Atividades pré II

Atividades pré II

Atividades pré II 

Na “fase pré-escolar” ou “período preparatório” as criança devem apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida, a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente.

Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (visual, tátil, gustativa, olfativa e auditiva). Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvido.

Importância das Atividades Para Pré II

A importância das brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta, rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo é o desenvolvimento da coordenação motora fina.
A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, giz-de-cera, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos.

Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que se limitam mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração.
Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato.

Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros recursos.

Objetivos das Atividades pré II

Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.
É importante que a pré-escola se preocupe primeiramente com o desenvolvimento do período preparatório, com a estimulação de todos os pré-requisitos já descritos, e isso se faz principalmente através de brincadeiras!
A Educação infantil começando a partir do maternal compreende a fase da idade da criança até 5 anos que geralmente encontra-se no pre II.

Atividades pré II

Lembre-se de não forçar muito a criança nem além nem aquém do esperado, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.

Segue abaixo algumas atividades para educação Infantil das crianças do pré II

Para realizar tais atividades utilize materiais como:

  • algodão,
  • cola;
  • tesoura;
  • palitos,
  • EVA,
  • Vários tipos de papeis, como cartolina, crepom, color 7 dobradura…,
  • lápis de cores,
  • Giz de cera,
  • Tinta guache, e muito mais.

Nas atividades abaixo você encontra:

  • atividades com vogais,
  • atividades com músicas,
  • atividades com tracejado ou pontilhado,
  • músicas infantis,
  • atividades com nomes,
  • atividades com alfabeto,
  • atividades com números,
  • atividades para casa,
  • conhecendo os rótulos,
  • atividades de escrita pré-silábica entre outras.

1- Vamos cantar em sala de aula com a professora e com os amiguinhos:

Atividades pré II

Boa tarde ó professora de volta aqui estou,

Deixei a mamãe em casa, seu aluno agora eu sou,

Palma, palma, palma, pé,pé,pé, roda,roda,roda,

Caranguejo peixe é.

2- Que tal Recitarmos?

Atividades pré II

Batatinha quando nasce,

Espalha a rama pelo chão.

Nenezinho quando dorme,

Põe a mão no coração.

  1. a) circule com lápis vermelho todas as vogais A que aparecem no texto.
  2. b) complete as palavras:

b_t_tinh_

n_sce

r_m_

m_o

coraç_o

3 – Conhecendo os rótulos:

As crianças mesmo não sabendo ler e escrever, já conhecem os rótulos dos produtos que temos em casa, vemos em jornais, revistas ou televisão.

  1. a) circule os rótulos de produtos que você já conhece, depois explique para que eles servem.

Atividades pré II

4 – no quadro abaixo você vê, desenhos, números e letra:

A1Atividades pré II4Atividades pré II
FAtividades pré II3D2
BAtividades pré II5Atividades pré IIU
  1. a) agora escreva nos quadradinhos somente as letras:
 

 

 

 

    
  1. b) agora somente os números:
 

 

 

 

    

5 – brincando e aprendendo com as palavras para as crianças do pré II:

O objetivo é propor uma brincadeira em forma de jogo, para despertar o interesse das crianças e, ao mesmo tempo,desenvolver a verbalização e testar-lhes o conhecimento.

Como brincar:

Chame as crianças uma a uma, dizendo sempre o nome delas, peça a criança que diga o nome de:

  • um animal que tenha quatro patas;
  • uma ave;
  • um objeto;
  • uma cor;
  • uma flor;
  • uma fruta;
  • uma verdura;
  • um instrumento musical;
  • um animal que tenha pelos;
  • um lugar;
  • uma roupa;
  • um móvel;
  • um tipo de carro;
  • uma cidade;
  • um brinquedo;
  • um time de futebol.

6 – recortando e colando e aprendendo as vogais:

  1. a) recorte de revistas e jornais palavras que comecem com a vogal a, depois com e , i, o, u separadamente.

7 – complete as palavras com a letra A e descubra as palavras, depois faço um desenho de acordo com as palavras que você descobriu:

  1. a) __gulh__
  2. b) __bobor__
  3. c) __b__c__te
  4. d) __b__c__xi
  5. e) __r__nh__

8 – complete as palavras com a letra E e descubra as palavras, depois faço um desenho de acordo com as palavras que você descobriu:

  1. a) __l­­__fant__
  2. b) __str__la
  3. c) __scova
  4. d)__sp__lho
  5. e)__squilo

 9 – Parlenda:

  1. a) O (a) professor (a) irá ler a parlenda, preste muita atenção depois circule de azul todas as letras I que encontrar no texto:

Pisei na pedrinha,

A pedrinha rolou.

Pisquei para o mocinho,

O mocinho gostou.

Contei para a mamãe,

Ela não se importou.

Contei para o papai,

Papai não gostou.

 

  1. b) complete as palavras com a letra i:

papa__

moc__nho

pedr__nha

__mportou

Conte__

10 – Vamos cantar para aprender a vogal O:

Esta é a vogal O,

De onça e de ovelha,

Você sempre me acha,

No olho e na orelha.

  1. a) agora pinte as palavras que comecem com a letra O

 

onça

 

OvoAbelhaOvelhaIgreja
Uva

 

OssoOlhoÔnibusescola

11 – agora só falta uma vogal sabe qual é ela ?

Isso mesmo a letra U:

  1. a) circule as palavras de verde que comece com a letra U

urso  abelha  escola  igreja  unha  uva

urubu ovo amigo irmão umbigo urso

12 – agora que já conhecemos todas as vogais vamos trabalhar com elas:

  1. a) junte as vogais e veja o som que elas formam:

U +  I =

A  +  I =

A  +  U =

0  +  I =

0  +  U =

E   + U =

13 – aprendendo a escrever o nome e dos amiguinhos de sala:

  1. a) Carteiro dos nomes

Material utilizado para a atividade:

  • os crachás;
  • uma bolsa parecida com as dos carteiros;
  • um colete; que pode ser confeccionado com TNT;
  • Vestida com um colete e carregando uma bolsinha com crachás com os nomes da turma, uma das crianças recebe o desafio de entregar o cartão correspondente a cada colega.

Este jogo tem o intuito de aproximar as crianças, criando um laço de amizade maior.

Mais sugestões de Atividades com nomes Educação Infantil:

Atividade de alfabetização para imprimir

Livros com atividades para alfabetizar:

Download Coleção Telecoteco (Alfabetização)

Coleção Dente de Leite vol. 1 2º ano

TIN-DO-LÊ-LÊ SILABAS SIMPLES

Ciranda Das Sílabas Volume 1

bem me quer vol.3 natureza

Bem Me Quer vol.1 Língua Portuguesa

Para casa ou para sala Silábico Alfabético BAIXE GRATIS

Para casa ou para sala Alfabético 1

Para casa ou para sala Alfabético 2

Para casa ou para sala Pré Silábico

Para casa ou para sala Pré Silábico

Sugestões de Atividades pré II

Add Comment