Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Desenvolver atividades em Educação Infantil não é nada fácil, em razão dos alunos serem muito pequenos e ainda por não corresponderem de forma motora a muitas atividades. Imagina mantê-los ocupados em sala de aula. As brincadeiras para educação infantil em sala de aula são de extrema importância para manter as crianças concentradas e gastando muita energia.

Seguem algumas sugestões de brincadeiras para educação infantil em sala de aula que poderão auxiliar o professor no cotidiano.

Caixa de Sensações:

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material.

De onde vem o cheiro?

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.

Que som é esse?:

Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos, pode se usar alguns livros com som também.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

 

Caixa Surpresa:

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.

Adoleta:

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Para essa brincadeira o professor terá que afastar as carteiras e cadeiras e deixar um espaço central livre para que as crianças formem um roda, esta brincadeira para educação infantil em sala de aula é bem legal nos dias de chuva, ao qual fica difícil tirar as crianças da sala. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. Bate na mão de sílaba em sílaba, fala uma sílaba e bate na mão do companheiro do lado, fala outra sílaba e o companheiro bate na mão da outra pessoa. Assim por diante. A música vai terminar no “eu”. Quando terminar, a pessoa que recebeu o tapa na mão por último terá que pisar no pé de alguém (cada pessoa do jogo só poderá dar um passo na hora que terminar a música). Se ela conseguir, a pessoa em quem ela pisou é eliminada. Se não conseguir, sai. A música é assim:

Adoleta
le peti petecolá,
les café com chocolá.
Adoleta

Puxa o rabo do tatu,
quem saiu foi tu,
puxa o rabo da panela,
quem saiu foi ela,
puxa o rabo do pneu,

quem saiu fui eu

Brincadeiras para educação infantil 5 anos

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais têm origens que vêm tanto dos povos que deram origem à nossa nação (o índio, o branco, o negro), como de outras terras longínquas.

Em um mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis por isso a importância dos educadores ensinarem as crianças a brincarem principalmente na idade dos 5 anos, onde os pequenos já conseguem ter uma percepção melhor sobre regras.  Brincadeiras para educação infantil 5 anos como jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm um valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras já está garantido no folclore, ai entra o professor que não pode deixar tal cultura morrer, devendo sempre expor tais brincadeiras com as crianças.

A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida. A falta de valorização do brincar, contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar, porém, é um momento sagrado.

Abaixo algumas Brincadeiras para educação infantil 5 anos, divertidas e comunicativas, afinal é através das brincadeiras que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, sobre o mundo e sobre tudo que está ao seu redor.

Amarelinha: Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu. Depois vem a casa do inferno  e a área de descanso, chamada de braços, onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. A criança deverá jogar uma pedrinha e pular o número da casa a qual a pedra caiu. O desenho da amarelinha poder ser feita no pátio ou quadra da escola.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Alerta: O professor pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma criança. A criança que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Arranca-Rabo: o professor irá dividir as crianças em dois grupos, os integrantes de um dos times penduram um pedaço de fita na parte de trás da calça ou bermuda, eles serão fugitivos. Ao sinal do mestre, os fugitivos correm tentando impedir que as crianças do time adversário peguem suas fitas, quando todos os rabos forem arrancados, as equipes trocam os papéis, quem era pegador vira fugitivo.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Batatinha: Em fileira, uma criança, o batatinha , coloca-se de costas para a fileira e atrás da raia, à distância de três metros mais ou menos. O batatinha , atrás da raia, grita: Batatinha frita com arroz ou Batatinha, um dois, três . É o momento em que os da fileira aproveitam a oportunidade para avançar rumo à raia, através de pulos. Após dizer a frase, o batatinha volta-se para o grupo. O que for apanhado em movimento deve retornar a ponto de partida, ou passar para o lado da raia e esperar que termine a brincadeira. Ganha o que conseguir atingir a raia, através de pulos, sem ser percebido pelo batatinha.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Bate e corre: Os participantes formam uma roda e um jogador iniciará a brincadeira. Ao sinal de início, o jogador separado põe-se a correr em volta da roda, devendo bater inesperadamente no ombro de um colega. Este sai no seu encalço, enquanto o outro continua a correr em torno da roda para tentar ocupar o lugar, agora vago no círculo, antes de ser apanhado. Se conseguir, o corredor desafiado reinicia a brincadeira indo tocar outro. No caso contrário, o alcançado vai para o centro da roda. Lá fica até outro cometer erro semelhante ao seu, trocando de lugar com ele.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

 

Brincadeiras para criancinhas de 5 anos na escola

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

As brincadeiras para criancinhas de 5 anos na escola traz imensos benefícios para a vida pessoal e escolar dos pequenos, uma vez que elas manipulam e exploram os objetos, comunicam-se com outras crianças e adultos, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes às brincadeiras.

