Como Aplicar Método Montessoriano

O que é o Método Montessori?

Método Montessori consiste em um conjunto de teorias, práticas, atividades e materiais didáticos elaborados inicialmente pela educadora, psiquiatra e pedagoga italiana Maria Montessori. A questão mais importante, de acordo com a criadora, é a possibilidade de libertar a verdadeira natureza dos indivíduos, para que a partir disso seja possível observá-los e compreendê-los, tendo como horizonte o pleno desenvolvimento e evolução de cada criança.

Técnica Montessori

AprendizagemMontessoriana

Maria Montessori Método

O Método Montessori de educação, desenvolvido pela Dra. Maria Montessori, é uma abordagem educacional centrada na criança, baseada em observações científicas de crianças desde o nascimento até a idade adulta. O método do Dr. Montessori foi testado no tempo, com mais de 100 anos de sucesso em diversas culturas em todo o mundo.

É uma visão da criança como alguém que é naturalmente ávido por conhecimento e capaz de iniciar a aprendizagem em um ambiente de aprendizagem solidário e cuidadosamente preparado. É uma abordagem que valoriza o espírito humano e o desenvolvimento de toda a criança – física, social, emocional, cognitiva.

Marcas do Montessori

Os componentes necessários para que um programa seja considerado autenticamente Montessori incluem agrupamentos multiagentes que promovem a aprendizagem entre pares, blocos ininterruptos de tempo de trabalho e escolha guiada de atividade de trabalho. Além disso, um complemento completo de materiais de aprendizagem Montessori especialmente projetados são meticulosamente organizados e disponíveis para uso em um ambiente esteticamente agradável.

Pedagogia Montessori

O professor, a criança e o ambiente criam um triângulo de aprendizado. A sala de aula é preparada pelo professor para incentivar a independência, a liberdade dentro dos limites e um senso de ordem. A criança, por escolha individual, faz uso do que o ambiente oferece para se desenvolver, interagindo com o professor quando é necessário apoio e / ou orientação.

Sistema Montessori

Agrupamentos multiagentes são uma marca registrada do Método Montessori: crianças mais jovens aprendem com crianças mais velhas; as crianças mais velhas reforçam sua aprendizagem ensinando conceitos que já dominam. Esse arranjo também espelha o mundo real, onde os indivíduos trabalham e se socializam com pessoas de todas as idades e disposições.

O Dr. Montessori observou que as crianças experimentam períodos sensíveis, ou janelas de oportunidade, à medida que crescem. À medida que seus alunos se desenvolvem, os professores montessorianos combinam lições e materiais apropriados para esses períodos sensíveis, quando o aprendizado é absorvido e internalizado de maneira mais natural.

Método Montessori para bebês

Na primeira infância, os alunos da Montessori aprendem através de atividades sensoriais e motoras, trabalhando com materiais que desenvolvem seus poderes cognitivos por meio da experiência direta: ver, ouvir, saborear, cheirar, tocar e se movimentar.

Nos anos elementares, a criança continua a organizar seu pensamento através do trabalho com os materiais de aprendizagem Montessori e um currículo interdisciplinar, à medida que ele passa do concreto para o abstrato. Ele começa a aplicação de seu conhecimento para experiências do mundo real.

Essa organização da informação – fatos e números – prepara a criança para o mundo da adolescência, quando o pensamento e a emoção evoluem para a compreensão de conceitos mais abstratos e universais, como a equidade, a liberdade e a justiça.

Modelo Montessori

AprendizagemMontessoriana

Benefícios da Educação Montessori

Método Montessori

 

Os alunos da Montessori aprendem a pensar criticamente, trabalhar de forma colaborativa e agir com ousadia – um conjunto de habilidades para o século XXI.

Escolas Montessori

Mais de 4.000 escolas Montessori pontilham a paisagem americana, e milhares mais podem ser encontradas em 6 continentes em todo o mundo. Visite o site da American Montessori Society para encontrar uma escola na sua área.

Salas de aula Montessori

Basta entrar em uma sala de aula Montessori para compreender a essência da educação Montessori. Bela, convidativa e cuidadosamente organizada, a sala incorpora cada elemento da abordagem revolucionária de Maria Montessori.

Materiais de aprendizagem de Montessori

Os alunos da Montessori trabalham com materiais de aprendizagem especialmente projetados, manipulando e investigando até que eles dominem a lição dentro.

Professores Montessori

Método Montessori

 

Um professor Montessori muitas vezes pode ser difícil de detectar na sala de aula. Ela pode estar sentada com um pré-escolar ao lado de um tapete, organizando retângulos coloridos do mais escuro ao mais claro ou observando atentamente quando um punhado de alunos do ensino fundamental disseca uma folha.

