Atividades para maternal

Atividades para maternal








• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor que estimule e incentive a criança de forma tranqüila e gradativa. 

• Elabore atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada. 

• No horário do lanche, auxilie o aluno a alimentar-se, mas dê liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto. 

• Trabalhe com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. 

• Conte histórias infantis, porém curtas. 

• Trabalhe com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo. 

Atividades de maternal I

Encontre Neste Artigo:

• Incentive e desenvolva a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem. 

• Trabalhe com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fique atento de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos. 

• Aplique atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça. 

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

Livros para baixar – Atividades para maternal I, II, III





Professores olha que excelentes materiais para download e desenvolver um trabalho legal em sala de aula!!! Todos os livros são destinados ao público infantil, temos atividades para o berçário 2, maternal 1, maternal 2, maternal 3, atividades que também servem para alfabetização.

As atividades aqui são atividades lúdicas e educativas tem um proposito bem significativo em contribuir com aprendizagem da criança.




Segue abaixo para baixar grátis:

 Atividade para berçário e maternal






Plano de aula maternal – Atividades para baixar gratis

Tema: Valorizar a linguagem como forma de comunicação e interação social.

1. Linguagem Oral:

1.1. Nomeação e descrição de objetos e seres.
1.2. Falar respeitando a sua vez e a de seus colegas.
1.3. Recontar oralmente diferentes textos.
1.4. Responder a perguntas com palavras e frases.
1.5. Listas orais de nomes de colegas, objetos, animais e brinquedos.
1.6. Aprender pequenas canções (regionais, folclóricas e cantigas de roda).

2. Cultura da Escrita

2.1 Objetos de leitura, contato com diferentes portadores de texto.
2.2 Escrita simbólica do nome.
3. Literatura
3.1 Histórias rápidas e curtas (de preferência contadas ao invés de lidas).
Livros de pano, papel e plástico. É recomendado o uso de fantoches.

4. Gêneros Textuais

4.1 Contos tradicionais.
4.2 Contos modernos.
3.3 Relatos.
4.4 Combinados.
4.5 Músicas.
4.6 Adivinhações.
4.7 Etiquetas/rótulos.
4.8 Listas/agendas.

1) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

 Perceber que uma história ouvida tem início, meio e fim.
 Manusear diferentes suportes de leitura, como livros, revistas, jornais, folhetos etc.
 Demonstrar interesse pela leitura.
 Realizar leitura visual de obras de diversos artistas.
 Recontar oralmente diferentes textos contados, lidos ou cantados pela professora.

Habilidades:

 Fazer listas orais de nomes de colegas, de objetos, de animais, etc.; produzir
textos orais a partir da observação de pinturas e desenhos ou da audição de notícias e
casos.
 Reconhecer a escrita, de forma simbólica, do próprio nome na identificação de
seus pertences e trabalhos.
 Apreciar a leitura e a escrita como fonte de prazer e diversão.

2) Situações de aprendizagem:

 Contar história de forma seriada.
 Construir histórias orais, com o auxílio de fichas, trabalhando, assim, a sequência lógica de
ideias.
 Manusear, livremente e, depois, de forma dirigida, diferentes suportes de leitura, como revistas,
livros, jornais e gibis.
 Fazer teatro de fantoches, estimulando a participação, instigando as crianças a responderem
às perguntas e também a fazerem perguntas.
 Registro de histórias e das vivências por meio do desenho e com a expressão oral da criança.
 Recontar as histórias ouvidas na biblioteca, com a participação das crianças.
 Visualização do pré-nome em seus pertences.
 Cantar diversas canções que tenham rimas simples.
 Construção de textos e listas, reproduzindo fatores de nossas vivências (professor é o escriba).
 Interpretar obra de arte através de leitura visual.
 Realizar conversas informais, respeitando a individualidade de cada criança.
 Dramatizar histórias e fatos reais que simbolizam o contexto do universo infantil.

3) Instrumento de avaliação e de valorização:

 Conversas em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validação individual e grupal.
 Observação quanto ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.
Obs.: os conteúdos e os instrumentos de avaliação poderão sofrer alterações de acordo com a
necessidade de cada turma.

Tema: Valorizar a Matemática como bem cultural de leitura e interpretação da realidade.

1. Números e operações

1.1 Contagem oral;
1.2 Contagem com objetos concretos e diversificados (palito de picolé, tampinha, botão, etc.);
1.3 Agrupamentos (elementos semelhantes);
1.4 Ideia de juntar e separar;
1.5 Agrupamento até 3 elementos.

