Home Brincadeiras e Cantigas de Roda Brincadeiras populares

Brincadeiras populares

19 min read
0
0
52

BRINADEIRAS POPULARES

As brincadeiras populares têm origem nas diversas culturas existentes no Brasil, agrega-se muito das culturas indígenas, africanas e portuguesa, entretanto os outros povos que chegaram no nosso pais também contribuíram e muito para os jogos e brincadeiras populares.

 Em um mundo cada vez mais globalizado, informatizado e industrializado como o nosso é difícil encontrar crianças que estejam fora de casa brincando no contra turno escolar, até mesmo em cidades pequenas do interior dos estados, o que era muito comum das décadas passadas como, 70, 80 e 90 hoje já é mais difícil de encontrar, por conta dos avanços tecnológicos e que chamam tanto a atenção de nossas crianças, as brincadeiras populares que são divertidas e gostosas, por sua vez acabam perdendo espaço em meio a tantas tecnologias. Ainda assim brincadeiras e jogos populares e folclóricos como, peteca, amarelinha, pipa, ciranda, passa anel, pega pega e pião, por exemplo, tem um valor cultural inestimável, e são passadas pelos familiares e ensinadas nas escolas, pelos professores.




O ato do brincar é de suma importância na vida da criança, além de garantir a saúde e exercícios físicos na vida dos pequenos, são agregados valores ás suas vidas. É no ato do brincar que as crianças ampliam seus conhecimentos de mundo e sobre si mesmos.  A manipulação e exploração de diferentes objetos, a comunicação e interação com outras crianças que não sejam do seio familiar, o desenvolvimento da linguagem corporal, organização dos pensamentos, atos e estratégias para realizar os jogos ou brincadeiras, tomada de decisões, autonomia, dentre outras características fazem com que a criança aos poucos passe a se tornar mais independente e adquira qualidades diversas como, ajudar os amigos, dividir os brinquedos, gostar de praticar exercícios, ser sociável e amigável, por exemplo, preparando-as para um futuro próximo.




O adulto seja ele o professor ou o familiar deve se permitir a brincar com a criança, dessa forma ele contribuirá e muito para o seu desenvolvimento pessoal e educacional, incrementando a vida dos pequenos, experiências únicas e que serão de grande valia para o futuro, ao participar das brincadeiras e jogos com as crianças ambos irão aprender coisas novas e significativas em suas vidas, propiciar momentos únicos para os dois lados e aprender diversos bens culturais. Na escola o resgate da cultura do brincar pode ser feito de diversas maneiras, dentro ou fora da sala de aula, com o professor e sua turma e ate mesmo com toda a equipe pedagógica, já em casa esse resgate pode ser feito com os pais, irmãos, avós, tios, vizinhos e até mesmo com os animais de estimação, tomando muito cuidado sempre para ninguém se machucar ou machucar o outro.

 

ALGUMAS BRINCADEIRAS POPULARES



Várias brincadeiras podem ser feitas dentro da sala de aula com o professor e alunos ou fora em uma quadra ou campo, essas brincadeiras contribuirão e muito para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, o professor deve orientar os alunos durante as brincadeiras e tomar cuidado para que ninguém se machuque.

 

QUEIMADA

O grupo será dividido em duas equipes, cada uma ficará de um lado da quadra ou campo. Para esse jogo é preciso uma bola (não pode estar muito cheia para não machucar os alunos), o objetivo do jogo é eliminar mais pessoas do tipo adversário, ganha o grupo que conseguir eliminar o outro time. É um jogo bem competitivo, cabe ao professor proporcionar um clima agradável para a turma, deixar as regras do jogo claras para todos e mostrar aos alunos que todos são vencedores por estarem brincando.

CORRIDA DE SACO

 Para essa brincadeira o professor irá precisar de sacos, antigamente eram usados sacos de estopa, caso o professor conseguir será bem legal, para mostrar a turma como era feito antes, a brincadeira é feita ao ar livre, a turma será dividida em algumas equipes, os primeiros corredores irão vestir o saco e segurar na altura da cintura, ao sinal da partida eles devem ir pulando até um determinado local e voltar, o próximo veste e faz a mesma coisa, vai pulando até o determinado local, quando todos da uma equipe terminar o percurso vencem o jogo. É um jogo bem competitivo, cabe ao professor proporcionar um clima agradável para a turma, deixar as regras do jogo claras para todos e mostrar aos alunos que todos são vencedores por estarem brincando.




 

BATATA QUENTE

 Para essa brincadeira o professor precisará de um objeto apenas, que pode ser uma bola média, por exemplo, os alunos podem estar sentados em cadeiras ou no chão, eles irão passar o objeto pra o colega do lado, bem rapidinho para que não “queime” em suas mãos e vão cantando os dizeres “batata quente”, cada vez mais rápido, uma criança irá ficar de fora e de costas para o grupo e quando ela gritar queimou, uma criança estará com o objeto nas mãos e então será a vez dela de ficar fora da roda e falar queimou. Essa brincadeira envolve muito a amizade dos alunos, o companheirismo entre eles e muita coordenação motora.

