Home Alfabetização Atividades Para Alfabetizar

Atividades Para Alfabetizar

20 min read
0
0
267
O caminho de uma criança para a alfabetização envolve aprender a falar, ouvir, ler, entender, observar, desenhar e escrever. A base para a construção dessas habilidades começa no nascimento. Aqui estão algumas atividades para alfabetizar para você e seu filho começarem.

Sobre atividades de alfabetização Para Alfabetizar

Falar, cantar, jogar jogos de som e palavras, ler, escrever e desenhar com o seu filho são ótimas maneiras de criar uma boa base de de atividades para alfabetizar.

A grande notícia é que as atividades diárias , como ir às lojas locais ou à biblioteca, oferecem muitas oportunidades divertidas para o desenvolvimento da alfabetização.

você não precisa de muito tempo para atividades de alfabetização – cinco minutos, algumas vezes por dia, são suficientes. A chave é usar tempos e oportunidades diferentes para ajudar seu filho a aprender. Pode ser tão simples quanto escrever uma lista de compras, jogar um jogo de rimas ou ler uma história antes de dormir.  Ótimas dicas abaixo de atividades para alfabetizar.

Bebês, crianças e pré-escolares: atividades para alfabetizar

Atividades para alfabetizar:

Conversação e canto

Conversar e cantar com crianças ajuda-as a desenvolver habilidades de compreensão auditiva e de conversação. Aqui estão algumas idéias para você começar:

  • Use rima sempre que puder. Use frases ou invente rimas sem sentido sobre as coisas que você está fazendo – por exemplo, “colocar peixe no prato do gato”.
  • Cante versos infantis com o seu filho. Rimas de berçário ensinam sua linguagem infantil, rima, repetição e ritmo.  “canção do alfabeto”.
  • Repita sons que seu aluno  faz, ou faça sons e veja se seu aluno pode copiá-los. Por exemplo, ‘Vacas dizem moo. Você pode dizer moo?
  • Na hora das refeições, fale sobre a comida que você está preparando, o que você está fazendo, como é o sabor e o que parece.
  • Fale sobre objetos fora da casa – por exemplo, folhas, ou os sons dos pássaros ou do tráfego. Pergunte ao seu a criança se ele pode fazer sons para vento, chuva, água, aviões, trens e carros.
  • Jogue jogos como ‘eu espio’ usando cores. Isso pode ser muito divertido, especialmente para pré-escolares. Por exemplo, ‘eu espio com meu olho pequeno, algo que é verde. O que é algo verde que eu possa estar olhando?
Se você não consegue lembrar as palavras, sintonizar ou ações para uma canção de ninar, você poderia acender sua memória com https://www.youtube.com/

Leitura e atividades baseadas em livros 

Ler com crianças desenvolve seu vocabulário, ótima atividades para alfabetizar, capacidade de ouvir e entender, e capacidade de conectar sons e palavras. Seu filho pode gostar dessas atividades:

  • Leia com seu bebê – nunca é cedo demais para começar! Quando estiver lendo, certifique-se de que seu bebê possa ver seu rosto e o livro que você está compartilhando.
  • Tente livros com rima, ritmo e repetição. 
  • Incentive seus alunos a virar as páginas e falar sobre o que ele vê. Use o dedo para guiar os olhos do seu filho da esquerda para a direita ao longo da página enquanto lê e aponte algumas palavras ou frases.
  • Escolha livros de elevação, livros sensíveis ao toque e livros com palavras que rimam ou repetem. Você pode até criar seu próprio livro com objetos que seu filho goste de ver e tocar.
  • Incentive seus alunos a assumir a liderança com a leitura – por exemplo, “De onde começamos?”. De vez em quando, pare de ler e pergunte a criança o que ela acha que acontecerá em seguida.
  • Vincule livros com a vida real. Por exemplo, se você já leu um livro sobre como brincar em um parque, talvez queira levar seu aluno ao parque local e apontar as oscilações que se parecem com as do livro. 
  • Quando estiver com seu aluno, pegue um livro para mantê-lo entretido, bem como um brinquedo ou um dispositivo eletrônico.
  • Siga o gosto dos alunos com a leitura – incentive-os, mas não a force. Experimente diferentes livros para ver o que ela gosta e divirta-se!

Desenhar e escrever atividades de alfabetização 

Rabiscar e desenhar ajuda as crianças a desenvolver habilidades motoras finas para escrever com lápis e canetas mais tarde na infância, além de ser ótimas atividades para alfabetizar. Aqui estão algumas atividades para tentar:

  • Incentive a desenhar e escrever usando canetas, lápis, giz de cera e marcadores. Ele provavelmente ficará animado para adicionar um rabisco ou desenhar em cartões de aniversário ou letras em um grande redemoinho de cor.
  • Incentive a experimentar algumas letras ou a escrever seu nome em todas as obras de arte que criar.
  • Ajude a usar a massa para fazer as letras do alfabeto ou dos números.
  • Dê oportunidades de usar letras do alfabeto em diferentes formas – em blocos, letras magnéticas que ficam na geladeira e peças de quebra-cabeça.
  • Recorte ou desenhe figuras de itens domésticos básicos – cadeira, mesa, TV, parede, porta e assim por diante – e depois escreva os nomes dos itens em pedaços separados de papel. Peça para combinar o nome do item com a foto.
  • Incentive a lhe contar sobre seus desenhos e ajude seu filho a escrever as palavras que ele usa para descrevê-lo.

