Dicas de dissertativa

Dicas de dissertativa

→Sobre a questão dissertativa: Identifique a temática da questão e anote 3 itens principais antes de iniciar as questões objetivas, mas, não inicie pela dissertação.
→Sobre a organização (estrutura) do texto: Divida o texto em 3 parágrafos
▶Introdução: Posicione-se sobre o assunto;
▶Desenvolvimento: Argumentos/palavras – chaves (anotadas no início da prova);
▶Conclusão: Proposta de ação (retoma a introdução e reforça os argumentos).
Observação: As palavras-chaves poderão também ser distribuídas nos três parágrafos.
Boa sorte para nós!
A temida dissertação pode ficar mais fácil se soubermos identificar alguns pontos, assim disse a professora hoje, e realmente, fizemos alguns exercícios e deu muito certo.
A princípio precisamos identificar a TEMÁTICA da questão e depois abrir um “LEQUE” de palavras e/ou frases que consideramos importantes sobre o assunto.
Exemplo:
Questão: Em uma sala de Ciclo I, coordenadora pedagógica encontra um menino “cheirando parede”, ou seja, de castigo, atrás da porta. A professora justifica que ele estava indisciplinado e que a função primeira da escola é de educar para aprender a ser disciplinado e obediente. Como educador discorra sobre a função da escola proclamada pela professora.
Temática: Papel/Função da escola
Leque: punição, obediência como sinônimo de aprender, equivocada ( levantamento sobre a professora) cuidar e educar, garantir direitos, respeito, não ferir direitos previstos no ECA, dar voz a diversidade, incluir, garantir aprendizagens, professor em constante formação, autonomia, garantir a educação de todos (papel da escola).

Adicionar Comentário