Home DATA COMEMORATIVA DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

19 min read
0
0
158

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

O mês de Fevereiro é marcado pela volta ás aulas da garotada, mas também é marcado por outras duas datas importantes que podem inclusive serem trabalhadas dentro da sala de aula pelo professor:

  • Carnaval
  • Dia do livro didático.

As três datas carregam uma forte história, uma simbologia legal e datas importantes no calendário dos brasileiros, então são temas que podem ser trabalhados pelos professores dentro da sala de aula, se adequando ao projeto político pedagógico, ao currículo escolar e a realidade da sua escola.

Mas eu posso trabalhar esses temas sem prejudicar as minhas aulas?

Claro que sim, o currículo é flexível, imprevistos acontece afinal não é mesmo?

Então sim você pode trabalhar diferentes temas e datas com seus alunos, desde que isso não comprometa os outros conteúdos e esteja de acordo com os mesmos, não há problema, o seu coordenador pedagógico pode te ajudar com isso.

Os assuntos que são trazidos pelos alunos para dentro da sala de aula também se encaixam nessas adequações, afinal as crianças estão a casa dia que passa mais antenadas e informadas sobre o que acontece no mundo, muito deles podem inclusive serem utilizados nas matérias, sem forçar é claro.

Vai depender do professor é através desses temas já estabelecidos no currículo, mais os trazidos de casa pelos alunos, mais o que podem surgir ao longo do ano, que o professor irá notar como estão indo as suas aulas, se a turma está conseguindo acompanhar, se está muito fácil ou muito difícil, e se adequar a sua turma de acordo com as suas necessidades.

Dicas:

  • Leve sempre em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e o que eles já aprenderam.
  • Defina aonde você quer chegar com os conteúdos e o que realmente quer que eles aprendam.
  • Escute com bastante atenção os questionamentos, eles podem te dar um sinal de como aquele aluno ou turma estão se saindo.
  • Faça avaliações com frequência para saber o nível de proficiência de casa aluno.
  • Acompanhe o desenvolvimento dos seus alunos, se for preciso retome um pouco para depois avançar.
  • Faça um planejamento maleável, como disse imprevistos acontecem, saiba lidar normalmente com isso, te garanto que não será um grande problema uma mudança aqui outra acolá.

Mas como trabalhar a volta ás aulas?

Bom como sabemos a volta ás aulas é cheia de novidades, os alunos já chegam à escola querendo conversar com os colegas e contar como foram as suas férias, as aventuras, viagens, jogos e brincadeiras que foram feitas nesse período, então é um dia um tanto atípico, afinal os alunos não conseguem simplesmente ficarem parados prestando atenção em conteúdos, mas isso não precisa complicar a vida do professor, claro, ele pode aproveitar esse dia para fazer uma atividade diferente e que mantenha os alunos focados, por ser um dia diferente faça atividades diferentes, seja maleável. .

Esse ano à volta ás aulas está prevista para acontecer no dia 1º do mês de fevereiro, seguindo até o dia 27 de junho, onde ocorrerá à pausa para o recesso, que por sua vez, retornará no dia 1º do mês de agosto, garantindo o 200 dias do ano letivo, até o fim das aulas que ocorrerá em dezembro.

ATIVIDADES DE VOLTA AS AULAS

As atividades de volta as aulas ou de primeiro dia de aula, devem ser leves, acolhedoras e deleite, os alunos devem sentir-se envolvidos e confortáveis, afinal passarão muito tempo de suas vidas ali, dentro as sala de aula, o professor precisa estar confortável também, afinal será novo para ele também.

Dinâmica do Balão:

Para essa dinâmica o professor precisará de balões, já deixe-os cheios para tornar tudo mais pratico, em seguida organize os aluno no meio da sala, de modo que fiquem todos juntos, e comece a jogar os balões para o grupo, diga a eles que os balões não pode cair no chão, quando todos os balões estiverem no ar, retire aos poucos um aluno por vez, ate que não haja mais nenhum na dinâmica. Em seguida sente-se com eles em roda no chão para conversarem sobre a brincadeira, sobre o que eles sentiram, e o que acharam sobre, depois, mostre como todos eram importantes para que os balões não caíssem no chão e que isso se deu por conta de um belo trabalho em equipe. Essa dinâmica além de desenvolver a capacidade de trabalho em equipe ajuda na coordenação motora dos alunos.

As minhas férias foram… :

Caso os alunos já estejam bem alfabetizados peça para que eles escrevam uma redação de como foi as suas férias, peça para que eles se lembrem de todos os detalhes, das coisas que fizeram, dos lugares que visitaram, peça para que contem tudo, depois de escrita, forme uma roda com os alunos e peça para que eles comecem a ler o que eles escreveram em suas redações e o que mais gostam de suas férias.

Essa atividade além de contribuir para a coordenação motora dos alunos, ajuda na memória, pois os fará lembrar-se de alguns detalhes, que talvez fossem esquecidos.

CARNAVAL

Pronto as aulas retornaram, os conteúdos estão sendo passados de acordo com o planejamento do professor e eis que surge uma folga, esse ano o dia carnaval cairá em 13 de fevereiro.

