Home Alfabetização COMO ALFABETIZAR BRINCANDO

COMO ALFABETIZAR BRINCANDO

19 min read
0
0
100

 

 

COMO ALFABETIZAR BRINCANDO

Alfabetizar brincando para muitos professores é algo que destrói a criança em processo de aprendizagem, sem falar que para alguns o ato de brincar não é algo sério e que possa ser levado em consideração no processo de ensino, tem os que ainda acreditam que o processo de aprendizagem deve ser todo pautado de uma maneira incrivelmente tradicional, filas indianas, apenas o professor fala, mas será que esse método é realmente benéfico para os alunos?

Será que apenas ouvir é melhor do que vivenciar?

O mundo das crianças de hoje em dia é totalmente diferente do mundo de antigamente, as tecnologias influenciam e muito no processo de aprendizagem das crianças, muitas delas aprendem a mexer com o celular antes mesmo de aprender a falar.

O mundo das crianças é cheio de desejos, desenhos, fantasias e imaginação, as tecnologias são atrativas e prazerosas justamente por esse motivo, elas trazem para as crianças justamente o que elas gostam um mundo diferente e cheio de cores e divertimento.

Diferente dos adultos as crianças são regidas pelas suas emoções e prazeres, o adulto por ter uma capacidade de discernimento maior sabe diferenciar o certo do errado, as horas de diversão das horas de trabalho e estudo, entretanto às crianças tem que aprender desde cedo que tem hora para tudo.

Esse processo não se dá do dia para a noite, é claro, é aos poucos com a ajuda da principalmente da família e da escola, é possível fazer as crianças entenderem que tem hora para tudo.

O ato de brincar para as crianças e de suma importância, ele não é uma obrigação, o brincar para eles é divertido e prazeroso, sem que ela perceba está aprendendo.

É brincando que a criança terá modos de aprender e se desenvolver a cada dia mais.

Ao fazer as brincadeiras e praticar as atividades elas criam um mundo particular só delas, possibilitando que as inúmeras experiências vivenciadas sejam únicas, nesses momentos a criatividade esta a todo vapor.

Crianças que tem contato com jogos e brincadeiras tem um estímulo muito maior do que as crianças que não tem o mesmo contato, o brincar estimula a imaginação, quando isso é feito com mais crianças, todas irão dar sugestões sobre a brincadeira, assim valores como respeitar a fala do outro, esperar a sua vez para falar, respeitar a opinião do outro.

Vontade e desejos já começam a serem exercidos pelas crianças, possibilitando uma melhor interação entre elas e deixando a brincadeira mais divertida.

O brincar faz parte da vida das crianças, a situação imaginária traz diversos benefícios para as crianças, estudiosos como Piaget e Vygotsky, com base em seus pesquisas deixam claro que é no brincar que a criança se submete as regras de uma maneira prazerosa e aprende com isso, juntar a brincadeira com o aprendizado faz com que seja muito mais fácil o ato de aprender.

Alfabetização por meio de Brincadeiras e jogos

A alfabetização por meio de brincadeiras e jogos contribui para que a criança compreenda os signos e para que e quando são utilizados, ela compreenderá com mais facilidade a língua falada e a língua escrita, compreenderá que um representa o outro e que podemos utilizar os dois como meios de comunicação. 

A alfabetização possibilita ao aluno uma visão maior de mundo para a criança, torna a sua vida mais prazerosa e fácil, afinal até para utilizar a tecnologia que elas tanto gostam hoje é preciso estar alfabetizado e letrado, e não há nada melhor que aprendermos de uma maneira deleitosa.

Vou dar algumas sugestões a seguir de atividades e brincadeiras que você, professor, pode fazer em sala de aula para alfabetizar sua turma, não se prenda apenas ao que está escrito, principalmente se adapte a realidade da(s) sua(s) turma(s) e escola(s), utilize os materiais que você dispõe, para que os alunos sintam-se tentados a aprender mais, transforme as aulas em um mundo prazeroso tanto para você quanto para eles, faça com que o cotidiano da sala de aula se torne tão ou mais mágico que as tecnologias eu são tão atrativas.

ALFABETIZAR BRINCANDO É POSSÍVEL!

Tesouro do Pirata

O professor será o pirata e irá esconder o seu tesouro que pode ser um brinde para as crianças da turma, como um saquinho de balas, bombons, algo que todos ganhem e aproveitem, para as crianças criarem um à noção de que o melhor antes de tudo é participar e brincar com os amigos. Depois que o pirata esconder o seu tesouro, as outras crianças vão tentar encontrá-lo, para isso o pirata irá dar dicas, a brincadeira se encerra quando as crianças acharem o tesouro.

O professor que faça a brincadeira dentro da escola pode espalhar dicas em diferentes pontos da escola para as crianças procurarem, utilize dicas simples de letras que eles já aprenderam, livros que o professor esteja trabalhando com os alunos, algo que esteja fazendo parte do conteúdo naquele momento pois a brincadeira ajudará na assimilação.

Essa brincadeira tem vários pontos positivos, ela beneficiará os alunos em diversos momentos, como a coordenação motora, de todos incluindo os alunos com algum tipo de deficiência, raciocínio lógico, autonomia, organização de pensamentos, respeito às regras sociais como esperar o outro e principalmente diversão.

Baú das Letras

O professor irá preparar uma caixa grande de papelão ou acrílico, o que você dispor no momento, enfeite-a bem, deixa-a bem colorida e atrativa para os alunos.

Faça o alfabeto com E.V.A colorido, e peça para cada aluno pegar uma letra dentro do baú das letras, deixe que eles se familiarizem com a letra, pergunte se eles sabem que  letra é aquela, diga palavras diferentes que comecem com aquela letra, se possível leve também imagens, para que eles assimilem a fala.

Com o tempo eles mesmos saberão algumas palavras que começará com aquela letra e os colegas dentro de sala sempre ajudam uns aos outros. Essa atividade contribui para a assimilação dos signos em formas de letras e que eles comecem a reconhecê-las em placas de rua, por exemplo.

Identificação do Nome

O professor deverá pedir para que os alunos levem para escolas vários rótulos de embalagens de produtos, onde eles identifiquem alguma letra no seu nome.

Forme alguns grupos com os alunos, misture meninos e meninas, e peça para que eles recortem as letras do seu próprio nome das embalagens, caso ele não tenha todas pode pedir emprestado para os colegas, depois peça para que eles colem as letras em uma folha sulfite, dada pelo professor de forma que monte o seu próprio nome, por serem embalagens diferentes ficará bem engraçado e bonito.

O objetivo dessa atividade é o reconhecimento do próprio nome através das letras do alfabeto.

Quando todos tiverem colado as letras e formado seus nomes, com um barbante o professor fará uma espécie de varal na lateral da sala, e com pregadores de roupas pintados, pode pedir para que os alunos pintem com tinta, pregue as folhas com nomes, e peça para que os alunos observem as letras, vejam o trabalho deles, pergunte se os nomes e as letras são iguais, se eles gostaram de atividade.

Essa brincadeira tem vários pontos positivos, ela beneficiará os alunos em diversos momentos, como a coordenação motora, raciocínio lógico, autonomia, organização de pensamentos, reconhecimento do próprio nome e das letras.

Boliche Alfabético

Para realizar esse jogo com os alunos, o professor vai precisa de pinos de boliche, caso a escola tenha basta colocar as letras do alfabeto em cada um deles, se não, o professor pode fabricar com garrafa pet os seus próprios pinos e colocar areia dentro, até mais ou menos a metade, para que não fiquem muito leves, e colar as letras do alfabeto em cada um dos pinos, deixe tudo bem colorido, para chamar mesmo a atenção dos alunos.

Com uma bola os alunos vão tentar derrubar um pino de cada vez, quando conseguir derrubar um, ele falará uma palavra que comece com a letra que estava no pino derrubado.

Essa brincadeira tem vários pontos positivos, ela beneficiará os alunos em diversos momentos, como a coordenação motora, raciocínio, organização de pensamentos, reconhecimento das letras e palavras.

As palavras são usadas para praticamente tudo em nosso cotidiano, importante que o aluno saiba quais são elas e assimile com os elementos presentes no seu dia-a-dia, é importante que os alunos saibam reconhecer as letras e consiga assimilar as palavras, se alfabetizem no período escolar correto isso é de suma importância para que eles adquiram mais conhecimentos no decorrer de sua vida escolar, possibilitando novas experiências educacionais favoráveis e significativas para os alunos.

É de suma importância que na educação infantil o aluno tome gosto por aprender, por adquirir novos conhecimentos.

O professor deve incentivar bastante hábitos de leitura e escrita para que esse processo de alfabetização fique cada vez mais fácil e compreensível para os alunos, transforme as aula em algo o mais prazeroso o possível, tanto para você, professor, quanto para os alunos, que enxergarão na educação algo tão fascinante e extraordinário quanto as novas e atrativas tecnologias.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Outras opções para Alfabetizar brincando

Crie de maneira fácil: Cartelas de números, letras ou frases. Alfabetizar brincando de BINGO!!

Como Alfabetizar Dicas e Atividades de alfabetização

Como alfabetizar

Alfabetizar em 10 DIAS Médoto Leo Dupret  Apostila em PDF Para Baixar

Dicas em vídeo para alfabetizar brincando

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Alfabetização e Letramento

    Nos dias de hoje um dos maiores desafios para os professores dos anos iniciais e por que n…
Carregar mais artigos relacionados
  • TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO

    O Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico, com uma predisposição g…
  • O QUE É DISLEXIA?

    Muitas crianças, jovens e adultos demonstram certas dificuldades com a leitura e a escrita…
  • O QUE É CYBERBULLYING?

    Sabemos que o bullying tem sua origem no inglês, significa valentão, ameaçar, intimidar, r…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

      As crianças são agitadas e alvoroçadas, isso faz parte do seu processo de crescimen…
  • HIPERATIVIDADE SINTOMAS

      É incrivelmente normal vermos crianças, correndo, brincando, se divertindo e agitad…
  • TDAH NA ESCOLA

      A fase de começar a freqüentar a escola para muitas crianças é complicada e difícil…
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

      Para quem trabalha com educação sabe que o processo de aprendizagem não é igual par…
  • O QUE É TDAH?

      O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico,…
carregar mais Andre Marques
Carregar mais Alfabetização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Alfabetização e Letramento

Nos dias de hoje um dos maiores desafios para os professores dos anos iniciais e por que n…