Atividades para alfabetizar com nomes

Atividades para alfabetizar com nomes baixar grátis

Encontre Neste Artigo:

atividade-para-alfabetizar-com-nomes

Atividades para alfabetizar com o nomes

atividade-para-alfabetizar-com-nomes

Procurando Atividades para alfabetizar com nomes? 

Atividades com nome é o inicio de todas as atividades na educação infantil por ser uma referência própria de cada aluno e ser significativo para eles. Segue algumas sugestões de atividades:

-confecção de um crachá para cada aluno (passe fitão transparente para ter mais durabilidade ).

-faça o nome com letras vazadas para que os alunos possam pintar as letras.

-faça novamente a letra vazada para que pintem com guache.

-enviar para casa a pesquisa da história do nome(qual foi o motivo dos pais terem escolhido aquele nome para a criança).

-em classe,socializar a pesquisa fazendo leitura em voz alta para que todos os alunos ouçam .

-colar na parede as pesquisas ( se possível,peça para os pais colocar na pesquisa um foto da criança ,eles gostam do visual).

Brincadeiras utilizando o crachá:

  • Canoa virou –  (confeccionar para cada criança uma canoa de dobradura e pedir que eles escrevam o nome com o auxilio do crachá) no pátio desenhar uma imensa canoa. Os alunos deverão ficar em volta da canoa em roda e conforme a música vai tocando o professor mostra o crachá e a criança reconhece o nome e entra na canoa (algumas crianças não vão reconhecer,não tem nada! fale para ela que aquele é o nome dela.)Se eu fosse um peixinho (confeccionar a dobradura do peixinho,pedir para que as crianças escrevam o nome no peixe.no pátio as crianças deverão estar em roda e conforme o professor vai cantando a música e mostrando o peixinho “se eu fosse um peixinho e soubesse a nadar eu jogava ____________(mostrar o peixinho da criança) no fundo do mar” a criança dona do nome entra na roda e senta.

Atividades para alfabetizar com nomes é fundamental, pois o processo de escrita do nome inicia-se com:

  • Letras móveis;
  • Plaquinhas para que o aluno monte o seu nome e em seguida possa escrevê-lo com o auxílio da plaquinha;

Após esta atividade incentivamos para que escrevam sem olhar o modelo da plaquinha, mesmo que no início omitam algumas letras ou as coloquem fora de ordem é importante que escrevam livremente para expressar o que já aprenderam sobre seu próprio nome.

Atividades para alfabetizar com nomes próprios

atividade-para-alfabetizar-com-nomes-1

-nomes que começam com a mesma letra

-montar os nomes com letras móveis

-procure e pinte o nome

-brincadeira do senhor caçador

“Senhor caçador preste bem atenção, só vai miar quem o crachá a prô mostrar” ( o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)

-nome no balão (o professor deve confeccionar um balão contendo os nomes de todos os alunos,cada aluno deve achar o nome e pintar.no final da aula,encher uma bexiga para cada aluno e pedir para que eles escrevam o nome na bexiga,os alunos devem levar a bexiga para casa.)

-encontre o crachá (esconder os crachás dos alunos pela escola ou pela classe)pedir para que os alunos encontrem.

-bingo com as letras do nome.

-dança das cadeiras com o nome(em cada cadeira deverá estar o crachá de alguns alunos na hora que a música para ,os alunos deverão sentar onde está o crachá
dicas:

-pedir para que as crianças escrevam o nome com a ajuda do crachá em todas as atividades mesmo que as letras saiam espelhadas ou tortas (no início é assim mesmo!)

-quando alguma criança da sala faz aniversário,confeccione um cartão e as crianças tem que assinar o cartão.

O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela.
É por esse motivo que este trabalho com Atividades para alfabetizar com nomes gera uma relação de identidade da criança com a escrita.



Atividades Pedagógicas com o nome dos alunos na alfabetização

atividade-para-alfabetizar-com-nomes-2

 QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA DE
 ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES Atividades para alfabetizar com nomes:

  • – Desenhar e escrever o que desenhou;
  • – Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
  • utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
  • – Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
  • – Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • – Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
  • – Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
     jogos, etc;
  • – Conversar sobre a função da escrita;
  • – Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
     dos amigos;
  • – Bingo de letras;
  • – Produção oral de histórias;
  • – Escrita espontânea;
  • – Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • – Aumentar o repertório de letras;
  • – Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
  • – Comparar e relacionar palavras;
  • – Produzir textos de forma não convencional;
  • – Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever 
    seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • – Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • – Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
  • – Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
  • – Completar palavras usando a letra inicial e final;
  • – Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
     na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

                                     



ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME:

atividade-para-alfabetizar-com-nomes-3

Algumas sugestões de atividades para alfabetizar – nível pré-silábico:

  • Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
  • Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois,
     o de cada colega, para que eles percebam que nomes 
    maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
  • Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética
    ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
  • Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória,
    boliche, bingo etc.).
  • Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o
    confronto dos nomes.
  • Confeccione junto a eles gráficos de colunas com
     os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
  •  Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras
     do universo dos alunos, tais como rótulos de
    produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
     palavras conhecidas etc.).
  • Após algum passeio por exemplo, ao parque ou zoológico é interessante fazer listas com o nome de animais.
  • Aproveitar as estações do ano para fazer listas: Primavera ( listas com nome de flores, nome de pássaros, nome de animais, nome de roupas); Verão ( Lista com nomes de bebidas, nome de roupas, nomes de frutas); Inverno ( Lista com nomes de acessórios, nome de comidas, nomes de filmes); Outono ( Lista com nomes de plantas … )
  • Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões de Atividades para alfabetizar com nomes, durante a sondagem vai contribuir muito nas Atividades para alfabetizar com nomes.

Atividades com nomes educação infantil 4 anos

No ano passado, na pré-escola de três anos, os nomes eram um grande negócio. Então eu só posso supor que eles serão novamente este ano na pré-escola de quatro anos de idade.

Henry aprendeu a reconhecer seu nome bem cedo. No começo, ele achava que qualquer palavra que começasse (ou tivesse uma) com um H significava que era o nome dele. Mas ele logo aprendeu que havia mais do que isso.

Ao longo do ano, eles trabalharam no reconhecimento de nomes e ortografia . No final do ano passado, Henry conseguiu soletrar seu primeiro nome ( e escrevê-lo !! ). 

