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ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

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ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

As crianças com Síndrome de Down ou Trissomia do Cromossomo 21 possuem características, jeitos e trejeitos e manias próprias, algumas delas podem infelizmente acabar por prejudicar a pessoa com a síndrome, sejam no seu desenvolvimento motor, linguístico ou até mesmo no sócio- afetivo.

Para que isso não ocorra a família e equipe multidisciplinar devem trabalhar muito com a criança, motivá-la a todos os momentos e para isso existem formas divertidas e lúdicas.

Vamos conhecer algumas atividades que podem ajudar?

A Criança com Síndrome de Down

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Pode parecer assustador no início ter um aluno ou alguém na família com a síndrome, mas isso ocorre apenas por falta de conhecimento.

A criança com síndrome de down é como qualquer outra, ela necessitará de carinho, atenção, cuidados, entretanto isso será feito com a atenção redobrada e com alguns cuidados a mais.

As pessoas com a tríssomia do cromossomo 21 possuem características próprias que são facilmente identificadas como:

  • Olhos- Pálpebra oblíqua, prega epicântica larga, alterações visuais como o estrabismo e catarata congênita.
  • Pescoço- Largo, curto, pele abundante
  • Mãos- Largas e custar, dedos curtos e grossos,
  • Pés- Espaçamento excessivo entre o primeiro e o segundo dedo
  • Nariz- Pequeno, curto, com ampla ponte nasal e parte óssea superior achatada
  • Orelhas- proeminentes, lóbulos pequenos ou ausentes, baixa
  • Língua- Protrusa, caracterizada por ser maior, língua geográfica,
  • Tórax- Anomalias cardíacas, peito de pombo.
  • Abdome- Hérnia umbilical, diástase do músculo reto do abdome, cálculos biliares, flacidez.

O desenvolvimento das habilidades motoras juntamente com as habilidades intelectuais está ligado quando falamos de síndrome de down, quanto mais o desenvolvimento motor forem afetados maiores dificuldades intelectuais a criança apresentará, isso ocorre por conta dos danos neurológicos que limitam a comunicação das sinapses.

As atividades para as crianças com síndrome de down devem conter vários tipos de estímulos, para o desenvolvimento da capacidade motora, linguístico, social-afetivo e cognitiva, por exemplo, considerando as suas limitações e necessidades individuais, quanto mais estimuladas elas forem melhor e mais rápido irão aprender, é necessário que elas sejam estimuladas a todos os instantes, pois facilmente elas se sentirão desmotivadas e cansadas das atividades, por isso é necessário que a família e os profissionais de apoio e professores estejam cientes disso.

ATIVIDADES

Lembre-se sempre que cada pessoa tem as suas particularidades e preferências e isso não muda com a síndrome de down, respeite os momentos das crianças, suas preferências e o seu processo de aprendizagem, adapte o que você achar necessário, adéque para a sua realidade, mas não deixe de passar as atividades, brincar, incentivar e motivar.

Esconde- escondeatividades-para-crianças-com-síndrome-de-down-1

Essa brincadeira é conhecida de todas as crianças, benéfica para praticamente todas as féis etárias o esconde- esconde, ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, coordenação motora.

Comece se escondendo em locais de fácil acesso e fáceis de serem encontrados, com o tempo e evolução da criança dificulte um pouco, é necessário que eles sejam de fácil acesso também para criança, para que ela consiga engatinhar, andar e correr com mais segurança, quando a mais crianças na brincadeira melhor ainda, assim além dos benefícios corporais e mentais, ela interage com outras crianças inseridas no mesmo ambiente, tornando a sua experiência sócio- afetiva melhor.

Bola- atividades-para-crianças-com-síndrome-de-down-2

A bola é uma maneira riquíssima de se brincar com as crianças, ela tem uma forte influência nos jogos e brincadeiras e proporciona momentos super prazerosos para envolvidos.

Comece brincando com apenas duas pessoas, a criança e mais uma, sempre com um adulto supervisionando, dessa forma a criança irá aos poucos perder o medo da bola e adquirir um tino social, o jogo podes ser de rolar a bola um para outro, depois ela pode ser jogada de leve, aos poucos a própria criança dará indícios de que ela pode fazer mais. Quando a criança tiver entendido a brincadeira coloque mais crianças junto com ela, com o tempo você pode introduzir algumas regras, como não deixar a bola cair no chão, bater a bola no chão antes de passar para o colega, aceite também as opiniões das crianças, elas são bem criativas para jogos e regras.

Com o tempo você poderá introduzi-la a jogos como vôlei, futebol, basquete.

Jogo da MemóriaResultado de imagem para jogo da memoria simples

A Síndrome de Down trás consigo a deficiência intelectual, por isso, os estímulos cerebrais devem ser bem trabalhados, em inúmeros casos eles perdem o interesse no assunto trabalhado em sala por não conseguirem acompanhar, nesses casos o professor deve adaptar a matéria para o nível de aprendizagem do aluno, por isso é tão importante que ele seja sempre estimulado.

