Home Atividades Volta as aulas Atividades Volta às Aulas – Atividades Envolventes Primeiros Dias de Aula

Atividades Volta às Aulas – Atividades Envolventes Primeiros Dias de Aula

25 min read
0
0
232

Atividades Envolventes – Primeiros Dias de Aula

Olá, Amigos! 

Crie um cartaz com as mãos de diferentes cores e escreva em cada mão a palavra olá em uma língua diferente. Cumprimente as crianças, dizendo “Hola, amigos” e se apresente, dando um breve histórico. Em seguida, peça aos alunos que se apresentem e que saibam em suas línguas nativas se puderem. Este é um bom quebra-gelo, e as crianças gostam de aprender a dizer olá em diferentes idiomas. 

Nós somos todos únicos!

Ainda está procurando por mais idéias? Não esqueça nosso arquivo de Atividades Volta às Aulas 19 sugestões divertidas.

Convide estudantes a listar alguns traços que os tornam únicos. A partir dessa lista, crio um cartão de bingo com um quadrado para cada aluno; 

Eu escrevo um fato da lista de cada aluno em um dos quadrados. Então a diversão começa! Os alunos devem se perguntar se “dormem com um lagarto enchido” ou outra questão que se relaciona com a informação em um dos quadrados. 

Quando os alunos identificam a pessoa que combina as informações em um quadrado, essa pessoa escreve suas iniciais na caixa. 

Defina um limite de tempo e veja quem coleciona as iniciais mais iniciais antes do tempo acabar. Aprendemos algumas coisas muito interessantes um sobre o outro. Esta atividade revela pontos comuns e cria uma conversa animada! 

Parceiros de adesivos! 

Cada aluno recebe uma etiqueta para colocar sua mão ao entrar na sala de aula, mas os alunos não contam o que é a etiqueta até o momento certo! 

Certifique-se de que existe um parceiro (adesivo correspondente) para cada aluno. Peça aos alunos para encontrar seus parceiros e entrevistá-los (nome, nota, passatempos, etc.). 

Cada entrevistador é responsável por apresentar cada entrevistado ao resto da turma. Você pode achar que os alunos acham menos ameaçador quando alguém compartilha informações sobre eles do que quando eles são convidados a compartilhar sobre si mesmos. 

Minha sacola especial

Coloque uma bolsa de papel branco em cada mesa na manhã do primeiro dia. Os sacos devem conter lápis, etiquetas de nome e outros itens que os alunos precisarão para ajudar a organizar a classe. 

Inclua também uma carta se apresentando, contando sobre passatempos, etc. Os alunos então esvaziam suas malas e decoram os sacos com fotos de revistas ou desenhos que se representam. 

Você já deveria ter completado uma amostra do saco com imagens e desenhos que se representam. Os alunos gostam de ouvir sobre seu professor! Então, os alunos compartilham suas sacolas para ajudar os alunos a se conhecerem. 

Naquela tarde, os alunos levam suas sacolas para casa e colocam dentro  qualquer objeto especial ou importante. Você pode compartilhar alguns itens da sua bolsa como exemplos. Os alunos mantêm seus objetos secretos até a manhã seguinte quando compartilham com a classe. 

Eles estão muito ansiosos para contar sobre as coisas especiais que colocaram em suas malas e porque são especiais! A partir deste saco pode conter algumas tarefas de escrita pura ou atividades de coloração, dependendo das idades das crianças.
     

Doces e Crianças Falando! 

Nota: Antes de preparar ou distribuir qualquer alimento na sala de aula, certifique-se de estar ciente de alergias infantis ou restrições alimentares e advertir as crianças sobre os riscos de asfixia.

Traga balas, um dos doces favoritos dos seus alunos com certeza! (Outro favorito, M & Ms, são uma opção.) Diga às crianças que levem o máximo que quiserem. A maioria está bastante apreensiva – afinal, é o primeiro dia da escola! – então eles geralmente levam cerca de dez a 15 balas. 

Você também deveria levar algum. Em seguida, escolha algumas músicas divertidas. Para cada bala os alunos devem dizer uma coisa sobre si mesmos enquanto se mudam para a música. 

Você demonstra primeiro, é claro. Uma opção: cada cor de doces representa uma categoria que os alunos devem falar. Exemplo:

  • laranja = memórias assustadoras;
  • vermelho = ótimas férias;
  • verde = algo sobre sua família;
  • azul = passatempos favoritos, etc.

A atividade é um verdadeiro quebra-gelo, e as crianças adoram! Depois disso, eles se sentem confortáveis, e a classe não está mais quieto.
    

Tome o quanto você quiser!

Durante a atividade do primeiro círculo, use um rolo de papel higiênico na mão! Explique às crianças que elas precisarão disso para a próxima atividade. 

Diga aos alunos que você vai passar pelo rolo. Peça aos alunos que tomem o quanto quiserem. Um professor de matemática do ensino médio e secundário convida os alunos a “tomar o máximo que você precisa para completar o trabalho”. 

Ela não diz para eles o que é o trabalho! Depois que todos tiveram uma boa risada sobre a quantidade de papel que tomaram, explique como o jogo funciona. 

Para cada pedaço de papel higiênico que os alunos roubaram, eles devem dizer a classe uma coisa sobre si mesmos. Alguns percebem que eles tomaram um pouco de papel higiênico, mas com um pouco de indagação e sugestão do professor, eles encontrarão coisas para compartilhar. 

Na aula do professor de matemática, Os estudantes têm que dizer o que são suas coisas favoritas sobre matemática quando chegam à última peça. Esta atividade oferece uma ótima maneira de descobrir sobre personalidades, famílias, gostos e desgostos dos alunos – e os alunos realmente adoram!

Bonecas de papel! 

Os estudantes devem cortar bonecas de papel. Cada boneca tem 2 pés de altura e todos são iguais no início. Então, os alunos “vestem” suas bonecas colorindo ou fazendo roupas fora do tecido, papel de parede, etc.

Diga-lhes para deixar a parte do rosto vazia. Enquanto os estudantes vestem suas bonecas, eu uso a câmera digital para tirar fotos de todas elas. 

Nós recortamos as imagens para que vejamos apenas rostos, explodi-los para caber nos bonecos de papel, e os estudantes colam seus rostos para as bonecas. 

Nós os laminamos e os penduramos na entrada da sala de aula em frente ao cubículo de casaco de cada criança. É uma exibição colorida, ajuda as crianças a encontrar seus cubos, e parece ser uma classe tranquila em linha. Estudantes e pais os amam! No final do ano, os alunos levam suas bonecas para casa.
      

Onde eu me sento? 

Faça recortes de maçãs. Corte cada maçã em um ziguezague, como uma peça de quebra-cabeça. Coloque um lado da peça em cada mesa no quarto. 

À medida que as crianças se alinham para entrar na sala de aula, dê a cada uma delas metade de um quebra-cabeças de maçã. As crianças encontram suas mesas combinando a peça que eles estão segurando com o resto do quebra-cabeça em uma mesa. 

(Você pode achar mais fácil escrever um número na parte de trás de cada peça, os números irão ajudá-lo a localizar a maçã correspondente correta se uma criança estiver tendo dificuldade em encontrar seu local.) Esta atividade tem as crianças sentadas em mesas aleatoriamente e não com amigos. 
      

O meu escudo

Para esta atividade, usamos uma cópia de um banner de um programa de educação da Cruz Vermelha, desenhado como um escudo e dividido em quatro seções. Nós colocamos sete perguntas que os alunos podem responder sobre si mesmos:

  • Quais são as três coisas que você é bom?
  • O que você mais gosta de sua família?
  • O que seus amigos gostam de você?
  • O que você acha que pode fazer melhor do que quase toda a sua idade?
  • O que você sonha fazer um dia?
  • O que você já fez, o que faz você se sentir realmente bom?
  • Qual é a coisa que você está planejando mudar sobre você, então você será ainda melhor?

Cada aluno escreve seu nome no topo do artigo e responde quatro das sete perguntas, uma resposta por seção, no banner. Os alunos podem escrever suas respostas ou usar uma combinação de arte e escrita para se expressar. 

Os alunos se voluntariam para compartilhar seus banners, e o professor pode exibi-los com orgulho depois que os alunos tiveram a chance de decorá-los. 

O jardim de infância, qual é o seu nome? 

