Desfralde na creche – Ótimas sugestões de atividades

Desfralde na creche

Desfralde na creche

Segundo a associação Brasileira de pediatria o ideal é que o processo comece por volta dos 24 meses, nunca antes. A identificação da hora certa para começar o desfralde ocorre a partir da observação dos sinais emitidos pela criança. Um dos primeiros sinais é a criança anunciar que vai quer fazer xixi ou cocô. Forçar o desfralde, desrespeitando o tempo de aprendizado da criança, pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento. Alguns desses comportamentos podem levar a problemas graves que se prolongam na infância e vida adulta, como a prisão de ventre.

Durante o desfralde, é comum que as crianças apresentem fases de evolução e regressão. Não querer usar o vaso sanitário, fazer menos cocô do que antes e recusar-se a usar o banheiro da escola são atitudes muito comuns durante essa fase. Outros problemas comuns são reclamar ou chorar quando o adulto sugere que é hora de ir ao banheiro e voltar a fazer xixi na calça após o desfralde completo. Nesses momentos, é necessário prestar atenção aos sinais da criança, ter paciência, conversar e tranquilizá-la em relação ao que possa estar incomodando.

Algumas creches criaram uma política mais completa no que diz respeito ao desfralde. É certo que muitos educadores em creches passam por situações complicadas com este assunto, assim sendo a melhor decisão é endereçar certos problemas de uma vez por todas aos pais, e acredito que as dicas que fizemos para os pais, serão úteis.

Sabemos que que hoje em dia a vida é muito corrida e complicada, os pais passam pouco tempo com os filhos, e o pouco tempo que tem eles querem aproveitar, brincar, dar colo e carinho, e não ficar de bi-bi-bi por causa de xixi e cocô, mas a questão é:

É responsabilidade dos pais desfraldar uma criança ? Com certeza sim.

Somente os pais conhecem seu filho de verdade, sabem sobre seu desenvolvimento físico e psicológico, dois fatores que influem na preparação para o desfralde de uma criança. Eu entendo que as crianças às vezes passam mais tempo na escola do que em casa, mas “too bad”, ainda assim é responsabilidade dos pais e não das creches.

Desfralde em 3 dias

Desfralde na creche

Para tentar o desfralde em 3 dias a criança tem de ter mais de 22 meses, pois somente a partir desta idade já tem condição de segurar a vontade e controlar os músculos e nervos.

No entanto, vale respeitar o ritmo de cada um, que varia de criança para criança. Para auxiliar o desfralde também é importante que a criança não mame durante a noite, ande bem sozinha e saiba se comunicar de forma que a mamãe e o papai possam perceber que precisa ir ao banheiro, pois só assim é possível a criança conseguir fazer xixi e cocô no penico ou vaso sanitário e se livrar de vez da fralda.

Outra dica também pra auxiliar no desfralde é a fase no ano. A melhor estação do ano para fazer essa mudança é no verão, pois as crianças usam menos roupas e há uma diminuição natural do xixi, já que transpiram mais.

Desfralde na creche em quantos dias?

Embora a proposta do desfralde em 3 dias cumpra esta missão, o processo completo para deixar a criança confortável com o penico ou o vaso sanitário, bem como usá-lo, se limpar e exercer todas as etapas sozinha levará mais tempo.

Para execução do processo o ideal é começar em um final de semana, fiquem atentos aos sinais que seu filho dará, mostrando que está pronto para o treinamento do desfralde. Cancele atividades regulares e passe o fim de semana em família, dedicado ao desfralde.

Para iniciar desfralde em 3 dias os pais ou responsáveis precisaram de:

– Ter um penico em casa, que deve estar no banheiro, perto do vaso sanitário;

– Calças folgadas e confortáveis para a criança vestir quando sair de casa;

– Toalhas ou retalhos de tecidos para forrar o banco do carro no caso de acidentes;

– Um penico portátil para levar às áreas externas quando estiver fora de casa;

– Sucos e alimentos que estimulem o xixi;

– De manhã, ao acordar, tire as roupas da parte de baixo (pode ficar de camisetinha e meias até ao joelho se estiver mais fresco, mas deixem as partes baixas bem visíveis!).

– Levar ao penico ou vaso sanitário a cada 20 minutos;

– Assim que mostrar vontade ou começar a fazer aquela “forcinha”, leve-a rapidamente ao banheiro mais próximo. Se o penico estiver perto, as últimas gotas do xixi devem cair no penico.

– A cada momento que a criança conseguir cumprir a etapa de usar o penico/ vaso sanitário, comemore o sucesso com entusiasmo. Pode ser com uma dança ou música para passar a ela a certeza de que está fazendo o certo.

– Quando acontecer algum tipo de acidente, não diga que está tudo bem, ao contrário, seja firme e mostre-se desapontado, explicando novamente onde ele deve fazer.

– Ao longo do dia, sempre que os pais precisarem ir ao banheiro, levem a criança junto para mostrar como vocês agem, puxando as calças para baixo e sentando no local apropriado, além da forma como se limpa, colocando a roupa novamente e como lava as mãos.

– Antes do cochilo da tarde e da hora de dormir, diga à criança que é hora de ir ao banheiro (nunca pergunte, porque ela geralmente diz não). Coloque uma fralda em seu filho antes que ele vá dormir, a menos que você se sentir confiante de que ele vai ficar seco.

Como desfraldar a noite

Desfralde na creche

As fraldas noturnas só devem ser retiradas depois que a criança já conseguir segurar a vontade e fazer tudo no penico ou vaso sanitário durante o dia. Também vale observar se a criança acorda com a fralda seca a maioria das vezes. Quando isso se repetir por noites seguidas, então também é hora de “arriscar”. Mas, se depois da retirada, a criança começar a fazer xixi à noite novamente, vale voltar atrás e dar tempo ao tempo. Uma dica: nada de oferecer líquidos à criança poucas horas antes de dormir.

Tenho como exemplo meu filho que parou de usar fraldas noturnas aos 3 anos por vontade própria, as pessoas próximas e famílias viviam me cobrando, quando este menino vai para de usar fraldas, e eu nunca me importei, afinal o dinheiro gasto com as fraldas vinha do meu bolso, certo dia meu filho me disse: mamãe não quero mais colocar fraldas, na primeira semana eu acordava durante à noite e o levava até o vaso sanitário, logo após nunca mais o acordei, apenas o coloco para fazer xixi antes de dormir, hoje ele está com 4 anos e nunca fez xixi na cama. Por isso a importância de se respeitar o tempo de cada criança, com certeza ele sairá das fraldas.

O desfralde a noite é um dos primeiros passos rumo à autonomia da criança, e também é considerado pelos estudiosos da Primeira Infância como um momento de descobertas, quando a criança toma consciência de suas capacidades de controle e de seu corpo.

Cuidadores, tanto no ambiente familiar quanto na Educação Infantil, têm papel fundamental para o sucesso do desfralde. Os profissionais de Primeira Infância, incluindo pediatras e educadores, podem atuar orientando os pais sobre procedimentos que podem ajudar em casa e na creche para que a criança deixe de usar fraldas.

Desfralde na creche

Mais sugestões de Atividade educação infantil:

Atividades Para Educação Infantil  Pintura com gelo

Plano de Aula de Matemática Números de 0 a 10

Atividades recreativas para educação infantil 5 anos

Atividades recreativas para educação infantil 3 anos

Atividade Natal para educação infantil

Atividades recreativas para educação infantil

Projeto Férias Educação Infantil

Atividades recreativas para educação infantil 4 anos

Plano de aula para educação infantil

 

 

 

 

 

Adicionar Comentário