Home Brincadeiras para crianças Dinâmicas Para Crianças

Dinâmicas Para Crianças

19 min read
0
0
71

 

DINÂMICAS PARA CRIANÇAS

As dinâmicas são atividades elaboradas para um grupo, podem ter um intuito de exercitar o corpo ou a mente ou ate mesmo os dois.

As dinâmicas para as crianças vão além de uma simples brincadeira ou um passa tempo, possuem valores educacionais e podem ser utilizadas como uma ótima ferramenta no processo de ensino aprendizagem.

Para as crianças devem ser usadas como estratégias de atender alguma necessidade educacional, possibilitando uma melhor assimilação do conteúdo, por exemplo, as dinâmicas envolvem as crianças, possibilitando experiências únicas:

  • Trabalho em grupo;
  • Respeito ao próximo;
  • Agilidade;
  • Raciocínio;

Dentre outras características necessárias para a formação da criança enquanto pessoa e futuro cidadão.

O professor precisa definir um objetivo para realizar determinada dinâmica com os alunos, escolher um local adequado para realiza-lá ou até mesmo preparar a sala de aula para isso, saber quantos alunos têm, e como irá maneja- los e ter controle sobre seus alunos, pois sabemos que as crianças quando de divertem extrapolam um pouco, o que é perfeitamente normal.

Quando a dinâmica estiver ocorrendo o professor precisa observar se esta dando certo ou não, se as crianças estão gostando, demonstrando interesse, participando e interagindo com o grupo, crianças costumam serem bastante expressivas, não será difícil perceber isso, dessa forma o professor pode encerrar a atividade e mudar de dinâmica, sem é claro mudar o foco do seu objetivo.

As dinâmicas podem ser usadas em diversos momentos, como por exemplo, volta as aulas, para conhecer a turma, dia do amigo, dia das crianças, passeios, dentre muitas outras. Algumas não precisam nem de material, outras precisam de materiais como bexigas, barbantes, canetas, palitos de sorvete, enfim, existem diversas atividades que podem ser realizadas e para diversas situações.

DINÂMICAS QUE PODEM SER REALIZADAS EM SALA:

Dinâmica do Pirulito

Primeiro o professor vai pedir que os alunos façam um circulo, todos de em pé, depois entregará para cada um pirulito,  a professora pedirá depois para que os alunos segurem o pirulito com a mão direita e que fiquem com o braço direito estendido, eles não podem dobrar o braço, a mão esquerda ficará livre.

Depois a professora pedirá para que os alunos desembrulhem os pirulitos, mas sem dobrar o braço direito, para isso eles irão utilizar a mão esquerda que está livre.

O professor recolherá os papeis das embalagens e em seguida dará a orientação, para que sem sair do lugar em que estão, e sem dobrar o braço devem chupar o pirulito.

Eles tentarão de várias maneiras fazer sozinhos, mas não conseguirão, só há uma maneira de todos conseguirem, e será legal se eles descobrirem sozinhos, por isso de tempo para que eles pensem, caso não consigam o professor pode ir dando algumas dicas simples, como por exemplo:

O colega do lado ainda tem um pirulito?

Será que se eu der o meu para ele eu ficaria sem?

Assim o professor não dará a resposta da questão e ajudará os alunos chegarem até ela, que é oferecer o seu pirulito para o colega ao lado, assim sucessivamente até todos estarem chupando os pirulitos.

Depois o professor pode sentar com os alunos e iniciar uma reflexão, uma roda de conversa sobre a dinâmica, perguntar como cada um se sentiu, se não foi mais fácil com a ajuda do colega do colega, o objetivo da conversa é que eles percebam o quão importante é ajudar e ser ajudado pelo outro, e que o trabalho em equipe será mais fácil se todos colaborarem.

Você pode usar uma bala ou bombom também, essa dinâmica pode ser utilizada na reunião de pais ou na reunião de professores, onde o coordenador pedagógico pode falar sobre a importância do trabalho em equipe e dos professores de diferentes matérias que podem trabalhar juntos.

Dinâmica da União

Essa dinâmica deve ser feita no inicio do ano letivo quando os alunos ainda não se conhecem, não será preciso nenhum material para realizá-la.

O professor pedirá para que as crianças formem um circule e dêem as mãos, sem seguida o professor orientará para que eles memorizem os rostos das duas pessoas que estão ao seu lado, direita e esquerda, depois o professor pedirá q eles fechem os olhos e caminhem pela sala com cuidado, quando o professor notar que eles se misturaram bem, pedirá para que parem onde estão e abram os olhos.

Depois disso o professor irá pedir para que todos vão ao centro e fiquem bem pertinho uns dos outros, e procurem as pessoas que estavam ao seu lado, da direita e da esquerda até q a roda se forme novamente, para isso eles terão que conversar e manter um contato físico.

Depois o professor pode sentar com os alunos e iniciar uma reflexão, uma roda de conversa sobre a dinâmica, perguntar como cada um se sentiu, se não foi mais fácil com a ajuda do colega do colega, o objetivo da conversa é que eles percebam o quão importante é ajudar e ser ajudado pelo outro, e que o trabalho em equipe será mais fácil se todos colaborarem.

Essa dinâmica também pode ser realizada pela equipe pedagógica, para que todos se conheçam melhor, por exemplo.

Dinâmica do Fui a Praia…

Para essa dinâmica não será preciso nenhum tipo de material, usará somente a imaginação e os conhecimentos prévios e adquiridos dos alunos e memória.

