Home Atividades recreativas para educação infantil Atividades recreativas para educação infantil

Atividades recreativas para educação infantil

45 min read
0
0
166

Atividades recreativas para educação infantil, Quais as brincadeiras e jogos que podemos desenvolver com crianças pequeninas, a fim de que se divirtam e aprendam?

Após consultar alguns livros, preparamos um acervo com várias atividades que pode ser útil para todos nós que trabalhamos com crianças nessa faixa etária da educação infantil.

Sugestões de atividades recreativas:





 ATIVIDADES COM CRIANÇAS DE 2 a 3 ANOS

Crianças de 2 anos são alegres e se divertem muito quando tem ao seu dispor papel e lápis. Porém, nesta idade, os lápis devem ser estreitos.

Por volta de 3 anos elas já podem apontá-los.

Cuidados são necessários na hora de comprar os lápis e giz, a fim de que não contenham elementos danosos para sua saúde.

Assim como, prestarmos atenção nos brinquedos, para que não tenham pontas que possam feri-las ou que tenham peças demasiado pequenas que tentem engolir.

As crianças adoram desenhar e pintar, assim como também apresentar suas criações para pais e conhecidos. As tintas de dedo são as preferidas das maiores.

Com as mãos sobre o papel estão prontas para pintar alegremente. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.

Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar.

Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.

As crianças podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pintá-las depois.

No segundo ano de vida podem também começar a cantar.

Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.

De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente.

Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos ritmicos industrializados:

  • Xilofone;
  • Tambor;
  • Piano elétrico.

Desenvolvimento da fala com atividades recreativas para educação infantil

Com jogos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado.

Pode-se sempre perguntar:

“Onde está…?”

com essa indagação feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda a elas a aprenderem o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.

Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.

Por exemplo, quando a ela observar uma máquina de lavar roupas, você pode esclarecê-la como se faz para lavar roupas.

Ponha o sabão em pó, mostre que a tampa se fecha, que se liga a máquina, que depois a máquina se enche de água, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc.

 Quando a máquina parar de funcionar, mostre a ela que a roupa está úmida e limpinha e que você agora irá dependurá-la para secar.

Um outro jogo que poderá ser feito é:



Pergunte-lhe e aponte :

  • – Onde está seu nariz? –
  • … Sua orelha…
  • -sua cabeça…
  • -seu braço…
  • -sua boca?

Assim ela vai aprender brincando. Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas dura ou mesmo livros feitos de tecido.

 Elas podem folheá-lo, senti-lo e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha que ali esteja..

Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que tenha contato com outras crianças.

 Logo verá como falará mais e a cada dia mais corretamente. Conte-lhe estorinhas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita.

Você verá que um dia elas já a terão até mesmo decorado e quando você contar-lhe a estória ela irá complementá-la.

Um bichinho de pelúcia, de pano, uma bola colorida ou brinquedos de plástico para montar. Mostre como devem fazer e elas o farão.

Dicas de brinquedos e atividades recreativas para educação infantil:




  1. QUEBRA-CABEÇAS DE CUBOS

Caso você não possa adquiri-lo use sua criatividade, você poderá fazê-lo.

Material:

Papel cartão, cola, tesoura, 4 figuras grandes.

Estas serão recortadas em quadrados (tamanho 3x 3cm).

Cada parte das figuras serão coladas nas faces dos cubos. Se quiser, pinte com laca (cola transparente) para impermeabilizar o brinquedo. Pronto!

2.GIZ

As crianças adoram desenhar na calçada com giz.

Esculturas na areia Baldes, regador, ancinhos e pás de plástico são ótimos para desenvolverem o tato e a coordenação motora.

3. Karton Jogo de memória

É fácil de fazer:

Material:

  • 2 fotos ou figuras impressas iguais 5×5 cm ou 200×200
  • Pixel Papel contact transparente
  • Cartolina ou papel cartão

Escolha as figuras que irá utilizar, de preferência com gravuras que elas conheçam.( brinquedos, animais, pais, irmãos, tias, frutas, legumes, etc. )

Sobre uma cartolina recordada em forma de quadrado – 5cm x 5cm, cole-as e encape-as com papel contact transparente. (Caso você deseje embelezar mais o jogo, no verso do quadrado, pregue um papel de presente e só então encape o jogo contact.)

Exemplos de atividades de recorte e colagem_

ATIVIDADES CRIATIVAS COM CRIANÇAS PEQUENINAS ATÉ 4 ANOS



Na primeira vez, é muito importante, que as crianças procurem trabalhar sozinhas, no entanto, sem serem forçadas a isso.