O jogo da memória pode até parecer complexo de início, mas com o tempo será muito bem aceito e aproveitado pela criança.

Comece com jogos simples, com poucos pares de figuras para a criança armazenar, deixe que ela realize o jogo/tarefa no seu tempo e procure não intervir, somente caso haja necessidade, conforme ela for evoluindo você pode deixar o jogo um pouco mais difícil, tudo dependerá da criança.

Faz- de- conta: Resultado de imagem para faz de conta

Inventar um mundo novo, com personagens e uma rotina é uma maneira de você entender e observar os avanços e a rotina da criança.

Na brincadeira do faz de conta ela trará a tona vários de seus sentimentos, desejos e vontades, é nesse momento que o professor ou familiar deve prestar bastante atenção, dessa forma ele conseguirá compreender melhor se o que ele está fazendo está trazendo resultados benéficos ou não para a criança.

Invente um mundo novo com ela, deixe que ela fale, exponha as suas ideias, o que ela pensa, a rotina que ela quer na brincadeira, assim ela criará uma autonomia maior para expor as suas ideias e opiniões, sua criatividade será trabalhada e seu raciocínio e memória também.

Mesmo que a brincadeira seja de mentirinha, utilize materiais concretos, isso ajudará na formulação do pensamento e fará com que a criança compreenda melhor a brincadeira.

Jogo dos Obstáculos: Resultado de imagem para jogos com obstaculos para educação infantil

Essa brincadeira pode ser feita com várias crianças o importante apenas é que você monte os obstáculos de acordo com a capacidade das crianças com síndrome de Down, ela precisa se sentir confiante e segura, caso haja a necessidade o profissional ou integrante da família que estiver na hora da brincadeira poderá segurar a sua mão, até que ela sinta que consegue sozinha.

Monte um caminho com obstáculo, podem ser cadeiras deitadas para a criança passar por cima, bancos para que ela consiga se arrastar e passar por baixo, uma linha desenhada ou colada com fita no chão para que ela ande em linha reta, uma corda baixa amarrada para ela pular por cima e/ou mais alta para que ela passe por baixo, enfim, utilize os materiais que você tiver a sua disposição para montar os obstáculos, use a sua imaginação.

Essa atividade trará benefícios para o corpo e mente, e a interação com as outras crianças presentes no mesmo ambiente.

Expressões faciais: atividades-para-crianças-com-síndrome-de-down-3

Sabemos que as nossas expressões faciais dizem muito sobre a forma da qual nos sentimos em determinadas situações, as crianças com o tempo aprendem tais significados também, mas é sempre bom reforçar e pedir para que elas conheçam as expressões em si mesmas.

Coloque-a em frente a um espelho, peça para que ela faça as expressões faciais como, por exemplo, alegre, assustado, assustado, bravo, assim ela identificará nela mesma as expressões e provavelmente achará bastante graça disso, peça também para que ela faça caretas em frente ao espelho, para descontração.

Depois vocês podem tentar identificar as expressões em outras pessoas, em filmes, desenhos, revistas, enfim, nos materiais que vocês tiverem em mãos.

Pessoas com a Síndrome de Down necessitam de cuidados extras e acompanhamento multidisciplinar desde o seu nascimento, os professores na escola devem saber se aquela criança faz uso de medicamentos, se a criança já esta comendo normalmente ou precisa de ajuda, por conta da língua mais larga é comum as crianças se engasgarem com a comida, ou comerem rápido demais, se os exames médicos estão em dia, cuidados necessários que podem facilitar e muito a vida desse profissional.

Vou deixar aqui algumas dicas básicas que podem ajudar os familiares e professores no dia- a- dia:

  • Esteja ciente das implicações do seu aluno
  • Mantenha a ficha do aluno atualizada, os dados pessoais, atividade física, doenças.
  • Conheça o meio social que a criança está inserida, entre em contato com a família, conheça bem a escola e o ambiente.
  • Pedir para que a família providencie o atestado médico liberando-o para as praticas de atividades físicas.
  • Supervisione as atividades do aluno.
  • Anote tudo o possível sobre o aluno em seu caderno, ao final de cada aula, assim você conseguira observar de modo mais amplo os progressos do seu aluno.
  • Observe o aluno durante as atividades, dentro e fora da sala de aula, ele demonstrará se está gostando ou não, fique atenta aos sinais.

Não é necessário que você siga nada escrito aqui a risca, mas são dicas, atividades e conhecimentos que podem te ajudar muito com as crianças com Síndrome de Down e ajudar as crianças também, afinal também não é tão fácil para elas.

É preciso muito cuidado e atenção para se trabalhar com a Síndrome de Down, porém se os estímulos e motivações forem corretos a criança irá avançar muito.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

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