Ele até conseguiu soletrá-lo para trás, o que me chocou!

Agora, é sobre o nosso último nome … o que por razões parece assustador para mim. Mas com alguma ajuda dessas atividades eu encontrei, o deve vir rápido o suficiente. Basta aplicá-lo ao nosso sobrenome, em vez de seu primeiro!

Atividades com nome próprio para educação infantil 5 anos

Apenas como uma nota lateral rápida:  eu comecei a fazer esses desafios de atividades de 7 dias como uma maneira de motivar os pais a se envolverem e brincarem com seus filhos. 

Precisar ser reiniciado, ou se você é novato em atividades,  é uma ótima maneira de começar de novo.

Divirta-se com os seus filhos aprendendo a reconhecer o seu próprio nome (é muito especial para eles, faça-o ser uma coisa especial!)

E depois aprenda a soletrar também! Eles ficarão tão orgulhosos e você será uma mãe orgulhosa!

Aqui estão 35 atividades de nome para o seu pré-escolar aprender a reconhecer e soletrar seu nome!

Reconhecimento de Nome

Coloque seu nome em todo lugar. Etiquete tudo deles com o nome deles. Use o nome deles nas suas atividades! Divirta-se com isso!

atividades com nomes

Atividades com nome próprio para educação infantil 3 anos

  1. Esguinche o nome deles! Crie uma reação efervescente usando tinta de cal sodada e vinagre!
  2. Experimente a   música e o jogo do nome da placa de papel compartilha!
  3. Peixe para nomes ! Se você tem um grupo de crianças, isso seria ótimo. Se não, use nomes de família (como mamãe, papai, bebê e inclua o nome deles também). 
  4. Escreva o nome deles primeiro e mande rastreá- los  com limpadores de cachimbo ! 
  5. Use velas para escrever seu nome  e veja como a mágica acontece quando eles pintam com aquarelas! 
  6. Faça  cartas de baralho caseiras  com fotos e nomes da família. Isso faria uma ótima atividade para viajar ou uma bolsa ocupada. 
  7.  Rotular pessoas importantes (e seu filho!) Com seus nomes.
  8. Crie um  tapete de nome  para rastreamento! 

Atividades com a primeira letra do nome educação infantil

  1. Estenda a massinha  em esteiras pré-impressas para traçar seu nome. 
  2. Escreva seu nome com comida ( grãos ou sementes).
  3. Use estes  cor pelo nome do número  para que sua criança colore seu nome! 
  4. Tente uma  busca por carta sensorial  para reconhecer as letras que estão em seu nome. 
  5. Soletre ou escreva seu nome e  conte quanto tempo é ! 
  6. Cole seu nome  com pedaços de papel em seu nome pré-escrito. (Ensine Pré-escolar)
  7. Escreva seu nome em cola e cor sobre eles para fazer impressões! (Excelência em Educação Infantil)

 Soletrando seu nome

Uma vez que eles podem reconhecer seu nome facilmente, a ortografia vem facilmente também. Se eles viram isso escrito um milhão de vezes, é provável que lembrem como é a aparência e em que ordem ela aparece.

  1. Use o computador (ou outra forma de tecnologia) e peça-lhes que  digitem seu nome  usando o teclado.
  2. Enrole as letras  em seu nome ao redor da sala e faça-as caçar seu nome!
  3. A Árvore de imaginação soletra nomes usando  impressões de carta de massa .
  4. A mãe de Daniel  assa e soletra seu nome  com formas de letra de cookies!
  5. Faça foguetes de nome ! Quanto mais longo o nome, maior o foguete! (Jardim de infância da Sra. Solano)
  6. O quarto da Sra. Drake usa  um bastão de tinta e prendedores de roupa  com letras de seu nome. Inteligente e trabalha em habilidades motoras finas também!

Atividades com nome e sobrenome

  1. Letras  em seu jogo de nome. Procure a carta em seu nome e coloque-a em ordem. (O Caderno Doméstico)
  2. Faça colares com missangas! (Pequenas girafas)
  3. Faça um cubo de nome , role-o e soletre seu nome! (Aprovado pela criança)
  4. Desembaralhe as letras  para soletrar seu nome! Blog de atividades infantis
  5. Procure por  letras de seu nome  em uma caminhada.
  6. Etiquete  pedras com letras  de seu nome e use-o para soletrar! (Hora do jogo)
  7. Peixe para cartas  de seu nome em uma banheira de água e organizar soletrar! (Casa do Bebê Piranha)
  8. Carimbar seus nomes com tinta.  Eles podem soletrar eles mesmos? 
  9. Crie um  nome para celular ! Carimbe ou imprima as letras e faça com que seu filho as encadeie em ordem! 
  10. Atire para as letras  do seu nome em ordem com uma rolha! Algum divertimento do tiro ao arco da criança aprova
  11. Faça suas próprias  planilhas personalizadas de caligrafia …
  12. Faça estes  quebra-cabeças fáceis  para o seu filho juntar!
  13. Divirta-se em casa usa  blocos ABC para soletrar  seu nome (embora geralmente haja um problema se você tiver um nome que tenha mais de dois da mesma letra).
  14. Você também pode usar  ímãs de letras para soletrar  seus nomes! (Ensina mamãe)
  15. ATIVIDADE DE NOME DO BÔNUS! Aprenda a soletrar seu nome ao fazer um arco-íris 

25 atividades para ler e escrever diversão

 
atividades para alfabetizar com nomes

Fazer atividades com seus filhos permite que você promova suas habilidades de leitura e escrita enquanto se diverte ao mesmo tempo. Essas atividades para pré-leitores, leitores iniciantes e leitores mais antigos incluem o que você precisa e o que fazer para cada um.

Essas atividades foram desenvolvidas por especialistas nacionais em leitura para você usar com crianças, com idades entre o nascimento e a 6ª série. As atividades devem ser usadas além da leitura com crianças todos os dias.

Atividades para trabalhar o nome no maternal

Ao usar essas atividades, seu principal objetivo será desenvolver um grande entusiasmo no leitor pela leitura e escrita. 

Você é a líder de torcida da criança. É menos importante para o leitor obter todas as palavras corretamente. 

É mais importante que a criança aprenda a amar a si mesma. Se o leitor terminar um livro e perguntar por outro, você sabe que está tendo sucesso! Se o seu leitor escreve até mesmo uma vez por semana e volta para mais, você sabe que realizou suas metas iniciais.

Desejamos-lhe muitas horas maravilhosas de leitura e escrita com crianças!

Atividades para o nascimento até a pré-escola: os primeiros anos

Atividade 1: Livros e bebês

Os bebês adoram ouvir a voz humana. Que melhor maneira do que através da leitura!

O que você precisará:

Alguns livros escritos especialmente para bebês (livros feitos de papelão ou tecido com abas para levantar e buracos para espiar).

O que fazer:

  • Comece cantando canções de ninar e canções folclóricas para o seu bebê. Quando seu bebê tiver cerca de seis meses, escolha livros com fotos coloridas e simples, e muito ritmo no texto.  Segure seu bebê em seu colo para que ele possa ver as páginas coloridas do livro. Inclua livros que mostrem fotos e nomes de objetos familiares.
  • Ao ler com seu bebê, aponte os objetos nas fotos e certifique-se de que seu bebê veja todas as coisas divertidas para fazer com os livros. 
  • Varie o tom da sua voz com diferentes personagens nas histórias, cante canções de ninar, faça caretas engraçadas, faça os efeitos especiais que puder para estimular o interesse do seu bebê.
  • Permita que seu filho toque e segure tecidos e livros de papelão resistentes.
  • Ao ler para um bebê, mantenha as sessões breves, mas leia diariamente e com frequência.

Enquanto você lê para seu bebê, seu filho está formando uma associação entre os livros e o que é mais amado – sua voz e proximidade. Permitir que os bebês lidem com livros aprofunda ainda mais seu apego.

Atividade 2: Conversa

O que é “chapéu velho” para você pode ser novo e excitante para crianças e pré-escolares. Quando você fala sobre experiências cotidianas, você ajuda as crianças a conectar seu mundo à linguagem e permitir que elas vão além desse mundo para novas idéias.

O que você precisará:

Você e seu filho

O que fazer:

  • Ao preparar o jantar, converse com seu filho sobre as coisas que estão acontecendo. Quando seu filho de 2 ou 3 anos “ajudar”, tirando todos os potes e panelas, fale sobre eles. “Qual é o maior?” “Você pode encontrar uma tampa para aquele?” “Que cor é essa?”
  • Ao caminhar pela rua e seu bebê ou pré-escolar parar para coletar folhas, pare e faça perguntas que exijam mais do que uma resposta “sim” ou “não”. “Quais folhas são as mesmas?” “Quais folhas são diferentes?” “O que mais cresce nas árvores?”
  • Pergunte  “O que aconteceria se não escavássemos a neve?” “E se aquela borboleta pousar no seu nariz?”
  • Responda as intermináveis ​​perguntas do seu filho com paciência. Quando você diz: “Eu não sei, vamos procurar”, você mostra como os livros são importantes como recursos para responder perguntas.
  • Depois que seu filho contar uma história, faça perguntas para entender melhor. Dessa forma, as crianças aprendem a contar histórias completas e sabem que você está interessado no que elas têm a dizer.
  • Exponha seu filho a experiências variadas – viagens à biblioteca, museu ou zoológico; caminha no parque; ou visitas a amigos e parentes. Cerque esses eventos com muitos comentários, perguntas e respostas.

Falar permite que as crianças expandam seu vocabulário e compreensão do mundo. A capacidade de realizar uma conversa é importante para o desenvolvimento da leitura. 

Lembre-se, é melhor falar muito, em vez de muito pouco, com uma criança pequena.

Atividade 3: R e R – repetição e rima

A repetição torna os livros previsíveis e os jovens leitores adoram saber o que vem a seguir.

O que você precisará:

  • Livros com frases repetidas 
  • Poemas rimados curtos.

O que fazer:

  • Escolha uma história com frases repetidas ou um poema que você e seu filho gostam. Por exemplo, leia:

    (Voz de lobo 🙂 “Porquinho, porquinho, me deixe entrar.” 
    (Porquinho 🙂 “Não pelo cabelo no meu queixo queixo.” 
    (Voz de lobo 🙂 “Então eu vou bufar e vou soprar e vou explodir a sua casa!”

  • Depois que o lobo tiver destruído a casa do primeiro porquinho, seu filho logo se juntará ao refrão.
  • Leia devagar, e com um sorriso ou um aceno de cabeça, deixe seu filho saber que você aprecia a participação dele.
  • À medida que a criança se familiarizar com a história, pare e dê a ela a chance de preencher os espaços em branco e as frases.
  • Incentive seu filho a fingir ler, especialmente livros que contenham repetição e rima. A maioria das crianças que gosta de ler irá eventualmente memorizar todas ou partes de um livro e imitar sua leitura. Esta é uma parte normal do desenvolvimento da leitura.

Quando as crianças antecipam o que vem a seguir em uma história ou poema, elas têm um senso de domínio sobre os livros. Quando as crianças sentem poder, elas têm a coragem de tentar. Fingir ler é um passo importante no processo de aprender a ler.

Atividades para alfabetizar em pouco tempo

Atividade 4: Poesia em movimento

Quando as crianças “encenam” um bom poema, aprendem a amar sua rima, seu ritmo e as imagens que pintam com algumas palavras bem escolhidas. Eles crescem como leitores, conectando sentimentos com a palavra escrita.

O que você precisará:

Poemas que rimam, contam uma história e / ou são escritos do ponto de vista de uma criança.

O que fazer:

  • Leia um poema lentamente para o seu filho e traga todos os seus talentos dramáticos para a leitura. 
  • Se houver um poema de que seu filho goste particularmente, sugira uma linha favorita. Certifique-se de premiar esses esforços com entusiasmo.
  • Sugira um verso, uma estrofe ou o poema inteiro. Peça ao seu filho para fazer uma cara do jeito que o personagem do poema está sentindo. Lembre-se que as expressões faciais trazem emoção para a voz do artista.
  • Seja um público entusiasmado para o seu filho. Aplausos é sempre bom.
  • Se seu filho estiver confortável com a ideia, procure um ambiente maior com um público atento e compreensivo. Talvez um “recital” após o jantar para os membros da família seja atraente para o seu filho.
  • Erros são um fato da vida, então ignore-os.