O professor pedirá que os alunos formem uma rosa, pode ser com as cadeiras ou sentadinhos no chão, o professor começa com a frase:

Fui à praia e levei…, aqui o professor pode falar que levou um objeto, comida, pessoa, por exemplo, fui a praia e levei um protetor solar, e passa para o aluno ao seu lado o aluno deve falar a frase, o que a pessoa antes dele escolheu e algo de sua escolha, por exemplo, fui a praia e levei o protetor solar e um boné e assim sucessivamente. Essa dinâmica exigirá raciocínio lógico e muita memória. Pode ser feita em qualquer lugar.

Dinâmica da Sensibilidade

Para essa dinâmica será necessário vendas para os olhos.

O professor irá pedir que os alunos formem dois círculos com o número igual de participantes em cada um, ficará um dentro do outro, o grupo que está do lado de dentro ficará com os olhos vendados.

Os grupos devem dar as mãos para a pessoa que está na sua frente, senti-las, tocá-las bem, analisa- las, ao sinal do professor o grupo que esta do lado de fora deverá andar para trocar de lugar, ao novo sinal o grupo para de andar e fica de frente para o outro grupo.

Lembrando que o grupo de dentro ainda está vendado, e tocam as mãos para senti-las novamente, a pessoa que esta com os olhos vendados do grupo de dentro deve achar as mãos que estava tocando anteriormente, apenas pelo toque, caso ele encontre a mão correta deve dizer, achei, se for mesmo a pessoa que foi no tocada do inicio do jogo a dupla sai da roda, se não for a outra pessoa falará, mentira, e trocará de lugar com outra pessoa, até que todos achem as mãos corretas, que foram tocadas no inicio da dinâmica.

Depois o professor pode sentar com os alunos e iniciar uma reflexão, uma roda de conversa sobre a dinâmica, perguntar como cada um se sentiu.

O objetivo desta dinâmica é melhorar a sensibilidade, concentração, atenção e socialização do grupo. Pode ser feita pela equipe pedagógica também, durante reuniões ou horas extras de trabalho em grupo.

Dinâmica do Mestre

Para essa dinâmica será necessário uma venda para os olhos.

O professor deve pedir para que os alunos formem um circulo e escolhem uma pessoa para ser o adivinhador do jogo, ele deve sair da sala de aula ou do local onde estiver ocorrendo à dinâmica, em seguida os alunos devem escolher alguém da turma para ser o mestre, o mestre irá fazer sons e movimentos que os outros deveram copiar.

O professor irá trazer o adivinhador para dentro da sala e vendar- lhe os olhos, o mestre começará a fazer os movimentos e barulhos, o adivinhador irá tentar adivinhar quem é o mestre nessa rodada, ele terá três chances para isso, se ele acertar o mestre irá se tornar o adivinha, se ele errar paga um mico imposto pelo mestre.

Depois o professor pode sentar com os alunos e iniciar uma reflexão, uma roda de conversa sobre a dinâmica, perguntar como cada um se sentiu.

O objetivo desta dinâmica é a busca da criatividade, socialização, desinibição, coordenação motora e raciocínio. Essa dinâmica também pode ser feita pela equipe pedagógica, durante reuniões ou horas extras de trabalho em grupo.

As dinâmicas possuem diversas funções como, por exemplo, motivação, o trabalho em equipe, desenvolvimento da coordenação motora, conhecer os novos colegas, desenvolver o raciocínio dentre outras.

Além de serem realizadas entre professor e aluno, também podem ser feitas nas reuniões de pais, reuniões pedagógicas, entrevistas de emprego, com os amigos para descontrair e etc. As dinâmicas são ótimas para o desenvolvimento dos pequenos, dessa forma eles aprendem de uma maneira leve e prazerosa.

Laís Simão, Pedagoga e Professora Especialista em Deficiências Intelectual e Múltiplas.

Sugestões de brincadeiras para crianças:

Brincadeiras Divertidas

Brincadeiras para crianças

Jogos e Brincadeiras Populares

Brincadeiras para gincana infantil

Brincadeiras para gincana

Apostila de brincadeiras 2

Dinâmicas para crianças em Vídeo

Summary
Review Date
Reviewed Item
Professores Heróis
Author Rating
51star1star1star1star1star
Carregar mais artigos relacionados
  • TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO

    O Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno neurobiológico, com uma predisposição g…
  • O QUE É DISLEXIA?

    Muitas crianças, jovens e adultos demonstram certas dificuldades com a leitura e a escrita…
  • O QUE É CYBERBULLYING?

    Sabemos que o bullying tem sua origem no inglês, significa valentão, ameaçar, intimidar, r…
  • ATIVIDADES PARA CRIANÇAS HIPERATIVAS

      As crianças são agitadas e alvoroçadas, isso faz parte do seu processo de crescimen…
  • HIPERATIVIDADE SINTOMAS

      É incrivelmente normal vermos crianças, correndo, brincando, se divertindo e agitad…
  • TDAH NA ESCOLA

      A fase de começar a freqüentar a escola para muitas crianças é complicada e difícil…
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

      Para quem trabalha com educação sabe que o processo de aprendizagem não é igual par…
  • O QUE É TDAH?

      O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico,…
carregar mais Andre Marques
  • Brincadeiras para crianças

    O ato de brincar para a criança não é uma obrigação, o brincar para eles é divertido e pra…
Carregar mais Brincadeiras para crianças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *