COMBINADOS PARA SALA DE AULA

Combinados Para Sala de Aula – Baixar grátis

Olhem esses modelos de combinados para colocar na sala de aula!

Os “combinados” são estabelecidos na primeira semana de aula através de conversa entre professor e alunos e geralmente são escritos em papel pardo, que é fixado ao mural ou parede da sala de aula.

Prática comum que ocorre na primeira semana de aula, o estabelecimento de regras, ou melhor, a ação de “criar combinados” com os alunos é uma estratégia interessante que precisa estar incluída no cotidiano do aluno e que deve ser refletida enquanto prática social.

No momento de criação dos combinados, o professor vai oportunizar aos alunos condições para que se manifestem e deem opiniões, procurando enfatizar que os critérios estabelecidos são criados para harmonia e direcionamento dentro de sala e também na escola, sendo indispensáveis para a boa convivência.

O ambiente escolar é o local para a criança experimentar pela primeira vez como é viver em sociedade, sem ter os pais ou responsáveis como as figuras que atendem e resolvem as vontades e dificuldades.

É nesse período em que os pequenos aprendem a lidar com as diferenças e a respeitá-las. Mas, além disso, é também o momento em que percebem que existem outras estratégias para satisfazer suas necessidades, como agressões, xingamentos, mordidas e choros. Lidar com esse tipo de comportamento pode parecer difícil, mas é por meio de tais sinais que é possível estabelecer a boa convivência e o respeito às regras.

Porém, como são estabelecidos no início do período letivo, podem não refletir as necessidades reais da turma ao longo do ano, havendo a necessidade de serem reformulados. É natural que isso aconteça e não necessariamente demonstrará que foram mal organizados ou que se trata de uma turma indisciplinada.

Plano de Aula: Regras e Combinados

Trabalhar os combinados com a turma é uma ideia fantástica para ajudar a controlar a turminha dentro e fora de sala de aula. Afinal, os pequenos precisam saber que em qualquer ambiente que eles entrarem, existem regras a serem cumpridas.
 
Plano de Aula
Tema: Combinados
 
Objetivos:
  • Identificar e compreender as regras e limites;
  • Lidar com as diferenças e resolver conflitos.
Conteúdo:
  • Promover uma conversa sobre limites e apresentar os combinados, explicando as regras que deverão ser seguidas na escola.
Metodologia:
 
  • Bate papo;
  • Música Pombinha Branca.
Recursos didáticos:
  • Imagens dos combinados que serão fixados na altura dos alunos.

Combinados Turma da Mônica

Baixe em PDF o combinados da turma da Mônica: 

Combinados Emotion x Emoji

Baixe em PDF combinados Corujinha:

coruja combinados

 

Combinados Emiji baixar grátis

Baixe em Doc combinados emoji:

combinados Emoji

 

Combinados Emotions Baixar 

Download Combinados Emotions:

COMBINADOS

Combinados para Sala de Aula – Baixar Grátis e Imprimir

Combinados para Sala de Aula Turma da Mônica

No dia da aplicação desse plano de aula, cantei com os alunos a música da Pombinha Branca. Depois da música, iniciamos um bate papo sobre o trecho que o namorado da pombinha cuspiu no chão, perguntando a eles se isso era certo.
 
Falei a eles que em todos os lugares que vamos (em outras casas, na igreja, no médico, entre outros), existem regras que devem ser cumpridas, existem limites que devem ser respeitados. Mostrei as regras que desenhei, explicando cada um deles e afirmando que se essas regras fossem quebradas, eles teriam que ficar no Cantinho do Pensamento sem poder brincar com brinquedos ou massinhas e sem assistir a tv.
 
Na semana seguinte acrescentei mais regras e na próxima semana outras regras farão parte dos nossos combinados. A melhor parte dos combinados é poder ver os pequenos levando os colegas que quebraram as regras, apontando o que eles fizeram de errado e lembrando que se não obedecessem, ficariam no Cantinho do Pensamento!
 
Inclusive alguns pais vieram à sala conferir os combinados de perto, dizendo que eram as regras da Super Nanny…
 

Livro de história para Trabalhar Combinados Na Sala de Aula

O livro “O dia em que um monstro veio a escola” é um excelente material para ser utilizado no início do ano letivo, pois com ele é possível:

  • Conhecer os alunos;
  • Desenvolver a oralidade;
  •  Entender a importância da disciplina e bons comportamentos da sala de aula;
  • Compreender a necessidade da escuta para a aprendizagem;
  • Construir junto com os alunos os combinados da sala de aula;
  • Classificar os bons e maus comportamentos;
  • Conhecer os cinco sentidos e entender para que servem.

Cabe ao professor explorar bem os recursos deste livro e a partir do trabalho com ele, desenvolver um grande trabalho com os alunos no sentido de juntos desenvolverem ideias sobre regra de convivência, debatendo juntos, o que pode e não pode em sala de aula.

Baixe em PDF – O Dia Em Que Um Monstro Veio a Escola

O-DIA-EM-QUE-UM-MONSTRO-VEIO-A-ESCOLA

Adicionar Comentário