Home Brincadeiras Folclóricas BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

19 min read
0
0
102

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

As brincadeiras folclóricas de fato são super procuradas, são legais e divertidas e passam um grande aprendizado para quem brinca, tanto cultural como de vida.

Aqui no blog já falei uma vez sobre essas brincadeiras, mas devido a grande procura, que tal falarmos mais um pouco sobre o assunto e descobrir mais algumas brincadeiras folclóricas?

Vou deixar o link da outra publicação aqui abaixo:

Brincadeiras Folclóricas

Como Surgiram as Brincadeiras Folclóricas?

Diversas festas, brincadeiras, histórias dentre outras, no Brasil utilizam o folclore como referência, que é sinônimo da cultura popular brasileira, porém não é sabido ao certo quando surgiram às brincadeiras folclóricas e as origens das mesmas, são prováveis que tenha sido com os índios nativos do Brasil.

Estimasse que o estudo do folclore brasileiro tivesse começado por volta do XIX, período onde as diferenças e singularidades eram bem cotadas, junto com o romantismo da literatura brasileira. Esse estudo com o passar dos anos começa a ser mais aprofundado, vários artistas e estudiosos passam a fazer com que o folclore seja reconhecido e apreciado pelo seu povo e povos de fora do país.

O folclore tem característica de cultura popular, representa á população, com suas diferentes histórias e referências culturais, possui diversas variantes regionais e locais fazendo com que cada lenda ou costumes contados sejam únicos.

O Brasil possui um folclore riquíssimo que inclui:

  • Mitos,
  • Lendas,
  • Contos populares,
  • Ritos e cerimônias religiosos e sociais e encantamentos
  • Brincadeiras,
  • Provérbios,
  • Adivinhações,
  • Receitas de comidas,
  • Vestuário e adornos,
  • Orações,
  • Danças,
  • Cantorias,
  • Gírias,
  • Apelidos de pessoas e de lugares,
  • Desafios e trava-línguas,
  • Festas,
  • Encenações,
  • Artesanato,
  • Medicina popular,
  • Música instrumental, canções de ninar e roda.

Até mesmo maneiras de criar, chamar e dar comandos aos animais, expressões próprias da vida em cidades, lendas, dentre outros, são costumes folclóricos.

Depois de vários estudos e com a chegada de vários povos ao Brasil, o folclore e as brincadeiras folclóricas sofreram algumas mudanças contribuindo para que fossem ainda mais ricas e diversificadas, como as culturas indígenas, africana e portuguesa.

As brincadeiras folclóricas tradicionais, são passadas de geração para geração por séculos consequentemente como tudo no folclore brasileiro sofreu diversas modificações, seja culturais ou regionais, porém a essência e o objetivo principal das brincadeiras folclóricas ainda é a mesma desde suas origens, a diversão de quem brinca.

A maioria das brincadeiras folclóricas envolve uma disputa, individual ou em grupos, que possibilitam a interação de todos, desenvolvimento social, desenvolvimento motor e a autonomia, imaginação e raciocínio de quem participa.

A preservação das brincadeiras folclóricas é de suma importância, tanto para garantir a continuidade da cultura como também para a diversão das crianças de hoje de uma maneira natural, onde elas possam entrar em contato com o outro, sem o uso constante de tecnologias.

Nos dias atuais, as crianças são incrivelmente conectadas, recebem constantes informações a todos os momentos porém, não tem tanto apego as brincadeiras, contato direto com o outro e acabam não utilizando toda a sua energia e imaginação, tornando-as ansiosas, nervosas, com problemas emocionais e físicos, o que pode ser facilmente revertido com a ajuda dos familiares e escolas, fazendo com que a criança veja e sinta o quão divertido é brincar do lado de fora de casa, e utilizando materiais que não envolvam a internet ou aparelhos eletrônicos.

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS:

Adedanha:

Resultado de imagem para brincadeiras folcloricas adedanha

É também conhecida por Stop.

Várias pessoas podem brincar, é necessário que já esteja alfabetizada e letrada. O grupo deverá mostrar as mãos ao mesmo tempo, fazendo números com os dedos, enquanto dizem “Adedanha”, cada dedo mostrado pelos jogadores do grupo representará uma letra, uma pessoa realizará a contagem das letras através dos dedos em ordem alfabética, a última letra contada será a letra utilizada para essa rodada.

Em uma folha de papel os participantes irão escrever as categorias: Nome, Cor, Objeto, Fruta, Animal, Cidade, Artista, Marca e Total, depois irão se preparar e falar “já”, para dar início a brincadeira, cada participante ira escrever embaixo das categorias nomes que tenham a letra inicial que foi contada no começo do jogo, quando o primeiro jogador terminar deve falar alto, para que todo o grupo ouça “Adedanha”, todos irão parar de escrever imediatamente, e farão a contagem dos pontos, as palavras valem dez pontos, se apenas uma pessoa escreveu aquela palavra valerá dez, se duas ou mais escreveram a mesma palavra valerá cinco pontos, ganha quem tiver mais pontos no total.

Carniça:

Imagem relacionada

O nome da brincadeira é bem diferente, mas a brincadeira é bem conhecida, em alguns lugares é conhecida também como pula- cela. Para brincar é preciso duas ou mais pessoas, uma pessoa irá se agachar e a outra irá pular por cima de suas costa de um lado para o outro, depois irá agachar-se para que a outra a pule e assim sucessivamente.