E agora? Bom, sem problemas podemos utilizar a semana que antecede a data para trabalhar sobre esse dia com os alunos, o professor pode contar um pouco da história do carnaval, pode fazer artes para enfeitar a escola, ou até mesmo aquelas famosas máscaras, pode utilizar da temática para trabalhar as famosas marchinhas nas aulas de português, enfeitar os números com fantasias, e claro as fantasias, você mesmo pode ir fantasiado e permitir que seus alunos também vão, será um dia bem diferente e divertido para todos, tudo dependerá do modo que o professor vai conduzir o tema e a sua imaginação alcançar.

Máscaras:

O professor pode fazer máscaras divertidas e coloridas junto com os alunos, ele pode pegar ideias com os próprios alunos também para fazer máscaras dos super heróis, por exemplo, assim o aluno se diverte também fazendo esse tipo de trabalho manual.

É só pegar o molde na internet e deixar a imaginação fluir, pode ser utilizado, cartolina, penas, miçangas, tinta, glitter, lantejoulas, E.V.A, o material que você tiver a mão ou que o aluno trouxer de casa.

Marchinhas:

As marchinhas são cantigas antigas, que foram contadas nos carnavais do século XX. Você pode trabalhas as marchinhas dentro da sala de aula com os alunos, as letras e tudo que ela engloba ou pode deixar tocando enquanto você e seus alunos fazem os trabalhos manuais como enfeites e máscaras, por exemplo.

DIA DO LIVRO DIDÀTICO:

Pronto, passou o carnaval, você trabalhou o tema de uma maneira leve e divertida com os alunos, está novamente trabalhando os seus conteúdos, quando se lembra de uma data importante para o aluno e para o professor, o dia do livro didático que é comemorado no dia 27 de fevereiro.

O livro didático é uma ferramenta de trabalho muito útil para os professores e alunos, ele auxilia e muito no processo de ensino aprendizagem e torna a vida de ambos mais fáceis.

O Professor pode fazer uma roda de conversa com os alunos, falar como surgiu o livro didático, a importância de cuidar bem dele, e dar valor a este livro que nos ajuda tanto, depois pode elaborar alguma atividades manuais para marcar bem esse dia.

Capa Protetora:

A capa protetora ficará por cima da capa original do livro, tendo como premissa, proteger a capa original. Essa capa pode ser feita com a ajuda dos alunos, e o professor pode usar qualquer de tipo de material, como revistas, jornais e E.V.A colorido, basta professor e aluno usarem a imaginação.

É legal que os alunos façam suas próprias capas dessa forma eles estimulam a criatividade e deixam o livro didático com a sua cara.

Redação: É sempre legal escrever sobre o assunto, depois que você falar sobre a importância do livro didático, contar sobre a história, e envolver os alunos com o tema, peça para que eles escrevam com as palavras deles sobre esse dia, o que eles pensam, qual é a opinião deles sobe o assunto, assim além de trabalhar a escrita, você começa a incentivar que eles pensem sobre os determinados assuntos q criem suas próprias opiniões.

O mês de fevereiro é marcado por datas importantes e bastante marcantes, apesar de o currículo ser elaborado previamente ele é flexível e adaptável, então o professor tem a liberdade de trabalhar diversos temas, incluir ou excluir, dependendo é claro do contexto e trazer para sala métodos de trabalhá-lo, após sondar um pouco seus alunos, ele sabe o que será o melhor a ser feito pela sua turma, e cabe somente a ele fazer as adaptações necessárias, a equipe pedagógica irá ajudar no que for preciso, portanto, faça o as adaptações e adequações professor, eu tenho a certeza de que será um excelente trabalho e aproveite esse momentos, pois eles proporcionam momentos únicos para você.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais sugestões de Atividades:

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

Atividades Volta às Aulas Interação Social

Atividades Volta às Aulas  Atividades Envolventes Primeiros Dias de Aula

Atividades Volta às Aulas 19 sugestões divertidas

Volta às Aulas Turma da Mônica Desenhos para colorir

MÚSICAS PARA VOLTA AS AULAS

Mais Datas Comemorativas Mês de Fevereiro

Summary
Review Date
Reviewed Item
DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

    DATAS COMEMORATIVAS: MAIO O mês de maio está repleto de datas importantes e que podem ser …
  • DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL

    DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL E chega o mês de abril, tudo esta correndo bem, está praticamen…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

    DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO O mês de março nos da á impressão de que finalmente o ano está …
  • DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

    DATAS COMEMORATIVAS: JANEIRO  Janeiro, férias, viagens, crianças em casa e com bastan…
Carregar mais artigos relacionados
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • JOGOS DE NATAL

    JOGOS  DE NATAL O natal é uma das épocas mais deliciosas do ano, é um momento para es…
  • COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN

    COMO ALFABETIZAR UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN Sabemos que alfabetizar uma criança não é u…
  • BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

    BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS As brincadeiras folclóricas de fato são super procuradas, são leg…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

    ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN As crianças com Síndrome de Down ou Trissomi…
carregar mais Andre Marques
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO. Chega o mês de agosto, as energias estão renovadas, ocorrem à …
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHO Enfim chega o recesso escolar, os estudantes têm mais tempo par…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, p…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

    DATAS COMEMORATIVAS: MAIO O mês de maio está repleto de datas importantes e que podem ser …
  • DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL

    DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL E chega o mês de abril, tudo esta correndo bem, está praticamen…
  • PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA

    PROJETO CARNAVAL NA ESCOLA O Carnaval é uma época desejada e esperada por muitos brasileir…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

    DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO O mês de março nos da á impressão de que finalmente o ano está …
Carregar mais DATA COMEMORATIVA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO. No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aula…