Home Educação Especial ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

21 min read
0
0
951

 

As crianças são agitadas e alvoroçadas, isso faz parte do seu processo de crescimento e proporcionam momentos de aprendizagem que são de suma importância para a criança no seu desenvolvimento, o ato de brincar e praticar atividade nesse período é de suma importância, ainda mais se a criança foi diagnosticada como hiperativa.

Crianças hiperativas precisam de uma atenção maior, pois não conseguem permanecer paradas. Vamos conhecer um pouco sobre hiperatividade e algumas atividades que podem ajudar?

A HIPERATIVIDADE

Em estudos realizados foi comprovado que a hiperatividade é hereditária, ela é herdada de um ou ambos os pais que possuem o código genético, pode ocorrer também por conta dos fatores ambientais durante as primeiras fases da gestação, parto ou os primeiros anos de vida, como:

  • Complicações na gestação: exposição a fumo e/ou a álcool
  • Complicações na gestação: exposição a materiais químicos pesados, como o chumbo e o mercurio
  • Parto: toxemia, eclâmpsia, pós-maturidade fetal, duração do parto, estresse fetal, baixo peso ao nascer, hemorragia pré-parto, má saúde materna. 
  • Traumatismo no feto resultante duma pancada, queda ou acidente
  • Interrupção de fornecimento de oxigênio ao feto
  • Ambiente familiar problemático

Hiperatividade e alguns sintomas

Crianças muito agitadas chamam bastante a atenção, desde muito novinhas, os pais percebem que talvez haja algo de diferente em seus filhos, pode ser sinal de hiperatividade, veja alguns sintomas:

  • Inquietude
  • Não brincam com calma
  • Não espera a sua vez
  • Interrompe a fala das pessoas
  • Não consegue manter-se sentada
  • Não consegue se controlar
  • Opositoras
  • Flutuações de humor
  • Fala excessiva
  • Intolerância a Frustrações
  • Mexe constantemente as mãos e os pés
  • Sobem em cima de mesas, cadeiras.
  • Perdem o controle com facilidade

Algumas dessas reações são bem exageradas causando certa preocupação pelos pais, que na maioria dos casos procuram a ajuda de um especialista que identifiquem os sinais da hiperatividade da criança.

O diagnóstico de hiperatividade pede uma avaliação ampla, com um cuidadoso histórico clínico e do desenvolvimento.  A avaliação deve incluir um levantamento cuidadoso por parte dos profissionais, geralmente psicólogo e psicopedagogo.

São necessários alguns critérios, necessitando, de um diagnóstico diferencial descartando possíveis outras patologias como problema de audição e visão, por exemplo. 

Avaliação para Comprovação de Hiperatividade

A avaliação para comprovação de hiperatividade deve incluir dados recolhidos com professores e outros adultos que interagem com a criança como os familiares, amigos, parentes próximos. 

Para se diagnosticar um caso de hiperatividade é preciso que a criança apresente os sintomas em pelo menos dois ambientes diferentes, podem ser em casa e na escola e por um período superior a seis meses, para o descarte de alguma situação diferente do seu normal como, separação dos pais, chegada de novos irmãos, mudança de casa, mudança de escola, baixa autoestima, dentre outros, para se chegar um diagnóstico correto.

O cérebro da pessoa com hiperatividade funciona de uma maneira diferente, a pessoa possui uma inteligência normal, o que parece estar alterado é o funcionamento das substancias químicas chamadas neurotransmissores, que passam as informações entre as células nervosas, causando efeitos na concentração, muitas tem QI de normal a alto, um potencial incrível, porém por causa da hiperatividade não conseguem aprender tanto quanto poderiam ou precisariam.

O verdadeiro hiperativo acaba interferindo na sua vida familiar, escolar e social, como os hiperativos não são capazes de filtrar estímulos se distraem com facilidade e apresentam grandes dificuldades de manter a atenção em algo e aprender, querem e precisam estar em constante movimento, o que atrapalha no processo de aprendizagem, nas relações dentro e fora do contexto escolar dentre outros.

