Atividades Volta às Aulas – Interação Social

Conheça as atividades de seus colegas de classe

Procurando uma maneira de acalmar esses nervos do primeiro dia da escola – para seus alunos e você mesmo? Por que não tentar um “quebra-gelo”? 

Quebra-gelo, atividades divertidas para ajudar os alunos a conhecerem-se e seus professores, podem aliviar esses nervos do primeiro dia e começar o ano letivo para um ótimo começo.

Alguns professores preferem saltar diretamente nas regras e instruções da sala de aula. Os queimadores de gelo, dizem eles, são um desperdício de bom tempo de instrução. 

Eles podem revelar quem os líderes de classe podem ser, quais habilidades e habilidades especiais os alunos possuem, e quão bem os alunos podem trabalhar juntos.

Porque as habilidades de aprendizado cooperativo são essenciais e necessárias para uma boa comunidade, eu gosto de criar projetos cooperativos de alto interesse para os primeiros dias que permitem que os alunos pratiquem habilidades grupais enquanto me permitem obter uma boa imagem de seus pontos fortes e fracos. 

Uma das minha atividades favoritas é uma mini-lição sobre o desenho de escala. Após a lição, ela desafia os alunos a trabalhar em grupos para desenhar mapas reduzidos do corredor da escola. “O projeto permite que meus alunos trabalhem juntos em pequenas equipes, enquanto ajuda a aprender onde suas classes principais serão. “É emocionante vê-los com seus padrões, as cabeças dobradas, debatendo medidas e como lidar com as frações”.

 

Os quebra-gelo não são boas atividades apenas para o início do ano letivo. Existem muitas atividades de quebra-gelo ao longo do ano para reforçar as idéias de comunidade e trabalho em equipe.

Ainda está procurando por mais idéias? Não esqueça nosso arquivo de Atividades Volta às Aulas Atividades Envolventes Primeiros Dias de Aula.

Queimadores de gelo

Abaixo, você encontrará mais de uma dúzia de quebra-gelos contribuídos por nossos leitores. Adicione esses quebra-gelos apresentados nos anos anteriores, e você tem atividades suficientes para conhecer-você para durar até janeiro!

Um agradecimento especial aos contribuintes deste tipo de quebra-gelo. O nome do colaborador acompanha cada atividade abaixo.

Conexões comuns
Você precisará de uma câmera para esta atividade. Uma câmera instantânea funcionará melhor; uma câmera digital funcionará bem se você tiver uma boa impressora. Faça uma foto de cada aluno. 

Em seguida, forneça a cada aluno um questionário preparado que inclua perguntas sobre alimentos favoritos, livros, lugares ou passatempos. Quando os questionários são completados, os alunos compartilham suas respostas um com o outro. (Isso pode ser feito individualmente, em pequenos grupos ou como uma atividade de classe.).

Os alunos examinam os questionários dos seus colegas para encontrar “conexões” – coisas que eles têm em comum um com o outro. Publique as fotos dos alunos em um quadro de avisos intitulado “Conexões comuns”. Então os alunos podem usar tiras de papel de construção para conectar as imagens. 

Em cada tira que conecta duas imagens, os alunos devem descrever a conexão por escrito. (Por exemplo, uma faixa chamada “Nós temos três irmãos” conectará as imagens de dois alunos que têm três irmãos. Uma faixa chamada “Harry Potter e a Câmara dos Segredos” conectará as imagens de dois alunos que listaram esse livro como seu favorito.)

Time Capsule
Crie e peça aos alunos que preencham um questionário de “cápsula do tempo” com perguntas que perguntem sobre os interesses dos alunos, como bandas favoritas, cores ou alimentos; melhores amigos; e assim por diante. 

Coletar os questionários. Mantenha-os até o final do ano letivo. Naquele momento, peça aos alunos que preencham outro questionário da cápsula do tempo com as mesmas perguntas. Em seguida, devolva os originais. Veja como os alunos reagem às suas respostas originais. Às vezes, eles realmente se surpreendem! 

Um sorriso vai muito longe! 
Crie um rosto gigante feliz e grave-o em um quadro de avisos com a manchete “Um sorriso vai muito longe!” Reúna estudantes no tapete e fale sobre como esta é uma sala de aula feliz e será um feliz ano. 

