DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

O mês de maio está repleto de datas importantes e que podem ser trabalhadas pelos professores dentro da sala de aula de acordo com os conteúdos do currículo e algumas outras que podem ser incorporadas ao mesmo.

  • Dia da Língua Portuguesa
  • Dia da Matemática
  • Abolição da Escravatura
  • Dia das Mães
  • Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil
  • Dia Nacional da Mata Atlântica

O dia da Língua Portuguesa, pode ser comemorado juntamente com o currículo, nesse dia todos os países que falam a língua portuguesa comemoram a data.

O professor mostrar para os alunos no mapa, por exemplo, quais são os países que falam a língua portuguesa, indague os alunos se eles sabem por que nós falamos português caso eles não saibam relembre-os que o nosso país foi colonizado por portugueses e a língua oficial deles é o português, mas que existem diferenças entre o português do Brasil e de Portugal.

Atividades:

Colorir o Mapa:

Entregue um mapa mundi para casa aluno, relembre-os que o Brasil não é o único pais que fala português, se eles lembram qual mais países falam a mesma língua que a nossa, peça para que eles pintem no mapa que você entregou a eles quais são os países e escreva seus nomes ao lado ou embaixo da imagem.

Depois corrija junto com eles na lousa.

datas-comemorativas-maio-1

Redação: Peça para que os alunos façam uma redação sobre a língua portuguesa, depois de conversar sobre o dia e seu significado peça para que eles façam um pequeno texto explicando o que entenderam sobre o assunto e o que eles acham da sua língua materna.

Dia da Matemática

Todos sabem que a matemática é muito importante em nossas vidas e que precisamos dela para muitas coisas em nosso dia-a-dia, como uma ida ao mercado, posto de gasolina, ou pagar uma conta, os alunos que estão começando a conhecer as contas e esse extraordinário mundo dos números, já estão começando a perceber que a matéria é realmente muito importe.

Nesse o professor pode fazer o breve histórico de como o homem começou a contar as coisas e de como os números surgiram, as atividades são inúmeras e podem ser muito divertidas, tudo depende do professor.

Atividades:

Gincana Matemática: datas-comemorativas-maio-2

Separe a turma em dois grupos iguais, misture os meninos e meninas, o professor falará as contas sem dar os resultados, o grupo que resolver primeiro ganha um ponto e assim sucessivamente até alcançar dez pontos.

É valido lembrar que o professor deve elaborar as contas de acordo com o que a turma já aprendeu e tem consolidado. Parabenize todos os alunos por participarem da brincadeira e de uma lembrancinha para todos eles.

Caça ao Tesouro da Matemática: datas-comemorativas-maio-3

Para esse jogo o professor precisará deixar tudo previamente pronto, utilize a escola toda se for possível. Você fará pistas saindo da sala de aula até o local onde você escondeu o baú do tesouro, mas para os alunos conseguirem ler as pistas vão precisar resolver as contas matemáticas antes, a turma toda deve participar e ajudar a resolver as equações, no final jogo todos ganham o prêmio e aprendem mais. Esse  jogo ajudará muito no raciocínio dos alunos.

Abolição da Escravatura

datas-comemorativas-maio-4

Essa é uma data muito importante para o nosso país, é importante que os alunos saibam o motivo dela. Explique a história desse dia e porque ele é lembrado até os dias de hoje, esse tema também ajuda os alunos a entenderem os motivos de existir tanto preconceito com os negros e as discriminações raciais, dessa forma além de trabalhar a abolição o professor também consegue mostrar para os alunos que o preconceito e as discriminações não são legais, porque todos somos iguais, não importa a cor de pele.

Atividades:

Teatro: Separe os alunos em grupos e peça para que eles montem um pequeno teatro sobre esse dia, mostrando os motivos da libertação dos escravos, quem foi o personagem principal e contando a história desse dia.

Perguntas e Respostas:

Faça um jogo de perguntas e respostas com a turma sobre a abolição da escravatura, faça a perguntas de maneira individual, dessa forma o professor conseguirá observar se a turma toda está acompanhando a matéria ou se talvez será preciso voltar um pouco para que todos compreendam corretamente.

Deixe que eles respondam da maneira delas e no tempo deles, pode demorar um pouco, caso você sinta a necessidade jogue palavras-chave para que ele se localize em sua resposta.

Dia das Mães

datas-comemorativas-maio-5

Esse é com toda certeza um dos dias mais emocionantes do ano, mas nos dias de hoje é preciso um pouco de delicadeza para tratar do tema, pode ocorrer de alguns alunos não terem suas mães por perto, converse com eles e diga que tudo bem, que ele pode parabenizar a avó, tia, irmã mais velha, madrasta, pai, ou quem more com eles, o que importa de fato é o carinho e o amor desse dia.