 

ESTÁTUA

 Para essa brincadeira o professor irá precisa de música, e uma criança que será a líder nessa rodada. Quando o professor soltar a música as crianças irão dançar e andar para os lados, quando o professor parar a música elas devem fazer uma pose e ficarem imóveis, o aluno que foi escolhido como líder irá tentar fazer elas se mexerem, pode chegar perto, fazer caretas, só não vale empurrar o colega, quem rir ou se mexer irá ser o líder na próxima rodada da brincadeira. Essa brincadeira irá envolve muita coordenação motora das crianças.

 

ELEFENTINHO COLORIDO

 Uma das crianças será escolhida para começar, ela vai ficar na frente das outras e falar: “Elefantinho colorido”, as outras irão responder: “Quer cor?”, a criança que está no meio irá escolher uma cor e falar, quem tiver aquela cor pode passar com tranqüilidade, quem não tiver tem que correr para achar um local ou alguém q esteja com aquela cor, se a pessoa que começou a brincadeira pegar alguém que não tem a cor é a vez dele de ficar no meio. Essa brincadeira proporciona momentos de alegria e interação entre as crianças, elas precisaram de raciocínio rápido e coordenação motora ágil.

 




BOLINHA DE GUDE

 Essa o brincadeira era muito comum antigamente, o melhor lugar para se jogar é na terra, onde é feito um caminho com vários buracos, as bolas que caírem nos buracos ganham pontos, o objetivo é não deixar a bola do colega cair no buraco e tirar a bola dele do caminho. As bolas de gude são feitas de vidro, por isso é melhor brincar em superfície fofa, ao invés de concreto.

 

DANÇA DA CADEIRA

 Muito comum antigamente, principalmente das festas de aniversário essa brincadeira precisa de um grupo grande para começar. As cadeiras são colocadas em circulo, cada participante deve ter a sua, e uma criança apenas fica sem uma cadeira, é preciso que alguém fique de fora controlando, pode ser o professor, por exemplo, quando ele falar “já” e soltar a música todos devem dar voltas ao redor do circulo e com as mãos para trás, o professor irá tirar uma das cadeiras enquanto isso, quando ele desligar a músicas as crianças devem procurar uma cadeira para sentar, quem ficar em pé está fora da rodada, ganha quem conseguir sentar por último. É um jogo bem competitivo, cabe ao professor ou adulto presente proporcionar um clima agradável para a turma, deixar as regras do jogo claras para todos e mostrar aos alunos que todos são vencedores por estarem brincando.

 

ESCONDE- ESCONDE

 Essa brincadeira precisa de no mínimo umas quatro crianças, uma delas vai começar tampando os olhos e contando até dez, bem devagarzinho para as outras poderem se esconder, após a contagem ela começa a procurar os colegas q se esconderam, ela precisa o maior número de colegas possível, se ela não achar ninguém ela continua contando para outras. O objetivo dessa brincadeira é a criança se esconder e não ser encontrada por quem começou a contar de olhos vendados. Desenvolve o raciocínio lógico, coordenação motora e faz a amizade e cumplicidade entre elas evoluir muito.

 

IOIÔ

 A brincadeira pode ser feita sozinha ou em grupo, prendendo o ioiô em um dos dedos, pode ser o dedo médio, a criança irá soltar o objeto para baixo delicadamente e tentar puxá-lo pela corda de volta a sua mão, quantas vezes conseguir realizar o ato. Essa brincadeira desenvolve muito a coordenação motora da criança.

 

As brincadeiras populares têm fortes influências dos folclores e das culturas vizinhas, podem e devem ser passadas de geração em geração e ensinadas nas escolas com os professores, elas fortalecem os laços familiares e as relações professor e aluno e aluno e aluno, tornando a vida de ambas mais divertidas e a aprendizagem mais significativa. A criança que aprende brincando, não se esquece mais do que aprendeu, dos valores que foram passados a ela, aprender brincando é divertido e gostoso por isso é tão bom para as crianças, dessa forma ela levará os ensinamento para a vida futura.

Autora:  Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de brincadeiras populares:





Brincadeiras de roda

Brincadeiras para gincana infantil

Brincadeiras para jovens

Brincadeiras para gincana

Cartilha das Brincadeiras Baixar grátis

Brincadeiras Antigas e Cantigas de Roda I

 

Brincadeiras populares em vídeo:





Summary
Review Date
Reviewed Item
Brincadeiras populares
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Brincadeiras Folclóricas

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS   O folclore brasileiro é o sinônimo da cultura popular bras…
  • Brincadeiras Divertidas

    À procura de jogos clássicos ao ar livre, as crianças podem brincar em casa, na escola ou …
  • Jogos e Brincadeiras Populares

    Os jogos e brincadeiras populares têm origem nas diversas culturas existentes no Brasil, t…
  • Brincadeiras para crianças

    O ato de brincar para a criança não é uma obrigação, o brincar para eles é divertido e pra…
  • Brincadeiras de roda

    BRINCADEIRAS DE RODA   As brincadeiras de rodas são acompanhadas de cantigas, ambas s…
  • Brincadeiras para gincana infantil

    A seleção de brincadeiras, atividades recreativas e ideias de gincana está forte aqui no s…
  • brincadeiras-para-gincanas

    Brincadeiras para gincana

    Brincar tem uma importância absurda nos processos de desenvolvimento humano. As brincadeir…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Professor
Carregar mais Brincadeiras e Cantigas de Roda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Brincadeiras Folclóricas

BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS   O folclore brasileiro é o sinônimo da cultura popular bras…