Home Atividade para Berçario Atividades para maternal

Atividades para maternal

29 min read
0
0
623

Atividades para maternal








• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa. 

• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 

• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto. 

• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 

• Conte histórias infantis, porém curtas. 

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 

Atividades de maternal I

• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 

• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça. 

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

Livros para baixar – Atividades para maternal I, II, III





Professores olha que excelentes materiais para download e desenvolver um trabalho legal em sala de aula!!! Todos os livros são destinados ao público infantil, temos atividades para o berçário 2, maternal 1, maternal 2, maternal 3, atividades que também servem para alfabetização.

As atividades aqui são atividades lúdicas e educativas tem um proposito bem significativo em contribuir com aprendizagem da criança.




Segue abaixo para baixar grátis:

 Atividade para berçário e maternal






Plano de aula maternal – Atividades para baixar gratis

Tema: Valorizar a linguagem como forma de comunicação e interação social.

1. Linguagem Oral:

1.1. Nomeação e descrição de objetos e seres.
1.2. Falar respeitando a sua vez e a de seus colegas.
1.3. Recontar oralmente diferentes textos.
1.4. Responder a perguntas com palavras e frases.
1.5. Listas orais de nomes de colegas, objetos, animais e brinquedos.
1.6. Aprender pequenas canções (regionais, folclóricas e cantigas de roda).

2. Cultura da Escrita

2.1 Objetos de leitura, contato com diferentes portadores de texto.
2.2 Escrita simbólica do nome.
3. Literatura
3.1 Histórias rápidas e curtas (de preferência contadas ao invés de lidas).
Livros de pano, papel e plástico. É recomendado o uso de fantoches.

4. Gêneros Textuais

4.1 Contos tradicionais.
4.2 Contos modernos.
3.3 Relatos.
4.4 Combinados.
4.5 Músicas.
4.6 Adivinhações.
4.7 Etiquetas/rótulos.
4.8 Listas/agendas.

1) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

 Perceber que uma história ouvida tem início, meio e fim.
 Manusear diferentes suportes de leitura, como livros, revistas, jornais, folhetos etc.
 Demonstrar interesse pela leitura.
 Realizar leitura visual de obras de diversos artistas.
 Recontar oralmente diferentes textos contados, lidos ou cantados pela professora.

Habilidades:

 Fazer listas orais de nomes de colegas, de objetos, de animais, etc.; produzir
textos orais a partir da observação de pinturas e desenhos ou da audição de notícias e
casos.
 Reconhecer a escrita, de forma simbólica, do próprio nome na identificação de
seus pertences e trabalhos.
 Apreciar a leitura e a escrita como fonte de prazer e diversão.

2) Situações de aprendizagem:

 Contar história de forma seriada.
 Construir histórias orais, com o auxílio de fichas, trabalhando, assim, a sequência lógica de
ideias.
 Manusear, livremente e, depois, de forma dirigida, diferentes suportes de leitura, como revistas,
livros, jornais e gibis.
 Fazer teatro de fantoches, estimulando a participação, instigando as crianças a responderem
às perguntas e também a fazerem perguntas.
 Registro de histórias e das vivências por meio do desenho e com a expressão oral da criança.
 Recontar as histórias ouvidas na biblioteca, com a participação das crianças.
 Visualização do pré-nome em seus pertences.
 Cantar diversas canções que tenham rimas simples.
 Construção de textos e listas, reproduzindo fatores de nossas vivências (professor é o escriba).
 Interpretar obra de arte através de leitura visual.
 Realizar conversas informais, respeitando a individualidade de cada criança.
 Dramatizar histórias e fatos reais que simbolizam o contexto do universo infantil.

3) Instrumento de avaliação e de valorização:

 Conversas em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validação individual e grupal.
 Observação quanto ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.
Obs.: os conteúdos e os instrumentos de avaliação poderão sofrer alterações de acordo com a
necessidade de cada turma.

Tema: Valorizar a Matemática como bem cultural de leitura e interpretação da realidade.

1. Números e operações

1.1 Contagem oral;
1.2 Contagem com objetos concretos e diversificados (palito de picolé, tampinha, botão, etc.);
1.3 Agrupamentos (elementos semelhantes);
1.4 Ideia de juntar e separar;
1.5 Agrupamento até 3 elementos.

2. Jogos Simbólicos

2.1 Faz de conta;
3 Colégio Sagrado Coração de Maria – Brasília-DF – SGAN 702, Conjunto C – Tel: 3031 5000 – Educação Infantil
2.2 Boliche;
2.3 Brincadeiras com cadeiras;
2.4 Brincadeiras com os Blocos Lógicos;
2.5 Brincadeiras com peças de encaixe.