Componentes principais da educação Montessori

Embora existam muitos componentes que integram a implementação Montessori de qualidade, a American Montessori Society reconhece cinco componentes essenciais como essenciais nas escolas Montessori – professores Montessori devidamente treinados, salas de aula multi-idade, uso de materiais Montessori, trabalho direcionado a crianças e trabalho ininterrupto. períodos. A integração total de todos eles deve ser uma meta para todas as escolas Montessori.

Como Aplicar Método Montessoriano

Método Montessoriano em PDF para baixar:

AprendizagemMontessoriana

Filosofia Montessori

As salas de aula Montessori são ambientes lindamente criados para atender às necessidades de crianças em uma faixa etária específica. A Dra. Maria Montessori  descobriu que a aprendizagem experiencial nesse tipo de sala de aula levou a uma compreensão mais profunda da linguagem, matemática, ciências, música, interações sociais e muito mais. A maioria das salas de aula Montessori é de natureza secular, embora o método educacional Montessori possa ser integrado com sucesso em um programa baseado na fé.

Estilo Montessori

Cada material em uma sala de aula Montessori suporta um aspecto do desenvolvimento infantil, criando uma correspondência entre os interesses naturais da criança e as atividades disponíveis. As crianças podem aprender através da sua própria experiência e no seu próprio ritmo. Eles podem responder a qualquer momento às curiosidades naturais que existem em todos os seres humanos e construir uma base sólida para a aprendizagem ao longo da vida.

Os ambientes Montessori apoiam a aprendizagem de crianças desde o nascimento até o ensino médio:


Método Montessori Para Bebês

para crianças de até três anos

  • fornecer um ambiente seguro, envolvente e estimulante para a criança
  • promover a confiança em si e em seu mundo
  • desenvolver confiança em suas habilidades emergentes
  • desenvolver coordenação motora grossa, habilidades motoras finas e habilidades de linguagem
  • oferecer oportunidades para ganhar independência nas tarefas diárias
Método Montessori Para Bebês

Escola infantil Montessori

PRIMÁRIA (TAMBÉM CHAMADA CASA OU CASA DA CRIANÇA)

para crianças de três a seis anos

  • fomentar o crescimento da independência funcional, persistência de tarefas e auto-regulação
  • promover o desenvolvimento social através de uma comunicação respeitosa e clara e de consequências naturais e seguras
  • contém uma grande variedade de materiais para o refinamento da percepção sensorial e o desenvolvimento da alfabetização e compreensão matemática
  • ofereçam oportunidades para uma exploração imaginativa que leve a uma auto-expressão confiante e criativa
Método Montessori Para Bebês

ELEMENTAR

para crianças de seis a doze anos (fundamental inferior, de seis a nove anos; ensino fundamental, de nove a doze anos)

  • oferecer oportunidades de exploração intelectual colaborativa em que os interesses da criança são apoiados e orientados
  • apoiar o desenvolvimento da autoconfiança, imaginação, independência intelectual e auto-eficácia
  • promover uma compreensão do papel da criança em sua comunidade, em sua cultura e no mundo natural
Método Montessori Para Bebês

ADOLESCÊNCIA

para adolescentes de doze a quinze anos

  • Idealmente, uma fazenda em que os adolescentes se envolvam em todos os aspectos da administração agrícola e da interdependência econômica, mas também inclua ambientes não agrícolas em ambientes urbanos.
  • ajudar o jovem adulto na compreensão de si mesmo em quadros de referência mais amplos e mais amplos
  • fornecer um contexto para a aplicação prática de acadêmicos
  • enfatize o desenvolvimento da auto-expressão, verdadeira autoconfiança e agilidade nos relacionamentos interpessoais. 
  • O Dr. Montessori morreu antes que a abordagem educacional para esse nível fosse completada. Consequentemente, não há atualmente nenhum programa de treinamento de professores da AMI para este nível. No entanto, existem muitos ambientes de aprendizagem de adolescentes Montessori, com os profissionais Montessori trabalhando em direção a padrões para esse nível. 
Método Montessori Para Bebês

Acima de tudo, as salas de aula Montessori, em todos os níveis, nutrem as forças e interesses individuais de cada criança. A educação montessoriana encoraja as crianças a explorarem seu mundo e a entender e respeitar as formas de vida, sistemas e forças das quais ele consiste.

Aprendizagem Montessoriana – Alternativas e Sugestões:

Mais sugestões de Métodos para alfabetização:

Método Fônico História Da Abelhinha Para Alfabetizar

Apostila de Alfabetização Método Fônico

 

Adicionar Comentário