Os poemas geralmente são curtos, com muito espaço em branco na página. Isso os torna gerenciáveis ​​para novos leitores e ajuda a aumentar sua confiança.

Atividade 5: Conversa de História

Falar sobre o que você lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolver habilidades de linguagem e pensamento. Você não precisará planejar a conversa, discutir cada história ou esperar uma resposta.

O que você precisará:

Livros de história

O que fazer:

  • Leia devagar e pare ocasionalmente para pensar em voz alta sobre uma história. Você pode dizer: “Eu me pergunto o que vai acontecer a seguir!” Ou faça uma pergunta: “Você sabe o que é um palácio?” Ou assinale: “Veja onde está o ratinho agora”.
  • Responda às perguntas de seus filhos e, se achar que eles não entendem alguma coisa, pare e pergunte a eles. Não se preocupe se você entrar no fluxo de uma história para esclarecer alguma coisa. Mas mantenha a história fluindo o mais suave possível.
  • Falar sobre as histórias que lêem ajuda as crianças a desenvolverem seus vocabulários, relacionar histórias à vida cotidiana e usar o que sabem sobre o mundo para compreender histórias.

atividades de alfabetização Português

Atividade 6: Agora ouça isso

As crianças são grandes imitadores. Quando você conta histórias, seu filho também começa a contar histórias.

O que você precisará:

Sua imaginação

O que fazer:

  • Peça ao seu filho que conte histórias como as que você contou. Pergunte: “E então o que aconteceu?” para levar a história adiante.
  • Ouça atentamente quando seu filho fala. Seja entusiasta e responsivo. Dê atenção total ao seu filho.
  • Se você não entender alguma parte da história, reserve um tempo para que seu filho explique. Isso ajudará seu filho a entender a relação entre um palestrante e um ouvinte e um autor e um leitor.
  • Incentive seu filho a se expressar. Isso ajudará seu filho a desenvolver um vocabulário mais rico. Também pode ajudar a pronunciar as palavras com clareza.

Ter um bom público é muito útil para uma criança melhorar as habilidades de linguagem, bem como a confiança na fala. Os pais podem ser o melhor público que uma criança jamais terá.

Atividade 7: TV

A televisão pode ser uma ótima ferramenta para a educação. As chaves para uma exibição de TV bem-sucedida estão estabelecendo limites, fazendo boas escolhas, reservando tempo para assistir juntos, discutindo o que você vê e incentivando a leitura de acompanhamento.

O que você precisará:

Um horário de TV semanal

O que fazer:

  • Limite a visualização de TV de seu filho e deixe suas regras e motivos claros. Envolva seu filho na escolha de quais programas assistir. Leia a programação da TV para escolher.
  • Monitore o que seu filho está assistindo e, sempre que possível, assista aos programas com seu filho.
  • Ao assistir programas com seu filho, discuta o que você viu para que seu filho possa entender melhor os programas.
  • Procure programas que estimulem os interesses de seu filho e incentivem a leitura (como dramatizações de literatura infantil e programas sobre vida selvagem e ciência).

Muitos especialistas recomendam que as crianças não assistam mais de 10 horas de TV por semana. Limitar a exibição de TV libera tempo para atividades de leitura e escrita.

Vale a pena notar que os programas de TV com legendas podem ser especialmente úteis para crianças surdas ou com deficiências auditivas, que estudam inglês como segunda língua ou que têm dificuldade em aprender a ler.

Atividades de alfabetização 1 ano

atividades para alfabetizar

Comece com um livro . Você encontrará um tesouro de livros infantis temáticos, atividades para pais e filhos e outros ótimos recursos para o aprendizado de verão.

Atividade 8: Mundo das palavras

Aqui estão algumas maneiras de criar uma casa rica em palavras.

O que você precisará:

  • Papel
  • Lápis, giz de cera, marcadores
  • Cola
  • Jornais, revistas
  • Tesoura de segurança

O que fazer:

  • Pendure cartazes do alfabeto nas paredes do quarto ou faça um cartaz com seu filho. Imprima as letras em letras grandes. As letras maiúsculas são geralmente mais fáceis para as crianças pequenas aprenderem primeiro.
  • Etiquete as coisas nas fotos do seu filho. Se o seu filho desenha uma foto de uma casa, rotule-a com “Esta é uma casa”. e colocá-lo na geladeira.
  • Peça ao seu filho que o veja escrever quando fizer uma lista de compras ou uma lista de “o que fazer”. Diga as palavras em voz alta e cuidadosamente imprima cada letra.
  • Deixe seu filho fazer listas também. Ajude seu filho a formar as letras e soletrar as palavras.
  • Olhe jornais e revistas com seu filho. Encontre uma foto interessante e mostre-a ao seu filho enquanto você lê a legenda em voz alta.
  • Crie um scrapbook. Cortar fotos de pessoas e lugares e rotulá-los.
  • Ao expor seu filho a palavras e letras com frequência, seu filho começará a reconhecer as formas das letras. O mundo das palavras se tornará amigável.

Atividade 9: Escreva sobre

Escrever ajuda a criança a se tornar uma leitora melhor, e a leitura ajuda a criança a se tornar uma escritora melhor.

O que você precisará:

  • Lápis, giz de cera ou marcadores
  • Papel ou caderno
  • Quadro-negro e giz

O que fazer:

  • Peça ao seu filho para ditar uma história para você. Poderia incluir descrições de seus passeios e atividades, juntamente com lembranças como folhas e flores de outono, cartões de aniversário e fotografias. As crianças mais velhas podem fazer essas atividades por conta própria.
  • Use um quadro-negro ou um quadro de mensagens da família como uma maneira empolgante de envolver as crianças por escrito com um propósito.
  • Mantenha suprimentos de papel, lápis, marcadores e similares de fácil acesso.
  • Incentive os escritores iniciantes e em desenvolvimento a manter diários e escrever histórias. Faça perguntas que ajudem as crianças a organizar as histórias e responda às perguntas sobre letras e ortografia. Sugira que compartilhem a atividade com um irmão, irmã ou amigo menor.
  • Responda ao conteúdo da escrita infantil e não se preocupe excessivamente com erros ortográficos. Com o tempo, você pode ajudar seu filho a se concentrar em aprender a soletrar corretamente.
  • Quando as crianças começam a escrever, correm o risco de críticas e é preciso coragem para continuar. Nosso trabalho como pais é ajudar as crianças a encontrar coragem. Podemos fazer isso expressando nossa apreciação de seus esforços.

