Atividades formas geométricas maternal

Trabalhar formas geométricas pode ser muito prazeroso na educação infantil. Atividades na educação infantil devem ser muito criativas e envolver:




Cores;

Músicas;

Histórias;

Movimento;

Entre outras formas e elementos que atraiam atenção do público infantil.

Que tal iniciar o trabalho com formas geométricas no maternal com uma linda história?

A história além de atrair atenção e a imaginação vai contribuir na aprendizagem das crianças. Para incrementar ainda mais a história é interessante a confecção de móbiles ou utilizar fantoches.




O maternal abstrai uma aprendizagem mais lúdica e esses elementos despertam além de tudo a imaginação do público infantil.

Atividades figuras geométricas para imprimir

 

jogos com formas geométricas




História das formas geométricas





O comboio das formas

Era uma vez um homenzinho verde e redondo que saiu de casa para ver o mundo.

Enquanto caminhava, olhando à sua volta, descobriu muitas coisas redondas: uma bola no chão e um sinal de trânsito.

Olhou para cima, viu o sol e disse-lhe:”Ah! Tu és como eu!

Agarrou pelo fio um balão azul que voava. Como era bonito! Também ele era redondo. O homem redondo estava mesmo contente.

Mas eis que aparece uma estranha figura amarela. Quem será? Sou o homem quadrado.

Eu sou um homem importante; as coisas mais importantes são quadradas.

Os quadros que as pessoas têm em casa são quadrados;

Os cubos com que as crianças brincam também têm a minha forma.

Enquanto conversavam, aproximou-se outro homem diferente que logo se apresentou: Olá amigos, eu sou o homem retângulo.

Eu sou o mais importante. As casas onde as pessoas moram são retangulares;

O chocolate que as crianças gostam tanto tem a minha forma.

Por isso eu sou o mais importante de todos.

Discussão

Olá amigos! Mas porque é que vocês discutem? Somos todos importantes: tu homem redondo, tu homem quadrado e tu homem retângulo.

Eu sou o homem triângulo, e se nos pusermos de acordo podemos fazer magníficos jogos.

Eu, por exemplo, salto para cima do homem quadrado!

Que linda casa!

E eu, tento saltar para cima do homem retângulo, disse o homem redondo.

Oh! Uma árvore!

Os quatro amigos tinham aprendido a jogar juntos. O homem retângulo e o homem redondo formavam uma lagarta.

O homem triângulo e o homem retângulo tornaram-se num bonito baloiço.

Desde aquele dia, os quatro amigos não deixaram de andar juntos.

 

Plano de aula – Formas geométricas





Conteúdo:

Ensinar as formas geométricas:

Quadrados;

triângulos;

círculos e retângulos

 Componente Curricular:

Matemática 

Turma: Educação infantil e Educação Básica

Tema:Espaço e Forma

Título:Figuras Geométricas 

Duração: 5 aulas 

OBJETIVOS

Identificar relações entre figuras geométricas. 

Conhecer e distinguir figuras geométricas.

Apropriar –se do uso dos blocos lógicos e tangran para darem formas diferentes.

• Ater-se ao ambiente associando as figuras geométricas aos objetos.

MATERIAL NECESSÁRIO

• Blocos lógicos

• Tangran colorido

• Caderno de desenho

• Atividades que reforçam o conceito

• Palitos de fósforo

Desenvolvimento

Apresentar aos alunos os blocos lógicos e nomeá-los.

Dividir a turma em grupo e montar as figuras geométricas usando palito de fósforos.

Conversa informal relacionando as figuras geométricas com os objetos existentes em sala.

Ex:

janela- quadrado, porta quadrado, ventilador – círculo.

Apresentar o tangran para os alunos falando de suas utilidades, que é um jogo e montar várias figuras.

Colar no caderno uma figura escolhida, formada pelo tangran.

Avaliação

Ao final das aulas, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar características de figuras geométricas, entre outras habilidades.

Outros planos de aula para baixar:

Modelo de plano de aula

Plano de aula educação infantil

plano de aula para baixar

70 Planos de aula em PDF para baixar grátis

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

 
Turma: Mini-Grupo II A e B
Público Alvo: Crianças de três e quatro anos
Ano: 2012
Professoras: Daniele
 
1) Tema
Brincando com Cores e Formas Geométricas.
 
2) Objeto
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em
que vive.
 
3) Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato
e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas,
possibilitando a criança identifica-las.
 
4) Perfil do grupo
Crianças de três e quatro anos de idade, participativas e curiosas em
contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
 
5) Desenvolvimento
– Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
 
– Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
– Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
– Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
– Pedir na cozinha da escola, que mandem uma fruta de casa para fazer uma
salada de frutas, Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as
cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.
– Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
– Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
– Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
– Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
– Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
– Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as
cores novas que descobriu;
– Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabe o que é quem já viu;
– Brincar com massinha nas cores do arco íris;
– Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris
usando mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
– Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
– Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e
as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história
e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho
com interferência).
– Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que
as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que
colassem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
– Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as
formas geométricas usadas;
– Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão,
e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou,
os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.
– Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a
turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas
nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
– Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o
quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor
desejada.
– Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e
pedir que colem apenas o triângulo com giz de cera.
– Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um
caminhão, pedir que colem apenas a parte retangular.
– Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar
círculos coloridos;
– Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte
como quiser.
– Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira
brasileira. Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo,
vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo.
Montar um mosaico da bandeira.
– Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
– Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.
– Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um
círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul… Meninos no
quadrado vermelho… Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo…
8) Avaliação
• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento
de etapas.
9) Duração
• Três meses.
10) Referência
http://bancodeatividades.blogspot.com.brl
http://elisacarla.blogspot.com.br
 
Sugestões de mais projetos para baixar:
Projetos Prontos Para Baixar Grátis
 

Gincana – figuras geométricas


Formam-se equipes com, pelo menos, 3 pessoas em cada equipe. O chefe apresenta o desenho de uma figura geométrica. A equipe que, em primeiro lugar, montar esta figura com os seus corpos deitados no chão ganha 1 ponto. Vence a equipe que fizer mais pontos. Sugestões de figuras geométricas: triângulo, quadrado, pentágono, hexágono e outras que o chefe pode criar.

Ensinando formas geométricas com música

Adicionar Comentário