Por isso é tão importante as brincadeiras para criancinhas de 5 anos na escola, vamos dar agora alguns exemplos para os educadores desenvolverem com seus alunos.

Boca de Forno: Brincam um mestre e os demais participantes. O diálogo é assim:
MESTRE: Boca de forno
DEMAIS: Forno é
MESTRE: Vão fazer tudo que o mestre mandar?
DEMAIS: Vamos!
MESTRE: E se não fizer?
DEMAIS: Leva bolo

Aí, o mestre manda os participantes buscarem algo. Quem trouxer primeiro, será o novo mestre, os demais, levarão palmadas. E assim por diante. O mestre poderá ser o professor.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Bolinhas de sabão: É muito fácil fazer a alegria da criançada comprando os kits de bolha de sabão. Mas aqui via uma dica para se fazer essa brincadeira de forma bem tradicional. Adquire-se um talo de mamoeiro e corta-se tirando a folha e a parte mais grossa. Faz-se em um copo espuma de sabão, mergulha-se o canudo e me seguida sopra-se bem de leve fazendo-se as bolas que serão soltas no ar.

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Carneirinho / Carneirão: Brincadeira de roda, onde as crianças cantam em ciranda

Carneirinho, carneirão, neirão, neirão,
Olhai pro chão, pro chão, pro chão. 

(Toda a roda obedecendo olha para o céu e para o chão)
Manda ao rei de Portugal Para nós nos sentarmos.
(Todos se levantam, e, sempre de mãos dadas, girando cantam o estribilho)

Para nós nos ajoelharmos(Todos ajoelham e ajoelhados cantam o estribilho) ou
Para nós nos deitarmos(Todos se deitam e deitados, bem espichados de costas no chão, com os pés para o centro da roda, cantam o estribilho)
Para nós nos levantarmos (Na palavra levantarmos, do último verso, duas crianças, levantam-se, e, com ambos os braços bem estendidos, dão as mãos aos que estão deitados e vão se erguendo, um a um. Os que, ao serem erguidos, se conservam, são valentes; os que se dobram, são os mais fracos. A este a vaia dos valentes, e nessa, a conclusão do brinquedo)

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

Escravos de Jó

Cantiga aparecendo sob a forma de jogo ou passeio (ver esta última modalidade na categoria correspondente). A música é a mesma. Crianças sentadas no chão em círculo ou ao redor de uma mesa; um objeto (pedrinha, caixa de fósforos ou sementes). As crianças vão entoando a cantiga, marcando os tempos fortes; passam o objeto de uma para outra, no sentido dos ponteiros do relógio. Somente na parte onde dizem zique – zá o objeto é passado na direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção contrária, retornando-se, logo a seguir, à primeira direção. Quem erra cai fora. Os últimos dois serão os vencedores. Música: Escravos de Jó Jogavam Caximbó. Tira, bota. Deixa o Zé Pereira Que se vá. Guerreiros com guerreiros Fazem zigue – zigue zá (repete-se a música até restarem só dois).

Brincadeiras para educação infantil em sala de aula

 

Sugestões de brincadeiras para educação infantil 4 anos

 

Sugestões de brincadeiras para crianças:

Brincadeiras Divertidas

Brincadeiras para crianças

Brincadeiras para gincana infantil

Brincadeiras para gincana

Apostila de brincadeiras 2

Sugestões de gincana escolar para baixar:

 

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos para baixar:

Almanaque com 500 brincadeiras para baixar grátis

Cartilha das Brincadeiras Baixar grátis

Atividades recreativas para educação infantil

Atividades recreativas para maternal

Atividades recreativas para educação infantil 3 anos

Atividades recreativas para educação infantil 4 anos

 

Adicionar Comentário