COMO ENSINAR MATEMÁTICA

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

            A matemática é uma disciplina que gera, muitos conflitos para estudantes de todas as idades, uma vez que um grande problema que afeta a maioria das crianças é a falta de interesse do aluno á tal matéria. É neste caso que entra um conjunto de especialista ao qual é composto por pais, professores, diretores e coordenadores todos sem exceção objetivando a melhoria do ensino- aprendizado dos educandos.

É em conjunto que as soluções são discutidas e as possíveis soluções dos problemas encontradas.

  • E então Como ensinar matemática?

Os educadores precisam ser sempre criativos, objetivando que todos os alunos entendam o que esta sendo ensinado.

Todos nós sabemos o quão importante e essencial é o conhecimento da matemática nos dias atuais, uma vez que ela encontra-se presente em quase todas as situações corriqueiras de nossas tarefas diárias.

Desta forma podemos usar as atividades corriqueiras do dia a dia para ajudar as crianças e jovens a aprender a matemática e o melhor de tudo é que esta forma ajuda eles a aprenderem sem saber que estão aprendendo, e esta é apenas uma forma de como ensinar matemática, o aprendizado desta disciplina no dia a dia das crianças e jovens pode ser elaborado com  muita criatividade.

  • Como ensinar matemática através dos jogos:

Os jogos podem ser excelentes instrumentos educativos nas aulas de matemática, ajudam a criar contextos de aprendizagem significativos.

Trabalhar com jogos nas aulas de matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a aprendizagem dos alunos, tal descoberta da importância dos jogos no aprendizado da matemática, se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino experimentou nas últimas décadas, no qual aprender significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é elaborado.

  • Algumas jogos de como ensinar matemática:

 Batalha Naval

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

Trata-se de um jogo tradicional onde o jogador dispõe de uma área dividida em quadrantes ou regiões demarcadas a exemplo de um vetor, onde ele deverá posicionar, distribuir, vários objetos dentro daquele espaço. Logo aprenderá sobre noções de espaço, geometria, tamanhos, proporções, e assim por diante.
Os Jogos desse tipo ajudam a construir as bases primárias e ensinando sequência, definição e uso de valores, contagem, coordenadas, direções, vetores, lógica, conjuntos, planejamento e estratégia.

Quebra Cabeças

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

Quebra cabeças é uma excelente ferramenta para ensinar e desenvolver a habilidade matemática, pois brincando as crianças aprendem a contar quantas peças fazem parte do jogo, as formas geométricas as quais encaixam-se umas as outras dentre outros cálculos e raciocínios.
Os quebra-cabeças básicos ensinam raciocínio espacial, enquanto que outros mais elaborados ensinam formas e tamanhos. As Crianças também usam habilidades como,sequência e ordenação para agrupar as peças dos quebra-cabeças, sem contar que trabalha a coordenação motora e desenvolvimento racional de cada indivíduo.

Blocos de Construção

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

Não importa se as crianças estão usando blocos planos de papelão, de madeira, ou”Legos”, feitos em casa ou industrializados, o fato é que construir, organizar e planejar estruturas coerentes e lógicas vai exigir pelo menos matemática básica, habilidades de engenharia e geometria.
As crianças usam: tamanho, forma e sequência para dar vida e expressão às suas criações.
Através do método de tentativa e erro elas aprendem qual a melhor técnica a ser usada e qual a que funciona.

  • Como ensinar matemática através de situações cotidianas:

As idas das crianças ao supermercado com os pais pode ficar mais divertida uma vez que a matemática estará presente em cada seção.

As crianças poderão ajudar os pais com as compras e com as contas; na seção de frutas e verduras, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas, volumes e comparações, algumas perguntas simples feitas para as crianças pode ajudar muito.

  • – Quantas laranjas são necessárias para formar 1kg?
  • – Quanto pesa 5 limões?
  • – Quantas bananas estão em uma dúzia?

No setor dos frios um outro grande exemplo:

  • – nos queijos fatiados tem 100gramas por R$ 5,00 e 150gramas por R$ 6,00 qual vamos comprar? Qual o mais barato?
  • E até mesmo as guloseimas, se você tomar 3 donones por semana, quantos teremos que comprar no mês?

No final pergunte as crianças:

  • – Quanto gastamos até agora?
  • – Quanto temos de dinheiro?

 

  • Como ensinar matemática através das mesadas:

Os pais ao darem um dinheiro para as crianças seja ele mensal ou semanal deve-se primeiro explicar à elas que isso chama-se mesada e para que serve?

Serve para elas comprarem o que quiserem como seus brinquedos, revistas, doces ou outra coisas que quiserem, mas para isso eles precisam economizar, juntar cada centavo até dar o valor total da mercadoria desejada, sendo sempre usado com sabedoria.

Mais sugestões de Como ensinar matemática:

  • Como ensinar matemática através de atividades físicas:

Quando uma criança ou jovem que possuem dificuldade em aprender a matemática e pratica alguma atividade física, automaticamente ele esta aprendendo matemática, e sabe como? De uma maneira bem simples como por exemplo:

anotando o placar do seu jogo de futebol, vôlei, basquete ou o que ela mais se identifica e ainda calculando os pontos do campeonato;

pode também somar quantas cestas os jogadores de basquete erraram em uma parida ou ainda quantos saques cada jogador de vôlei realizou, dentre outras atividades de um jogo;

 

  • Como ensinar matemática através das receitas que a mamãe prepara na cozinha:

A criançada nem imagina mas na cozinha há muita matemática, todas aquelas             comidas gostosas que a mamãe prepara é realizada com as operações matemáticas.

É impressionante como também na cozinha existe muita matemática oculta. Uma cozinha nos oferece outros meios de usar, no dia a dia, conhecimentos de matemática.

As crianças podem ler uma receita e então saber a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer, digamos, um bolo.

Poderão também modificar a receita usando divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, dependendo da quantidade de pessoas que vão ser servidas.

É um excelente exercício para fixação do seu conhecimento sobre frações:

exemplo:

“Se a receita para quatro pessoas precisa de 1/3 de farinha de trigo, de quanta farinha vou precisar para preparar uma porção para seis pessoas?”

  • como ensinar matemática através do álbum de figurinha da copa do mundo:

COMO ENSINAR MATEMÁTICA

Ao comprar um álbum de figurinha que agora esta em alta devido a copa do mundo, veja quantas figurinhas a no álbum, quanto custa cada figurinha e quanto vou precisar gastar para preenche-lo todo, e as repetidas e se eu conseguir trocar, quanto terei de lucro ou prejuízo, sempre acompanhado de um adulto a brincadeira é bem legal pois podem se interagir com outras crianças na hora da troca.

Assim sendo concluímos que como ensinar matemática, pode ser fácil e divertido, bastando um pouco de criatividade e habilidade podemos mostrar para as crianças como é legal aprender a matemática e como ela está presente em quase todas as nossas atividades diárias.

Mais sugestões de atividades de matemática:

Matemática jogos Jogo da Memória Com Números

Matemática Para Crianças e Ensino Fundamental

Jogo de Matemática Tabuleiro de Dama

Matemática na Educação Infantil Sugestões de Atividades

Atividade Educação Infantil Matemática

Matemática na Educação Infantil

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Matemática para educação infantil

bem me quer vol.2 matemática

Livro de Matemática 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

Adicionar Comentário