Em seguida, peça aos alunos que digam algo como “Como seu professor, eu quero saber o que o faz feliz”. Em seguida, passar para fora caras felizes menores com linhas na parte inferior. 

As crianças escrevem nas linhas uma ou duas coisas que as deixam felizes. Poste seu trabalho em torno do rosto gigante feliz. 

Um beijo para as crianças! 
Todos os alunos iniciam esta atividade em uma posição sentada. Em seguida, o professor dará o seguinte, ou instruções semelhantes, para os alunos seguirem:

  • Se você viajou neste verão, levante-se.
  • Se você tem um irmão, sente-se.
  • Se você é o mais jovem de todas as crianças em sua família, levante-se.
  • Se você possui um animal de estimação, sente-se.
  • Se você tem uma irmã, levante-se.
  • Se a sua família possui um computador, sente-se.
  • Se você mora em um apartamento, levante-se.
  • Se este é o seu primeiro ano nesta escola, sente-se.
  • Se você estiver em grau ____, levante-se. (Preencha o espaço em branco com sua nota, todos os alunos ficarão de acordo).
  • Se você foi beijado por alguém esta manhã, sente-se.

Neste ponto da atividade, dê um beijo (chocolate) a todos aqueles que estão de pé e diga: “Todos nós precisamos de um beijo por dia!” 

O nome contínuo

Coloque um sinal que tenha um, A grande sobre ele em uma parede da sala de aula. Coloque um sinal que tenha um Z grande sobre ele na parede oposta. 

Então, todos os participantes organizem-se em ordem alfabética entre as letras. Você pode primeiro fazer o primeiro nome, depois repetir para ordem de nome de família. Variações: veja se os alunos podem fazer isso sem dizer uma palavra! Você pode organizá-los em ordem por data de nascimento, altura ou outra peça de informação ordenável. 

Obrigado pelo cartão das memórias
O professor pode começar esta atividade, desenhando em um lado de um cardápio branco sem revestimento de 4 a 6 polegadas e uma ilustração de uma boa lembrança das férias de verão que acabou de completar. 

A professora mostra o reverso do cartão, que foi configurado para se parecer com a parte de trás de um cartão postal. Uma linha vertical aparece no meio do cartão; No lado direito dessa linha, o professor escreveu seu endereço de correspondência e, por outro lado, uma breve nota sobre a memória. 

Depois que as crianças veem o modelo de cartão postal do professor, cada um deles transforma um cartão em branco em um cartão postal que inclui um agradecimento ao (s) pai (s) ou a outra (s) pessoa (s) que forneceu a memória. Em seguida, envie os cartões postais. Esta atividade permite que o professor veja rapidamente quais alunos conhecem seus endereços domiciliares e são capazes de seguir as instruções. O professor também pode avaliar os alunos habilidades de escrita, identificar artistas na aula e aprender sobre as pessoas que fazem os alunos se sentirem importantes. 

Para estudantes mais velhos, o professor pode desenhar uma linha horizontal reta com uma polegada de comprimento no centro da frente cartão postal. Os alunos devem transformar essa linha em alguma parte de seu desenho! 
   

Tem uma bola! 
Esta atividade é ideal para estudantes muito jovens que não são capazes de escrever sobre si mesmos no primeiro dia da escola. Os alunos sentam-se em um círculo no chão. 

O professor segura uma grande bola de borracha e conta seu nome e outra coisa sobre ele ou ela mesma. Então o professor rola a bola para um dos alunos. Esse aluno conta seu nome e algo sobre si mesmo. A atividade continua até que todos tenham dado uma volta. Os professores podem focar a atividade pedindo aos alunos que compartilhem informações específicas, como nomes de animais de estimação, livros favoritos ou alimentos favoritos. 

Esta atividade é um excelente analista de tensão para estudantes jovens, muitos dos quais são separados por seus pais pela primeira vez. Acompanhe a atividade cantando uma música que desafiará os alunos a observar coisas sobre seus pares. Por exemplo:

“Paula está vestindo uma camisa branca, camisa branca, camisa branca, 
Paula está vestindo uma camisa branca 
durante todo o dia”.

Instrua cada criança a ficar de pé enquanto os colegas de classe cantam sobre ele ou ela. Mesmo estudantes tímidos irão gostar de participar. 

Ensine sua melhor lição! 
Enquanto todos os outros professores do ensino secundário ou do ensino médio estão passando por regras de classe e distribuindo livros, faça a sua classe que os alunos lembrem no final do dia! 

Você pode fazer isso ensinando sua melhor lição no primeiro dia da escola. Escolha uma lição que requer algum conhecimento prévio, mas é algo em que a maioria dos alunos será bem sucedida. 

Quando eles deixam a aula no primeiro dia, as crianças se sentem positivas sobre o assunto que você ensina e eles estão entusiasmados com o retorno à aula amanhã. 

Adicione uma tarefa de lição de casa – que irá excitá-los e motivá-los para que eles estejam ansiosos para completar. Salve as regras da classe, as expectativas e o programa para o segundo dia da escola. 

Conheça seus colegas de classe BINGO
Prepare uma folha de BINGO que contenha o mesmo número de quadrados que os alunos na classe. Peça a cada criança que escreva seu nome em um pequeno pedaço de papel e coloque-o em uma aquecedor ou outro recipiente. 

Em seguida, dê a cada criança uma folha de BINGO preparada. Os alunos caminham pela sala de aula e juntam as assinaturas dos seus colegas, uma assinatura por quadrado. 

Quando todas as folhas são preenchidas, jogue BINGO. Alcance a tigela e tire o nome de um aluno. Chame o nome. Os alunos marcam esse nome em seus lençóis BINGO. A primeira pessoa a obter uma fileira completa de nomes chama BINGO e ganha o jogo. Essa pessoa pode ser a pessoa a chamar nomes em uma segunda rodada do jogo. 

Histórias de fogueira (ou piscina)

Antes da chegada dos alunos, coloque uma pequena lâmpada com uma lâmpada vermelha. Empilhe madeira, varas e folhas (folhas de seda, não reais) até que a lâmpada não possa ser vista. Feche as persianas, desligue as luzes e coloque cobertores ao redor da área no chão. 

Quando os alunos entram na sala, ficarão muito surpresos ao ver uma fogueira no meio da sala de aula! Convide os alunos a sentar-se ao redor da fogueira, fechar os olhos e pensar nos meses de verão. Peça a cada um para escolher um evento memorável do verão para compartilhar com o grupo. 

Convide os outros alunos a interagirem e façam perguntas para obter mais informações. Depois que todos, incluindo o professor, compartilharam uma história, é hora de transformar as histórias contadas em histórias publicadas. Revise as etapas do processo de escrita fornecendo um dispositivo mnemônico, como

  • P = pré-escrita (narração de histórias)
  • R = rascunho (anote-o no papel)
  • R = revisar (auto-correcção)
  • P = revisão (correção de pares)
  • P = publicar (fazer um livro, desenhar, compartilhar com um grupo, etc.)

Os alunos podem deixar seus sucos criativos fluir durante a fase de publicação da atividade. Eles podem publicar suas histórias como grandes livros, fotos, tiras de quadrinhos, apresentações de slides, peças de teatro, etc.

No final do processo, os alunos compartilham suas histórias novamente, mas de uma maneira nova! Se eles fizerem livros, adicione esses livros à biblioteca da sala de aula. (Os alunos gostam de ler as histórias uma e outra vez!) Esta atividade dá aos alunos a oportunidade de acompanhar as notícias do verão de forma estruturada. 

Variação: crie uma piscina para crianças e deixe os alunos sentarem-se ao redor da piscina com os pés na água fresca enquanto compartilham suas “histórias da piscina”. 

Viagem de amigos

Cada aluno precisará de um parceiro para completar esta atividade. Os alunos vão se entrevistar. Nas notas mais baixas, os professores podem fornecer uma lista de possíveis questões; 

Nas notas médias, a turma pode fazer grandes reflexões sobre as questões da entrevista; alunos de nível superior podem fazer perguntas à medida que avançam. À medida que os alunos conduzem suas entrevistas, o professor usa uma câmera para tirar fotos de cada par de alunos. 

Os alunos  suas entrevistas. Em seguida, eles montaram as duas entrevistas em uma grande tira de papel de construção. A foto é montada entre as duas entrevistas. 

Lamine as entrevistas e crie uma exibição de corredor com as listas de amizade. Quando é hora de tirar a tela, as entrevistas e as fotos podem ser transformadas em um livro para a biblioteca da sala de aula.

Duas Verdades e um Sonho
O professor modela a atividade contando duas coisas que são verdadeiras sobre si mesma e sobre si e uma coisa que é um sonho – uma coisa que ele ou ela deseja é verdade, mas não é! Todos aprenderão coisas interessantes, surpreendentes, e até tristes, sobre os alunos. 

Notas do colaborador: “Um estudante de 13 anos disse ao grupo que ela havia se mudado 12 vezes. A maioria das crianças adivinhou que era um sonho, mas era um fato verdadeiro. Era óbvio depois de uma discussão mais aprofundada sobre o tema que ela achou difícil pertencer a qualquer lugar.

Eu compartilhei com ela como eu me mudei três vezes durante os meus anos de ensino médio e como era difícil para mim estar sempre fazendo novos amigos e depois deixando-os. Tivemos uma ligação imediata no primeiro dia.”

Bio Booklets

Os alunos trabalham em pares para completar esta atividade. Idealmente, eles devem trabalhar com um parceiro que não conhecem bem. Forneça a cada aluno três cartões de índice de 5 a 8 polegadas. 

Dirija alunos para dobrar dois dos índices pela metade (estilo hambúrguer); O terceiro cartão é desdobrado. Os alunos escrevem o número 1 no canto superior esquerdo do interior de um dos cartões dobrados; Eles escrevem um 2 na parte superior direita do mesmo cartão. 

Eles fazem o mesmo no outro cartão dobrado com os números 3 e 4. O cartão desdobrado é numerado 5.Na seção 1, os alunos geram cinco perguntas que irão ajudá-los a coletar informações que eles querem saber sobre seu parceiro. Eles registram as respostas às perguntas na seção 2.

Então eles circundam a única resposta na seção 2 que é mais intrigante e gera cinco novas questões sobre isso; eles escrevem essas cinco questões na seção 3.

As respostas a essas perguntas serão escritas na seção 4. O cartão 5 é para o relatório final da entrevista. Desafie os alunos a criar uma abertura rápida para ligar o leitor e uma forte frase de encerramento. 

O autor assina seu nome e cria um título para a peça. Como uma tarefa de lição de casa, peça aos alunos que tragam de casa uma foto de si mesmas; A foto pode ser recente ou uma foto de infância. Combine a breve biografia e foto em uma exibição de corredor que os pais adorarão ver e abrir a casa.

Criaturas de nome
Cada aluno dobra um grande pedaço de papel de construção ao meio (o longo caminho) e coloca-o na mesa. Com a dobra mais próxima deles (a parte aberta no topo), os alunos então escrevem seus nomes em letras muito grandes para que seus nomes se estendam em todo o artigo. 

Crianças com nomes curtos devem deixar espaços maiores entre as letras em seus nomes. Em seguida, os alunos descrevem as letras do seu nome com um lápis, certificando-se de não trazer os contornos até o final (ou dobrar) do papel. 

Quando eles são finalizados, eles cortaram o contorno e depois desdobram seu nome para criar uma “criatura de nome” única. Os alunos podem adicionar desenhos a suas criaturas conhecidas que refletem seus próprios interesses ou personalidades. Eles apresentam suas criaturas para a classe e explicam o que suas criaturas representam.

Caça ao tesouro

Crie uma lista de questões de busca do tesouro que se relacionam com o ambiente da sala de aula. Essas questões podem incluir

  • Quantas latas de lixo estão na sala?
  • Quantas garrafas de cola estão na cesta de cola?
  • Como você soletra meu sobrenome?
  • Quantas fotos de maçã estão na sala?

As perguntas devem desafiar os alunos a serem bons observadores do ambiente da sala de aula. Esta atividade ajuda a familiarizar os alunos jovens com a sala de aula, ao mesmo tempo em que dão aos professores a oportunidade de observar quais alunos podem ler perguntas sem problema, quem escreve sem assistência, que se encarrega e trabalha, que retém e espera ajuda e muito mais. 

Mais Sugestões de Atividades Para Volta Às Aulas

Atividades Volta às Aulas Atividades Envolventes Primeiros Dias de Aula

Atividades Volta às Aulas sugestões divertidas

Volta às Aulas Turma da Mônica Desenhos para colorir

14 Atividades para os primeiros dias da escola

Volta às Aulas Turma da Mônica Desenhos para colorir

MÚSICAS PARA VOLTA AS AULAS

Dicas de Atividades Volta Às Aulas em Vídeo

Adicionar Comentário