Atividades para alfabetizar 2 ano

Atividade 10: Procure livros

O principal é encontrar livros que vocês amem. Eles moldarão a primeira impressão do seu filho sobre o mundo da leitura.

O que você precisará:

Bons livros

O que fazer:

  • Pergunte a amigos, vizinhos e professores para compartilhar os títulos de seus livros favoritos.
  • Visite sua biblioteca pública local e, o mais cedo possível, peça ao seu filho um cartão de biblioteca. Peça ajuda ao bibliotecário para selecionar livros. Peça a seu filho que se junte a você para procurar livros e fazer seleções.
  • Procure por livros premiados. Todos os anos, a American Library Association seleciona livros Livros de literatura infantil para download.
  • Verifique a seção de resenhas de livros dos jornais e revistas para os livros recomendados das crianças novas.
  • Se você e seu filho não gostam de ler um livro em particular, coloque-o de lado e escolha outro.
  • Tenha em mente que o nível de leitura e o nível de audição do seu filho são diferentes. Quando você lê livros fáceis, os leitores iniciantes logo estarão lendo junto com você. Quando você lê livros mais avançados, incute o amor pelas histórias e constrói a motivação que transforma as crianças em leitores eternos.

Atividade 11: Leia para mim

É importante ler para o seu filho, mas é igualmente importante ouvi-lo ler para você. As crianças prosperam em ter alguém que aprecie suas habilidades em desenvolvimento.

O que você precisará:

Livros no nível de leitura do seu filho

O que fazer:

  • Ouça com atenção enquanto seu filho lê.
  • Faz voltas. Você lê um parágrafo e faz seu filho ler o próximo ou você lê metade da página e seu filho lê a outra metade. À medida que seu filho se sentir mais à vontade com a leitura em voz alta, leia a página inteira. Tenha em mente que seu filho pode estar se concentrando mais em como ler as palavras do que o que elas significam, e sua leitura ajuda a manter a história viva.
  • Se seu filho tiver dificuldade para ler as palavras, você poderá ajudá-lo de várias maneiras:
    • Peça à criança que pule a palavra, leia o restante da frase e depois diga o que faria sentido na história da palavra que faltava.
    • Guie a criança a usar o que ela sabe sobre sons de letras.
    • Forneça a palavra correta.
  • Diga ao seu filho o quanto você está orgulhoso de seus esforços e habilidades.

Ouvir o seu filho ler em voz alta proporciona oportunidades para você expressar apreço pelas suas novas habilidades e para praticar a leitura delas. Mais importante ainda, esta é outra maneira de curtir a leitura em conjunto.

Atividades de alfabetização para imprimir gratis

Livro de alfabetização

Atividade 12: Histórias da Família

Histórias familiares enriquecem o relacionamento entre pais e filhos.

O que você precisará:

Tempo reservado para conversar com seu filho.

O que fazer:

  • Conte ao seu filho histórias sobre seus pais e avós. Você pode até colocar essas histórias em um livro e adicionar fotos antigas de família.
  • Peça ao seu filho que conte histórias sobre o que aconteceu em dias especiais, como feriados, aniversários e férias em família.
  • Relembrar quando você era pequeno. Descreva as coisas que aconteceram na escola envolvendo professores e assuntos que você estava estudando. Fale sobre seus irmãos, irmãs ou amigos.
  • Escreva um diário de viagem com seu filho para criar uma nova história familiar. Gravar os eventos do dia e colar as fotografias no jornal liga a história da família a um registro escrito. Você pode incluir viagens diárias como ir ao mercado ou ao parque.
  • Ajuda as crianças a saberem que as histórias vêm de pessoas reais e são sobre eventos reais. Quando as crianças ouvem histórias, elas ouvem a voz do contador de histórias. Isso os ajuda a ouvir as palavras quando aprendem a ler em voz alta ou ler em silêncio.

Atividade 13: PS eu te amo

Algo importante acontece quando as crianças recebem e escrevem cartas. Eles percebem que a palavra impressa tem um propósito.

O que você precisará:

  • Papel
  • Lápis, giz de cera ou marcador

O que fazer:

  • Envie notas pequenas para seu filho (colocando-as em um bolso ou lancheira, por exemplo). Quando seu filho lhe mostra a nota, leia em voz alta com expressão. Algumas crianças lerão as anotações por conta própria.
  • Quando seu filho expressar um sentimento ou um pensamento relacionado a uma pessoa, peça a seu filho que escreva uma carta. Peça ao seu filho que dite as palavras para você se o seu filho ainda não escrever.Por exemplo:

    Cara vovó, 
    eu gosto quando você faz sorvete. É melhor do que o tipo que compramos na loja.

    Seu neto, 
    Darryl

    PS Eu Te Amo

  • Peça às pessoas que recebem essas anotações para responder. Uma resposta oral se bem – uma resposta escrita é ainda melhor.
  • Explique o processo de escrita para o seu filho: “Pensamos em ideias e as colocamos em palavras; colocamos as palavras no papel; as pessoas lêem as palavras; e as pessoas respondem.”

A linguagem está falando ouvindo, lendo e escrevendo. Cada elemento suporta e enriquece os outros. O envio de cartas ajudará as crianças a se tornarem melhores escritores, e a escrita as tornará melhores leitores.

Atividades de alfabetizar letrando

Atividade 14: Bons livros tornam a leitura divertida

As histórias para crianças pequenas devem ser de todos os tipos – contos populares, contos engraçados, contos excitantes, contos dos maravilhosos e histórias que contam coisas cotidianas.