2. Jogos Simbólicos

2.1 Faz de conta;
3 Colégio Sagrado Coração de Maria – Brasília-DF – SGAN 702, Conjunto C – Tel: 3031 5000 – Educação Infantil
2.2 Boliche;
2.3 Brincadeiras com cadeiras;
2.4 Brincadeiras com os Blocos Lógicos;
2.5 Brincadeiras com peças de encaixe.

3. Noções dos Conceitos Espaciais

3.1 Pequenos percursos.
4. Noções de Conceitos Temporais
4.1 Dia/Noite;
4.2 Em cima/embaixo.
5. Tratamento da Informação
5.1. Gráficos com a mediação do professor.

3) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

 Comunicar a quantidade utilizando linguagem oral e registros não convencionais.
 Formar séries com objetos e pessoas segundo uma regra dada.
Habilidades que serão monitoradas no período:
 Resolver situações-problema que conduzam à ideia de juntar e separar.
Identificar a posição do primeiro elemento e do último em uma série ordenada de
objetos ou pessoas.
 Explicitar e/ou representar a posição de pessoas e objetos em situações de jogos e
brincadeiras: dentro/fora; na frente/atrás; em cima/embaixo.
 Resolver situações-problema, oralmente.
Realizar pequenos percursos e trajetos, observando e nomeando os pontos de
referência.
Estabelecer relações entre fatos e ações que levem à distinção de noções temporais:
dia/noite; antes/agora/depois.
Representar e interpretar informações em gráficos, com a mediação da professora.

4) Situações de Aprendizagem:

 Músicas, brincadeiras e jogos que trabalhem com a relação número/quantidade, com a
construção e a desconstrução do número.
 Brincadeiras livres e dirigidas com palitos, tampinhas, copinhos, etc.
 Utilização de materiais concretos e diversificados, primeiramente, brincando livremente para
exploração e conhecimento do material, depois, explorando as características, como cor, forma
e/ou tamanho, para então explorar os conceitos juntar e/ou separar, sequência, etc.
 Construção de ônibus e trem com caixas. A cada viagem, pode-se trabalhar com a noção de
primeiro e último a ocupar os lugares.
 Propiciar experiências e brincadeiras diversificadas na sala e nos diferentes espaços da escola.
 Vivência de situações cotidianas, como relatar o que fazem pela manhã, antes de dormir, antes
de chegar em casa.
 Relato de fatos ou histórias observando a sequenciação.
 Construção de gráficos, representando o número de dos meninos e meninas da turma,
utilizando caixinhas de fósforo, palitos, recortes de papel colorido, etc.

5) Instrumento de avaliação e valorização:

 Conversas, em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validações individuais e grupais.
 Observação ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.

Tema: A descoberta e o respeito pelo outro e pela natureza.

1. Projeto: O mágico mundo das descobertas – materiais e objetos

1.1 Conhecendo os materiais e os objetos
1.2 Nomeando os objetos do cotidiano escolar
1.3 O som produzido pelos instrumentos musicais
1.4 As transformações dos materiais

2. Datas Comemorativas:

2.1 Dia das Crianças
2.2 Dia do Professor
2.3 Dia da Árvore
2.5 Festa de encerramento (interação e socialização)
2.6 Natal

3. Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

Conhecer e valorizar as datas comemorativas.
Manusear objetos que produzam sons, como tambor, apito, chocalho e sininho, que
podem ser amontoados, como livros, ou justapostos, como quebra-cabeças
Habilidades que serão monitoradas no período:
Nomear os objetos disponíveis na sala de aula e de uso cotidiano, como brinquedos,
materiais didáticos, de higiene etc.
Identificar objetos que produzem sons, como tambor, apito, chocalho e sininho, que
podem ser amontoados, como livros, ou justapostos, como quebra-cabeças.
Observar e manipular materiais ligados à arte e à culinária que podem sofrer
transformações, como farinha de trigo, açúcar, água, papel, argila e tinta.

4.Situações de aprendizagem:

 Disponibilizar objetos diversos para serem manipulados, percebidos em textura, peso, forma,
odor, sabor, sons etc. Objetos que estimulem a imitação da realidade: bonecas, fogões, camas
e utensílios de cozinha.
 Reconhecimento de utilitários como telefone, televisão, carros, bicicletas etc.
 Disponibilizar instrumentos musicais de brinquedos para se identificar diferentes tipos de sons e
ritmos.
 Organizar brincadeira de empilhar e derrubar, podendo usar blocos de encaixe, blocos de
madeiras, livros etc.
 Preparo e exploração do gênero textual receita, em que as crianças consigam perceber as
transformações de materiais culinários, por exemplo, massinha e tinta caseira.

