Como Preservar o Meio Ambiente

Como Preservar o Meio Ambiente

Resultado de imagem para como preservar o meio ambiente

 

Introdução:

Meio Ambiente, de acordo com o dicionário é o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Assim, o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitas; mas todos os seres vivos e os ambientes ao qual vivem.

Já em Biologia temos como Meio Ambiente, o local em que os organismos vivos são capazes de sobreviver, apresentando seus ciclos de vida de forma ordenada. Nesse contexto, estão as matas, florestas, rios, entre outros. O conjunto de relações que esses seres têm de interdependência com o ambiente em que vivem é chamado de ecossistema e é tema de estudos da Ecologia. A preservação do meio ambiente tem sido motivo de preocupação em todo o mundo.

Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nele que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas.

Degradação Ambiental e suas consequências:

Resultado de imagem para como preservar o meio ambiente

Desde a existência humana, muitos dos recursos naturais foram sendo degradados e isso ocorreu devido a queima de combustíveis fósseis; descarte de lixo e esgoto em rios e mares; crescimento desordenado das cidades; gestão hídrica inadequada; queima e destruição de matas e florestas; etc. O resultado disso é o aquecimento global; alterações do ciclo natural de animais e plantas; falta de água; poluição do ar e água; entre outros. No futuro, isso tudo pode ser ainda pior, com a ausência de água potável, energia elétrica e alimentos, além de muitos problemas sociais.

 

Algumas soluções para a Preservação o Meio Ambiente:

Resultado de imagem para como preservar o meio ambiente

Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem! Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta.

Desde a década de 60, o impacto ambiental passou a ter mais importância para ambientalistas e organizações internacionais.

Nos anos de 1970, a ONU também passou a desenvolver conferências e estabelecer metas para os países membros com relação à preservação do meio ambiente. Esses objetivos devem ser cumpridos de forma sustentável. Assim sendo, pesquisadores de áreas como Biologia, Biotecnologia, Química, Geografia, Engenharia, Arquitetura e Tecnologia têm desenvolvido e pesquisado soluções para a preservação ambiental.

Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias. Entre elas destacam-se:

 

  • Economia de água e energia;
  • Uso de biomassa para gerar bioenergia e biocombustíveis;
  • Sustentabilidade na produção e desenvolvimento de produtos;
  • Reciclagem ou reutilização de materiais;
  • Energia alternativa, como a solar e eólica;
  • Uso de automóveis elétricos;
  • Uso de enzimas no lugar de substâncias químicas;
  • Planejamento urbano adequado;

 

  • Evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.
  • Mais sério ainda é o desperdício de alimentos, jogados fora ao mesmo tempo em que inúmeras pessoas morrem de fome. Tal tipo de lixo forma uma substância líquida chamada chorume, que pode penetrar na água subterrânea, contaminando-a. Além disso, por se tratar de restos de comida, esse material atrai animais que podem provocar doenças, como ratos e baratas. Considerando que muitas pessoas têm contato direto com o lixo, o resultado não é nada legal.

Além dessas soluções, é necessário que o cidadão, indústrias e governos façam a sua parte. Isso pode ser atingido por meio do descarte correto do lixo, substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis, saneamento básico, economia de água, etc. Dessa forma, o meio ambiente será preservado. Assim, será possível ter mais saúde e acesso aos recursos necessários para a sobrevivência de todos os seres do planeta.

 

Dicas bem legais para serem seguidas diariamente :

Resultado de imagem para como preservar o meio ambiente

  • Atitudes simples podem evitar o desperdício:
  • como a redução do tempo de banho, desligando o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, e a torneira da pia enquanto escova os dentes;
  • o aproveitamento da água da chuva, a reutilização da água da máquina de lavar e a lavagem de carro utilizando baldes com água em vez de mangueiras.
  • economize energia, algumas vezes ligamos vários aparelhos eletrônicos que não serão utilizados, gastando uma energia desnecessária.
  • Apagar a luz ao sair de um cômodo; Quem nunca deixou lâmpadas acesas mesmo sem ter ninguém no ambiente? Desligar aparelhos que não estão sendo usados, diminuir o uso de ar-condicionado e trocar lâmpadas por outras mais econômicas são atitudes que podem diminuir o consumo de energia.
  • Reaproveitar materiais, tudo o que consumimos utiliza recursos da natureza. Assim, ao invés de comprar algo novo, reutilizando o que temos, e poupamos o meio ambiente. Trocar o celular a cada novo lançamento é mesmo necessário? Aquele computador realmente precisa ser trocado? Às vezes nos deixamos levar pelo consumismo e compramos várias coisas sem utilidade. Com isso, aumentamos a fabricação de diversos produtos e levamos ao uso excessivo e descontrolado dos recursos naturais.
  • Seu filho enjoou daquele brinquedo que ainda está em boas condições de uso? Que tal trocar com seu colega, por outro, ao invés de comprar algo novo? Quanto ao papel de desenho, não seria bacana utilizar os dois lados da folha, antes de pegar uma nova?
  • Separar o lixo orgânico do reciclável é essencial para garantir a destinação correta de cada produto. Reciclar um produto é muito melhor para o meio ambiente que fabricar outro, uma vez que economizamos recursos naturais e diminuímos o lixo no planeta.
  • Jogar lixo nas ruas causa poluição, doenças e também o crescimento dos índices de enchentes. Caso não haja lixeira por perto, guarde o lixo até chegar em casa.
  • Veículos automotores liberam muitos poluentes para a atmosfera, sendo assim, é fundamental, sempre que possível, optar por ir a pé ou quem sabe de bicicleta. Outra alternativa é combinar caronas com os amigos ou utilizar o transporte público.

Reaproveitar é outra forma de cuidar do meio ambiente.

Resultado de imagem para como preservar o meio ambiente

Espalhar o conhecimento sobre como cuidar da natureza ajuda a formar cidadãos mais preocupados com o meio ambiente.
Aprendendo um pouco mais sobre a preservação do Meio Ambiente:

 

Você sabia que conservação e preservação são expressões diferentes?

 

– Preservar significa deixar um local intocável, sem muitas alterações já Conservar significa utilizar o que temos, mas de forma racional, dando tempo para a natureza se recompor.

 

– Para proteger o meio ambiente, não é necessário ter muito dinheiro ou participar de alguma organização que luta pelo planeta, basta querer e fazer sua parte.

Projetos Educação Ambiental para baixar grátis

Projeto Educação Ambiental

O que é educação ambiental?

Mais projetos para baixar:

Projeto Férias Educação Infantil

Projeto natal

Projetos para educação infantil

Projetos Prontos Para Baixar Grátis

Projeto Monteiro Lobato Mais de 50 atividades para Baixar

Projeto Alimentação Mais de 40 Atividades Para Baixar

Projeto e Sequência didática de Atividade por Hipótese Silábica: Parlenda.

PROJETO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EMAI

O trabalho com gêneros por meio de projetos.

 

Adicionar Comentário