Esse dia sempre é comemorado no segundo domingo do mês de maio, então há tempo para elaborar uma atividade legal com a sua turma.

Cartão do Dia das Mães: datas-comemorativas-maio-7

Disponibilize com a escola, traga de casa e peça para que os alunos também tragam de casa, materiais para fazer um cartão do dia das mães, podem ser fitas, tinta, glitter, E.V.A, tecidos o que vocês tiveram a mão, use a imaginação. Deixe esse cartão pré-pronto e com um poema ou musica colado na parte de dentro, ficando para os alunos apenas a parte do enfeite, depois de pronta peça para que ele entregue para a sua mãe ou a pessoa que ele quiser entregar.

Sarau:

Ensaie com a turma algumas músicas e poemas relacionados ao dia das mães, o legal é que todos os alunos se apresentem e falem um poema, mas não os forcem, alguns são muito tímidos e não vão gostar da ideia, então peça para que eles somente cantem as musicas com o resto da turma.

Na semana do dia das mães chame das mães ou responsáveis por eles e apresente o que foi ensaiado, será muito emocionante e lindo de ver.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Para trabalhar esse tema é preciso muita delicadeza e cuidado, é um tema complicado e difícil de entender para os pequenos, o ideial é que não só apenas uma turma, mas que a escola toda esteja envolvida nesse projeto.

Chame um especialista para conversar com os alunos, separe-os por faixa etária e organize uma palestra para eles, nesses casos é valido também trazer a família do aluno para dentro da escola, organize palestras com o especialista também para os familiares, é um assunto para todos.

O professor percebe sinais na criança quando ocorre algum tipo de abuso como, por exemplo:

  • Desenhos explicitando os órgãos genitais
  • Desenhos onde a criança aparece chorando
  • Medo excessivo em estar perto de algum adulto
  • Medo do escuro ou lugares fechados
  • Sono perturbado
  • Desenvolvimento de brincadeiras sexuais ou erotizadas
  • Relutância em se arrumar ou tomar banho
  • Tristeza profunda
  • Mudanças bruscas no padrão de comportamento

Os citados acima dentre outros, são sinais que o professor percebe quando a algo de errado com seus alunos, ele deve conversar com a sua equipe pedagógica para ver se mais alguém percebeu algo e caso seja necessário começar a tomar as soluções cabíveis.

O professor pode e deve alertar os seus alunos a não deixar que ninguém fique relando em seus corpos sem a sua autorização, que não pode tocar em suas partes intimas e se acontecer ele deve contar para alguém maior de idade e pedir ajuda.  É um tema difícil e delicado, mas que deve ser falado e trabalhado para evitar que o pior aconteça.

Dia Nacional da Mata Atlântica

datas-comemorativas-maio-8

As nossas florestas são muito importantes, e cabe a todos nós preservar as matas e o nosso meio ambiente, relacionado a esse tema é interessante juntar a escola toda, cada sala pode organizar um trabalho para apresentar para as outras salas, os professores de ciências irão contribuir e muito com esse projeto, alguns podem oferecer algumas palestras sobre o tema ou convidar especialistas conhecidos para tratar do assunto, chamem também os familiares dos alunos, a família deve sempre estar inserida na escola, para que de fato o trabalho se consolide.

Mostre aos seus alunos aonde fica a mata atlântica no Brasil, sobre a fauna e flora, mostra imagens, fica mais gostosa a aula anda se for ao ar livre, assim os alunos terão alguns exemplos do que o professor que passar.

Atividades

datas-comemorativas-maio-9

Para Colorir:

Entregue aos alunos alguns desenhos para colorir relacionados à mata, animais, ao mapa, e peça para que eles pintem bem bonito, pois todos verão o trabalho deles depois.

Roda de Conversa:

Depois das palestras e das aulas sobre a mata atlântica e tudo o que ela abrange, converse com os alunos sobre o que eles acharam do tema, como eles acham que é a mata, como eles podem ajudar em sua preservação, assim você verá se o que foi falado foi de fato consolidado pela sua turma.

Acima apresentei apenas alguns exemplos, adapte-os a realidade da sua escola e turma, não é necessário que você os siga a risca, faça da maneira que achar melhor, o importante é que trabalhe temas variados juntamente com os conteúdos, para que o aluno de fato concretize o aprendizado e principalmente goste do que esta sendo aprendido.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Atividades Para Datas Comemorativas:

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

Datas Comemorativas Janeiro

 

Adicionar Comentário