5) Instrumentos de avaliação e valorização:

 Conversas, em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validações individuais e grupais.
 Observação ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.

1) Tema: Ao lado do que está ao meu redor, na diferença, eu me reconheço.

1. Ser e cuidar a partir do exemplo
1.1.1 Cuidar de si
1.1.2 Cuidar do que está ao meu redor (outro)
 Atitudes de cuidado com o eu e o outro.

3) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

  Ouvir os adultos e os colegas com atenção, atendendo às solicitações feitas.
 Reconhecer ações de cuidado da família e dos colegas.
 Desenvolver ações de cuidado e conservação da natureza.
 Demonstrar interesse pelas ações que estão acontecendo.

4) Situações de Aprendizagem:

 Desenvolver atividades coletivas com as crianças para que elas possam interagir e
aprender a cuidar, enfrentando situações de desafios.
 Desenvolver atividades em que as crianças possam se expressar através do desenho,
da pintura, do movimento e da música.
 Promover atividades/jogos de imitação.
 Desenvolver atividades individuais e coletivas que possibilitem interação e observação
sobre diferenças perceptíveis entre elas nos ambientes etc.

5) Instrumentos de avaliação e valorização:

 Conversas, em grupo, na rodinha.
 Observação e verificação de mudança de comportamento desejado.
 Validações individuais e grupais.
 Observação ao cumprimento de regras e respeito aos limites.
 Observação e registro das habilidades monitoradas no trimestre.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.

1. (brinquedo livre): exploração livre de brinquedos e instrumentos musicais;
2. Canto de entrada: momento de socialização entre as crianças e o professor;

3. Hora do canto:

a. Expressão e percussão corporal;
b. Movimentos com e sem locomoção;
c. Exercícios de socialização.
Habilidades a serem desenvolvidas neste trimestre:
 Favorecer a livre expressão e produção do silêncio e de sons entorno (ruídos) e materiais sonoros
diversos.
Interpretação de músicas e canções diversas.
Participação em brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
Proporcionar o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto
com os adultos quanto com a música;
Estimular o canto e a fala. A criança aprende a cantar ao mesmo tempo em que aprende a falar.
Situações de Aprendizagem:
– Manuseio, exploração de diversos instrumentos musicais de percussão, como guizo, chocalho,
blocos, sinos, tambores etc.
– Imitar sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais.
– Explorar, cantar e interpretar músicas e canções diversas do acervo cultural infantil, favorecendo a
interação e a resposta das crianças por meio da imitação, da criação vocal, do gesto corporal e da
exploração sensório-motora de materiais sonoros, como objetos do cotidiano, brinquedos sonoros e
instrumentos musicais.
– Canções folclóricas e festivas.
– Brincadeiras e dramatização musical.
– Escuta de diversos sons, como chuva, vozes, animais, objetos, instrumentos musicais, entre outros,
para desenvolvimento da percepção auditiva.
Instrumentos de avaliação e valorização:
– Observações individuais e coletivas.

1) Temas e Tópicos: O corpo

1.1. Reconhecimento do corpo

1.2. Habilidades motoras: andar, correr, rastejar, saltar e equilibrar-se
2. Orientação Espacial
2.1 Relações espaciais de orientação (noções de proximidade/distância; junto/separado)

3- Dança:

– Dia das Crianças
– Festa de encerramento

2) Habilidades a serem desenvolvidas no trimestre:

Explorar os próprios movimentos para participar das diversas atividades propostas, descobrindo
as possibilidades do próprio corpo.
Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc.
Adquirir noções de dentro ou fora, à frente, atrás, em cima, abaixo.
Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas danças e nas demais situações de interação: Dia
das Crianças e Festa de Encerramento.

3) Situações de Aprendizagem:

Brincadeiras musicais: cabeça, ombro, joelho e pé; imitando os bichinhos; marcha soldado.

Andar e correr de diferentes formas: em cima da linha, abrindo e fechando os pés, com os pés
juntos, de costas e outros.
Atividades com pneus e bambolês: subir, descer, dentro e fora, à frente, atrás.
Cantigas de roda: onde está a Margarida, marcha soldado.
Circuito no parque grande e no pátio: correr, subir, descer, escorregar, rastejar, pular.
Dança: ensaios e apresentações no Dia das Crianças e na Festa de Encerramento.

4) Instrumentos de avaliação e valorização:

 Observação das manifestações dos alunos durante a prática de exercícios e jogos.
 Registro no Instrumento de Avaliação Individual.
 Avaliação individual e coletiva em todas as aulas.
 Validação e incentivo na realização das atividade

 

Planejamento anual educação infantil









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