Atividades semana da criança

Atividades semana da criança

Atividades semana da criança

Com a chegada do mês de outubro, chega um dos dias mais esperados pelas crianças, o dia das crianças, no dia 12 de outubro.

 E como surgiu o Dia das Crianças?

Atividades semana da criança

O Dia das Crianças no Brasil foi “inventado” por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

 Já no ano de 1954, em assembleia geral, a organização das Nações Unidas, ou ONU, orientou que as nações do mundo todo colocassem um dia em seus calendários comemorativos para celebrar as crianças. Surgiu assim O Dia Internacional da criança (20 de novembro). Essa data marca o dia em que a assembleia da ONU aprovou a declaração dos direitos da criança, em 1959, e anos depois a Convenção sobre os direitos da criança em 1989. O objetivo da ONU ao criar esta celebração foi criar uma data que seria marcada como um símbolo da fraternidade mundial, a união dos diferentes povos do mundo e também uma grande oportunidade para promover e buscar o bem-estar, saúde e educação das crianças.

Declaração Universal Dos Direitos Das Crianças-

Atividades semana da criança

  • Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  • Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  • Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
  • Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  • Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
  • Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
  • Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  • Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
  • Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

  Para que esta data tão importante não passe em branco, vamos elaborar atividades para a semana toda com as crianças.

 Atividades semana da criança

  • Competições esportivas; que pode realizada entre as salas de aula ou entre os próprios amigos de sal, divididos em dois grupos, esta competição poderá incluir, basquete, vôlei, futebol, tênis de mesa entre outros, desenvolvendo a interação dos alunos;
  • Pintura de mural pelos alunos, nos próprios muros da escola; ou quadra ou até mesmo no pátio; estimulando a criatividade e os dons artísticos da mulecada;
  • Gincanas, com arrecadação de alimentos para uma instituição da cidade, trabalhando o social das crianças;
  • decifrar cartas enigmáticas, em um caça tesouro, ajudando na concentração e intelecto dos pequenos;
  • contribuir com roupas velhas, doces e brinquedos, para doações; desapegando de objetos em bom estado que não utilizam mais;
  • contribuir com livros usados para a biblioteca;

Programação semana da criança

Atividades semana da criança

Para esta semana agitada vamos realizar uma programação, assim todos terão acesso ao que irá acontecer durante os dias que antecedem o tão esperado 12 de outubro. Este ano a data comemorativa irá cair na sexta-feira. Então vamos lá:

  • segunda-feira – arrecadação de alimentos, roupas, livros e brinquedos para serem contados na quinta-feira a sala que mais arrecadar será premiada com medalhas; interclasses: jogos entre sala a x sala b  e sala c x sala d o time vencedor disputa com o vencedor da outra chapa e deste saíra o campeão, para os meninos futebol e para as meninas vôlei, para as crianças menores a disputa poderá ser feita no cabo de guerra.
  • Terça-feira –  pintando a escola, aqui os alunos poderão contar com a ajuda dos professores de educação artística, para decorarem o muro da escola, o educador poderá separar o espaço por idade e deixá-los bem à vontade para criar.
  • Quarta-feira – caça tesouro, aqui cada educador irá desenvolver com sua sala, esconder um objeto valioso para a escola, como bandeira, troféu, medalha entre outros, escrever pistas para que eles pouco a pouco vão descobrindo o esconderijo do tesouro.
  • Quinta-feira – e o hoje o grande dia, preparar uma confraternização, com comidas e brinquedos para a diversão da criançada, com ajuda dos professores será feita a contagem da arrecadação, os livros irão para a biblioteca da escola ou municipal, os alimentos, roupas e brinquedos para doações a ser marcada pelo diretor da escola, e a grande premiação com entregas de medalhas. Professor poderá também confeccionar algumas lembrancinhas para entregar na saída como forma de marcar um dia tão especial.

Painel semana da criança

Atividades semana da criança

Os painéis são um ótimo recurso para decorar a sala de aula para a comemoração da data do dia das crianças.

Você pode usar uma diversidade de materiais que facilmente você já possui ou são também encontrados sem muita dificuldades em qualquer papelaria.

Para fazer um mural, escolha o local onde será afixado, assim você saberá quais dimensões ele terá. Você pode fazer desenhos com moldes de EVA, colocar frases sobre o Dia das Crianças, listas os Direitos das Crianças.

O mural pode ser feito com a ajuda ou não das crianças e de preferência deve ficar em local de grande circulação da escola, para que ele seja visto por todos.

Sugestões de brincadeiras para educação infantil 4 anos

 

Sugestões de brincadeiras para crianças:

Brincadeiras Divertidas

Brincadeiras para crianças

Brincadeiras para gincana infantil

Brincadeiras para gincana

Apostila de brincadeiras 2

Sugestões de gincana escolar para baixar:

 

 

 

Adicionar Comentário