ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Vamos começar com a história da Festa Junina e de como ela surgiu:

Foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão.

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

Como desenvolver as ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Depois de conhecermos a origem da festa contata para as crianças de uma forma lúdica, diferente e divertida, é hora de realizarmos as atividades, uma vez que a festa junina tornou-se uma das datas festivas mais importante do calendário escolar.

Vamos decorar a Escola?

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Materiais Para ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL:

  • cartolina;
  • papel dobradura colorido
  • tinta guache;
  • lápis de cor;
  • giz de cera;
  • papel crepom colorido;
  • cola;
  • jornais ou revistas;
  • foto dos professores e funcionários quando pequenos;

Pedir para as crianças confeccionarem seus cartazes de festa junina de acordo com a história que ouviram, que ele seja bem colorido e divertido, as bandeirinhas podem ser confeccionas de papel dobradura, revistas ou jornais, com o auxílio do educador, a fogueira com pedaços de crepom e alguns galhos de árvore seca.

Já os professores iram montar cartazes com suas fotos de quando eram pequenos, caracterizados em alguma festa junina, juntamente com os demais funcionários da escola, após espalharem e decorarem toda a escola com cartazes, bandeirinhas e flores de crepom, pedir para que os aluninhos andem pela escola e observem toda a decoração tentando descobrir quem são as crianças das fotos coladas nos cartazes.

Será uma atividade bem divertida!

Uma outra atividade divertida que as crianças e nós adultos adoramos são as comidas típicas, que tal preparar pipocas coloridas e chá bem quentinho para a criançada na hora do intervalo, uma receita simples e barata que agrada a todos.

Receita da pipoca colorida:

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Ingredientes:

1 xícara de chá de açúcar refinado;

1/2 xícara de chá de óleo;

1 xícara de chá de milho de pipoca;

1 colher de chá de corante em pó da cor de sua preferência.

  • Modo de preparo:

Em uma pipoqueira, coloque o óleo, o açúcar e o corante, misture bem;

Acrescente o milho e leve ao fogo, não pare de mexer até que o milho estoure todo;

Coloque em uma bacia e deixe esfriar, quanto mais cores fizer mais bonita fica é só misturar as cores.

Enfim chegou a esperada festa junina na escola!!!

Um aviso importante escolha de preferência um sábado para realizar a festa, assim será mais fácil os pais que trabalham fora poderem participar.

O primeiro passo é estimular a participação da família, a participação dos pais e familiares é importante para as festas juninas em vários aspectos. Para começar, quando comparecem os pais estimulam a criança e reforçam a auto-estima. Mas eles também podem contribuir na organização, os pais conjuntamente com os filhos são convidados a preparar e a trazer os comes e bebes. “A participação dos pais é muito importante para nós. Cabe a eles trazer as comidas, que ficam todas dispostas em uma mesa. O lanche é comunitário, não tem custo, é só chegar e pegar”.

Os professores devem preparar as crianças com pelo menos um mês de antecedência, elas devem estar bem ensaiadas e com a coreografia das música tipicas na ponta do pé.

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

MAIS SUGESTÕES DE ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Algumas sugestões de músicas fáceis para serem trabalhadas com as crianças:

Cai, Cai Balão;
Capelinha De Melão;
Festa No Arraiá;
Fim De Festa;
Isto É Lá Com Santo Antonio;
Pula a Fogueira;

Pedir para os pequenos irem caracterizado com roupas típicas também sem gastar muito é claro, os meninos podem usar uma simples camisa se não tiver a xadrez não tem problema e só costurar ou colar uns pedaços de tecidos coloridos e fazer o mesmo com as calças, já as meninas peguem um vestidinho comum amarre umas fitas de cetim coloridas na manga, cintura e saia, faça trancinhas e lembre do batom, pronto estão lindas para a grande festa. E por fim a tão esperada quadrilha após a apresentação individual de cada sala os professores organizaram uma grande quadrilha com todos os pequenos.

Após as danças os professores propõem várias atividades entre pais e filhos como por exemplo:

Pescaria – ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.

Corrida do saco – ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

Jogo do rabo do burro – ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

Derrubando latas – ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

Pau de sebo – ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS PARA FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Corrida do Ovo na colher – ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL

Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.

E que dia delicio passaremos juntos com tantas atividades, proporcionando um lazer entre a família e a escola!!!!!

ATIVIDADES FESTA JUNINA EDUCAÇÃO INFANTIL EM VÍDEO 

Mais sugestões de Atividades Para festa Juninas abaixo:

Projeto festa junina Educação Infantil

musicas tradicionais festa junina cd em mp3 gratis

musicas de festa junina download

Sequência Didática Festa Junina

56 ATIVIDADES PARA FESTA JUNINA 1 E 2 ANO

Sequência Didática Festas Juninas

A Importância da Música na Educação Infantil

Mais sugestões de Atividades Para Educação Infantil

Plano de aula para educação infantil:

Apostila de atividades para educação infantil:

Apostila educação infantil pdf

Projetos para educação infantil

Coleção Adoletra  Volume 1, 2, 3 e 4 para baixar

Coleção Dente de Leite

1.000 Atividades Para Imprimir Berçario, Maternal e EMEI

Maternal livros de Atividades para baixar

Adicionar Comentário