COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Introdução de como ensinar matemática na educação infantil:

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na educação infantil, a aprendizagem matemática se dá a partir da curiosidade e do entusiasmo das crianças e cresce em função do tipo de experiências vivenciadas nas aulas. Experiências desafiadoras incentivam a explorar ideias, levantar e testar hipóteses, construir argumentos de maneira cada vez mais sofisticada.

É importante que os alunos da educação infantil sejam expostos a um contexto de aula no qual ouvir, ler, falar e escrever em matemática sejam não apenas estimulados, mas parte indissociável do ambiente educativo para que os alunos percebam a matemática e sua linguagem como modo de integrar-se ao meio e de ter acesso à informação que elas proporcionam.

Os pequenos dos 4 aos 7 anos, possuem hipóteses de construção da linguagem matemática e os alunos fazem suas produções por tentativa e erro, por aproximação de um modo que, grosseiramente falando, aproxima-se do que acontece com a linguagem escrita.
Um ponto importante da educação matemática na infância é a liberdade para a criança pensar por si e ter ideias. Favorecer o intercâmbio de ideias entre os alunos permite que avancem na linguagem e nas formas de representação, deixando fluir seus sentimentos para uma boa aprendizagem matemática, criando a sensação de poder aprender e pensar em matemática.
Os educadores devem ter em mente que todo o trabalho realizado com conteúdos matemáticos não pode ser ocasional ou fortuito; as propostas têm de ser múltiplas, variadas e relacionadas com a linguagem, as expressões e a formação pessoal do aluno.
Tendo em vista que os alunos da educação infantil estão em uma fase lúdica, na qual brincar é um direito legítimo e uma maneira de desenvolver-se amplamente, as aulas de matemática precisam ter espaço para jogos, brincadeiras, histórias, fábulas, problemas, experimentos e tantas outras atividades que compõem o universo infantil.

E então COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os educadores precisam ser sempre criativos, objetivando que todos os alunos entendam o que esta sendo ensinado.

Todos nós sabemos o quão importante e essencial é o conhecimento da matemática nos dias atuais, uma vez que ela encontra-se presente em quase todas as situações corriqueiras de nossas tarefas diárias.

Desta forma podemos usar as atividades corriqueiras do dia a dia para ajudar as crianças e jovens a aprender a matemática e o melhor de tudo é que esta forma ajuda eles a aprenderem sem saber que estão aprendendo, e esta é apenas uma forma de como ensinar matemática, o aprendizado desta disciplina no dia a dia das crianças e jovens pode ser elaborado com  muita criatividade.

  • como ensinar matemática na educação infantil através dos jogos :

Os jogos podem ser excelentes instrumentos educativos nas aulas de matemática, ajudam a criar contextos de aprendizagem significativos.

Trabalhar com jogos nas aulas de matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a aprendizagem dos alunos, tal descoberta da importância dos jogos no aprendizado da matemática, se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas últimas décadas, no qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é elaborado.

  • Algumas jogos de como ensinar matemática na educação infantil:

Vamos contar:

Ensinando as crianças a contar , o educador poderá montar um painel conforme modelo abaixo e peça para as crianças colocarem os palitinhos de madeira conforme o número pintado em cada compartilhamento.

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Material utilizado –

  • carolina;
  • sulfite impresso os números conforme modelo à cima;
  • palitos de madeira.

Quebra Cabeças :

Quebra cabeças é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática, pois brincando as crianças aprendem a contar quantas peças fazem parte do jogo, as formas geométricas as quais encaixam-se umas as outras dentre outros cálculos e raciocínios.
Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como,sequência e ordenação para agrupar as peças dos quebra-cabeças, sem contar que trabalha a coordenação motora e desenvolvimento racional de cada indivíduo.

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Material utilizado –

  • carolina;
  • velcro;
  • feltro nas cores vermelho e amarelo;
  • canetinha preta.

