DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

Junho é o mês que antecede o recesso escolar do mês seguinte, por isso os alunos estão super ansiosos e até mesmo cansados, e os professores também, portanto todos logo precisaram do merecido descanso, porém em junho ainda há várias datas legais que podem ser trabalhadas no calendário escolar como, por exemplo:

  • Semana Mundial do Meio Ambiente
  • Dia Mundial do Doador de Sangue
  • Dia da Imigração Japonesa
  • Dia do Cinema Brasileiro
  • Dia do Migrante
  • Dia da Imigrante

Essas são só algumas datas que eu separei, mas têm várias outras, o professor decide o que será legal agregar ao seu conteúdo.

Já pegando o gancho do mês de maio com a data do “Dia Nacional da Mata Atlântica”, podemos começar com a “Semana Mundial do Meio Ambiente”.

Esse projeto pode ser trabalhado também com a escola toda, foi um dia escolhido pela ONU (Organização das Nações Unidas), para falar sobre os problemas do meio ambiente, sobre a sua preservação, como ele é importante e necessário para todos nós e conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar da nossa natureza.

O legal de trabalhar esse tema com os alunos é ambos os lados aprendem um pouco mais sobre o assunto, a família pode interagir com liberdade, e mais pessoas ficam conscientes da importância do meio ambiente. A equipe pedagógica nesse caso pode organizar:

  • Palestras
  • Coleta de lixo nas praças e parques próximos as escolas
  • Fabricação de objetos com os materiais recolhidos
  • Plantar mudas de árvores em diversos pontos da cidade
  • Conscientizar a comunidade no geral sobre como preservar o meio ambiente e seus recursos

Resultado de imagem para semana mundial do meio ambiente

Dentre outras coisas importantíssimas que envolvem o meio ambiente. Em sala o professor pode trabalhar os temas com os alunos e realizar os trabalhos manuais para uma exposição posteriormente, por exemplo.

Atividades:

Fabricar Flores: Imagem relacionada

A garrafa pet é um material fácil de ser trabalhado e que pode se transformar em coisas maravilhosas, com as garrafas recolhidas pela turma, ou que os alunos trouxerem de casa façam flores para enfeitar a sala de aula ou a escola.

O professor precisa estar sempre por perto para os alunos não se cortarem ou se machucarem com as tesouras e as próprias garrafas, mas no final o trabalho ficará lindo.

Redação:

A redação é uma forma do aluno consolidar o que ele aprendeu lendo ou ouvindo outra pessoa falar, peça para que ele faça uma redação sobre as palestras, ou o que foi falado em sala de aula, ou para contar como foi fazer um trabalho manual como plantar uma arvore, ele irá contar os detalhes em sua escrita, dessa forma você conseguirá avaliar o seu aprendizado sobre o tema e conteúdo.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Imagem relacionada

É claro que as crianças não doam sangue, mas poderão doar um dia, e podem ter alguém na família que doe e/ou possa realizar as doações.

É importante que os alunos saibam sobre a importância que têm a doação de sangue, esse ato que pode salvar muitas vidas.

Explique de uma maneira simples e sucinta como funciona a doação de sangue, quem são as pessoas que podem doar, pergunte se eles conhecem alguém que doe sangue, se eles sabiam que o sangue é tão importante para o ser humano.

Atividades:

Pesquisa: Peça para os alunos realizarem uma pesquisa através do computador com a ajuda dos seus pais ou familiares, sobre a doação de sangue, quais são os tipos sanguíneos, se existem muitos doadores no Brasil, eles podem anotar no próprio caderno as informações adquiridas, marque um dia para eles levarem a pesquisa pronta.

Dia da Imigração Japonesa

Resultado de imagem para Dia da imigração japonesa

Há 108 anos os japoneses chegaram ao Brasil por conta de um acordo feito entre os dois países, o Japão estava sem recursos e o Brasil precisa de mão de obra para trabalhar nos cafezais e na exploração da borracha na Amazônia, junto os japoneses trouxeram a sua vasta e riquíssima cultura que seria posteriormente aceita e amada por muitos brasileiros.

Conte para os alunos como foi a chegada deles no Brasil, pergunte como eles acham que aquele povo de uma cultura tão diferente da nossa se sentiu naquele momento, fale para os alunos curiosidades sobre o Japão como , os maga, que são os quadrinhos japoneses, que lá as pessoas escrevem da direita para a esquerda e não da esquerda para a direita como nós, que eles não usam sapatos dentro de casa, enfim, o que você pesquisar e achar que seria uma informação interessante para os alunos saberem em sala.

Pergunte se eles conhecem algo da cultura japonesa como os animes, como são chamados os desenhos animados de lá, mostre alguns e veja se eles conhecem, acho que vão conhecer vários.

