DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO

DATAS COMEMORATIVAS SETEMBRO.

No mês de setembro os alunos ainda no clima de volta as aulas após o recesso do meio do ano, portanto ainda estão animados e empolgados. Setembro tem várias ideias legais que podem ser incluídas no calendário do professor, vamos falar sobre algumas delas?

  • Dia da Independência do Brasil
  • Revolução Farroupilha
  • Dia da Árvore
  • Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
  • Dia Nacional dos Surdos
  • Dia do Sorvete

O mês de setembro começara com o feriado de sete de setembro, da semana que antecede o professor pode trabalhar com os alunos a data comemorativa e os motivos para se tornarem tão importantes a ponto de ser um feriado nacional.

Converse com os alunos e conte a história da independência, quando o então príncipe Dom Pedro I gritou as margens do rio Ipiranga, onde está localizada a cidade de São Paulo hoje, a sua célebre frase “Independência ou Morte”, tornando o Brasil simbolicamente, a partir desse momento livre de ser colônia de Portugal, explique também os motivos que levaram o príncipe-regente a tomar tal decisão, de uma maneira leve e ao nível de conhecimento dos alunos. 

independência do brasil

Nesse dia ocorre por todo o país desfiles pelas ruas das cidades, cantando os hinos do Brasil e da Independência, as forças militares brasileiras, marinhas, exército e aeronáutica, também participam desse grandioso desfile em homenagem há esse dia.

Saem também para participar do desfile ás bandas marciais e as fanfarras, que são os estudantes das escolas que tocam os instrumentos da banda, se na sua cidade acontece o desfile de sete de setembro, incentive para que os alunos vão até lá ver, pois é muito divertido e bonito.

Atividades:

Teatro:

Após deixar os alunos inteirados do assunto proponha que eles façam uma peça de teatro dramatizando como foi esse dia importante na época do príncipe-regente Dom Pedro I, como foi o grito do Ipiranga e porque ele tomou essa decisão.

Ajude com os detalhes, roupas, acessórios, bonecos, cavalos, o que você e sua turma achar necessário para a representação, vocês mesmos podem fabricar o que vão utilizar, cabos de vassoura podem se transformar em cavalos, tecido TNT pode se transformar nas roupas usadas na época e assim por diante, os alunos irão adorar fabricar os materiais da peça de teatro e utilizá-los na dramatização depois.

Hinos:

Trabalhe os hinos Nacional e da Independência com a turma, explique o que significam os versos que eles estão cantando, ouça os hinos, questione se eles acham difícil ou fácil, bonito ou não, estude a letra junto com os alunos, façam um glossário com as palavras que eles não conhecem o significado é legal eles saberem o significado desse dia e dos hinos e poderem comemorar junto.

Revolução Farroupilha

revolução farroupilha

Se você mora no estado do Rio Grande do Sul com toda certeza sabe muito bem da história e é trabalho obrigatório dentro da sala de aula, se você não mora fica uma ideia para uma atividade diferente e que trás uma fase importante da história do Brasil.  

Esse dia é uma importante comemoração em homenagem aos fatos históricos que aconteceram no sul do país em meados de 1835, esse dia também é conhecido como dia do gaucho e guerra dos farrapos. Hoje é considerado é uma celebração da cultura gaucha ressaltando os costumes típicos da região como as comidas, danças, trajes.

Como atividade o professor juntamente com os alunos podem pesquisar sobre as tradições dos gaúchos, vestimentas, roupas, comidas típicas e as danças, veja o que mais interessa aos alunos nessa cultura, se eles se interessarem muito pelas danças aprendam a dançar uma ou duas músicas culturais gaúchas, caso sejam as comidas típicas, converse com a família dos alunos e veja se conseguem fazer alguns pratos típicos gaúchos para a degustação do grupo, é legal nesse momento eles demonstrarem o que mais gostaram e falarem as suas opiniões, assim o professor consegue sentir a que rumo suas aulas estão tomando, se estão sendo bem aproveitadas e se eles estão conseguindo acompanhar o ritmo que você estabeleceu.

Caso os alunos tenham demonstrado um interesse muito grande faça uma festinha relacionada ao tema e chame os pais ou familiares para aproveitarem junto esta comemoração, degustem juntos os pratos típicos e faça apresentações de danças.

Dia da Árvore

No mês de Março foi comemorado o “Dia Internacional das Florestas e da Árvore”, mas mesmo que falamos bastante sobre o assunto é sempre bom reforçar afinal, é um assunto muito sério e de suma importância, pois se trata da conservação da nossa natureza.

Caso você já tenha trabalhado assuntos relacionados ao meio ambiente com a turma aproveite esse momento para retomar e ver se eles se lembram do assunto, dê ganchos e um norte para que eles façam as sinapses e se lembrem dos temas, dos assuntos e das matérias, não dê as repostas eles conseguem achar sozinhos, talvez apenas precisem de alguma sutil ajuda. 