Blocos de Construção

Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão, de madeira, ou”Legos”, feitos em casa ou industrializados, o fato é que construir, organizar e planejar estruturas coerentes e lógicas vai exigir pelo menos matemática básica, habilidades de engenharia e geometria.
As crianças usam: tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão às suas criações.
Através do método de tentativa e erro elas aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTILCOMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • como ensinar matemática na educação infantil através de situações cotidianas:

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

As idas das crianças ao supermercado com os pais pode ficar mais divertida uma vez que a matemática estará presente em cada seção.

As crianças poderão ajudar os pais com as compras e com as contas; na seção de frutas e verduras, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas, volumes e comparações, algumas perguntas simples feitas para as crianças pode ajudar muito.

  • – Quantas laranjas são necessárias para formar 1kg?
  • – Quanto pesa 5 limões?
  • – Quantas bananas estão em uma dúzia?

No setor dos frios um outro grande exemplo:

  • – nos queijos fatiados tem 100gramas por R$ 5,00 e 150gramas por R$ 6,00 qual vamos comprar? Qual o mais barato?
  • E até mesmo as guloseimas, se você tomar 3 donones por semana, quantos teremos que comprar no mês?

No final pergunte as crianças:

  • – Quanto gastamos até agora?
  • – Quanto temos de dinheiro?

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • como ensinar matemática na educação infantil através das mesadas:

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os pais ao darem um dinheiro para as crianças seja ele mensal ou semanal deve-se primeiro explicar à elas que isso chama-se mesada e para que serve?

Serve para elas comprarem o que quiserem como seus brinquedos, revistas, doces ou outra coisas que quiserem, mas para isso eles precisam economizar, juntar cada centavo até dar o valor total da mercadoria desejada, sendo sempre usado com sabedoria.

elaborando um cofrinho:

material-

  • eva;
  • garrafa pet;
  • cola quente;
  • canetinha preta.

Recorte um retângulo no EVA que dê para circular o corpo da garrafinha, pode variar conforme o tamanho da garrafa. Recorte o quadradinho para colocar a moeda na garrafa e no EVA. Encape o focinho como mostra a foto. Com os moldes recortado passe cola e cole na garrafinha. Para fazer os pés basta fazer 4 rolinhos com o molde e cole para não soltar. Para o rabinho, corte uma tirinha de EVA e enrole em um lápis bem forte. Depois encoste o ferro quente (não muito quente) sobre o lápis e espere um pouco. Agora desenrole e veja como fica enroladinho… Cole olhos e orelhas.

  • como ensinar matemática na educação infantil através de atividades físicas:

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Quando uma criança ou jovem que possuem dificuldade em aprender a matemática e pratica alguma atividade física, automaticamente ele esta aprendendo matemática, e sabe como? De uma maneira bem simples como por exemplo:

anotando o placar do seu jogo de futebol, vôlei, basquete ou o que ela mais se identifica e ainda calculando os pontos do campeonato;

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

pode também somar quantas cestas os jogadores de basquete erraram em uma parida ou ainda quantos saques cada jogador de vôlei realizou, dentre outras atividades de um jogo;

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • como ensinar matemática através das receitas que a mamãe prepara na cozinha:

COMO ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A criançada nem imagina mas na cozinha há muita matemática, todas aquelas comidas gostosas que a mamãe prepara é realizada com as operações matemáticas.

É impressionante como também na cozinha existe muita matemática oculta. Uma cozinha nos oferece outros meios de usar, no dia a dia, conhecimentos de matemática.

As crianças podem ler uma receita e então saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer, digamos, um bolo.

Poderão também modificar a receita usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas que vão ser servidas.

É um excelente exercício para fixação do seu conhecimento sobre frações:

exemplo:

“Se a receita para quatro pessoas precisa de 1/3 de farinha de trigo, de quanta farinha vou precisar para preparar uma porção para seis pessoas?”

Assim sendo concluímos que como ensinar matemática, pode ser fácil e divertido, bastando um pouco de criatividade e habilidade podemos mostrar para as crianças como é legal aprender a matemática e como ela está presente em quase todas as nossas atividades diárias.

Adicionar Comentário