O que você precisará:

Uma variedade de livros interessantes

O que fazer:

  • Um passo essencial para aprender a ler é ler bons livros em voz alta. Os pais que lêem em voz alta para seus filhos estão ensinando conceitos de alfabetização simplesmente compartilhando livros. Incentive seus filhos a ouvir, ponderar, fazer comentários e fazer perguntas.
  • Seja flexível o suficiente para abandonar rapidamente um livro que não apele após uma tentativa razoável de lê-lo. Ninguém está destinado a aproveitar cada livro. E ninguém, especialmente uma criança, deveria ser forçado a ler ou ouvir livros que trazem.
  • Mesmo depois de as crianças terem superado livros ilustrados, elas ainda gostam de ouvir uma história lida em voz alta. Ouvir uma boa história é bom, especialmente se for um pouco além das capacidades de uma criança, é uma excelente maneira de estimular a leitura independente. Nem todos os livros são melhor lidos em voz alta; alguns são melhores apreciados em silêncio.
  • Há uma abundância de livros infantis que são duas vezes mais satisfatórios quando eles são compartilhados um capítulo de cada vez antes de dormir ou durante longos passeios de carro. Existem alguns livros que as crianças não devem perder, livros que eles vão querer ouvir muitas vezes e, finalmente, ler por si mesmos.
  • As crianças pequenas querem ler o que as faz rir ou chorar, tremer e ofegar. Eles devem ter histórias e poemas que reflitam o que eles mesmos sentiram. Eles precisam da emoção de imaginar, de estar por algum tempo no lugar de algum personagem para uma aventura arrepiante. Eles querem experimentar o prazer e a surpresa que surgem ao ouvir uma linguagem divertida. Para as crianças, a leitura deve ser equiparada a gostar, imaginar, imaginar e reagir com sentimento. Se não, não devemos nos surpreender se eles se recusarem a ler. Então deixe seu filho escolher a história ou livro que eles querem que você leia para eles.

Dê ao seu filho muitas oportunidades de ler e escrever histórias, listas, mensagens, cartas, anotações e cartões postais para parentes e amigos. Uma vez que as habilidades de leitura e escrita se reforçam mutuamente, as habilidades e a proficiência em leitura e escrita de seu filho serão fortalecidas se você ajudar seu filho a conectar a leitura à escrita e à leitura.

Atividade 15: artistas Artful

As crianças adoram ser criativas quando se trata de desenhar, e as ilustrações adicionam imagens visuais às histórias.

O que você precisará:

  • Papel de desenho
  • Canetas e lápis
  • Marcadores mágicos ou pastéis

O que fazer:

Encontre uma fábula, um conto de fadas ou outra história curta para o seu filho ler. Em seguida, peça ao seu filho para ilustrar uma parte da história que ele mais gosta ou descreva um personagem favorito. Peça à criança que dite ou escreva algumas frases sobre essa foto.

Atividade 16: Comprando seu caminho com palavras

Use sua viagem de compras semanal como uma oportunidade para ajudar seu filho a desenvolver habilidades de leitura e escrita.

O que você precisará:

  • Papel e Lápis
  • Anúncios de jornal
  • Cupons de supermercado

O que fazer:

Ao fazer sua lista de compras, dê uma folha de papel para seu filho e leia os itens para ele. Se a criança pedir ajuda ortográfica, escreva as palavras corretamente para que ela copie ou soletre as palavras em voz alta enquanto seu filho as escreve.

Peça ao seu filho para procurar nos anúncios de jornal os preços de tantos itens quanto possível. Seu filho pode escrever esses preços na lista e, em seguida, olhar através de seus cupons para selecionar os que você pode usar. Leve seu filho ao supermercado e peça a ele que leia cada item enquanto faz compras.

Atividade 17: Cookbooking

Cozinhar é sempre uma delícia para as crianças, especialmente quando elas conseguem comer os resultados!

O que você precisará:

  • Receitas fáceis de ler
  • Utensílios de cozinha
  • Papel e Lápis

O que fazer:

Mostre ao seu filho uma receita e repasse-a. Peça ao seu filho para ler a receita enquanto trabalha e diga à criança que cada passo deve ser feito em uma ordem especial. Deixe seu filho ajudar a misturar os ingredientes. Permita que seu filho anote outras receitas do livro de receitas que ele ou ela gostaria de ajudar a fazer.

Atividade 18: Palavras do Dicionário

Um dicionário é uma valiosa ferramenta de aprendizado, especialmente se o seu filho faz o seu próprio livreto de palavras que são desafiadoras.

O que você precisará:

  • Papel e Lápis
  • Um grampeador
  • Revistas antigas
  • Jornal e suplementos

O que fazer:

Incentive seu filho a criar um dicionário, reunindo várias folhas de papel para um livreto. Peça ao seu filho para escrever no topo de cada página uma nova palavra que ele ou ela aprendeu recentemente. Se a palavra puder ser mostrada em uma foto, peça a ela que procure em revistas e jornais para encontrar figuras que ilustrem as palavras e cole-as nas páginas corretas.

Peça ao seu filho para escrever o significado de cada palavra e uma frase usando cada palavra nova. Seu filho pode usar algumas ou todas essas frases como base para uma história criativa. Peça a seu filho que leia esta história para você e outros membros da família.

Atividades de alfabetização para educação infantil criativas

Atividade 19: Revistas

Manter um diário é uma maneira de o seu filho anotar os eventos diários e registrar seus pensamentos.

O que você precisará:

Dois cadernos – um para o seu filho e outro para você!

O que fazer:

Ajude seu filho a começar um diário. Diga o que é e discuta tópicos sobre os quais você pode escrever, como fazer um novo amigo, uma atividade escolar ou doméstica interessante, ou como seu filho se sentiu no primeiro dia de aula. Incentive seu filho a ter outras ideias. Mantenha um diário e compare notas no final da semana. Você e seu filho podem ler em voz alta partes de seus diários que você deseja compartilhar.

Atividade 20: Saudações e Saudações

Todo mundo gosta de receber correspondências, especialmente quando o cartão foi projetado pessoalmente.

O que você precisará:

  • Papel e Lápis
  • Canetinha e marcadores mágicos
  • Selos e envelopes

O que fazer:

Peça ao seu filho para listar os aniversários de familiares, parentes e amigos. Mostre ao seu filho alguns cartões de aniversário comprados em lojas com mensagens engraçadas, sérias ou instigantes. Seu filho pode então criar seu próprio cartão de aniversário usando um pedaço de papel dobrado, fazendo uma capa atraente e escrevendo um verso curto no interior. Então seu filho pode enviar os cartões para amigos e parentes para aniversários.

Atividade 21: Dar o dom da leitura

Ler um livro é mais divertido quando você tem um marcador caseiro para marcar o seu lugar.

