Calendário 2019 para completar e colorir – IMPRIMIR EM PDF

trabalhando com calendário na Educação Infantil

Cada dia é sempre um novo dia 
Faixa etária 4 e 5 anos, Educação Infantil e Ensino Fundamental
 

Conteúdo Matemática 

Objetivos
Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico:
o calendário;
– Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
– Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.Conteúdos– Utilização dos números em diferentes contextos;
– Início da medição social do tempo;
– Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.

Tempo estimado 

As atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.

Material necessário

calendário tipo folhinha com uma página para cada mês 

Desenvolvimento das atividades 

As crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso habitual,cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para que todas as crianças possam dar sentido a uma prática.
O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.
Há diferentes tipos de calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais,semanais) que podem ser utilizados com diferentes funções na escola.
As atividades a seguir estão centradas na análise do modelo mais clássico e conhecido. 
 

Sugestões de Atividades para trabalhar o calendário

Atividade 1

Com a ajuda do professor preencha o calendário do mês de setembro e destaque nele as datas mais importantes para a sua turma. Como registro, proponha aos alunos para preencherem o calendário abaixo no caderno de Matemática.

Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam o calendário utilizando o programa KWord seguindo os passos:  KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e cole em seus cadernos de Matemática.

Professor, prepare um momento para socialização das datas mais marcantes para cada aluno nesse mês. Após, as apresentações marque no calendário da sala os destaques importantes de cada aluno e coloque no mural da sala de aula.

calendário 1

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre como o calendário pode ser usado, qual a sua finalidade. Explique que podemos consultar o calendário em diferentes momentos: aniversários, datas importantes como: passeios, entrega de uma tarefa, compromisso com amigos e familiares, feriados e festas comemorativas.

Apresente um calendário tipo folhinha anual que contenha todos os meses do ano em uma página e deixe-o em um lugar visível.

  • Você já viu um calendário como esse?
  • Para que serve um calendário?
  • Quem tem um calendário parecido em casa? Como ele é usado?
  • Quantos meses tem 1 ano?
  • Qual o nome dos meses do ano?
  • Todos os meses do ano possuem a mesma quantidade de dias?
  • Quais os nomes dos meses que possuem a quantidade de dias diferentes?

Providencie o poema abaixo para os alunos, faça a leitura com os mesmos.

Outro dia, meu amigo
fez uma pergunta bem complicada:

“Domingo é o começo da próxima semana

ou é o fim da semana passada?”

“Não vale a pena discutir isso,”
disse meu pai.
” A resposta é: tanto faz!”

o que importa, percebam bem, é:
uma semana quantos dias tem?”

MACHADO, José de Nílson. Contando de um a dez. São Paulo: Scipione, 2003.

Logo após, formule questionamentos:

  • Qual o dia da semana vem depois de quarta-feira?
  • Qual o dia da semana vem antes de terça-feira?
  • Quais os dias sem aula? O que você faz nesses dias?
  • Quantos dias têm uma semana?

Apresentação do calendário:

  • localização da data 
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo.
Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado.
Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos:
 
  1. para colocar a data em alguma tarefa;
  2. para saber o dia do aniversário dos colegas;
  3. do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.
Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos.
Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa,porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas,ganhando autonomia.

É muito importante que estabeleçamos uma rotina escolar que ajude os alunos a se localizarem no tempo, contribuindo assim para que se sintam mais seguros.A montagem de um cronograma com a programação do dia, ajuda o grupo a se organizar melhor. Nele podem ser registradas as atividades do dia como, por exemplo, entrada, rodinha, jogos , lanche, parquinho, história e saída dentre outros. A turma pode criar coletivamente legendas para representar as atividades.

É você, alfabetizadora, quem monta o cronograma de acordo com seu planejamento, mas as crianças podem sugerir algumas mudanças na rotina, que podem ser acatadas ou não, dependendo dos objetivos para o dia. Assim sendo, o cronograma é um ponto de referência, mas deve ser flexível e passível de modificações sempre que houver necessidade.

Da mesma maneira que o cronograma de atividades, o calendário pode auxiliar na organização temporal. Devido à sua complexidade, deve ser trabalhado mês a mês e utilizado para marcar os aniversários, os dias letivos, alguma programação especial e acontecimentos significativos para os alunos. Pode-se também escolher ícones para legendar o calendário.

O calendário é um rico material para trabalhar conteúdos matemáticos.

Um exemplo disso é a utilização de símbolos para marcar os dias de sol, de chuva ou nublados e, no final do mês, fazer um levantamento de como esteve o tempo durante esse período sendo possível até mesmo construir um gráfico para representar essas informações.

Pode-se contar as semanas, os domingos ou dias específicos e trabalhar também com o calendário linear.

BAIXE EM PDF OS CALENDÁRIOS DE JANEIRO ATÉ DEZEMBRO Completos###AQUI###

Perguntas para trabalhar com calendário:

  • Você já viu um calendário como esse?
  • Para que serve um calendário?
  • Quem tem um calendário parecido em casa? Como ele é usado?
  • Quantos meses tem 1 ano?
  • Qual o nome dos meses do ano?
  • Todos os meses do ano possuem a mesma quantidade de dias?
  • Quais os nomes dos meses que possuem a quantidade de dias diferentes?

Providencie o poema abaixo para os alunos, faça a leitura com os mesmos.

Outro dia, meu amigo
fez uma pergunta bem complicada:

“Domingo é o começo da próxima semana

ou é o fim da semana passada?”

“Não vale a pena discutir isso,”
disse meu pai.
” A resposta é: tanto faz!”

o que importa, percebam bem, é:
uma semana quantos dias tem?”

Logo após, formule questionamentos:

  • Qual o dia da semana vem depois de quarta-feira?
  • Qual o dia da semana vem antes de terça-feira?
  • Quais os dias sem aula? O que você faz nesses dias?
  • Quantos dias têm uma semana?

 

Calendários Para Desenhar Datas Comemorativas

Para professores que não trabalham determinadas datas comemorativas, disponibilizamos também para imprimir, calendários para produção de autoria própria das crianças.

 

Perguntas Para Ajudar a Trabalhar com o calendário

 

calendário-2018-completar-baixar-imprimir-e-colorir

calendário-2018-completar-baixar-imprimir-e-colorir

calendário-2018-completar-baixar-imprimir-e-colorir

Plano de aula para trabalhar com calendário na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental

Calendário de 2019 para baixar e completar ( Imprimir em PDF) 

Calendário para completar e colorir mês de Setembro 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-setembro-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-setembro-c

Calendário para completar e colorir mês de Outubro 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-outubro-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-outubro-c

Calendário para completar e colorir mês de Novembro 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-novembro-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-novembro-c

Calendário para completar e colorir mês de Março 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-março-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-março-c

Calendário para completar e colorir mês de Maio 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-maio-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-maio-c

Calendário para completar e colorir mês de Junho 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-junho-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-junho-c

Calendário para completar e colorir mês de Julho 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-julho-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-julho-c

Calendário para completar e colorir mês de janeiro 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-janeiro-D

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-janeiro-C

Calendário para completar e colorir mês de Fevereiro 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-fevereiro-D

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-fevereiro-c

Calendário para completar e colorir mês de Dezembro 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-dezembro-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-dezembro-c

Calendário para completar e colorir mês de Agosto 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-agosto-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-agosto-c

Calendário para completar e colorir mês de Abril 2019

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-abril-d

cadendario-para-completar-e-colorir-2019-abril-c

veja também mais atividades para trabalhar calendário escolar:

CALENDÁRIOS

Adicionar Comentário