Crianças em idade escolar: atividades de alfabetização 

Atividades de conversação

  • Jogue jogos de palavras que incentivem aprender sons. Por exemplo, ‘Eu espio com meu olho pequeno algo começando com fff. O que você acha que eu estou olhando começa com esse som?
  • Pergunte sobre palavras que rimam. Por exemplo, “Que outras palavras soam como carro?”.
  • Peça para fazer uma combinação de som ou som e, em seguida, pense nas palavras com esse som. Por exemplo, “O que é um som engraçado? Mo? Que sons você pode fazer com mo? Gemido, luto, fosso … ‘.
  • Fale sobre o passado. Peça para lhe dizer algo que gostava de fazer na escola naquela semana.
  • Fale sobre o futuro. Diga o que você vai fazer no dia seguinte ou no fim de semana, ou peça a ele para lhe dizer o que ele precisa fazer antes de ir para a cama.

Leitura e atividades baseadas em livros

  • Leia histórias e depois fale sobre elas. Pergunte: “Sobre o que foi essa história?” ou ‘Você gostou desse personagem? Por quê?’.
  • Repita a leitura. Você pode ler metade da página enquanto seu filho lê a outra metade. Você também pode apontar palavras únicas aqui e ali para o seu aluno soar. Comece com palavras fáceis de pronunciar – por exemplo, palavras de duas e três letras, como ‘ma’, ‘on’ ou ‘si’.
  • As crianças mais velhas adoram os livros do alfabeto – peça ao seu filho que lhe diga as palavras que começam com o mesmo som que a letra que você está vendo.
  • Peça para fazer um livro de histórias com suas próprias fotos. Ela pode fazer isso em um computador ou com canetas e papel. Ajude-a a escrever as palavras ou pelo menos algumas das letras da história.
  • Quando estiver fora, peça para escolher ou emitir letras ou palavras em outdoors, fachadas de lojas, placas de rua ou itens no supermercado.
Visite a biblioteca e incentive-o a escolher livros para levar para casa. Muitas bibliotecas também têm sessões de história e clubes do livro para crianças.

Desenhar e escrever atividades de alfabetização

Atividades para Alfabetizar – Desenho e escrita

  • Selecione algumas letras do alfabeto e mova-as para criar novos sons e veja quais delas são palavras reais. Pratique sondando-as letra por letra, depois dizendo a palavra – por exemplo, ‘morcego faz a palavra morcego’. Comece com letras minúsculas, para não confundir seu filho com as duas formas de letras diferentes para cada som.
  • Incentive a escrever seu nome e os nomes de outros membros da família em cartões ou em fotos. Uma vez que seu filho possa usar bem todas as letras, ele estará pronto para maiúsculas e minúsculas (maiúsculas e minúsculas).
  • Incentive a escrever listas de compras ou menus de restaurantes para brincadeiras falsas.
  • Aponte diferentes tipos de impressão quando estiver fora de casa por exemplo, em placas de lojas ou cartazes de filmes.
  • Peça para fazer um livro para você, com uma palavra em um lado da página e uma foto dessa palavra no outro lado.

Mais sugestões de atividades para alfabetizar:

COMO ALFABETIZAR BRINCANDO

Como Alfabetizar Dicas e Atividades de alfabetização

Como alfabetizar

Atividades para alfabetizar com nomes

Como alfabetizar letrando

Atividades com vogais para alfabetizar

Alfabetizar em 10 DIAS Médoto Leo Dupret Apostila em PDF Para Baixar

Método Fônico História Da Abelhinha Para Alfabetizar

Textos Para Alfabetizar

Crie de maneira fácil: Cartelas de números, letras ou frases. Alfabetizar brincando de BINGO!!

Atividades de Alfabetização Som Das Letras

Livros Para Baixar Com Atividades Para Alfabetizar

Livro de alfabetização

300 ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO PÉ DA LETRA

Coleção Adoletra Volume 1, 2, 3 e 4 para baixar

Dicas em vídeo para atividades para alfabetizar

Summary
Review Date
Reviewed Item
Atividades Para Alfabetizar
Author Rating
51star
1star1star1star1star
  • Como alfabetizar

    Como alfabetizar

    Quer saber Como alfabetizar? Cinco ou seis anos de idade, fase que lembra principalmente d…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Alfabetização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…