Naturalmente você precisará estar de olho nelas, pois gostam de por coisas na boca.

Especialmente quando trabalharem com balões, algodão, jornais e peças pequeninas.

Não espere uma superprodução ou que os trabalhos sejam perfeitos e com bom acabamento.

Ao praticarem atividades criativas, cada vez mais exercitando a coordenação motora, você verá que elas irão aprimorando suas técnicas e o resultado final do que criarem.

A repetição de atividades é também muito importante para as crianças.

O que para um adulto pode parecer repetitivo, para as crianças é sempre uma aventura e encontram novidades para apreciar.

Experimente, depois de duas semanas que determinada atividade foi apresentada, colocar à disposição das crianças o mesmo tipo de material que já aplicou anteriormente e verá quanto progresso elas demonstrarão realizar.

Uma ideia para crianças que engatinham :



4. Luva com sininhos

Se você sabe tricotar, faça uma luva, caso contrário adquira uma e pregue nas extremidades de cada dedo um pequeno sininho!

Você poderá também desenhar uma carinha nos dedos e se quiser mais costure lã que será o cabelinho das carinhas. Elas adorarão!!

 5. Aventuras para crianças pequeninas

Um túnel para as crianças engatinharem por dentro pode ser feito com papelões grandes, cartolinas, diferentes tipos de tapetes, diferentes tipos de travesseiros e bolas, boias de soprar ou animaizinhos, balões, colchas e almofadados.

Experimente primeiro mostrar a elas como devem agir para brincarem.

Elas aprenderão rapidamente.

Engatinhar debaixo do túnel, brincar com balões, construir torres com travesseiros, etc.

De início a utilização de materiais em abundância talvez seja exagerada.

Comece talvez, com alguns papelões e depois ofereça-lhes apenas balões, etc.

Uma brincadeira de cada vez.

6. Crianças exercitando-se na sala



Preste atenção nas brincadeiras das crianças, é sempre bom ter um colchão de ginástica ou uma colcha almofadada para que as crianças possam brincar e exercitarem-se ali.

7. Bacia ou piscina de plástico

Para cada grupo de crianças duas piscininhas de plástico seria o ideal.

Você poderá enchê-la com balões de soprar (meio murchos para não estourarem), jornais (as crianças adoram rasgá- los), algodão (de boa qualidade- para sentarem-se em cima e sentirem a textura macia).

Papéis manteiga fazem um barulho agradável de ouvir, quando se é amassado.

Observando-as sempre para que não engulam objetos indesejáveis.

8. No outono é possível encontrar materiais como:

Castanhas, folhas, que também podem estar nessa pequena piscina, para que as crianças entrem dentro e desenvolvam seus sentidos.

Quando o tempo estiver quente, pode-se colocar essa piscina fora e enchê-la de água.

Ponha dentro potinhos vazios de iogurte, colheres de plástico, baldinhos e deixe-as brincar ali. Observando-as sempre.

9. Música com materiais de casa:

  • Caixa de ovos;
  • Latas de bebida;
  • Colheres;
  • Pauzinhos ou hastes de madeira, etc.

Podem transformar-se em instrumentos musicais. Use a criatividade!

Enchendo objetos Dê para as crianças diferentes latinhas, copos de iogurte vazios, papelões, garrafas de plástico, etc.

Elas poderão encher esses objetos com areia, e no verão brincar fora ou também utilizando água.

Comece você mesmo demonstrando como se pode construir uma torre, uma montanha, etc. com areia, logo elas estarão fazendo o mesmo.

10. Conhecendo as formas




Recorte nas caixas de papelão (de produtos caseiros) ou caixas de sapato diferentes formas:

  • Círculo;
  • Triangulo;
  • Retângulo, etc.

Dê para as crianças cortiça, bloquinhos de madeira para montar, pedaços de papéis grossos e peça-as para que as coloquem nos buraquinhos (de diferentes formas) das caixas.

11. Rolos de papel higiênico

Dê a elas alguns rolos de papel higiênico vazios ou rolos de papel de cozinha e elas poderão brincar com eles, fazendo-os rolar, apertando-os, o mais forte consegue até rasgá-los, podem também pisar em cima !

Se as crianças forem um pouco maiorzinhas já podem pintar os rolos com tinta de dedo ou ainda colar papeizinhos coloridos que podem ser rasgados em cima.

12. Saquinhos recheados

Uma coisa que pode ser feita rapidamente é fazer saquinhos de pano recheados ou mesmo luvas laváveis recheadas.

Encha-as com algodão, arroz, ervilha seca, castanhas, ponha sininhos em cada dedo da luva, etc.