O que você precisará:

  • Pedaços de papelão leve
  • Canetas e lápis
  • Papel
  • Canetinhas e marcadores mágicos

O que fazer:

Forneça ao seu filho um pedaço de papelão de aproximadamente 6 “de comprimento e 2” de largura. De um lado do marcador, peça ao seu filho para tirar uma foto de uma cena de um livro que ele leu. Por outro lado, peça ao seu filho para escrever o nome do livro, seu autor, editor, data de publicação e algumas frases sobre o livro. Depois de fazer vários desses marcadores, você pode pedir à criança que os envie a amigos e parentes como presentes, acompanhados de uma pequena nota.

Atividade 22: Deixe seus dedos fazerem a caminhada

A lista telefônica contém muitas informações e é uma boa ferramenta para ler e escrever.

O que você precisará:

  • Uma lista telefônica, incluindo as páginas amarelas
  • Papel e Lápis

O que fazer:

Peça ao seu filho que procure nas páginas amarelas da lista telefônica, selecione um serviço específico e escreva um anúncio inteligente ou engraçado para ele. Peça para seu filho ler esse anúncio para você. Ajude seu filho a encontrar sua própria lista ou a de um amigo nas páginas brancas da lista telefônica. Explique as diferentes entradas (por exemplo, sobrenome e endereço), juntamente com as abreviações comumente usadas.

Atividade 23: Mapeie seu caminho para o sucesso

As crianças adoram ler mapas de estradas e essa atividade realmente ajuda na geografia.

O que você precisará:

  • Um roteiro ou atlas
  • Papel e lápis
  • Selos e envelopes

O que fazer:

Ao planejar um período de férias, deixe seu filho ver o roteiro e ajudá-lo a planejar para onde você dirigirá. Fale sobre onde você vai começar e onde você vai acabar. Deixe seu filho seguir a rota entre esses dois pontos. Incentive seu filho a escrever para a Câmara de Comércio para folhetos sobre os lugares que você verá em sua viagem.

Atividade 24: O que há nas notícias?

Os jornais são uma forma de comunicação diária com o mundo exterior e fornecem muitas atividades de aprendizado para as crianças.

O que você precisará:

  • Jornais
  • Tesouras
  • Lápis de cor

O que fazer:

  • Recorte uma notícia interessante e corte os parágrafos à parte. Peça ao seu filho para ler os parágrafos e colocá-los em ordem.
  • Peça a seu filho que leia um pequeno editorial impresso em seu jornal local e sublinhe todos os fatos com um lápis verde e todas as opiniões com um lápis laranja.
  • Fotos fascinam crianças de todas as idades. Clipe de fotos no jornal. Peça ao seu filho para falar sobre a foto ou lista de adjetivos para descrever a imagem.
  • Você leva seu filho ao cinema? Peça ao seu filho que procure primeiro a página do filme usando o índice no jornal. Depois que o filme for escolhido, peça a ele que estude a foto ou o texto no anúncio e diga o que ele acha que o filme trata.
  • Peça a seu filho que escolha um título e transforme-o em uma pergunta. Então a criança pode ler o artigo para ver se a pergunta é respondida.
  • Pergunte ao seu filho para cortar cupons de comida do jornal para suas viagens de compras de supermercado. Primeiro, fale sobre quais produtos você usa e quais não usa. Em seguida, a criança pode cortar os cupons certos e colocar bainha em categorias, como bebidas e itens de café da manhã. Você pode então descontar os cupons na loja.
  • Escolha um artigo interessante do jornal. Ao preparar o almoço ou o jantar, diga ao seu filho que você está ocupado e peça a ele que leia o artigo para você.
  • Muitos jornais publicam materiais especialmente escritos para crianças, como o sindicado. Além disso, alguns jornais publicam colunas semanais para crianças, bem como tablóides e suplementos de verão escritos por educadores.

Atividades de alfabetização 3 ano – ótimas sugestões

Atividade 25: Usando a televisão para estimular a leitura

Que criança não gosta de assistir TV? Capitalize essa forma de entretenimento e use a TV para ajudar em vez de atrapalhar o aprendizado de seu filho.

Algumas idéias importantes a considerar antes de ligar a TV: Limite de alguma forma a quantidade de TV que seu filho assiste, de modo a deixar tempo para ler e outras atividades. Decida quanto tempo deve ser reservado para assistir TV todos os dias.

Servir como um exemplo, limitando a quantidade de TV que você mesmo assiste. Ter tempo quando o televisor estiver desligado e toda a família ler alguma coisa. Você pode querer assistir TV apenas para programas especiais. Antes de ligar o aparelho de TV, incentive o seu filho a selecionar os programas que ele ou ela deseja assistir. Pergunte ao seu filho para lhe dar a razão para as escolhas feitas.

Além disso, assista alguns dos mesmos programas de TV que seu filho assiste. Isso ajuda você como pai a participar de algumas atividades diárias de seu filho.

O que você precisará:

  • Uma TV
  • Um guia de seleção de TV
  • Marcadores coloridos
  • Uma página de calendário para cada mês
  • Papel e Lápis

O que fazer:

  • Peça ao seu filho para falar sobre os personagens de TV favoritos usando diferentes tipos de palavras.
  • Enquanto seu filho assiste comerciais na televisão, peça a ele que invente um produto e escreva slogans ou um anúncio para ele.
  • Incentive as crianças mais velhas a assistir a programas como o 60 Minutes e documentários selecionados. Esses programas são informativos. Discuta idéias interessantes abordadas nos programas e direcione seu filho a mapas, enciclopédias, ficção ou revistas populares para mais informações.
  • Dê ao seu filho o nome 10 de seus programas favoritos. Peça ao seu filho para colocá-lo em categorias de acordo com o tipo de programa, como shows familiares, desenhos animados, comédias de situação, esportes, ficção científica ou notícias e informações. Se você achar que a seleção não é variada o suficiente, você pode sugerir algumas outras que ampliem as experiências.
  • Prepare um calendário mensal com símbolos como uma imagem do sol para representar uma atividade ao ar livre ou uma foto de um livro para representar a leitura. Cada vez que seu filho se envolver em uma atividade diária de tempo livre, incentive-o a colar um símbolo na data correta do calendário. Isso lhe dará uma idéia de como seu filho passa seu tempo livre. Também incentiva um cronograma variado.
  • Peça a cada criança da sua família para escolher uma cor diferente. Usando a listagem de TV, peça a cada criança que use essa cor para circular um programa de TV que ele deseja assistir todos os dias. Suplente que recebe a primeira escolha. Isso serve a dois propósitos. Limita a quantidade de tempo assistindo TV e incentiva a visualização discriminante.
  • Elabore uma escala de classificação de 1 a 5. Peça ao seu filho para dar um número a um determinado programa de TV e explicar por que essa classificação foi dada.
  • Peça para seu filho manter um diário semanal de TV e anote cinco palavras desconhecidas ouvidas ou vistas a cada semana. Incentive seu filho a procurar os significados dessas palavras no dicionário ou fale sobre elas com você.