É valido ressaltar que as crianças em geral são agitadas e mais ativas, isso não significa que são hiperativas, a diferença se caracteriza no excesso dos movimentos físicos, coordenação motora, limites dentre outras características.

A pessoa com hiperatividade necessita de fortes estímulos para se manter focado e atento, mesmo que por pouco tempo, por isso na grande maioria dos casos é necessário que seja feito um tratamento, após ter sido comprovado o diagnóstico para não atrapalhar a vida da criança.

É preciso que se faça um diagnostico correto de hiperatividade, o profissional do qual a criança será encaminhada deverá ser um especialista nessa área para que se possa descartar qualquer outro tipo de transtorno como o próprio TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que acabam sendo associados mas podem acontecer de maneira separada.

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

Crianças hiperativas são inquietas e agitadas, são desafiadoras e em diversos casos difíceis de trabalhar, mas existem algumas atividades que pode acalmá-las e fazer com que elas se sintam úteis e motivadas o que é muito importante para elas.

Ajudar em casa ou na escola:

Sim, as crianças adoram se sentirem úteis para os adultos, ainda mais quando elas se espelham neles. Em casa os familiares, podem pedir para que elas ajudem nas tarefas diárias, coisas fáceis como organizar um quarto, guardar a louça, ajudar a dobrar roupas, coisas simples, porém que ocupam o tempo.

De inicio faça junto com elas, mostre que aquilo é legal e uma forma de se manter em movimento além de ajudar o responsável, elas vão adorar e com o tempo vão tendo coragem de tentar sozinha.

Na escola os professores podem pedir para que eles busquem algum material na secretária, na biblioteca ou quem sabe um como de água, podem ser os ajudantes do dia da sala de aula, dessa forma de motivam a tentar realizar uma tarefa nova e começam a ser pró-ativas.

Quebra- Cabeça:

Eu sei, eu sei, parece estranho, porém é uma atividade que pode ajudá-los a manter a concentração mesmo que seja por pouco tempo. O quebra cabeça ajuda na coordenação motora para o encaixe das peças, raciocínio lógico para a formação da imagem, memória e claro, atenção.

Apesar de as crianças hiperativas não conseguirem ficar muito tempo focadas nesse jogo ele não precisa ser realizado em um dia, deixe-o em uma mesinha e vá montando junto com a criança aos poucos, é importante que o adulto esteja junto com ela, incentivando motivando, mostrando o desenho como esta ficando, assim ela irá querer terminar a tarefa, coisa que os hiperativos dificilmente conseguem fazer, e treinará o seu foco e atenção para uma atividade.

Atividades Físicas:

Seja dentro do ambiente escolar ou fora dele as crianças adoram brincar de correr ou jogar bola, sem saber que isso é uma pratica de exercícios físicos.

Esses exercícios ajudam no gasto de energia das crianças e contribuem muito para o corpo e para a mente, exercícios que envolvam força, como o cabo de guerra, a mente como circuitos e coordenação motora como a corrida, trazem benefícios para os pequenos hiperativos, que conseguem desenvolver diversas áreas importantes do cérebro e aprender ao mesmo tempo.

Dança também é uma opção muito legal de atividade física, pode dentro ou fora da escola, eles vão adorar poder dançar.

Construir brinquedos com materiais recicláveis:

Pode ser feito dentro da sala de aula ou em casa com os familiares, será preciso à supervisão de um adulto, por conta dos materiais como a cola quente e tesoura.

Use a imaginação, vocês podem criar carrinhos, naves especiais, animais, o que a acharem mais legal e ainda por cima reciclar diversos materiais como caixas de leite, garrafas pet, tampinhas de embalagens, caixas de papelão, isopor, o que vocês encontrarem e se encaixar no brinquedo novo.

O bom dessa atividade e que além de aprender a reciclar e cuida do meio ambiente as crianças hiperativas ocupam seu tempo construindo algo novo e do seu interesse então não irão querer parar tão cedo, desenvolvem a imaginação e a coordenação motora.

Leia Gibis:

Parece até estranho que uma criança hiperativa goste de ler, mas acredite se introduzido de uma maneira calma e bacana elas irão gostar dos hábitos de leitura sim.

Os gibis são pequenos, coloridos e de fácil leitura, o adulto deverá no inicio ler junto, mostrando os pontos mais legais, rindo das piadas junto com a criança, mostrando que aquilo de fato é legal e prazeroso, com o tempo ele tomará a iniciativa de ler sozinho e isso lhe proporcionará momentos deleite e de aprendizagem.

Por fim a criança com hiperatividade, não é desleixado ou incapaz, ela só não consegue manter o foco por muito tempo, elas adoram aprender, adoram mesmo, pode parecer que eles não estão prestando a atenção devida, porém não é tudo que eles conseguem manter o foco, em algum momento vão se distrair com algo, tente de uma maneira delicada trazê-lo para dentro da conversa, aula, assunto novamente.

Seja paciente e amoroso com as crianças muitas de suas atitudes não são tomadas por serem indisciplinados ou ruins, são porque eles simplesmente não conseguem ficar parados acreditem, eles fizeram muito esforço para permanecer aqueles dez minutinhos ali, paradinhos.

Eles podem não estar olhando para você, mas ainda estão te ouvindo e para muitos essa é a maneira mais eficiente de absorver o que esta sendo dito pelo professor.

A hiperatividade não precisa ser um processo doloroso na vida deles, leve com calma, seja você o familiar ou professor dessa criança, acredite tudo fica mais fácil quando tratado com amor e calma, do aos berros e com raiva.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais artigos sobre Hiperatividade 

HIPERATIVIDADE SINTOMAS

CRIANÇA HIPERATIVA

TDAH NA ESCOLA

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

CARVALHO, Rosita Edler- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM OS PINGOS NOS IS

Sugestões em vídeo de atividades para crianças hiperativas

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • ADHD em crianças

    É normal que as crianças ocasionalmente esqueçam o dever de casa, o sonho durante a aula, …
  • TDAH TRATAMENTO

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos transtornos mais decorrentes …
  • HIPERATIVIDADE SINTOMAS

      É incrivelmente normal vermos crianças, correndo, brincando, se divertindo e agitad…
  • TDAH NA ESCOLA

      A fase de começar a freqüentar a escola para muitas crianças é complicada e difícil…
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

      Para quem trabalha com educação sabe que o processo de aprendizagem não é igual par…
  • O QUE É TDAH?

      O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico,…
  • CRIANÇA HIPERATIVA

        As crianças são agitadas e alvoroçadas, faz parte do seu processo de crescim…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Andre Marques
  • O QUE É EDUCAÇÃO ESPECIAL?

    Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educ…
  • INCLUSÃO ESCOLAR

    Breve Histórico de Preconceitos Sobre Inclusão EscolarEncontre Neste Artigo:1 Breve Histór…
  • INCLUSÃO ESCOLAR PONTOS E CONTRAPONTOS

    A Inclusão Escolar Nos Dias De HojeEncontre Neste Artigo:1 A Inclusão Escolar Nos Dias De …
  • INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ATUALMENTE

    Inclusão: ato ou efeito de incluir (-se). Incluir: encerrar, pôr dentro de; fazer constar …
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

    Para começarmos a falar de Educação Especial Inclusiva, é preciso que antes tenhamos um pe…
  • EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

      A educação física é um momento onde os alunos podem extravasar as suas energias, co…
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

      A educação especial no nosso país ainda tem muito o que evoluir, mas podemos reconh…
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

      A educação, no modo amplo da palavra, tanto para os alunos ditos normais como para …
Carregar mais Educação Especial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…