As crianças dessa idade gostam de sentir o tato e escutar o som que os objetos produzem.

13. Painéis de textura

Numa cartolina cole uma lixa de papel, folha de alumínio, tecido, algodão, botões, cortiça, formando dois painéis.

Deixem as crianças sentir as diferentes texturas.

Você pode escondê-las sobre um pano e as crianças maiorzinhas poderão pelo tato adivinhar de qual painel se trata.

14. Cobra de pano

Costure uma cobra comprida, feita de retalhos de tecido e encha-as com algodão.

As crianças irão gostar muito de apalpá-la com a mão.

Você poderá utilizar outros materiais para enchê-la.

Chocalho de sucata (garrafa Pet, potinho plástico estreito)

Você poderá também encher um potinho de plástico ou uma garrafa pet pequena com ervilhas secas, arroz, sininhos, pedrinhas.

Depois, é só fechar bem e para segurança lacre-a com auxilio de fita isolante ou crepe.

Você também pode fazer com dois potes de Yakult vazios e limpos.

Dica: Decore com fita adesiva colorida.

15. Papelão

Pode-se pintar um papelão com tintas de dedo.

Uma caixa de papelão pode virar uma casinha.

É só cortar as portas e janelas. Claro que essa caixa deverá ser grande.

Com papelão a criança maiorzinha poderá ensaiar recortes (com tesoura sem ponta) e poderá fazer estrelas, ovos de páscoa (para servirem de móbiles após serem pintados), etc..

Lembre-se que quando elas trabalharem com tinta de dedo, devem usar uma roupa velha ou um avental e o chão ou mesa devem estar protegidos com jornal.

16. Aprendendo a guardar os brinquedos

Deixe as crianças guardarem os brinquedos que utilizaram na aula.

Elas podem pô-los em uma caixa de papelão vazia.

 Podem por:

  • bolas de papel, algodão, bolinhas, etc.

Quando tudo estiver dentro todo mundo canta uma musica e se houver tempo coloca-se tudo no chão novamente e de novo começam a guardar e depois a cantar.

17. Espelho de papel alumínio

Você pode colar uma folha de papel alumínio no chão para que as crianças ao engatinhar olhem para seu reflexo.

Os pequeninos gostam de se mirar no espelho.

18. Travesseiros de balões

Com uma colcha de face dupla, dessas que se colocam um estofado dentro você pode fazer um grande travesseiro de balões.

É só colocar nas colchas diversos balões de ar (meio vazios para que não estourem) e então as crianças poderão engatinhar e rolar por cima.

19. Brincadeira na areia

Quando estiverem fora, dê às crianças forminhas, regadores, água e colheres e as deixem brincar à vontade.

20. Rasgar e colar

Deixe as crianças rasgarem diferentes tipos de papéis:

  • Jornais;
  • Papéis transparentes;
  • Coloridos, dourados e depois colarem sobre uma cartolina ou papel.

21. Tecido e lã

Colar restos de tecidos de diferentes formas e tamanhos.

Para se colar lã é necessária uma destreza maior, pois a criança precisará firmá-la com a ajuda outros dedos para que se fixe no papel.

Caixas de ovos vazias São também boas para que as crianças as rasguem ou para ser utilizada na confecção de papel maché – que serve-se como ótimo recurso para fazer brinquedos diversos:

  • Galinhas, frutas, máscaras, etc.

As crianças também poderão brincar de colocar materiais dentro da caixinha de ovos:

  • papéis amassados, cortiças, etc.

Tome, porém, cuidado para que não levem objetos pequenos na boca.

22. Rasgar e cortar

Catálogos velhos ou jornais podem ser um ótimo material para que elas brinquem de rasgar. Quando são maiores podem exercitar-se em cortar as figuras (lembre-se: com tesoura sem ponta!).

23. Areia e cola

A areia pode ser muito bem misturada com a cola, com isso aplicar essa mistura em latinhas e em cima enfeitar com conchinhas do mar, etc.

24. Navio de puxar

Com uma caixa de ovos podemos construir um navio de puxar. Com isso as crianças podem pintá-lo com tinta de dedo.

Ponha um barbante em uma extremidade e o barquinho está pronto.

25. Colar de macarrão

Com um cordão e vários macarrõezinhos é possível fazer um colarzinho!

As maiorzinhas treinarão sua coordenação motora e adorarão o resultado final.