Use a música Hap Palmer “Qual é o seu nome?” para esta atividade. Aponte para cada aluno, pois é sua vez de responder. Então, cada aluno recebe um cartão de nome para colocar em um que é o seu nome? gráfico. 

Nós lemos o gráfico junto com seus nomes – uma experiência de primeira leitura na sala de aula para muitos jardins de infância! No final do dia, colocamos todos os cartões de nome no chão, e com as crianças sentadas no chão em um círculo, temos uma pesquisa de nome. 

Uma criança de cada vez vem ao chão para selecionar seu nome. Se a criança tiver problemas para identificá-lo, eu tenho uma duplicata e mostrar-lhe-ei para a criança. As crianças realmente gostam de todas as atividades usando seus nomes. 

O Pensador! 

Nota: Antes de preparar ou distribuir qualquer alimento na sala de aula, certifique-se de estar ciente de alergias infantis ou restrições alimentares e advertir as crianças sobre os riscos de asfixia.

No primeiro dia da escola, muitos professores gostam de estimular os alunos a pensar. Eu digo a palavra milharal,e peço às crianças que pensem sobre a primeira coisa que vem à mente. Alguns dirão que pensam em um campo de milho que eles conduziram. 

Alguns nunca foram perto de um e lembram uma foto de um, etc. Coloque uma cadeira especial em algum lugar da sala de aula. Organize alunos em grupos de cerca de seis. Diga-lhes que o grupo que apresenta o maior número de formas únicas de se sentar na cadeira ganhará doces. 

Cada grupo envia um representante diferente para demonstrar uma maneira única de se sentar na cadeira. Eu mantenho uma pontuação no quadro. Inevitavelmente, alguém diz: “Isso pode continuar para sempre!” Nesse ponto, discutimos se o caminho de alguém era melhor ou mais correto do que o caminho de outra pessoa. 

Discutimos que todos podem chegar a conclusões e resolver problemas à sua maneira, e que o caminho de ninguém é necessariamente errado ou correto.

Círculo de Alimentos

Esta atividade ajuda os professores a conhecer seus alunos, ao mesmo tempo que fornecem informações sobre hábitos alimentares saudáveis ​​como ensinamentos das aulas de saúde! 

Em um círculo, o primeiro filho começa “Meu nome é ____, e minha comida favorita é ____”. A próxima pessoa no círculo então tem que apresentar a si mesma e a pessoa anterior para ver se eles estão ouvindo. A atividade se constrói à medida que cada criança toma uma volta! 

Quais são seus objetivos? 
Os professores de estudantes mais velhos podem dar as boas-vindas aos alunos na aula, fazendo com que eles escrevam ensaios curtos que respondem a perguntas que podem incluir o seguinte:

  • Quem é Você?
  • Por quê você está aqui?
  • Quais são seus objetivos a curto prazo?
  • Quais são seus objetivos de longo prazo?
  • O que você planeja realizar quando estiver aqui?
  • Que obstáculos você tem e como você pode atingir seus objetivos?

Esta atividade dá aos alunos – e professores – uma ferramenta de diagnóstico, uma declaração auto-motivadora e um bom sentimento por estar na escola. Uma série de atividades diferentes podem ser feitas, como compartilhar, apresentar, ler a classe, esperanças e sonhos expostos, artigos de interesse jornalístico e profissional 

Mais Sugestões de Atividades Para Volta As Aulas Aqui:

Atividades Volta às Aulas sugestões divertidas

Volta às Aulas  Turma da Mônica Desenhos para colorir

MÚSICAS PARA VOLTA AS AULAS

14 Atividades para os primeiros dias da escola

Ideias de atividades volta às aulas em vídeo

Summary
Review Date
Reviewed Item
Atividades Volta às Aulas - Atividades Envolventes Primeiros Dias de Aula
Author Rating
51star1star1star1star
1star
  • Atividades Volta às Aulas – Interação Social

    Conheça as atividades de seus colegas de classeEncontre Neste Artigo:1 Conheça as atividad…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Atividades Volta as aulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Dia do hino Nacional Brasileiro

Dia do hino Nacional Brasileiro Encontre Neste Artigo:1 Dia do hino Nacional Brasilei…