DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBRO

DATAS COMEMORATIVAS: OUTUBRO

O mês de outubro cheio de datas comemorativas legais para serem trabalhadas e sala de aula, alguma são datas que constam todos os anos no calendário escolar, outras vai depender do planejamento e das suas adaptações, mas já adianto que são datas bem legais de serem trabalhadas, despertando o interesse da garotada como, por exemplo:

  • Dia Mundial dos Animais
  • Dia das Crianças
  • Dia Nacional do Livro
  • Dia Nacional da Poesia
  • Dia das Bruxas
  • Dia do Saci

São várias as datas que podem ser trabalhadas durante o mês de outubro, veja o que se adequará melhor ao seu currículo.

Dia Mundial dos Animais

dia-mundial-dos-animais

Nesse dia fala uma leitura fruição com os alunos o livro a “A Arca de Noé” do autor Vinicius de Moraes, nesse livro conta vários poemas no autor sobre os animais, então é uma boa leitura, leia mais alguns livros relacionado ao tema, depois inicie uma conversa com eles, descubra quantos alunos da turma tem animais de estimação, se eles gostam dos seus bichinhos, incentive o carinho pelo animais, todos eles, mostre que eles devem respeitar e deixá-los livres se eles não forem animais domésticos, que não se deve fazer mais aos animais porque assim como nós eles também ficam tristes e sentem dor. Conforme o papo for acontecendo eles darão suas opiniões sobre o assunto e irão se sentindo mais a vontades para falar o que pensam.

Trabalhe as Datas Comemorativas no mês de julho e Incentive para que eles leiam os livros que vocês fizeram a leitura fruição em casa com seus familiares também e que conversem com eles sobre o tema.

Dia das Crianças

dia-das-crianças

O dia das crianças é um dia comercial, mas que pode ser facilmente trabalhado pela escola com o objetivo de formas cidadãos coerentes e éticos, descoberta de identidade e alertá-los de maneira delicada sobre explorações.

O professor pode começar a trabalhar o tema algumas semanas antes para que tudo ocorra da maneira adequada e com tempo, converse com eles e indague se eles sabem o que é ser criança, o que eles acham de serem crianças, se eles gostam, a partir das respostas você irá entendê-los melhor e ajudá-los caso haja necessidade.

Coloque musicas especifica para a idade deles para tocar em alguns momentos de deleite sala, façam uma leitura compartilhada.

Em alguns outros momentos você pode fazer alguns jogos e brincadeiras com eles na escola, aqui no site temos ótimas opções como, por exemplo:

https://professoresherois.com.br/brincadeiras-para-criancas/

https://professoresherois.com.br/brincadeiras-populares/

Dia Nacional do Livro

dia-do-livro

Nesse dia você pode lembrar também do “Dia Nacional da Leitura” que é no mesmo mês, ler é um ato maravilho e ensinar os alunos a adquirirem o hábito da leitura é um importante passo na formação dos jovens, a leitura nos possibilita a abertura de mágicas portas, onde a pessoa que lê entre em mundo fascinantes, novos, diferentes e incríveis, o hábito da leitura também pode transformar a vida do aluno, pois o ajudará e muito com as palavras, a descoberta de novas palavras e o enriquecimento no vocabulário, portanto incentivar os hábitos de leitura é de suma importância para a formação dos alunos.

No dia Nacional do Livro leve para a sala de aula diversos tipo de livros, com vários tamanhos e números diferentes de paginas, deixe que eles peguem os livros, incentive-os, mostre que na parte de trás da maioria dos livros vem um pequeno resumo da história que ali esta inserida, deixe que eles sejam absorvidos por esse momento.

Atividades:

Ler e Escrever:

Depois de você mostrar uma variedade de livros para os alunos, peçam para que eles escolham um para levar para casa e realizar a leitura do mesmo, quando terminada, que eles contem a história do livros em seus cadernos e façam uma critica sobre o que acharam do livro que foi lido.

Projeto de Leitura: dia-nacional-da-leitura

Esse projeto consistira em uma sacola com vários livros dentro, podem ser uns dez livros, cada semana dez alunos, em ordem da chamada, levarão um dos dez livros para casa para realizar a leitura, ele poderá ficar uma semana com o livro, ao final da sua semana, ele deverá fazer um resumo do livro lido e entregar para a professora.

Esse resumo mostrará para a professora se o aluno realmente leu o livro emprestado, se ele entendeu o que foi lido, se ele gostou da história.

Quando todos terminarem de ler a professora pode realizar uma conversa com a sua turma para ver o que eles acharam do projeto.

Ainda dentro desse tema o professor pode trabalhar o “Dia Nacional da Poesia” e o “Dia do Poeta” mostrando a eles diversos autores de poemas e poesias famosas.

Apresente a eles livros de poesias, novos e antigos e os autores que mais se destacaram escrevendo esse tipo de texto. É interessante que eles conheçam diversos tipo de textos e formas de escritas, assim além de enriquecer seu vocabulário também começam a interessar-se por diversos tipos de leitura.

Dia das Bruxas

dia-das-bruxas

Umas das Datas Comemorativas do Mês de Outubro é o dia das bruxas ou como é mundialmente conhecido o Halloween é uma festa que veio importada da América e Irlanda, aos poucos foi se popularizando até se tornar na grande cultura que é hoje, o halloween é uma maneira das crianças si divertirem, se vestirem de maneira diferente do que estão habituadas e comer bastante doces.

Com algum tempo de antecedência explique para eles a origem dessa festa, fale como começou, sobre os povos que a celebravam e como foi modificada com o tempo, peça para que eles interajam e falem o que sabem ou conhecem sobre o halloween, seja a partir das festa tradicionais, desenhos, series, o conhecimento que os alunos trazem de casa sempre são validos e importantes e podem ajudar e muito com o que o professor pretende falar em sala de aula. Trabalhar o hallowee, pois eles acabam por conhecer diversas culturas diferentes das nossas, adquirem o respeito pelo o que é diferente e outras religiões, e aprender a lidar com os seus medos de uma maneira lúdica e leve.

Organize com a escola uma festinha nesse dia, o dia das bruxas ocorre sempre no dia 31 do mês de outubro, converse com a equipe dirigente, é sempre bom uma festinha para que todos possam se distrair, se todos toparem os próprios alunos podem fazer os enfeites da festa e das portas da sala de aula, utilize bastante as cores roxo, preto, vermelho e laranja, que só cores características desse dia.

Para os enfeites os professores e alunos podem usar tecidos, E.V.A, todos os tipos de papeis, tule, tinta, canetinhas, e o que mais estiver a mão nos momentos de fazer os enfeites.

Dia do Saci

dia-do-saci

Nesse dia aqui no Brasil também é comemorado o dia do Saci, algumas pessoas acreditam que a cultura brasileira é bastante rica e não precisa utilizar-se de outras culturas para festejar, entretanto, é legal deixar claro para os alunos que os dois são importantes as suas maneiras, e que as duas culturas são ricas e valem a pena conhecê-las melhor, como forma de deixar os alunos sabendo sobre ambos os assuntos, conte a lenda do Saci para eles, peça para que eles desenhem esse célebre personagem brasileiro, recontem a história da maneira dela em forma de texto escrito, e fale também sobre outras lendas folclóricas brasileiras, para que os alunos se lembrem que a nossa cultura é rica e diversificada.

O dia 31 de Outubro é dia de terror e alegria ao mesmo tempo, portanto aproveite esse dia com seus alunos, fantasie-se também para a festinha da escola, aproveite com eles, porque ainda falta algum tempo para as aulas se darem por encerradas e ainda a muito trabalho a ser feito, então aproveite cada minuto com a sua turminha.

O mês de outubro é repleto de temas legais e que podem ser trabalhados juntos ou separados e que podem auxiliar o professor nos conteúdos do dia- a- dia.

É valido lembrar que o planejamento e o currículo são flexíveis, então você pode fazer algumas modificações e alterações no que será trabalhado.

Peça ajuda do seu coordenador pedagógico, se for esse o caso, para elaborar as aulas de uma maneira que tudo o que havia sido planejado seja de fato passado aos alunos, assim eles só tem a ganhar mais conhecimento.

Os assuntos que são trazidos pelos alunos para dentro da sala de aula também se encaixam nessas adequações, afinal as crianças estão a casa dia que passa mais ligadas no que acontece ao seu redor e informadas sobre o que ocorre no mundo, vários desses materiais podem inclusive serem utilizados nas matérias.

Vai depender do professor é através desses temas já estabelecidos no currículo, mais os trazidos de casa pelos alunos, mais o que podem surgir ao longo do ano, que o professor irá notar como estão indo as suas aulas, se a turma está conseguindo acompanhar, se está muito fácil ou muito difícil, e se adequar a sua turma de acordo com as suas necessidades.

O nosso calendário é repleto de datas importantes e festivas, é legal deixar os alunos cientes dessas datas para que eles entendem seus valores culturais e adquiram mais conhecimento.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Atividades Para Datas Comemorativas:

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

Datas Comemorativas Janeiro

Adicionar Comentário