Adoleta:

Imagem relacionada

Essa brincadeira é feita geralmente por duas pessoas, mas pode por mais. Ela consiste na batida das mãos das duas pessoas, no ritmo da música cantada, a cada vez que for cantada ela irá aumentar o ritmo, quem errar primeiro perde.

A-do-le-ta

Lepeti Peti Polá

Nem café com chocolate

A-do-le-ta

Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu

Bingo:

Resultado de imagem para brincadeiras folcloricas bingo

O bingo é popular entre os jogadores, é caracterizado por uma cartela com números em iguais quantidades. Uma pessoa fica sorteando os números e fala para as outras, quem tiver os números na cartela deverá marcá-los, ganha quem fizer a quadra, quina, ou a cartela cheia.

Na sala de aula o professor pode fazer o bingo utilizando de contas de matemática, cujos resultados obtidos são os números das cartelas ele pode também premiar todos os alunos mostrando que o importante é participar da brincadeira, se divertir e aprender com ela.

Coelhinho sai da Toca:

Resultado de imagem para brincadeiras folcloricas coelhinho sai da toca

Essa brincadeira é legal de ser feita com bastante gente, se for realizada na escola, por exemplo, o professor pode desenhar as tocas do coelho do chão da quadra.

As crianças irão se organizar em grupos de três pessoas, duas pessoas irão dar as mãos para formar a toca e uma delas será o coelho que ficará dentro da toca, uma pessoa ficará de fora, ela serão coelhinho sem toca e irá cantar “Coelhinho sai da toca m 1, 2, 3”, todas as crianças que representam os coelhinhos devem trocar de toca bem rápido e a que estiver sem toca deverá correr e invadir a toca de alguém.

A brincadeira pode ser repetida várias e várias vezes, podendo trocar as crianças que serão os coelhinhos para dar oportunidade para todos.

Cobrinha:

Resultado de imagem para brincadeiras folcloricas cobrinha

Para essa é brincadeira é preciso uma corda, duas crianças irão segurar a corda, uma em cada ponta e irão balançar a corda como se fosse uma cobra se rastejando para as outras crianças passarem, conforme todos tiverem passado as crianças irão afastar a corda do chão deixando- a cada rodada mais alta para as outras crianças pularem, ganha quem conseguir pular mais alto, quem não conseguir ou relar na corda sai da brincadeira e entre na próxima rodada.

Essa brincadeira pose ser feita em qualquer lugar.

ElásticoResultado de imagem para brincadeiras folcloricas elastico

É uma variação da brincadeira descrita acima. Duas crianças irão segurar o elástico entre os pés, na primeira rodada, outra irá pular dentro e fora do elástico seguindo uma sequência de pulos de ela conseguir as duas crianças que estão segurando o elástico irá subir um pouco, o objetivo é que ela consiga pular o mais alto o possível, se ela errar passa a vez para outra criança.

Eu as quatro:

Resultado de imagem para brincadeiras folcloricas adoleta

Para essa brincadeira é necessário um grupo de quatro crianças e coordenação motora. Elas irão formar um pequeno circulo, enquanto cantam a música, batem as mãos na sequência, é preciso combinar previamente para qual lado ela irá primeiro e com qual criança ela baterá as mãos primeiro.

A música irá acelerar quando o grupo concluir a etapa, cada vez mais, a brincadeira acaba quando alguém errar, e pode começar novamente.

Eu e as quatro – todos os quatro batem as palmas

Eu- a pessoa bate a palma sozinho

Com ela- bate as palmas com o amigo do lado

Eu- a pessoa bate a palma sozinho

Com Aquela- bate as palmas com o amigo do outro lado

Nós- a pessoa bate a palma sozinho

Em cima- Duas crianças que estão de frente uma para a outra irão bater as palmas no alto e as outras duas no baixo

Nós- a pessoa bate a palma sozinho
Em baixo- Duas crianças que estão de frente uma para a outra irão bater as palmas no alto e as outras duas no baixo, invertendo a da última vez.

As brincadeiras folclóricas são passadas através das gerações, mas podem também serem trabalhadas pelo professores em sala de aula, como uma forma lúdica de aprendizagem elas fortalecem os laços familiares e as relações professor e aluno e aluno e aluno, tornando a vida de ambas mais divertidas e a aprendizagem mais significativa.

As brincadeiras podem ser adaptadas para a sua realidade e da sua escola, sempre que possível realize esse tipo de atividade diferenciada com os alunos e familiares, eles irão adorar.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras Folclóricas

Adivinhas Folclóricas

Folclore Brasileiro Lendas

Jogos e Brincadeiras Populares

Sugestões em Vídeo de Brincadeiras Folclóricas

Summary
Review Date
Reviewed Item
Brincadeiras Folclóricas
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Brincadeiras Folclóricas

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS   O folclore brasileiro é o sinônimo da cultura popular bras…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Andre Marques
  • Brincadeiras Folclóricas

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS   O folclore brasileiro é o sinônimo da cultura popular bras…
Carregar mais Brincadeiras Folclóricas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Brincadeiras Folclóricas

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS   O folclore brasileiro é o sinônimo da cultura popular bras…