Algumas brincadeiras que podem ser feitas em espaço aberto:




  • Amarelinha – esperar a vez, não pisar na linha, etc.;
  • Coelho sai da toca – não empurrar o colega para tirá-lo da toca, entrar somente no círculo vazio;
  • Quente / Frio – um aluno sai da sala enquanto a classe esconde um objeto.
  • Ao voltar para a sala a criança terá que achar o objeto seguindo as dicas dos colegas (quente = perto/ frio = longe);
  • Estátua – parar de dançar quando a música parar (trabalha a expressão corporal); Músicas que explorem partes do corpo como “Cabeça, ombro, joelho e pé.

lista de brincadeiras recreativas 




  • Cabo de guerra
  • Dinâmicas de grupo para crianças
  • Brincadeiras com Bambolê
  • Músicas e cantigas de roda infantis
  • Pintura com as mãos
  • Cruzadinhas e Bingo
  • Teatrinho e peças infantis
  • Gato-mia
  • pega-pega
  • pular corda
  • esconde-esconde
  • pique -bandeira
  • amarelinha
  • caça ao tesouro

Jogos recreativos para educação infantil





Duro ou Mole: 

Os alunos serão espalhados por toda a quadra e será escolhido um pegador no qual tem a função de tocar nos fugitivos e dizer “duro!” quando o fugitivo for pego, ele deverá fixar-se no lugar sem se mexer até vir um outro fugitivo e dizer “mole!”

Buscar a Bola: 

Os alunos irão se organizar numa fila lado – a – lado, separado meninas de meninos. Ficará uma bola a 8 metros aproximadamente na frente de cada grupo. O jogo é em forma de competição, e o primeiro de cada fila terá que correr até a bola, pegá-la e trazer para o segundo. Ligeiramente o segundo da fila levará a bola no lugar em que ela se encontrava. Em seguida, o terceiro busca a bola, e assim segue o jogo sucessivamente até a bola chegar no primeiro da fila novamente. O grupo que terminar primeiro será vencedor.

Lenço Atrás:

Sentados em roda, os alunos irão cantar e bater palma: “lenço atrás, corre mais…” ; um deles ficará de fora com um lenço na mão e correndo em volta da roda e que deverá jogar o lenço atrás de um outro aluno que está sentado e cantando.

Este então levantará com o lenço na mão e tentará jogar o lenço no aluno que deixou o lenço atrás dele. Se ele não conseguir jogar o lenço nas costas do aluno que está correndo ele continua a brincadeira, mas se caso ele conseguir, o outro volta a correr em volta da roda.

E o aluno que correr do lenço deverá dar a volta na roda e sentar no lugar do aluno que está com o lenço.

Bola ao Túnel:

 De pernas afastadas e dispostos em colunas, os alunos terão que passar uma bola de mão em mão até o fim da coluna (o túnel).

Quando a bola chegar no último da coluna ele terá que ir com a bola para o início e recomeçar o jogo. O jogo só termina quando todos executarem o jogo. E será vencedor a equipe que terminar primeiro.

Quem é o mestre: 

Em circulo.

Os alunos deverão repetir os gestos e movimentos que um dos amigos, determinado pela professora, estará executando.

Um aluno será retirado do circulo e quando voltar tentara descobrir quem e a criança determinada que esta comandando os movimentos do grupo.

Terá três chances para descobrir o maestro do grupo, se conseguir quem tomara o seu lugar será exatamente quem estava comandando os movimentos, caso contrario ficara fora da atividade.

Caixa mágica: 

Em circulo, sentadas.

Durante o som de uma musica ou palmas, os alunos passarão uma caixinha,quando a musica parar, quem estiver segurando a caixa devera retirar uma gravura selecionada pelo professor, que já estava disposta na caixa e fazer o som ou uma mímica da gravura, os outros tentarão adivinhar qual e figura retirada.

Minha Boneca de lata

Em circulo, na posição em pé.

A professora orienta os alunos a memorizar as partes do corpo, que serão apontadas de forma crescente durante o desenvolvimento da atividade.
Minha boneca de lata bateu a cabeça no chão.
Levou mais de uma hora pra fazer arrumação
Desamassa aqui (apontando na cabeça) pra ficar boa.
Vão se acrescentando outras partes do corpo, memorizando a seqüência correta.

Dança da conga. 

Em círculo, na posição em pé.

O comando dos movimentos vai passando por todos os alunos, quando tem citado o seu nome durante a música: Conga, conga, dança da mironga / uma mão vai à cabeça e a outra na cintura mexendo a bunditia e dançando esta conguitia e agora quero ver o (nome de uma pessoa) dançar conga.
Para finalizar a aula uma roda de conversa:

Onde o professor ira questionar seus alunos, com base nas atividades que os mesmo executaram

Fui à Nova York

Música: Quando fui à Nova York visitar a minha tia, ela me ensinou a dançar o chep-chep (1ª parte) dança o chep-chep, dança o chep-chep, dança o chep-chep, mas dança bem (2ª parte).