Atividades:

Desenhos: Imagem relacionada

Inspirados no que ouviram sobre a chegada dos japoneses ao Brasil, peça para que os alunos façam um desenho desse momento, deixe que usem a sua imaginação e lembrem-se do que ouviram ou leram junto com o professor. Os desenhos ajudam o professor na consolidação da aprendizagem e quanto mais detalhes tiver mais o aluno de ateve-se a explicação.

Animes e Mangás: Resultado de imagem para animes e mangás

Já que você falou um pouco sobre o assunto, porque não apresentar-lhes os famosos animes e mangás?

Mostre a eles como são os desenhos, as características deles, grave alguns e leve para assistir com eles em sala de aula muitos são bastante educativos e muito atrativos para os alunos.

Dia do Cinema Brasileiro

O cinema evoluiu muito desde a sua criação, os filmes brasileiros também, e descobrir essa trajetória de sucesso junto com os seus alunos será incrivelmente divertido.

Que os alunos adoram descobrir coisas novas, nós sabemos, mas quando envolvem a magia do cinema eles ficam loucos.

Mostre para eles como foi que o cinema começou e como ele começou em nosso país, faça uma roda de conversa com os alunos e veja o que eles acham, como eles acham que era no inicio, se você conseguir leve para eles algumas fotos de como eram as câmeras antigamente, e como elas são hoje em dia e fale para eles fazerem comparações com as vistas hoje, como era o cinema antigamente e como é hoje, os primeiros filmes brasileiros, enfim aguce-os para que eles pesquisem mais ainda sobre o assunto em casa com os pais e familiares, e se interessem por saber mais sobre o assunto.

Resultado de imagem para camera de filmagem antiga Resultado de imagem para camera de filmagem profissional

Atividade:

Não há maneira melhor de comemorar o dia do cinema brasileiro assistindo a um bom filme brasileiro com a turma, não é mesmo?

Leve algumas opções e deixe que a turma toda junta decida qual será o melhor para assistir, converse com a escola e peça autorização para que eles possam comer pipoca e chocolates na sala de aula ou de TV nesse dia em especifico, converse também com a família e veja se eles poderão trazer a sua pipoca e/ou chocolate e algo para beber em uma garrafa, com tudo ajeitado, é só ligar o filme e curtir.

Vou deixar abaixo uma lista de filmes brasileiros que podem ser assistidos com a turma:

  • O Menino e o Mundo
  • Turma da Mônica
  • O Grilo Feliz
  • As Aventuras do Avião Vermelho
  • A Máquina
  • Renato Aragão (Didi)
  • Colegas
  • O Segredo dos Diamentes

Dia do Migrante e Dia do Imigrante

Resultado de imagem para bandeiras dos estados brasileiros

Esses dois duas podem ser trabalhados juntos pelo professor, apesar de terem nomes parecidos se tratam de situações bastante diferentes e cabe ao professor ensinar isso aos seus alunos.

O Brasil é um país onde as duas situações acontecem, migração e imigração, é formado construído por várias e diferentes nacionalidades, que vieram de seus países com o sonho de obter melhores condições de vida em terras brasileiras.

O Brasil sempre foi considerado um país rico por isso muitas pessoas de diversos países vieram para cá, Italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses foram algumas das etnias que chegaram ao Brasil, em meados do século XVIII e XIX, e ajudaram na colonização do país.

Atividades:

Roda de Conversa: Faça um bate papo com seus alunos, e veja se eles entenderam a diferença dos dois temas, peça para que eles expliquem com as suas palavras o que entenderam.

Pergunte se eles conhecem alguém de outro estado brasileiro que veio morar no mesmo estado que o seu, ou de outros países e que vieram morar no Brasil, caso a resposta seja positiva peça para que eles contem o que sabem sobre o assunto, pode ocorrer do próprio aluno ser de outro estado ou país, deixe que ele conte essa nova experiência de se mudar para um local distante e diferente, caso não haja nenhum relato, esteja preparada, você pode pegar alguns da internet mesmo e ler para os alunos, pergunte também como eles acham e se sentiriam morando em um estado ou país diferente do seu.

Esse tipo de atividade além de proporcionar momentos deleitosos na relação professor e aluno e aluno e aluno, faz com que a turma se conheça melhor, articule as palavras, adquira novos conhecimentos e troque experiências.

São apenas alguns exemplos, adapte-os a realidade da sua escola e turma, faça da maneira que achar melhor, o importante é que trabalhe temas variados juntamente com os conteúdos, para que o aluno de fato concretize o aprendizado e principalmente goste do que esta sendo aprendido.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Veja Também:

Mais Sugestões de Atividades Para Datas Comemorativas:

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

Datas Comemorativas Janeiro

 

 

Adicionar Comentário