Se nas atividades que vocês fizeram plantaram uma árvore esse é o momento perfeito de ir visitá-la e ver como ela esta crescendo e se desenvolvendo, peça para que eles anotem em seus cadernos a evolução, se ela cresceu muito ou pouco, se é uma arvore de flores ou frutos, se sua folhas estão saudáveis, peça para que escrevam tudo relacionado ao crescimento da mesma, caso vocês ainda não tenham plantado uma árvore esse é o dia ideal para plantar, leve a turma a um local aberto, providencie as mudas e um profissional que possa ajudar com esse trabalho, os alunos irão adorar a atividade e com toda certeza ficarão empolgados em observar o crescimento de suas mudinhas.

plantar arvore

Desenhos: Dia-da-arvore

Providencie folhas de papel Kraft, branco ou pardo ( aqueles rolos grandes de papel), corte em uma altura de 1,60 cm mais ou menos, separe os alunos em duplas ou trios, misture os meninos e as meninas, e peça para que eles desenhem nesse papel uma árvore grande e bonita, se necessário cole dois papeis juntos, um ao lado do outro para que as árvores fiquem maiores ainda, ai é só deixar que as crianças pintem da maneira que acharem melhor, tinta, lápis de cor, canetinhas, acredito que pincel e tinta será uma boa ideia nessa ocasião, se possível converse com os familiares para mandarem uma roupa extra que eles possam sujar, para não acontecer com o uniforme da escola, e deixe que eles usem a imaginação e a criatividade.

Dia Nacional da Luta Pessoa com Deficiência e Dia Nacional dos Surdos

Resultado de imagem para dia nacional da luta da pessoa com deficiência

As duas datas são comemoradas em setembro e o professor pode trabalhá-las juntas, de modo que comece falando das deficiências de uma maneira geral e depois foque na deficiência auditiva e surdez.

É importante falar sobre esses assuntos com os alunos, eles precisam entender que independentemente de qualquer deficiência que uma pessoa possua ela é normal como qualquer outra, tem sentimentos, desejos, vontade, inteligência e gosta de aproveitar a vida como qualquer pessoa normal, por isso é legal que as crianças aprendem isso e não cresçam com preconceitos, achando que elas são diferentes apenas porque possuem uma deficiência.

Faça uma roda de conversa com seus alunos, se tiver algum aluno deficiente na turma peça para que ele fale, de se seu testemunho e fale como ele se sente em alguns momentos quando por querer ou não é tratado de maneira diferente, caso na sua turma não haja um aluno com deficiência, converse você mesmo com a turma e questione-os se eles gostariam de ser tratados de maneira diferente caso fossem eles os deficientes, ouças as opiniões, incentive o respeito pela fala do outro e pela pessoa do outro, mostre que todos somos iguais.

Se você tiver um aluno surdo na sala vale a mesma ideia, se não peça para que um professor que fale em LIBRAS de uma palestra aos alunos e ensine alguns sinais básicos, para que se um dia eles conhecerem alguém que fale em LIBRAS ou entre um colega novo na sala que seja surdo eles consigam conversar com ele como conversam com qualquer outra pessoa na sala e fora dela.

libras

È importante que as crianças estejam inteiradas no assunto e que entendam que tais preconceitos são tolos e devem ser extintos, afinal todos somos iguais e merecemos ser felizes.

Dia do Sorvete

Resultado de imagem para dia so sorvete

Pode até parecer estranho para você, mas você sabe como as pessoas começaram a chupar sorvete?

Como foi que elas descobriram essa sobremesa deliciosa?

Então é uma ótima oportunidade de descobrir e aprender sobre junto com seus alunos.

O sorvete surgiu a mais de quatro mil anos na China, pesquise a história com seus alunos, veja como ele começou a ser fabricado em massa e porque tanta janta gosta.

Atividades:

Enquete:

Depois que vocês descobriram a história do sorvete, o professor pode fazer uma enquete com seus alunos e descobrir qual o sabor preferido deles e ir montando uma equação simples de matemática, por exemplo, dessa forma eles verão que muitas pessoas gostam do mesmo sabor ou de sabores variados

Tomar sorvete:

Como uma aula diferente e um passeio, peça autorização para escola e para os familiares para levar os alunos ate uma sorveteria, para vocês tomarem aqueles deliciosos sorvetes que estavam estudando sobre.

São apenas alguns exemplos, adapte-os a realidade da sua escola e turma, faça da maneira que achar melhor, o importante é que trabalhe temas variados juntamente com os conteúdos, para que o aluno de fato concretize o aprendizado e principalmente goste do que esta sendo aprendido.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Mais Sugestões de Atividades Para Datas Comemorativas:

DATAS COMEMORATIVAS: MARÇO

DATAS COMEMORATIVAS: FEVEREIRO

DATAS COMEMORATIVAS MÊS DE JANEIRO

Datas comemorativas Fevereiro

DATAS COMEMORATIVAS: JUNHO

DATAS COMEMORATIVAS: MAIO

DATAS COMEMORATIVAS: ABRIL

Datas Comemorativas Janeiro

Adicionar Comentário