Home Atividades Datas Comemorativas DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

20 min read
1
0
166

DATAS COMEMORATIVAS: JANEIRO 

Janeiro, férias, viagens, crianças em casa e com bastante energia para gastar, e agora? Janeiro é uma das épocas mais gostosas do ano, algumas pessoas estão de férias, principalmente as que estudam, então há bastante tempo para se dedicar as mais diversas atividades, porém quando as crianças ficam em casa sem muita coisa para fazer geralmente começam a ficar entediadas e aborrecidas, o que pode gerar um estresse alto dentro do lar da família. 

Mas, o que fazer nessas situações?

É simples a criança nesse momento quer gastar as suas energias acumuladas e aproveitar o tempo com as pessoas que ela ama, então porque não unir o útil ao agradável e praticar atividades juntos?

Isso fará com que ambos os lados aproveitem de uma maneira bem mais prazerosa as férias, aumente a relação entre pais e filhos e o melhor, os dois aprendem brincando.

Vale lembrar que mesmo estando de férias é preciso que a criança pratique a leitura e escrita, caso já tenha começado a ser alfabetizada, para que não perca o jeito quando voltar ás aulas, nesse momento também é legal continuar mantendo uma rotina com os pequenos, é incrivelmente importante para eles que tenham essa rotina, não só na escola, mas em casa também, assim ele se adaptará melhor com a volta ás aulas e não sofrerá tanto com a mudança de horários por exemplo.

Determine os horários, pela manhã após o café podem ser realizadas atividades que envolvam leitura, matemática, ciências, dentre outras para que a criança exercite o cérebro enquanto no período da tarde podem ser realizadas atividades que envolvam mais esportes ou em caso de dias de chuva trabalhos manuais.

ATIVIDADES PARA O MÊS DE JANEIRO

Vou passar algumas atividades que podem ser realizadas dentro ou fora de casa, com os pais ou familiares, mas é sempre importante que haja um adulto por perto para a segurança dos pequenos.

Não é necessário que você siga a risca, adapte os materiais e adéque à realidade que você vive, mas não perca a maravilhosa oportunidade de fazer algo prazeroso com as crianças e de aprender algo novo todos os dias com eles.

Leitura:

Pode parecer que eles não gostem de ler, mas se forem bem apresentados aos livros e histórias em quadrinhos a leitura será uma atividade incrivelmente prazerosa para os pequenos.

Comece com leituras fáceis e adequadas a idade da criança, caso ele ainda não consiga ler, atue como seu leitor, após ter sido feita a leitura entregue o livro nas mãos da criança e peça para que ela leia, ela interpretará a sua maneira a partir do que se lembra da historinha e das imagens que vê, deixe-a, é nesse momento que ela estará usando a sua imaginação e criando algo novo, isso é de suma importância, pois auxiliará futuramente em seu raciocínio rápido.

Caso ela já saiba ler sozinha peça para que ela lhe conte a história, no final faça perguntas relacionadas para ver se ela entendeu o que estava lendo. 

Desenhar:

Pode ser avulsa ou para completar a atividade acima. Deixe a mão livre, deixe que a criança desenhe o que lhe vier a mente, se vocês acabaram de ler um livro ou uma história em quadrinhos peça para que ela retrate o que leu ou ouviu, redesenhe os personagens da maneira que ela acha que devem ser, invente novos personagens, enfim, deixa-a usar a sua imaginação nesse momento. Essa atividade irá contribuir para a imaginação e coordenação motora da criança.

Assistir Filmes e/ou desenhos:

É muito gostoso deitar no sofá, ou ate mesmo naquele colchão no chão da sala para assistir um bom filme, ou desenho não é mesmo? Agora imagina fazer isso com o(s) seu(s) pequeno(s), a diversão e o prazer são maiores ainda. Escolha desenhos novos de preferência, que vocês ainda não tenham visto, apresente também alguns desenhos que você assistiu quando tinha a idade dele, tenho certeza de que ele vai adorar.

Vídeo Game:

Sim, também é válido para o momento que estão em casa. O jogo de vídeo game, computador ou celular, podem ser uma atividade deleite para ambos os lados, alguns podem ser jogados ao mesmo tempo, pelos dois jogadores, escolha jogos adequados para a faixa etária da criança e divirtam-se.

Mas, lembrando que, apesar de legais e divertidos, devem ser jogados com moderação e não todos os dias existem diversas outras atividades legais a serem realizadas e que proporcionam aprendizagens significativas. Escolha os jogos tecnológicos para dias de chuva ou muito frio.

Guerra de Bexigas:

Quem nunca brincou de guerra de bexigas em um dia incrivelmente quente, não sabe a diversão maravilhosa que está perdendo. Em um dia de calor intenso peguem as bexigas e encham ate metade mais ou menos com água, coloque em bacias ou baldes e vai para o jardim brincar, as crianças adoram ajudar, peça para que elas organizem as bexigas ou se forem maiores coloquem água dentro delas, reúna os colegas, a família, quanto mais gente mais divertida fica, o legal é ter muitos balões, assim todos saem molhados, o objetivo do jogo é molhar as pessoas, é como se fossemos jogar batata quente, ou queimada, use a sua imaginação, mas não jogue com muita força para não machucar ninguém. O jogo contribui muito para a coordenação motora dos pequenos, afinal eles precisam desviar e conseguir jogar os balões.

Piquenique:

Não existe coisa mais gostosa do que comer ao lado das pessoas que amamos não é mesmo? E se juntarmos todos e fazermos um grande piquenique? É mais gostoso ainda, pode ser um final de tarde ensolarado e de calor, se em sua casa não tiver jardim, vá até uma praça próxima a sua casa ou um parque, chame a família e os colegas, casa uma leva uma coisa e pronto o piquenique está pronto. É uma ótima atividade para ser realizada ao ar livre e que pode proporcionar momentos deleitosos para todos.

Cozinhar:

Sim, cozinhar, as crianças adoram ajudar os pais e familiares com tudo que eles estão fazendo e cozinhar pode se tornar uma prática diária quem sabe, o importante é que seja feita com amor.

Chame os pequenos para a cozinha, ensine a fazer um bolo de chocolate, para o café da tarde ou piquenique, cookies, panquecas, doces, o que você achar que eles vão gostar. Caso ele tenha problemas em comer legumes e verduras, chame para ajudar com o almoço ou jantar, mostre como eles são preparados, como são gostosos, como eles após passarem por um processo dentro da água fervente ficam molinhos e fáceis de comer, com essas novidades as crianças vão ficar encantadas com a cozinha, além de conhecerem um ambiente novo e com muita aprendizagem, ajudam e contribuem da maneira que pode. Cozinhar é um hábito saudável e se apresentado aos pequenos de uma maneira leve e gostosa pode até talvez, se tornar uma profissão futuramente.

Teatro:

E se montássemos uma peça de teatro? Eu tenho certeza que a ideia agrada e muito os pequenos, é uma oportunidade ótima para vesti roupas que não são as suas e brincar com o faz de conta.

Pode ser feito através de personagens humanos, pode ser feito com fantoches fabricados com meias, pode ser feito com a sombra das mãos, enfim, são inúmeras as maneiras de se realizar o teatro, reúna toda a família e amigos para assistir, ajude-os nos ensaios e no que for preciso, empreste roupas que você não use ou que já estejam mais velhinhas.

Organize tudo com eles antes, quem será qual personagem, se eles vão inventar uma história ou realizar uma história já pronta, deixe que eles falem o que preferem fazer e se organize da maneira deles, assim eles criam um senso de responsabilidade e liderança maior e de uma maneira gostosa que é brincando. Quando tudo estiver pronto aprecie a apresentação e incentive para que façam mais dessa maravilhosa atividade.

Brincadeiras ao ar livre:

Em um dia de sol e gostoso para ficar fora de casa chame os pequenos para brincar lá fora, vá a um parque, praça, ou o que tiver ao seu alcance, leve uma bola, uma corda e deixe a magia acontecer.

Brincar ao ar livre é uma das atividades mais benéficas e prazerosas para os pequenos. Pode ser a brincadeira de queima, vôlei, futebol, basquete, pular corda, pega-pega, esconde-esconde, o que vocês lembrarem no momento, só aproveitem um lindo dia de sol para se exercitar e gastar energias, você verá o quão gratificante será para ambos os lados.

Como mencionei acima, as atividades podem e devem ser adaptadas de acordo com a sua realidade, aproveite o seu tempo livre com as crianças, aprenda algo novo com elas e ensine algo novo para elas.

As férias podem e devem ser prazerosas para ambos os lados, sendo um momento onde a criança e a família fortalece o seu vinculo familiar e se tornam mais unidas. Lembrando que mesmo estando de férias elas devem estudar e relembrar o que foi passado no ultimo ano, isso servirá de base para o próximo que virá.

Aproveitem as Férias!

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas

Mais sugestões de Atividades:

Projeto Férias Educação Infantil

Datas Comemorativas Janeiro

Calendário Para Completar Janeiro

Brincadeiras para gincana infantil

Sugestões em vídeo – Datas comemorativas Janeiro

Summary
Review Date
Reviewed Item
DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO
Author Rating
51star1star1star1star1star
  • Dia do hino Nacional Brasileiro

    Dia do hino Nacional Brasileiro Encontre Neste Artigo:1 Dia do hino Nacional Brasilei…
  • Lembrancinha Dia Da Mulher

    Lembrancinha Dia Internacional da MulherEncontre Neste Artigo:1 Lembrancinha Dia Internaci…
  • DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBRO

    DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBROEncontre Neste Artigo:1 DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBRO1.1 Dia Mu…
  • DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

    DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO.Encontre Neste Artigo:1 DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO.1.1 Revo…
  • DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO

    DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO.Encontre Neste Artigo:1 DATAS COMEMORATIVAS AGOSTO.1.1 Dia Naci…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JULHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JULHOEncontre Neste Artigo:1 DATAS COMEMORATIVAS: JULHO1.1 Dia Mundia…
  • DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

    DATAS COMEMORATIVAS: JUNHOEncontre Neste Artigo:1 DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO1.1 Dia Mundia…
  • DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

    DATAS COMEMORATIVAS: MAIOEncontre Neste Artigo:1 DATAS COMEMORATIVAS: MAIO2 Dia da Matemát…
Carregar mais artigos relacionados
carregar mais Andre Marques
Carregar mais Atividades Datas Comemorativas

Um comentario

  1. […] DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Além disso, verifique

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades Lúdicas para Educação InfantilEncontre Neste Artigo:1 Atividades Lúdicas para E…