Home Atividades educação infantil ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

19 min read
0
0
81

 

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL

Todos aprendemos melhor quando usamos mais de um dos nossos sentidos, desde bebês utilizamos principalmente o tato e o paladar como forma de aprendizagem e assimilação dos objetos e refeições mesmo que não tenhamos consciência de tal ato, por isso as melhores lembranças da infância nos remete a gostos, toques, cheiros, por exemplo, o nosso cérebro é capaz de buscar em suas lembranças imagens, sensações e sentidos.

Mas, de que forma isso pode ajudar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças?

Após o nascimento, os bebes produzem em média de 2 a 3 mil sinapses por segundo, são as conexões entre os neurônios que servem para armazenar e transmitir informações.

O estimulo dos cinco sentidos:

  • tato;
  • olfato;
  • visão;
  • paladar e audição;

ajudam e muito no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, social e emocional das crianças, eles são a base para o aprendizado dos pequenos e por isso devem ter uma atenção especial na primeira infância, são as sinapses as maiores responsáveis por essas informações.

Caso a criança nasça com algum problema congênito ou adquira ao decorrer do tempo, essa importância se multiplica, ela deve ser estimulada de todas as maneiras possíveis, para que tenha uma vida normal, como qualquer outra criança, estimulação é o segredo.

No dia-a-dia da escola e em casa, é possível estimular os pequenos, basta usar a imaginação, utilizar diferentes objetos, aromas, formas e brincadeiras, dessa forma aprendizado se torna muito mais prazeroso e interessante.

Do nascimento até os cinco anos de idade mais ou menos a cabeça das crianças funcionam como uma esponja que captura tudo que esta a sua volta, por conta das sinapses, nessa fase a criança tem um alto rendimento cerebral por isso é muito importante os estímulos, seu potencial de aprendizagem está praticamente no ápice.

Com o avanço da idade e desenvolvimento cerebral, há uma necessidade de processar as informações mais complexas, dessa forma ocorre uma seleção natural, onde o cérebro armazena apenas as sinapses mais utilizadas e arquiva as outras, o cérebro dessa maneira fica mais ativo para investir em algo novo, sobrando mais espaço para o novo conhecimento que será adquirido.

Por tal feito é tão importante que os estímulos sensoriais devam ser apresentados desde cedo para as crianças, são ferramentas mentais das quais elas terão acesso no futuro, sempre que necessário, porém é bom que estejam em constante treino, para que não se percam, é preciso estimulá-las a todo momento.

ATIVIDADES SENSORIAIS PARA MATERNAL – Em Casa e Na Escola

Em casa e na escola, as crianças precisam de espaço para se movimentar e conhecer o mundo que a cerca, tomando alguns cuidados básicos claro, não coloque cercadinhos ou andadores, deixe que elas circulem livremente pelo ambiente, deixe que elas conheçam o mundo que as cerca, tire os potes e panelas dos armários, são excelentes passa tempo para os pequenos, elas exploram esses objetos sozinhas criando uma autonomia necessária, criatividade, um método de comunicação e expressão, e sentem as texturas de cada um deles.

Mas, como nem tudo são flores existem sim alguns estímulos negativos para os pequenos, dos quais devemos tomar muito cuidado para não surtir efeitos ruins em suas vidas como ruídos constantes, estresse, brigas, isolamento social, fazer com que elas sintam medo, dentre outras, esses estímulos negativos além de fazer mau para o desenvolvimento das crianças fazem com o que o cérebro não se desenvolva como a de outras crianças que recebem estímulos positivos. 

As atividades para o maternal vão estimular principalmente, a concentração, criatividade, percepção de mundo e percepção sensoriais, capacidade de lidar com os sentimentos, sociabilidade, coordenação motora, comunicação, curiosidade, inteligência, formação de identidade, capacidade de expressão.

Cada fase da criança é responsável por um desenvolvimento, como levantar a cabeça, rolar, engatinhar, andar, bater as mãos, segurar objetos. Os brinquedos nessa fase devem ser bem coloridos e que estimulem seu desenvolvimento, brinquedos de encaixar fazem o maior sucesso com o berçário e maternal e os que emitem sons também, lembrando que os brinquedos comprados, seja pelos pais ou pela escola, devem ter o certificado do Inmetro, por segurança.

O professor pode utilizar de diversos materiais, formas, texturas aromas, e o que a sua imaginação quiser criando para os pequenos, experiências incrivelmente enriquecedoras e estimulantes, lembrando sempre de pedir pra os pais ou familiares colocarem roupas adequadas na malinha nas crianças, para que elas possam se sujar sem medo.

ALGUMAS ATIVIDADES SENSORIAIS

Painel das Texturas

Para essa atividade o professor irá montar um painel, pode ser com um papel bem duro e firme, com isopor ou até mesmo E.V.A.

O professor deverá colar diversos tecidos no painel, de diferentes cores, chamativas de preferência, e diferentes tamanhos.

Deixe a criança entre em contato com as texturas ali do painel, passem a mão, sintam casa tecido, estimule-as para que elas toquem em todos eles, proporcionando-lhes algo novo. Essa atividade desenvolve a visão e o tato.

Baú dos Tesouros

Para esse essa atividade o professor vai precisar de uma caixa grande de papelão, enfeite-a bem, deixa-a bem colorida, dentro o professor colocará diversos materiais, podem ser garrafas pet, ursinhos de pelúcia, objetos de madeira, pano, E.V.A o que você tiver em mãos.