3. Noções dos Conceitos Espaciais

3.1 Pequenos percursos.
4. Noções de Conceitos Temporais
4.1 Dia/Noite;
4.2 Em cima/embaixo.
5. Tratamento da Informação
5.1. Gráficos com a mediação do professor.

3) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

 Comunicar a quantidade utilizando linguagem oral e registros não convencionais.
 Formar séries com objetos e pessoas segundo uma regra dada.
Habilidades que serão monitoradas no período:
 Resolver situações-problema que conduzam à ideia de juntar e separar.
Identificar a posição do primeiro elemento e do último em uma série ordenada de
objetos ou pessoas.
 Explicitar e/ou representar a posição de pessoas e objetos em situações de jogos e
brincadeiras: dentro/fora; na frente/atrás; em cima/embaixo.
 Resolver situações-problema, oralmente.
Realizar pequenos percursos e trajetos, observando e nomeando os pontos de
referência.
Estabelecer relações entre fatos e ações que levem à distinção de noções temporais:
dia/noite; antes/agora/depois.
Representar e interpretar informações em gráficos, com a mediação da professora.

4) Situações de Aprendizagem:

 Músicas, brincadeiras e jogos que trabalhem com a relação número/quantidade, com a
construção e a desconstrução do número.
 Brincadeiras livres e dirigidas com palitos, tampinhas, copinhos, etc.
 Utilização de materiais concretos e diversificados, primeiramente, brincando livremente para
exploração e conhecimento do material, depois, explorando as características, como cor, forma
e/ou tamanho, para então explorar os conceitos juntar e/ou separar, sequência, etc.
 Construção de ônibus e trem com caixas. A cada viagem, pode-se trabalhar com a noção de
primeiro e último a ocupar os lugares.
 Propiciar experiências e brincadeiras diversificadas na sala e nos diferentes espaços da escola.
 Vivência de situações cotidianas, como relatar o que fazem pela manhã, antes de dormir, antes
de chegar em casa.
 Relato de fatos ou histórias observando a sequenciação.
 Construção de gráficos, representando o número de dos meninos e meninas da turma,
utilizando caixinhas de fósforo, palitos, recortes de papel colorido, etc.

5) Instrumento de avaliação e valorização:

 Conversas, em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validações individuais e grupais.
 Observação ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.

Tema: A descoberta e o respeito pelo outro e pela natureza.

1. Projeto: O mágico mundo das descobertas – materiais e objetos

1.1 Conhecendo os materiais e os objetos
1.2 Nomeando os objetos do cotidiano escolar
1.3 O som produzido pelos instrumentos musicais
1.4 As transformações dos materiais

2. Datas Comemorativas:

2.1 Dia das Crianças
2.2 Dia do Professor
2.3 Dia da Árvore
2.5 Festa de encerramento (interação e socialização)
2.6 Natal

3. Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

Conhecer e valorizar as datas comemorativas.
Manusear objetos que produzam sons, como tambor, apito, chocalho e sininho, que
podem ser amontoados, como livros, ou justapostos, como quebra-cabeças
Habilidades que serão monitoradas no período:
Nomear os objetos disponíveis na sala de aula e de uso cotidiano, como brinquedos,
materiais didáticos, de higiene etc.
Identificar objetos que produzem sons, como tambor, apito, chocalho e sininho, que
podem ser amontoados, como livros, ou justapostos, como quebra-cabeças.
Observar e manipular materiais ligados à arte e à culinária que podem sofrer
transformações, como farinha de trigo, açúcar, água, papel, argila e tinta.

4.Situações de aprendizagem:

 Disponibilizar objetos diversos para serem manipulados, percebidos em textura, peso, forma,
odor, sabor, sons etc. Objetos que estimulem a imitação da realidade: bonecas, fogões, camas
e utensílios de cozinha.
 Reconhecimento de utilitários como telefone, televisão, carros, bicicletas etc.
 Disponibilizar instrumentos musicais de brinquedos para se identificar diferentes tipos de sons e
ritmos.
 Organizar brincadeira de empilhar e derrubar, podendo usar blocos de encaixe, blocos de
madeiras, livros etc.
 Preparo e exploração do gênero textual receita, em que as crianças consigam perceber as
transformações de materiais culinários, por exemplo, massinha e tinta caseira.

5) Instrumentos de avaliação e valorização:

 Conversas, em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validações individuais e grupais.
 Observação ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.

1) Tema: Ao lado do que está ao meu redor, na diferença, eu me reconheço.

1. Ser e cuidar a partir do exemplo
1.1.1 Cuidar de si
1.1.2 Cuidar do que está ao meu redor (outro)
 Atitudes de cuidado com o eu e o outro.

3) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

  Ouvir os adultos e os colegas com atenção, atendendo às solicitações feitas.
 Reconhecer ações de cuidado da família e dos colegas.
 Desenvolver ações de cuidado e conservação da natureza.
 Demonstrar interesse pelas ações que estão acontecendo.

4) Situações de Aprendizagem:

 Desenvolver atividades coletivas com as crianças para que elas possam interagir e
aprender a cuidar, enfrentando situações de desafios.
 Desenvolver atividades em que as crianças possam se expressar através do desenho,
da pintura, do movimento e da música.
 Promover atividades/jogos de imitação.
 Desenvolver atividades individuais e coletivas que possibilitem interação e observação
sobre diferenças perceptíveis entre elas nos ambientes etc.

5) Instrumentos de avaliação e valorização:

 Conversas, em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validações individuais e grupais.
 Observação ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.

1. (brinquedo livre): exploração livre de brinquedos e instrumentos musicais;
2. Canto de entrada: momento de socialização entre as crianças e o professor;

3. Hora do canto:

a. Expressão e percussão corporal;
b. Movimentos com e sem locomoção;
c. Exercícios de socialização.
Habilidades a serem desenvolvidas neste trimestre:
 Favorecer a livre expressão e produção do silêncio e de sons entorno (ruídos) e materiais sonoros
diversos.
Interpretação de músicas e canções diversas.
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Proporcionar o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto
com os adultos quanto com a música;
Estimular o canto e a fala. A criança aprende a cantar ao mesmo tempo em que aprende a falar.
Situações de Aprendizagem:
– Manuseio, exploração de diversos instrumentos musicais de percussão, como guizo, chocalho,
blocos, sinos, tambores etc.
– Imitar sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais.
– Explorar, cantar e interpretar músicas e canções diversas do acervo cultural infantil, favorecendo a
interação e a resposta das crianças por meio da imitação, da criação vocal, do gesto corporal e da
exploração sensório-motora de materiais sonoros, como objetos do cotidiano, brinquedos sonoros e
instrumentos musicais.
– Canções folclóricas e festivas.
– Brincadeiras e dramatização musical.
– Escuta de diversos sons, como chuva, vozes, animais, objetos, instrumentos musicais, entre outros,
para desenvolvimento da percepção auditiva.
Instrumentos de avaliação e valorização:
– Observações individuais e coletivas.

1) Temas e Tópicos: O corpo

1.1. Reconhecimento do corpo

1.2. Habilidades motoras: andar, correr, rastejar, saltar e equilibrar-se
2. Orientação Espacial
2.1 Relações espaciais de orientação (noções de proximidade/distância; junto/separado)

3- Dança:

– Dia das Crianças
– Festa de encerramento

2) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

Explorar os próprios movimentos para participar das diversas atividades propostas, descobrindo
as possibilidades do próprio corpo.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc.
Adquirir noções de dentro ou fora, à frente, atrás, em cima, abaixo.
Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas danças e nas demais situações de interação: Dia
das Crianças e Festa de Encerramento.

3) Situações de Aprendizagem:

Brincadeiras musicais: cabeça, ombro, joelho e pé; imitando os bichinhos; marcha soldado.

Andar e correr de diferentes formas: em cima da linha, abrindo e fechando os pés, com os pés
juntos, de costas e outros.
Atividades com pneus e bambolês: subir, descer, dentro e fora, à frente, atrás.
Cantigas de roda: onde está a Margarida, marcha soldado.
Circuito no parque grande e no pátio: correr, subir, descer, escorregar, rastejar, pular.
Dança: ensaios e apresentações no Dia das Crianças e na Festa de Encerramento.

4) Instrumentos de avaliação e valorização:

 Observação das manifestações dos alunos durante a prática de exercícios e jogos.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.
 Avaliação individual e coletiva em todas as aulas.
 Validação e incentivo na realização das atividade

 

Planejamento anual educação infantil









Baixe plano de aula em pdf aqui

Mais sugestões de atividades para maternal

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • atividades-recreativas-para-educação-infantil

    Atividade para educação infantil

    A Educação Infantil está organizada em quatro anos, do Infantil 2 (dois anos) ao Infantil …
  • apostila-educação-infantil-4anos

    APOSTILA EDUCAÇÃO INFANTIL 4 ANOS

    Quer baixar Apostila Educação Infantil 4 anos? Antes vamos entender o que significa alfabe…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Atividade para Berçario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividade para educação infantil

A Educação Infantil está organizada em quatro anos, do Infantil 2 (dois anos) ao Infantil …