Pega-pega na linha

Formação: Alunos espalhados pelas linhas desenhadas na quadra.
Execução: os alunos espalhados, a professora ira escolher uma criança para correr com o arco e tentar pegar os colegas, quem for pego será o pegador.

Pega-pega com bola

Formação: alunos espalhados pela quadra.
Execução: os alunos espalhados, a professora ira escolher uma criança para ser o pegador, este deverá correr pelas linhas tentando capturar os outros. O aluno que for apanhado deverá ajudar a pegar os companheiros.

Comando sobre a linha

Formação: Alunos espalhados nas linhas da quadraExecução: Primeiro a professora pedi para os alunos caminharem livremente pelas linhas, depois vai mudando o jeito (forma) de andar, do lado direito/Esquerdo, frente/trás, na ponta do pé grande/pequeno, gatinhando E ETC…

De pé em pé.

Os alunos sentados em roda com os pés descalços. Um aluno colocara um cartão entre os dedos do pé e entregará ao colega do lado direito, que também tentará pega-lo com o pé. Quem deixar o cartão cair entrega o cartão ao colega da direita e continua a brincadeira.
A mesma brincadeira será adaptada utilizando os dois pés. Os alunos passaram uma bola, depois uma caixa.

Corrida dos sapatos.

(a) traçam-se duas linhas paralelas ama distancia de 5 metros.
(b) atrás de uma de linha a de partida, ficam alinhados os participantes.
(c) na outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados.
Ao final da professora, todos correram para pegar os sapatos,terá que calçar antes de voltar para a linha de partida.
O primeiro que ultrapassar a linha de partida, com os sapatos devidamente calçados será o campeão.

Futebol sentado.

A turma se divide em dois grupos. Cada grupo terá que escolher um nome a sua equipe.
No pátio marcaremos o espaço e o gol, que por sua vez não haverá goleiro.
Time para um lada, time para o outros, sentados ao chão, a docente soltará a bola, e as crianças terão como objetivo marcar o gol.
Ganha a equipe que marcar mais gol, no espaço de tempo em que a professora solicitou.

Alongamento

Circundução dos braços para frente/trás;
Afastamento lateral das pernas;
Rotação do tronco para a direita e esquerda;
Circundução anterior-posterior dos braços no prolongamento do corpo.
Flexão do tronco á frente, tentando tocar a mão no chão…

Pega-pega com arco.

Formação: alunos espalhados pela quadra.
Execução: os alunos espalhados, a professora ira escolher uma criança para correr com o arco e tentar pegar os colegas, quem for pego será o pegador.

20.Circuito Motor.

Saltitar em um pé só ao som de uma música
Andar em cima de uma linha traçada no chão, com uma bola na mão.
Andar em curvas
Pular entre arcos
Engatinhar por baixo de cadeiras
Virar cambalhota com auxilio do professor em um colchonete

21.Brincando com a Respiração:As crianças receberam jornais, onde ira fazer uma bola, a professora passará durex para que a bolinha fique mais firme. A docente marcara uma linha de saída e outra de chegada com a fita crepe. As crianças colocaram suas bolinhas no chão atrás da linha de saída, ao sinal do apito, as mesmas assopraram as bolinhas ate a linha de chega. O vencedor e aquele que a bolinha chegar primeira à linha de chegada.

22.Jogo da bolinha:Cada equipe ficara dentro de um espaço já delimitado. Ao sinal da professora cada aluno terá que arremessar suas bolinhas de jornal no espaço da outra equipe, e deverá pegar no chão as bolinhas que a outra equipe arremessou, e de volver ao espaço da equipe adversária.
As equipes deverão ficar com a menor quantidade de bolinha possível em seu campo, ao sinal da professora os alunos deveram parar de arremessar ou apanhar as bolinhas do chão, as bolas ficarão com os alunos e no chão de cada equipe será contada. Ganha a equipe que tiver ficado com a menor quantidade de bolinhas.

Apostilas com mais atividades de recreação para baixar:




  1. Recreação na escola Baixe apostila grátis
  2. Almanaque com 500 brincadeiras para baixar grátis
  3. Cartilha das Brincadeiras Baixar grátis
  4. Apostila de brincadeiras 2
  5. Brinquedos e Brincadeiras de Creches

 

Mais sugestões de recreação infantil:





Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Atividades recreativas para educação infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos

Carrinho de mão Idade: a partir de 4 anos Número de participantes: 2 Enquanto a criança co…