Ciranda Das Sílabas Volume 1

bem me quer vol.3 natureza

Bem Me Quer vol.1 Língua Portuguesa

Para casa ou para sala Silábico Alfabético BAIXE GRATIS

Para casa ou para sala Alfabético 1

Para casa ou para sala Alfabético 2

Para casa ou para sala Pré Silábico

Para casa ou para sala Pré Silábico

 

Adicionar Comentário