Está gostando das dicas de Atividades para alfabetizar com nomes? Segue a lista com sugestões de livros para baixar e complementar as atividades:

Apostilas de alfabetização para baixar grátis  com Atividades para alfabetizar com nomes:


Atividades de alfabetização 1 ano

NÍVEL DA ESCRITA PRÉ-SILÁBICO: SUGESTÃO DE ATIVIDADES

Alfabetizar em 10 DIAS Médoto Leo Dupret Apostila em PDF Para Baixar

Método Fônico História Da Abelhinha Para Alfabetizar

Atividade de alfabetização para imprimir

Livros com atividades para alfabetizar:

Download Coleção Telecoteco (Alfabetização)

Coleção Dente de Leite vol. 1 2º ano

TIN-DO-LÊ-LÊ SILABAS SIMPLES

Ciranda Das Sílabas Volume 1

bem me quer vol.3 natureza

Bem Me Quer vol.1 Língua Portuguesa

Para casa ou para sala Silábico Alfabético BAIXE GRATIS

Para casa ou para sala Alfabético 1

Para casa ou para sala Alfabético 2

Para casa ou para sala Pré Silábico

Para casa ou para sala Pré Silábico

Trabalhando com nomes próprios – atividades para alfabetizar com nomes:




Projeto com nomes próprio:





O projeto com nomes e as sugestões de Atividades para alfabetizar com nomes é possível baixar em word ou PDF.

Ótimas ideias de Atividades para alfabetizar com crachás e alfabeto

Atividade para alfabetizar com nomes utilizando músicas

Já pensou em trabalhar com atividades para alfabetizar com nomes utilizando músicas? Se não segue está ótima ideia do compositor e cantor toquinho:

Gente Tem Sobrenome
Composição: Toquinho / Elifas Andreato
 
Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.
 

Sugestões de Atividades para alfabetizar com nomes:

 
Após escutar a música é legal abrir uma roda e fazer algumas aproveitando a letra da música. Para ensino fundamental além de Atividades para alfabetizar com nomes, é legal fazer uma interpretação de texto e formular questões utilizando a própria letra da música.
 
-Acompanhar a leitura da letra da música com texto impresso. 
-Estudar o texto de forma oral e ou escrito:
  • 1- Qual o título do texto?
    2- Quem é o autor?
    3 -Escreva um apelido que está no texto.
    4- Escreva um nome que está no texto.
    5- Você tem apelido?
    6- Quem deu este apelido para você?
  • -Confeccionar ou construir um crachá com o nome e sobrenome de cada aluno, fazendo a leitura do nome e sobrenome. 
    -Pesquisa para casa ( oralidade)  sobre o nome, quem escolheu, porquê.

    -Roda de conversa sobre a origem do seu nome. 

  • -Encontrar as letras de seu nome e sobrenome no alfabeto.
  • -Identificar letra inicial, final, número de letras e de sílabas;
    -Ler listagem de nomes. 
  • -Encontrar o seu nome e sobrenome  para assinalar;
    -Encontrar nome de meninos e marcar com um X. 
    -Encontrar nome de meninas e marcar 0.
    -Com placas com o nome, colocar em ordem alfabética, construindo com eles as regras gramaticais.
    -Cada criança sorteia um nome e senta do lado do amigo. 
    -Desenhar o retrato do amigo na metade do sulfite e coloca o nome da criança. 
    -Fazer o seu autorretrato e coloca seu nome completo. 
    -Expor na sala.
  • -Trabalhar   o  texto  com  produções de escrita e de leitura para  compreensão  do  texto  para   avanço  nas hipóteses de escrita; rimas; nomes próprios, apelidos (letra maiúscula); nomes comuns; profissões; classificação; seriação de objetos; etc.

 Ideias para trabalhar com nomes para alfabetizar

  • Atividades com crachás para encontrar o próprio nome Crachás espalhados no chão, mesa ou organizados no mural e pedir para criança procurar seu nome;
  • Utilizando crachás pedir para a criança encontrar o nome de um colega;
  • Fazer atividade de auditório ( Escrita na lousa por uma criança por vez ), Pode-se chamar a criança e pedir para ser registrado seu nome na lousa; Ou usar a imaginação e solicitar ao grupo, chamando um por vez, para escrever o nome de lista por exemplo: Nomes de animais, nomes de comidas preferidas, nomes de frutas, nomes de brinquedos;
  • Pode criar um caça palavra com o nome da criança no meio de várias palavras desordenadas e pedir para pintar assim que encontrar seu nome. 

Exemplo de caça palavra com nome:

ASDFKFNRKANAKSJFNKKDJS

Ideia simples de atividade com o nome que ajuda a reconhecer e identificar o próprio nome.

DICAS E IDÉIAS:

  • Quando seu filho estiver tentando escrever o nome dele, incentive a boa firmeza do dedo.
  • À medida que seu filho escreve cada letra, forneça uma linguagem repetitiva, como linha reta, sobre e ao redor.
  • Incentive a formação correta da letra – comece na posição correta para escrever essa carta. Use linguagem como, comece no topo ou comece no meio, etc.
  • Faça elogios e mencione as coisas positivas que seu filho está fazendo.

Sugestões de Atividades para alfabetizar com nomes:

Como Alfabetizar em Casa

Considerações finais:

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome é fazer com que cada um se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar um inicio de alfabetização com Atividades para alfabetizar com nomes, afinal de contas estão aprendendo as letras de seu nome e estabelecendo relações com letras de outros nomes ou palavras do dia a dia.

 

Comente

  1. Rosemary 4 de setembro de 2018
    • Professor 11 de setembro de 2018

Adicionar Comentário