Deixe que os bebês mergulhem dentro do baú, toquem em tudo, assim eles criam uma autonomia para escolher um objeto e passam a conhecer cada um deles melhor.

Essa atividade visa o desenvolvimento do tato, audição e visão

Garrafas Sensoriais

Para fazer essa atividade o professor vai precisa de garrafas pet, pequenas, e diversos materiais que caibam dentro das garrafinhas como, pequenos botões, lantejoulas, areia, pedrinhas, pompom, enfim, o que você tiver em mãos.

Coloque os materiais um cada garrafinha e tampe, as pedrinhas eu recomendo que sejam poucas e com um pouco de areia ou água, para o barulho não sair muito incomodo. Essas atividade vai desenvolver a visão, audição e coordenação motora.

Arte com Tinta

Para essa atividade sensorial as crianças precisam estar com uma roupa que possa sujar. O professor fará uma tinta, lembrando que ela pode ser levada a boca.

Receita da Tinta:

Gelatina de cores diferentes e água fervente

Você colocará a gelatina em um pote e aos poucos vai acrescentando a água, vá sentindo a textura, se você achar que ficou muito grosso acrescente um pouco mais, se ficar fina de mais coloque um pouco mais de pó de gelatina.

Quando você conseguir a textura desejada deixe esfriar e está pronto, entregue para os pequenos, passe nas mãos deles.

É interessante forrar o local onde ocorrerá a brincadeira com um plástico grande ou jornal.

Eles vão adorar brincar com a tinta colorida e não terá perigo se eles colocarem a mão na boca.

Essa atividade irá trabalhar o olfato, tato, olfato e paladar.

Vamos Engatinhar?

Para essa atividade o professor precisará de pedaços de materiais para colocar no chão, pode ser plástico, cobertor, toalha, almofadas, tapete, o importante é que sejam texturas diferentes. 

Essa atividade vai ajudar muito no desenvolvimento muscular dos bebês, forme obstáculos com os materiais, deixe espalhados pela sala, mostre como é cada um deles, incentive q eles engatinhem sobre os materiais, mas é bom sempre ter alguém por perto para ajudar caso preciso.

Essa atividade contribuirá muito para a coordenaçãoo motora, força, agilidade, tato, audição, criatividade.

Vamos Brincar com a Natureza?

Para essa atividade será preciso apenas levar as crianças para fora da sala de aula, em um ambiente aberto, que contenha grama, pedras ou areia, por exemplo, deixe que eles entrem em contato com a natureza, sintam os cheiros das flores e da grama, sintam as diferentes texturas que o ambiente fora da sala possa proporcionar, deixe que eles interajam entre si e com o mundo que os cerca, tomando apenas o cuidado necessário para que não levem nada a boca.

Essa atividade estimula o olfato, tato, visão e audição.

Brincar com água

Para essa brincadeira as crianças deverão estar com a roupa adequada e será preciso água, pode ser baldinhos ou uma piscina para todos, coloque um pouco de água de deixe que eles descubram esse elemento.

É fácil e super eficiente, pois proporciona aos pequenos momentos únicos. Essa atividade estimula o tato, dentre outras.

Permitir que os pequenos entrem contato com diversos materiais, texturas, gostos, cheiros, é muito importante para o seu desenvolvimento, é uma fase muito importante na vida deles e deve ser estimulada ao seu máximo, para que se tenha ótimos resultados no futuro.

Crianças com algum tipo de deficiência também devem ser estimuladas, devem vivenciar cada momento como todos os outros alunos. Tais atividades podem e irão transformar o seu processo de aprendizagem muito positivamente e as ajudarão muito no futuro, é visível que crianças que são bem estimuladas na fase da primeira infância alcançam resultados muito mais rápidos, evoluem, e se tornam cidadãos responsáveis.

Estimular a criança é de suma importância e deve ser uma tarefa dos pais e familiares além da escola. É incrivelmente prazeroso brincar com os pequenos e manter um contato com eles durante o decorrer do seu crescimento, a família é crucial para o desenvolvimento e deve agir como tal.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de atividades para Maternal

Atividades recreativas para maternal

Atividades formas geométricas maternal

Atividades para maternal

100 Atividades para Maternal

Ideias de atividades sensoriais para maternal em vídeo

 

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
  • TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO

    O Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico, com uma predisposição g…
  • O QUE É DISLEXIA?

    Muitas crianças, jovens e adultos demonstram certas dificuldades com a leitura e a escrita…
  • O QUE É CYBERBULLYING?

    Sabemos que o bullying tem sua origem no inglês, significa valentão, ameaçar, intimidar, r…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

      As crianças são agitadas e alvoroçadas, isso faz parte do seu processo de crescimen…
  • HIPERATIVIDADE SINTOMAS

      É incrivelmente normal vermos crianças, correndo, brincando, se divertindo e agitad…
  • TDAH NA ESCOLA

      A fase de começar a freqüentar a escola para muitas crianças é complicada e difícil…
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

      Para quem trabalha com educação sabe que o processo de aprendizagem não é igual par…
  • O QUE É TDAH?

      O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico,…
carregar mais Andre Marques
Carregar mais Atividades educação infantil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *